terça-feira, 20 de abril de 2021

QUEM ESCREVEU? # 8 [ COM ADENDA.]

 


Chegou a hora de colocar no ar mais uma edição do Passatempo/Desafio, com que vos tenho vindo a desafiar. Desta vez não fiz aviso prévio aos leitores e amigos deste espaço. Que venha quem o desejar e comigo quiser interagir. Comigo, e com os habituais visitantes deste recanto, bem entendido.

Também não fotografei nenhum trecho das páginas do livro que hoje vos trago. Transcrevo uma breve passagem e, confirmarei da possiblidade de pesquisa, para quem o não identificar à primeira ter a possibilidade de Mr. Google dar uma ajudinha. 

Feita a experiência, apraz-me dizer-vos que foi uma agradabilíssima surpresa. Assim, tipo dois em um. :-) 

Na reedição vos direi, caso a vossa pesquisa não tenha surtido o mesmo efeito daquela que eu fiz.

Como é habitual nestas brincadeiras, peço a quem souber a(s) resposta(s) que as envie para o meu e-mail (fgmncf@gmail.com) e/ou, use de  uma forma subtil e minimamente engenhosa, de modo a fornecer pistas que possam ajudar os outros participantes a chegar à solução.

Como já frisei anteriormente serão sempre Desafios simples, apenas  um entretenimento sem intuitos didácticos. 


**************

"Por instantes vai-se-me a coragem, onda que foge da praia...Quebro. Dá-me para chorar, assusto-me da data, três dias e aí vou eu! É lindo ser homem, falar grosso, mas nas entaladelas se mede a firmeza, e a minha, se a tive, sumiu."

**************

 Pergunto, então, como sempre tenho feito:


1ª - Qual o nome do autor deste livro?


2ª - Qual é o seu título?


Dicas:

. Escritor português há muito radicado no estrangeiro. Curiosamente num País denominado no plural.

. Sobre o autor escreveu José Saramago: « O autor dá-nos o quase esquecido prazer de uma linguagem em que a simplicidade vai a par com a riqueza, uma linguagem que decide sugerir e propor, em vez de explicar e impor»


Boa Sorte!  😊

------------------

ADENDA: TODOS   OS COMENTÁRIOS QUE VIOLEM AS NORMAS DESTES DESAFIOS, SERÃO ENVIADOS PARA SPAM. POSTERIORMENTE VIRÃO A SER REPOSTOS, PORÉM, SEM A QUE A ELES SE FAÇA MENÇÃO NEM SEJA ATRIBUÍDA QUALQUER CLASSIFICAÇÃO.  OBRIGADA.

****************************

--------------




45 comentários:

  1. E-mail enviado.

    Do que conheço gosto muito e agradeço á Janita porque foi através deste blogue que o descobri.

    A pesquisa dá uma resposta interessante sim senhor. E muito bonita.

    Um abraço do Agarve,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra.

      Provavelmente conhece também o cais onde a barca está atracada.
      Creio que desta vez facilitei demasiado as coisas, mas assim também homenageio um grande escritor que levou longe o nome das Letras Portuguesas.

      Um beijinho e obrigada.

      Eliminar
    2. Sim, conheço e gosto muito. Sempre lucidez e bom senso. Quem

      me dera!

      Por isso, o nome do escritor surgiu imediatamente na minha

      mente.

      Só facilita a quem está interessado em participar, creio eu.

      Eu vejo sempre estes desafios por uma perspectiva de divertimento e aprendizagem.

      Um beijinho, Janita!

      Sandra Martins

      Eliminar
    3. Querida Sandra.
      Fico-lhe imensamente grata pelas suas palavras tão incentivadoras. É que 'isto' da nevegação, se não recebermos uns dos outros um empurrãozinho, as barcas acabam por naufragar.
      E já somos tão poucos...

      Beijinhos, Sandra.
      Muito obrigada.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Já vi e respondi, Manela.

      Muito grata, mas isto não é nada perto daquilo que verdadeiramente importa.

      Um beijinho. e tudo de bom.

      Eliminar
  3. Não consegui mais cedo pelos motivos que sabes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não soube tão cedo quanto gostaria, Manela.
      Lamento.

      Um grande abraço

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Seguiu sim senhora, e chegou a tempo de conseguires um lugar ao sol.

      Beijinho e obrigada.

      Eliminar
  5. Já segui @mail.
    Desta vez muitíssimo fácil!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Demasiado fácil, Teresa.
      Isto também não é para ser difícil. O principal objectivo é a divulgação do nome do escritor e o pretexto para vos reunir num amigável convívio. :)

      Obrigada e um abraço.

      Eliminar
    2. Não foi uma censura, é simplesmente um facto — todo o mundo virtual sabia a solução.

      Abraço a todos os participantes e uma beijoca de agradecimento pelos desafios 👍 para ti, Janita!

