domingo, 11 de abril de 2021

A TALHE DE FOICE.

 




Agora, digo eu, armada em parva, 

porque me deu na telha, com pena de Poeta não ser.


Ah, se estes poetas de agora

Poetassem como este Aleixo valente

Em vez de escreverem chachadas

Denunciavam sem medo

As coisas que o povo sente.


E só as nega quem mente...

...ou está com o rabo trilhado!


Faltas cá tu ó Aleixo

Tu Ary, ou Tu Bocage.

Agora assobiam prós lados

fingindo-se muito interessados

nas coisas que a gente sente...



E só as nega quem mente...

...ou está com o rabo trilhado!


😕

===============


52 comentários:

  1. Adorei as do Aleixo e as tuas verdades bem ditas!! bjs, lindo dia! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu, querida Chica, mesmo vivendo no outro lado do Atlântico, aposto que sabes bem ao que este postal se refere.
      Esta vergonha que sinto por me sentir defraudada
      de quem devia proteger-me/nos. A Justiça!
      Ah...mas isto não vai ficar assim...

      Beijinhos, Amiga. :)

      Eliminar
  2. Versejando sem papas na língua.
    Nem mais. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ti, favas contadas
      para outros, um
      mistério
      será que andam d'olhos
      e ouvidos vendados
      ou fingem que nada disto
      é a sério?

      :)

      Beijinhos, Luísa.

      Eliminar
  3. Confesso que gosto das „ chachadas“ dos POETAS de AGORA 💙
    Como continuo a ler e a gostar da POESIA de um dos nossos melhores poetas BOCAGE 💙

    Votos de um domingo poético sem INQUIETUDES e REVOLTA 🌺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa Palmira Hoffbauer.

      Aquilo que a gente sente
      pode a ti passar-te ao lado
      ou andas muito alheada
      desta vergonha presente
      ou também és uma delas...
      ...das que assobiam pró lado?!?!

      😕

      Eliminar
    2. Lamentavelmente NÃO sei assobiar como também NÃO gosto de estar sempre a queixar-me. Além disso, NÃO sei a que tu te referes com „vergonha presente“ — NÃO te esqueças que estou longe da pátria.

      Eliminar
    3. Caríssima.
      Eu queixo-me mas não de nada que me diga apenas respeito a mim.
      Nunca o fiz nem farei. Este é um tema NACIONAL.

      A propósito, se eu gostasse de me fazer de vítima, até me ocorreu esta quadra:

      Se aquilo que a gente sente
      cá dentro, tivesse voz
      muita gente, toda a gente
      teria pena de nós
      .

      Ora eu, nunca quis que tivessem 'pena' de mim. Nem como pessoa nem como portuguesa.
      Estás longe da Pátria mas tens na Pátria gente que não está longe, ademais também estou longe da Alemanha mas sei das notícias mais relevantes que aí se passam.

      Essencialmente vieste foi a terreiro defender os 'poetas'.
      Não carecia tanta solidariedade, porque 'eles' não precisam de defesa. 😄

      Eliminar
    4. Não te irrites, Janita!!!
      Eu peco por me interessar pela POESIA e não me interessar pela política portuguesa — estou longe e não penso regressar.



      http://daliteratura.blogspot.com/2021/04/lei-vs-emocoes.html

      Dá cá uma beijoca e acalma 💙

      Eliminar
    5. Pois, pois...o Pitta canta bem mas não me alegra!!

      Beijocas pra ti.

      Eliminar
    6. O Pitta defende sempre os mesmos interesses....

      Eliminar
    7. Teresa, como amor com amor se paga...

      http://aspalavrassaoarmas.blogspot.com/

      UmaMaria.

      É por isso que gosto de ti, também não te acobardas.
      Só não vê quem não quer ver...isso é que me deixa triste.

