segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Do Equilíbrio.







Quando me sinto injustiçada, sobretudo, quando me sinto alvo de julgamentos apriorísticos de quem traça, logo ali, o meu perfil, tendo por base duas ou três palavras por mim ditas ou escritas, a revolta consome-me a ponto de, aí sim, me fazer sentir uma pessoa má.

Aconteceu isso há uns dias atrás por parte de alguém que já antes me havia acusado de, imaginem, plagiar a açorda alentejana por ela evocada num determinado blogue. Logo eu, que como açorda quase desde o dia em que nasci...Vejam se pode.

A imagem de uma açorda, que suscitou tanta indignação à senhora, publiquei-a eu numa das minhas Sextas-Feiras humorísticas.  Na altura, ri do ridículo da situação, porém, a perseguição voltou a acontecer e, de novo, encolhi os ombros. Há gente a quem dou, efectivamente, um desconto

Ontem, por parte de uma outra pessoa, voltei a sentir-me incomodada. Desta vez sei de fonte segura que não houve intenção de me incomodar, mas sim, pior ainda, uma intenção feroz de me ignorar, como se eu não fosse digna de pisar tão magnífico espaço.

Já não é primeira vez que me sinto discriminada por ali. Como solução para o meu mal-estar, fiz aquilo que sempre faço: recorro à leitura de quem conheceu bem a alma humana. Só assim consigo apaziguar-me. Foi o que fiz ontem, já tarde da noite, quase madrugada. Nas prosas dispersas, do meu escritor português favorito, li, reli e partilho, com quem me quiser ler.





Nunca fui mal procedido
Nunca fiz mal a ninguém
Se acaso fiz algum bem,
Não estou disso arrependido.
Se mau pago tenho tido,
São defeitos pessoais;
Todos seremos iguais
No reino da eternidade:
Na balança da igualdade
«Deus sabe quem pesa mais.»

E continua Guerra Junqueiro:

Sim. Na balança invisível da igualdade, na balança de Deus, acaso pesarão mais as tuas cantigas de analfabeto que muitos poemas ilustres, já consagrados pela história. Maior do que eu és tu, sem dúvida. Maior, porque és melhor. Tu foste bom continuamente, e eu, querendo sê-lo muitas vezes, poucas o fui, na realidade. Venero-te.
______________________

E pronto!! Cada um de vós que tire as ilações que bem entender desta prosa. Eu, reconhecendo a minha insignificância de ter e saber, sinto-me em paz comigo mesma. Porém, sempre disposta a aprender!

__________________________ 


Ah, no meio de tudo isso, houve algo em que me aventurei e me proporcionou uma sensação enorme de paz e bem-estar. Ontem,  ou melhor, já na madrugada de hoje, enquanto todos dormiam, sobrevoei, através do Google Maps, a minha bela terra Natal. Obrigada ao Remus, que me privilegiou com o seu belo e divertido desafio fotográfico. :)
A mim, a papa-desafios! Ehehehehe




22 comentários:

  1. Já te sentes "equilibrada" e isso é que verdadeiramente interessa. O resto são apenas trivialidades que como tal não devem ter qualquer impacto no teu bem estar emocional.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Não se incomode com pequenos nadas
    Sempre em frente
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Janita, há coisas insignificantes que não merecem o que quer que seja de nós. boa semana :)

    ResponderEliminar
  4. Importa é que tudo já ficou bem e tu com essa leitura, melhor ficou! Valeu! beijos,chica

    ResponderEliminar
  5. Usando quase um provérbio português:

    As vozes de pessoas burras NÃO chegam ao céu‼

    Beijinho outonal 🍁 querida Janita, desejando-te uma semana muito abençoada e feliz‼

    ResponderEliminar
  6. «As tuas palavras são balas que resvalam na couraça da minha indiferença»
    ou dito de outro modo
    «Deixa lá falá-los que eles calarar-se-ão-de»

    Curiosamente, ontem fiz açorda para o jantar
    e também deu que falar

    (lá em casa, claro)

    ResponderEliminar
  7. Como te compreendo!
    Já passei pelo mesmo e quem não se sente não é filho de boa gente.
    Hoje estou mais calma e não me desgasto e nem permito que me suguem as minhas energias.
    Tens o Remus a desafiar-te e o que eu já me ri com os teus comentários por lá, portanto, amiga, nem tudo é mau.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
  8. Antigamente usava-se muito um ditado que dizia mais ou menos isto "Os cães ladram mas a caravana passa"
    Por isso não se preocupe, faça como a caravana, e deixe que os cães ladrem até morderem a própria língua.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  9. Amiga, como a compreendo! Há coisas que não valem a pena! Enfim...Bola para a frente :)!

    -
    A melodia do Outono.
    Beijo. Boa noite!

    ResponderEliminar
  10. Puxa, nunca tinha "visto" a Janita zangada assim! Certamente que terá as suas razões e quem não reage, consente.
    1 bji.

    ResponderEliminar
  11. Também acho, tu plageaste na açorda concordo com a sra, onde é que que já se viu não saber fazer uma açorda ahahahahahah (brincando)
    Sabes que eu tenho um outo blog privado, onde só coloco fotos feitas por mim, montagens no photoshop onde as assino e já as vi por aí, cortam o meu nome e pumbaaa lool
    Beijinho Nita e não te enerves.

    ResponderEliminar
  12. Ah Janita, não há lugar blogosférico que mereça a perda de uma noite de sono tranquilo.