      Eliminar
    3. Também não entendi como uma censura, Teresa.
      Foi apenas uma constatação, e certa.
      Tudo o que é demasiado fácil quebra um pouco o interesse.
      Talvez seja por isso que fiquei com uma sensação de desconforto e insatisfação. Prometo que o próximo Desafio será muito mais "desafiante", Ok?

      Um grande e grato abraço, amiga de longe.

      PS- Vê se tiras da cabeça essa ideia peregrina - sair do nosso blogobairro - pois sentiríamos isso como uma traição. Eu, pelo menos.

      Eliminar
  6. Já respondi.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, amiga Elvira.

      Um abraço também com a retribuição de votos iguais.

      Obrigada.

      Eliminar
  7. Mandei E-mail. Espero ter acertado nesta bonita brincadeira.
    Cumprimentos poéticos

    Meu blogue:
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acertou sim, Ricardo.
      Já retribuí o seu mail.

      Muito obrigada.

      Eliminar
  8. Boa noite Janita!
    Já seguiu o mail :) Não vai haver medalhas para todos, hahahha
    -
    Escondi os olhos em pranto...
    -
    Beijo e uma excelente semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Cidália.

      Realmente tem razão. Isto está tão fácil que, se houvesse medalhas, ficaria na penúria.
      Ah, mas preparem-se que o próximo vai ser outra conversa. 😊

      Um beijo com votos de uma boa noite.

      Eliminar
  9. Sei quem é o escritor, de quem li algumas coisas, mas não sei qual a obra. Assim sendo e como quem não tem unhas não toca guitarra, por aqui me fico, sem antes acrescentar que terá frequentado, antes de mim, o mesmo liceu da cidade em que nasceu um herói da 1.ª Guerra Mundial, onde tem uma estátua na avenida com o seu nome.
    E o Noah, como vai?
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, José, não complique. Eu sei que sabe qual o nome do romance. Dê-me a resposta completa por mail que hoje estou cheia de dores de cabeça.
      O Noah, já começou a ir para a escolinha, nos dias em que a mãe vai fazer o tratamento, mas está óptimo. Um dia destes publico o vídeo com ele de sacolinha às costas e bata vestida.

      Beijinhos.
      ( Mande o mail que eu quero tudo como manda a lei, ok?)

      Eliminar
  10. Só uma informação. Este escritor não foi já falado no teu blog?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, isso é que veio facilitar demais a vossa missão, Manu.
      Isto já está a ficar muito facilitado. 😊

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Seja como for vou enviar mail. Espero acertar.
      Beijinhos Janita.

      Eliminar
    3. E, como seria de esperar, com tudo certo.
      Obrigada, Manu.

      Um beijinho

      Eliminar
  11. Nem todos leram as tuas instruções, Janita. Talvez as devas escrever em negrito e letras maiúsculas para maior destaque.
    Apenas uma sugestão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Catarina. Infelizmente, há sempre quem fure as regras. Propositadamente. E isso é o mais deplorável de tudo.
      Já foram tomadas as providências cautelares. :)

      Um beijo e o meu muito obrigada.

      Eliminar
  12. Rente ao mar.
    Vai por mail.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rente à terra seria bem melhor, Pedro! :)

      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  13. Oi Janita
    E-mail enviado.
    Boa noite, e um ótimo amanhecer.
    beijinhos e Obrigada pelo Desafio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lis.
      Mesmo lá longe a minha Amiga não lhe escapa nada.
      E sempre com a habitual argúcia, acertou em cheio. :)
      Muito grata e um grande abraço.

      Eliminar
  14. Respostas
    1. Respondido, caro JR.
      Grata pela sua atenção ao que se vai passando por aqui.

      Bom dia.

      Eliminar
  15. Respostas
    1. ...e já levou de volta, missiva com uma boa notícia.
      Congratulations. 😊

      Eliminar
  16. Cheguei lá através de José Saramago.
    Vou mandar mail!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E chegaste através de um bom caminho, Leo.

      Isto, pela minha parte, está a caminhar aos soluços, peço desculpa pela falta de celeridade nas respostas, mas devagar se vai ao longe.

      Um abraço e o meu sincero agradecimento pelas tuas assíduas participações.

      Eliminar
  17. Venho por este meio pedir desculpa.
    Teve toda a razão em fazer o reparo efetuado. O meu saber livresco é muito escasso. Por isso vou abster me de participar nestes meritórios desafios
    De novo peço desculpa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, caro Miguel, eu não peço para as pessoas participarem, eu peço é para que me enviem por email os nomes que são aqui solicitados, caso os saibam ou tenham descoberto através de pesquisa com as pistas que foram deixadas. E o Miguel fez precisamente o contrário.
      Obrigada pela compreensão.

      Eliminar
  18. Janita,
    Não sei qual é o título, mas parece-me que é um homem do c..., que não passa rente às questões. Já andou pelas encostas dos montes mas, como muitos outros, um dia partiu e hoje, muito mais maduro, satisfaz-se em terras mais baixas.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que J. Rentes de Carvalho é um homem do c*****, pois se o homem até é do Norte, carago!!

      Um abraço, AC! :)

      Eliminar