quinta-feira, 22 de abril de 2021

DIA DA TERRA.

 Mal abri,  ao início desta manhã fria, a janela que me dá acesso ao mundo,  logo Mr. Google me lembra que é Dia de celebrar a Terra. Assim:

                                                                    


Escolhi, para falar por mim, quem tão bem soube louvar, em belas palavras, o nosso solo; este nosso lindo e tão mal estimado,  Planeta Azul.


A TERRA

Também eu quero abrir-te e semear

Um grão de poesia no teu seio!

Anda tudo a lavrar,

Tudo a enterrar centeio,

E são horas de eu pôr a germinar

A semente dos versos que granjeio.


Na seara madura de amanhã

Sem fronteiras nem dono,

Há de existir a praga da milhã,

A volúpia do sono

Da papoula vermelha e temporã,

E o alegre abandono

De uma cigarra vã.


Mas das asas que agite,

O poema que cante

Será graça e limite

Do pendão que levante

A fé que a tua força ressuscite!


Casou-nos Deus, o mito!

E cada imagem que me vem

É um gomo teu, ou um grito

Que eu apenas repito

Na melodia que o poema tem.


Terra, minha aliada

Na criação!

Seja fecunda a vessada,

Seja à tona do chão,

Nada fecundas, nada,

Que eu não fermente também de inspiração!


E por isso te rasgo de magia

E te lanço nos braços a colheita

Que hás-de parir depois...

Poesia desfeita,

Fruto maduro de nós dois.


Terra, minha mulher!

Um amor é o aceno,

Outro a quentura que se quer

Dentro dum corpo nu, moreno!


A charrua das leivas não concebe

Uma bolota que não dê carvalhos;

A minha, planta orvalhos...

Água que a manhã bebe

No pudor dos atalhos.


Terra, minha canção!

Ode de pólo a pólo erguida

Pela beleza que não sabe a pão

Mas ao gosto da vida!

* * * 

Quem escolhi? Claro que só poderia ser:

Miguel Torga

                                                                 FONTE da Imagem.


                              ===================================

26 comentários:

  1. Bom dia
    O maior problema é que há muito menos gente a cuidar da terra do que a quer destruir.
    Não podia ter escolhido melhor para este dia.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pior do que isso é sabermos que na hora de pagar a factura, todos pagaremos o que devemos à Terra, até mesmo aqueles que nunca contribuiram para a maltratar.

      Obrigada pela sua opinião e um Bom Dia também para si, JR.

      Eliminar
  2. O nosso poeta telúrico foi muito bem escolhido!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais nenhum Poeta poderia substituir Torga nesta celebração, Rosa dos Ventos. Ainda que o seu mau génio tenha sido parecido com o meu...ou, talvez por isso!! :))

      Beijinho.

      Eliminar
  3. A comemoração deste, como de outros dias, parecem-me descabidos, em face do que deveria ser um gesto diário. Mas pronto, comemoremos.
    Um poema de Miguel Torga parece-me bem. A mim que em poesia sou um zero.
    Beijinho, Janita.

    P.S. - Já me dirigi ao guiché 7, para levantar o prémio e 'levei sopa'. O que é que se passa? 😆

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sou muito chegada à comemoração de certos Dias de...Porém, todavia e contudo, não será louvando e lembrando, que virá mal à Terra, pois não? Então, cala-te e lê o poema, a ver se ficas mais sensível à poesia.

      Beijocas.

      PS- Espera aí que não vais sem resposta:
      Quando eu for levantar o prémio de consolação (no mínimo), pela minha prestação de serviços, aí a um determinado Passatempo Musical, poderá Vossência seu António, vir reclamar o seu prémio igualmente de 'consolação'.

      Inté!

      Eliminar
  4. A terra poema muito bonito eu amei pois eu sou filha de gente que sempre trambalhou a terra o meu paizinho nem só trabalhava como fazia trabalhar os filhos um bjo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, SARA!
      Se é da terra que nos vem o sustento e se quem a trabalha arduamente, cavando, semeando e colhendo, sustenta a sua família mercê da sua labuta, nada mais legítimo e natural que todos contribuam para pôr o sustento na mesa, verdade?
      Abençoado Paizinho o seu.

      Um abraço.

      Eliminar
  5. Gosto de Miguel Torga.
    Tb foi o google que me fez lembrar sobre o dia da terra... e embora os cuidados devam ser prestados todos os dias, este é um "Dia de ..." sobre o qual não levanto objeções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina.
      Somos iguais nesse ponto de ver essa temática dos Dias de..., logo estou de acordo contigo. Há dias que me passam ao lado, já este, louvo quem o louva.

      Beijinho. :)

      Eliminar
  6. Miguel Tortga foi sem dúvida um poeta exemplar.
    .
    Saudações poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sirva então de exemplo no que à Poesia respeita...

      Obrigada e cumprimentos

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Só poderia ser Torga a minha escolha, Teresa.

      Um abraço.

      Eliminar
  8. Miguel Torga foi uma excelente escolha para comemorar o Dia da Terra.
    O vídeo é um mimo.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que já deves ter-te apercebido da minha paixão por Miguel Torga, Manu. Um dos mais influentes poetas e escritores portugueses do século XX. Adoro os seus contos e toda a sua escrita. O vídeo é um mimo com que o Google nos presenteou na sua homenagem à Terra.

      Beijinhos, Manu.

      Eliminar
  9. Excelente escolha. Miguel Torga escreveu mais que um poema: um hino magistral à Terra.
    Nosso Planeta Azul precisa de cuidados, pois é moradia de luz e escola abençoada para o nosso desenvolvimento espiritual. Abraços.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sementes Preciosas.
      Seja bem-vinda.

      Concordo inteiramente. Este poema é um Hino Poético que, homenageando a Terra, nos diz como o Poeta olha a sua poesia.

      Um abraço e obrigada pela sua visita.

      Eliminar
  10. O Google sempre lembra das dats e esse de hoje é lindo demais! A poesia, muito bem escolhida! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, querida Chica. Mr. Google tem sempre um "doodle" para lembrar as datas mais importantes.

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Uma data importante para assinalar e refletirmos.
    Ainda há dias li uma notícia que assinalava o aumento da desflorestação na amazónia, mas hj vi que o presidente novo dos eua está comprometido em travar as alterações climáticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto Último.
      Tudo o que sirva de alerta para que os países que mais contribuem para a poluição do meio ambiente é bem-vinda. A China, segundo os entendidos, ainda é pior do que os EUA. Todos pensam no lucro, mas nenhum pensa nas consequências.

      Obrigada por ter vindo.

      Bom fds.

      Eliminar
  12. O Torga tinha tanto de maus feitio como de genial.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá isso é verdade, Pedro.
      Mas aos génios tudo lhes é perdoado. :)

      Beijinhos, bom fds.

      Eliminar
  13. O Torga tinha uma face que parecia esculpida no granito.
    Só agora, que sou mais velha, aprecio a sua poesia....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que bem estiveste, Manela! Gostei. :)

      Nunca é tarde para apreciar a boa poesia.
      Beijinhos.

      PS- Já vou responder-te ao "emílio".

      Eliminar