      Eliminar
  4. Algumas das suas quadras ainda as sei recitar de cor. "Este Livro Que Vos Deixo" está numa das prateleiras de livros queridos de um dos roupeiros do meu quarto.:)
    Já há muito tinha notado que ele é a tua musa!
    Expressas-te muito bem em verso!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina.

      Não queria nada dar importância
      a quem pra mim a não tem
      mas será que ainda tenho
      pra me fazer entender
      do 'gajo' trazer aqui pra
      que tu me entendas também?

      Todos os poetas valentes
      podem ser as minhas Musas
      estejam vivos ou enterrados
      não estão de olhos vendados
      nem engolem coisas obtusas.

      😋

      Eliminar
    2. Vamos lá esclarecer certos pontos.
      António Aleixo fazia críticas/sátiras à sociedade de então. Algumas das críticas versejadas continuam atuais.
      Trouxeste-o hoje ao teu blog para fazer essa constatação, incluindo a tua própria, igualmente em verso, sobre uma situação (ou situações) com a qual não concordas que, segundo suponho, está relacionada com a Justiça.
      Sei exatamente a que te referes? Não. Tenho obrigação de estar sempre a par dos escalabros que se passam em Portugal (notícias boas são raras, os mídia preferem o que $ rende mais)? Não! Estou interessada? De certa forma...
      Todos os dias passo pela sapo.pt para ter uma ideia das notícias do dia. Ontem não vi nada que me despertasse o interesse ou me alertasse de algo diferente e bombástico. Acabei de dar uma olhadela no site, e nada vi.
      Dito isto, quererás – em meia dúzia de palavras – referir-te ao que te está a “pôr fora de ti”?
      : )

      Eliminar
    3. Catarina, todas as notícias de ontem davam conta das decisões do juiz Ivo Rosa em relação ao caso Sócrates....não houve um único jornal que não o mencionasse....

      Eliminar
    4. Eu não li os jornais. Fui ao site sapo.pt. E fui lá outra vez agora mesmo. Nada referente a Sócrates.
      Obrigada, UmaMaria!
      : )

      Eliminar
    5. Catarina.

      Por quem sois querida amiga
      Só sabes o que quiseres
      Soubeste tudo do Trump
      mas deste nosso trampeiro
      se acaso estás a leste
      eu que não sei de Justiça
      já te disse o que provavelmente
      tão bem quanto eu soubeste.

      PS- Lá mais para o fim do dia
      talvez coloque uma fotografia.
      Queres?


      😍 👍

      Eliminar
    6. UmaMaria

      Vê lá tu, Mariazinha
      quão pequeninos somos.
      Um caso desta dimensão
      tudo por cá em polvorosa
      e na estranja,
      ninguém muge nem ruge.

      Não há direito.

      😕

      Eliminar
    7. Eu estive demasiado a par sobre tudo o que era Trump que teve ou teria um impacto maior na minha vida que Sócrates teve. Ah, mas ainda vou pesquisar porque tenho apenas “uma vaga ideia” dessas socratices... embora o interesse não seja muito, digo com sinceridade e sem pedantismo.

      Eliminar
    8. Faltou a primeira parte do comentário:
      O Sócrates não tem projeção a nível mundial, pelo que parece... : ))) E muito menos por estes lados.
      Mas, para não ficares tão desanimada, tenho a certeza que muitos portugueses de Toronto estão a par da situação. São aqueles que praticamente só vêem os canais portugueses que subscrevem, que têm laços muito fortes no país onde nasceram, que não perdem um jogo de futebol nem nenhum episódio da telenovela do momento. Sabem tanto como se vivessem em Portugal.
      Não desanimes! : )

      Eliminar
  5. Eu não sei fazer versos como a nossa querida Janita mas, como dizia um ex-namorado Alentejano que tive na juventude " não rima,mas bate certo". Neste caso, até que rima! 😊
    Boa Janita! É assim mesmo. Também estou farta de que me façam de parva!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😍 Tenho que me deixar de rimas
      que batem certo e são rimadas
      porque só de ir à casinha (WC)
      aliviar a bexiga
      quando chego...estão as minhas amigas
      numa converseta desenfreada.
      Se isto assim continua fico sem credibilidade
      no mundo da poesia e de Mulher que
      pugna pela verdade.


