sábado, 6 de abril de 2019

BICICLETA NA ESTRADA DE NUVENS.


Fotografia minha.



Se eu fosse para a terra do nunca,
teria tudo o que quisesse numa cama de nada:
os sonhos que ninguém teve quando
o sol se punha de manhã;

a rapariga que cantava num canteiro
de flores vivas;

a água que sabia a vinho na boca
de todos os bêbedos.

Iria de bicicleta sem ter de pedalar,
numa estrada de nuvens.

E quando chegasse ao céu pisaria
as estrelas caídas num chão de nebulosas.

A terra do nunca é onde nunca
chegaria se eu fosse para a terra do nunca.

E é por isso que a apanho do chão,
e a meto em sacos de terra do nunca.

Um dia, quando alguém me pedir a terra do nunca,
despejarei todos os sacos à sua porta.

E a rapariga que cantava sairá da terra
com um canteiro de flores vivas.

E os bêbedos encherão os copos
com a água que sabia a vinho.

Na terra do nunca, com o sol a pôr-se
quando nasce o dia.




Poema de Nuno Júdice  -  A Terra do Nunca”
 [In: As Coisas Mais Simples]



                                                                 





**********************************************************

29 comentários:

  1. Adoro fotografias com bicicletas e ainda mais, quando são azuis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só agora reparei na cor da bicicleta, Teresa.
      Há pormenores aos quais não me prendo.

      Bom Domingo e obrigada.

      Eliminar
  2. Nunca se deve dizer nunca. :)

    Beijinho, Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, de facto, Noname.
      Mas dizem que na terra do nunca é onde nascem e morrem os sonhos. :)

      Beijinho e bom Domingo, NN.
      Obrigada.

      Eliminar
  3. «E a rapariga que cantava sairá da terra
    com um canteiro de flores vivas.»

    (tão bonito, isto!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é nas profundezas da terra
      que se prendem as raízes das
      das flores mais belas?

      :)

      Eliminar
  4. Bom dia
    Um poema que diz tanto , quando parece que nada diz .
    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, JR.
      Uma análise que sintetiza na perfeição este poema.
      Obrigada, bom Domingo.

      :)

      Eliminar
  5. Tivesse eu jeito para as artes, faria desta foto uma bela pintura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até eu, cara Maria José, até eu o faria se soubesse.

      Muito obrigada, tenha um bom Domingo

      Eliminar
  6. Três "apontamentos" fantásticos !!!
    A Foto, o poema, a música !
    Creio a biciclketa não será tua, mas foi um belíssimo "apanhado ! :)
    O Nuno Judice, sempre maravilhoso em tudo que escreve ! :)
    O Richard Clayderman, um encanto ouvi-lo ! :)
    Um três em um belíssimo, Janita ! ... Adorei.

    Abração :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fotografia fui eu que captei Rui, mas a bike encontrei-a numa rua de Caminha, num certo passeio à Feira Medieval. :)
      Adoro esta suave Sonata do Clayderman. Fico contente por também gostares.

      Obrigada Rui, 1 beijinho.

      Eliminar
  7. Um excelente poema. uma bela fotografia e um tema musical muito bom. A isto eu chamo um post cinco estrelas.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Elvira.

      Um abraço e um bom Domingo.

      Eliminar
  8. A fotografia parece ter nascido das próprias entranhas deste poema de Nuno Júdice e o tema musical é muito bonito.

    Despeço-me com um sorriso feliz e o beijinho de sempre.


    Mª João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só ficou a faltar a rapariga que saiu da terra, porque as flores também já lá estão, Mª João.
      Fico tão contente com esse seu sorriso feliz...:)

      Um dom Domingo e o meu grato beijinho.

      Eliminar
  9. o Nuno Júdice tem
    uma bicicleta invulgar
    que gosto de a montar
    pela paisagem ao redor

    os pedais dão-se à mão
    no fito das gazelas donzelas
    a pular por entre relva tenra
    que dão esperança de chegar
    à meta de quando em vez

    as pernas e pés dispensados
    de trabalho mental
    mantêm o equilíbrio
    não vá a cabeça ourada
    bater no sentido proibido

    Gostei de-ve-ras desta biciclete(a)(o). Terá género?

    BFS e Bj., Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta não é a bicicleta do Júdice,
      nem minha tampouco ela é
      mas se tem a cabeça ourada
      o melhor é o Agostinho ir a pé.

      Beijo e bom Domingo, Poeta.

      Eliminar
  10. Não conheço muito da obra de Nuno Judice, mas gostei do poema. Já o Richard, bom cada um gosta do que gosta né ahahahah
    Beijinho Nita

    r: a tua presença é sempre bem vida lá no meu estaminé :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então qual é o teu estilo de música preferido, Mena?
      Zé Cabra?...Também se arranja...:)
      Mais cedo do que pensas, assim o encontre no Youtube.

      Beijinho, Nina.

      Uma alegria saber isso, Mena.
      Obrigada.

      Eliminar
  11. Não sei se as flores são para enfeitar a bicicleta, se é a bicicleta que está a enfeitar as flores, ou se a bicicleta servirá de meio de transporte para as flores que irão "enfeitar" o dia de alguém especial. De qualquer das formas o momento, foi muito bem captado!

    Saudações floridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roadrunner.

      Se me fosse dado escolher, escolheria a terceira hipótese e, no caso, gostaria de ser eu a receptora das flores. :)

      Saudações com perfume de rosas.
      Boa semana.

      Eliminar
  12. Gosto da terra do nunca, é lá que tudo acontece.
    Os sonhos tornam-se realidade, basta nunca percamos a maravilhosa capacidade de sonhar.
    Um post que me encheu as medidas... a bicicleta que me fez voltar à minha infância, o poema que me diz tanto e a música ah essa música que me relaxa.
    Tudo boas escolhas😉
    Desejo- te um resto de bom domingo cheio de sons que te transportem para onde quiseres.

    Beijinhos Janita 😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu me deixo muitas vezes embalar pelo sonho de subir a essa terra maravilhosa Manu. O pior é o trambolhão, quando abro os olhos. :)
      Obrigada pelas tuas palavras amiga.
      Podes ter a certeza que quando eu for, para esse mundo encantado, te levo comigo.

      Beijinhos Manu!

      Eliminar
  13. Um poema muito belo que me encantou. Obrigada:))

    Hoje|Fantasias envolventes

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem lhe agradece a simpatia da visita, sou eu, Larissa.

      Beijos e que a sua semana seja maravilhosa e inspirada.
      Obrigada!

      Eliminar
  14. Que post bonito, Janita. Gosto da poesia de Nuno Júdice e essa bicicleta está um encanto. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Luísa que saudades!!
      Vou já a correr ver se estás à esquina da tua tecla...:)

      Obrigada.
      Um beijinho.

      Eliminar
  15. Uma escolha de poema. A imagem é qualquer coisa! A musica é fantástica!

    *
    Quando a chuva passar, tu irás voltar.
    Beijo e uma boa noite.

    ResponderEliminar