    E prá frente é o caminho. :)

    ResponderEliminar
  13. Perde tempo com essas tolices??
    Há um sítio que rima com Carvalho par onde se mandam essas pessoas... :)
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  14. Bom dia
    Com toda a minha sinceridade , não devia ter dado tanta importância a esse episodio , mas desabafar também faz bem .
    Continuação de um bom dia amiga ..

    JAFR

    ResponderEliminar
  15. Aos amigos e visitantes deste Cantinho, especialmente, aos que estiveram neste postal/desabafo:

    Catarina / Mar Arável / Laura Ferreira / Chica / Teresa (ematejoca) / Rogério Pereira / Manu / Elvira Carvalho / Cidália Ferreira / José (500) / Mena Almeida / Luísa / Pedro Coimbra e Joaquim Rosário....

    Muito grata a todos.

    Quem anda nestas lides, sabe que em nome do politicamente correcto, vão-se engolindo pequenas afrontas ao longo do tempo, que acabam por se transformar num grande afrontamento. :)
    Se, entretanto, nos cai sem cima uma gota de chuva, sem mais nem para quê, transborda tudo, esvaziamos a alma dos malefícios, ouvimos opiniões vindas de quem nos entende e estima, e o sol volta a brilhar…. Não sou lá muito dada a deste tipo de lamentações, mas caramba, uma pessoa não tem sangue de barata.

    Contudo, e como disse o pedagogo / poeta / filósofo, Rubem Alves:

    "O brilho do Sol do lado de dentro da gente chama-se Sonho."

    Partamos, então, já a seguir, rumo ao Sonho!

    Um grande beijinhos a Todos. :)

    ResponderEliminar
  16. Eu direi o mesmo que foi dito nos comentários em cima, há quem implique só porque sim e caiu na Janita. Quanto à autora do blog que a ignorou, digo autora, porque penso que sei qual é o blog, há ali alguma coisa que não bate certo e não merece consideração. Peço desculpa se disse algo que não devia ,mas, da minha parte sua assídua leitora desejo-lhe um resto de um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Maria José.
      Agradeço-lhe de coração a sua opinião, mas minha querida, vamos deixar as coisas como estão, quanto mais mexermos na porcaria pior ela vai cheirar. :)

      Contudo, sempre lhe digo: essa pessoa que me olha de cima para baixo e faz questão de me discriminar, é do género oposto, pessoa douta e que não se cansa de evidenciar o seu amplo saber, logo, não é a mesma tonta da tal açorda, que me traçou o perfil...:))

      Um abraço sincero e muito obrigada.

      Já agora: Qual é o seu sonho mais imediato?

      Eliminar
  17. Muito me conta minha amiga. Jamais imaginaria a eventualidade de ser possível plagiar um cozinhado. Estarei a desvalorizar algo a que a amiga dá relevante importância e por isso peço desculpa; todavia é somente por estranhar a situaçõn tendo em conta que se os cozinhados não forem repetidos e replicados, com ou sem pequenos acrescentos na sua confecção, acabam por se perder com a passagem do tempo.
    E afinal, e perdoe-me a amiga o atrevimento, como faz a açorda? Porque é algo que eu aprecio e que como com alguma frequência quer com porco frito, quer com peixe também frito. (eu chamo-lhe migas mas isso é somente uma questão de semântica, acho)
    Beijocas cozinhadas com sorrisos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe, meu amigo, por ser para si vou voltar a esta salgalhada e, se depois disto não entender, tenho pena mas mais não lhe posso dizer...

      Neste post da açorda, apareceu-me esta dona Té, vinda nem sei de onde pois nunca a tinha lido nem aqui nem lá no espaço dela.

      http://francis-janita.blogspot.com/2018/03/porque-hoje-e-sexta-feira-2_9.html#comment-form

      Encasquetou a sra. - conforme dito por ela - que eu tinha ido inspirar-me a um seu comentário, neste post de um blogger que não sonha nem pensa neste imbróglio, por ela inventado - :

      http://pipocomaissalgado.blogspot.pt/2018/03/todos-os-sitios-novos-tem-os-seus.html

      A coisa era tão despropositada que, após esta troca de comentários acima no meu blogue, acabei por varrer a sra. do pensamento.

      Acontece, porém, que ela é que não me esqueceu, penso eu de que...pois há poucos dias voltei a vê-la toda descabelada aqui.

      http://starsmythicalcreatures.blogspot.com/2019/10/creditos.html

      Aguentei a coisa, mas fiquei estupefacta com a desfaçatez da criatura.
      E pronto, acabei por desabafar no meu espaço. Não posso?
      Se entendeste, muito bem, se não, esquece que eu já esqueci.

      Fogo!! Só me saem duques!

      Beijocas e as melhoras.

      ( aliás, a minha imagem é de açorda e ela falou em migas. ehehehe)


      Eliminar
  18. Oh, dona Té, tenha vergonha, adquira vida própria e não me apareça aqui mais. Trate-se!! Essa perseguição que me faz é doentia e obsessiva.

    Esta é a minha resposta ao comentário, sem sentido, que aqui deixou e eliminei. Alguma vez a fui incomodar? Não! Nem o seu blog conheço. Não me interessa nem nunca me interessou.

    Passar bem.

    ResponderEliminar
  19. Não pode apagar os meus comentários (poder pode, pois acabou de fazê-lo) e de seguida vir para aqui continuar com insultos, mentiras e difamação. Havia de ter aqui o botão de denúncia - para que eu o pudesse activar e entrar em contacto com o Blogger/BLOGSPOT de imediato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuide-se, minha senhora, isso que tem é grave. :(

      Eliminar