      Beijinhos, Manela.
      A gente é rija e não vai na cantiga
      nem receia perder a panela... 😊

      Eliminar
  6. Gosto muito das quadras de António Aleixo, quanto ao resto fico sentada à espera como ele está em Loulé!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosa dos Ventos.

      Senta-te e espera, então.
      Enquanto isso fica-te com esta:
      Muitas decisões de Ivo Rosa têm ido ao Tribunal da Relação e são posteriormente alteradas.

      O outro, não o Aleixo claro, também se foi sentar nas esplanadas algarvias a vociferar ameaças e promessas de vingança. Talvez lhe saia o tiro pla culatra...Tomara!

      Beijinhos e bom Domingo para ti que bem mereces.

      Eliminar
  7. Janita, você tem ai uma veia poética escondida! Amei :))
    -
    Quando a beleza sobressai num só olhar ...
    -
    Beijos, e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só uma não, minha amiga.
      Tenho duas duas e são as artérias coronárias.
      Pena andarem sempre entupidas...a última vez que as fui desentupir estive uma semana nos cuidados intensivos.
      Rija como sou ainda aqui ando, assim os ossos me não doessem... :(

      Um beijinho, Cidália.

      Eliminar
  8. Um algarvio e poeta popular com muita eloquência !
    https://www.youtube.com/watch?v=kQTce6fcUzM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos dois livros de António Aleixo, que tenho, o último de "Inéditos" editado pelo filho, a título póstumo, não tenho ideia de lá ter lido muitos dos poemas declamados pelo Mário Viegas neste vídeo que, gentilmente, me trouxeste.

      Obrigada, Ricardo.
      Boa semana.

      Eliminar
  9. As quadras do Aleixo sempre actuais e as tuas também, face à vergonha da justiça das injustiças nacionais.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto houver gente que se aproveita da política para se guindar a altos cargos e deles se serve para se servir a si próprio e não ao povo, ou seja, enquanto houver explorados e exploradores, corruptos e corruptores, estes versos serão sempre actuais, Manu.

      Um beijinho e boa semana.

      Eliminar
  10. Simplesmente fabuloso. E assim escreve poesia uma grande poetisa. Gostei muito. Ainda melhor que o António Aleixo, esse grande poeta popular.
    .
    Domingo feliz. Cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde
    Um momento alto para mim nesta publicação.
    Um poeta popular que adoro e uma poetisa que muito admiro.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, JR.
      Nem sei que dizer.
      Obrigada.

      Um abraço e uma boa semana.

      Eliminar
  12. Sem contar com os livros de escola
    Trazia esse livro na minha sacola
    o primeiro livro que tive
    oferta do meu avô
    a quem devo tudo o que sei e sou

    Aliás, já sabias que assim foi...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse livro, Rogério, seria "Este Livro Que Vos Deixo", deixado pelo poeta António Aleixo, porque o de "Inéditos" só foi editado em 1978 pelo Vitalino Martins Aleixo, filho do Poeta.

      Com mais de dez anos de convívio blogueiro já conheço algumas coisitas sobre si, isso é verdade.

      Um abraço.
      Boa semana.

      Eliminar
  13. De louco e de Aleixo todos temos um pouco
    😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pude deixar de aorrir, Miguel.😊
      Todos temos um pouco de loucos, de poetas e de santos também.

      Boa noite.
      Um abraço

      Eliminar
  14. Confesso que sei um pouco do poeta Aleixo Neto e disso me interesso muito ,sobre o 'outro' citado não tenho notícias por aqui, e sou solidária sobre o que pensam politicamente, porque de toda essa cambada salva-se pouco ou quase nada que valha a pena dar voz a eles. Moro no Brasil, entenderam né? Cidade Solar, maravilhosa, gente do bem mas os governantes não salva nenhum. Estamos todos ferrados.
    Li tudo e me diverti também .
    meu abraço querida Janita, e semana feliz te desejo .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, tanto quanto sei, a novela continua...aí e aqui.
      Este blog não é nem nunca foi, versado em temas políticos, até porque a autora pouco ou nada percebe disso, porém, quando as coisas transbordam e me enojam, lá deixo um apontamento que reflecte o que sinto. Não percebendo penso, e é sobre o que penso que escrevo. Os entendidos que se pronunciem, que eu volto à minha poesia e à poesia alheia...:)

      Um beijinho, Lis.
      Tudo de bom.

      Eliminar
  15. Cada vez mais gosto do Bill Maher.
    Anda toda a gente muito preocupada.
    Não fazem nada.
    Mas preocupam-se.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não duvide, Pedro.

      Falar, especular, gritar aos quatro ventos a indignação já é alguma coisa, mas, na prática, funciona apenas como o ladrar dos cães: não travam o avanço da carruagem...

      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  16. Quem disse que não era poeta,
    Janita de tanta a atenção!
    Ao escrever como escreve,
    tal como aos poetas citados,
    Não lhe fala inspiração!

    Um beijinho e um dia com muitos momentos poéticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita, valha-me Deus, eu queria dizer 'não lhe falta inspiração'.
      Ainda bem que reli. É que não falta mesmo.

      Eliminar
    2. Ai, falta, falta, Mª Dolores. Falta inspiração, talento e aquela dose de transpiração que tanta falta faz e eu, não me apetece ter. Vou brincando aos poetas, apenas.

      Um beijinho e uma excelente semana.

      Eliminar
  17. Terminas muito bem pois andam por aí vários rabos (rabos? eu escreveria um monossílabo, mas isso seria eu), trilhados. Mas como são "todos primos" a coisa vai-se diluindo e no fim: "são rosas, senhor"! O teu sentido poético vai contando realidades (algumas) disfarçadas de fantasia. Adoro!
    Do livro do Aleixo, tu sabes que é o meu catecismo!
    Beijinhos rimando com sorrisos! ó-ò

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido Kok.
      É um gosto ler as tuas palavras tão terra-a-terra, mas que desenterram em mim uma sensação de imensa tristeza, por saber o quanto estás certo e da impotência que me invade ao saber-nos ludibriados e...mal pagos. Tu sabes, né?

      Beijinhos e sabes? Vou-me ao Antóno Aleixo. Os que andam metidos no circo da política que façam o que devem fazer para travar o que ainda estiver capaz de ser travado e salvo...

      Grande abraço de amizade.

      Eliminar
  18. Cá estou de novo!

    Apenas para confirmar que estou atualizadíssima com a “Operação Marquês”.

    Acabei de ler este extenso artigo no sapo.pt.: “OPERAÇÃO MARQUÊS PARA QUEM NÃO PERCEBE NADA DISTO”.

    Aposto, Janita, que estou agora mais a par dos pormenores sobre este “esquema” que tu!! : ))\

    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/operacao-marques-para-quem-nao-percebe-nada-disto

    O artigo termina assim:

    “Todos os crimes de corrupção constantes da acusação ficaram pelo caminho. Todos prescreveram.

    O Ministério Público vai recorrer da decisão do juiz Ivo Rosa, que acabou por deixar cair a maior parte dos arguidos e dos crimes. Esse será o próximo capítulo.”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😊 Agora que sabes, querida Catarina...se quiseres, vai-te a ele!! Ah, o que eu dava para tirar aquele sorrizinho asqueroso da cara daquele fulano. Ando com uma preocupação muito, muito maior do que qualquer processo Marquês ou de outra fidalguia qualquer.

      Um Beijinho, Catarina, boa semana.

      Eliminar