Mentir por diversão -
O desejo de Jacob Hall de ser um super-herói inspirou uma história que lhe valeu a conquista do Prémio de Melhor Mentiroso do estado da Virgínia Ocidental. “As minhas histórias seriam muito aborrecidas sem logros”, - diz este homem que tenciona inventar mentiras - “durante o resto da minha vida, se alguém conseguir acreditar nisso”.
Mark Landis, que afirma ter sido um fracasso como artista comercial, passou quase três décadas a imitar obras de pintores famosos, incluindo esta, inspirada no estilo de William Matthew Prior. Fazendo-se passar por filantropo ou padre jesuíta, doou-as a museus de arte e divertiu-se ao vê-las tratadas com respeito cerimonioso. “Eu nunca sentira isto antes e quis continuar a senti-lo”, afirma. “Não sinto remorsos por ter praticado este acto. Quando fui descoberto e tive de parar, fiquei muito triste.”
Mentir para obter ganhos pessoais -
Frank Abagnale, Jr. é hoje um respeitado consultor de segurança, mas as mentiras descaradas que inventou quando era novo inspiraram o filme “Apanha-me se Puderes”, de 2002. Leonardo DiCaprio interpretou Abagnale, que fugiu de casa aos 16 anos e aprendeu a sobreviver utilizando a sua astúcia, tornando-se falsificador de cheques, charlatão e impostor. “Tinha de ser criativo para sobreviver”, diz. “Estou e vou continuar arrependido para o resto da minha vida.” Frank fez-se passar por piloto, pediatra e advogado com uma licenciatura em direito obtida em Harvard.
[Quem não se lembra deste filme? Eu, vi-o imensas vezes, tenho o DVD]
Alguns dos vídeos e fotografias mais virais da Internet foram encenados por um artista conhecido como Zardulu, que raramente revela as suas invenções. “Como todos os mitos, os meus são criados para gerar uma ideia de encantamento pelo mundo, para contrabalançar a percepção de domínio e compreensão que temos dele”, diz. Zardulu aparece com uma cabeça de carneiro, simbolizando uma viagem à mente inconsciente, enquanto o hierofante, intérprete de mistérios, representa a sombra pessoal.
Eu não sou de contar mentiras. Sei que podes não acreditar, mas é verdade! Sinceramente!
ResponderEliminarUmaMaria.
Eliminar"Vamos Contar Mentiras", foi o nome de uma Peça de Teatro, muito divertida, que fez grande sucesso em tempos idos.
Lembrei-me de dar o mesmo título a este postal.
Claro que acredito que não mentes, mas podias ter conhecimento de alguma história engraçada ligada a este Dia, certo?
Boa Páscoa.
Boa Páscoa para ti também. A minha vai ser igual aos outros dias...já começa a ser muito difícil de aguentar...
EliminarO 'Dia da Libertação' aproxima-se a passos largos, aguenta mais um pouquinho.
EliminarA propósito: já te foste inscrever para a vacina? Parece que agora nós é que temos que nos inscrever. O critério de chamada é que se mantém...parece! Nunca sabemos em que as 'coisas' vão ficar...
Estou à espera de ser chamada no dia 10 de Abril.....
EliminarQue bom! Já falta pouco.
Eliminar:)
Brincar sim, mentir ... dá muito trabalho 👀
ResponderEliminarBeijinho, Janita.
António.
EliminarAcredito que arquitectar uma mentira credível, e sustentá-la, exige muito trabalho e uma boa memória para a contar sempre do mesmo jeito. Talvez seja essa essa a razão porque eu prefira dizer sempre a verdade, ou aquilo que penso ser verdade. Desse modo, direi sempre a mesma coisa. Bem, mas isso são outros quinhentos.
Beijinho e uma Boa Páscoa!
Francamente, não me recordo de nenhuma mentira minha neste dia aceite como verdade por outrem. E mentirosos assumidos, em qualquer dia, há muitos?
ResponderEliminarE, vá lá, qual foi a sua?
bjis.
Sabe, José? Tanto no Carnaval, quanto nas festividades que tradicionalmente se festejam cá pelo nosso burgo, eu sempre preferi ser espectadora a ser interveniente. Falta-me aquele à vontade e traquejo para fazer simulações e palhaçadas, mas isso sou - ou era - eu, já a minha mana era danada para entrar nestas brincadeiras. Eu só assistia e ria...
EliminarBeijinho.
Boa Páscoa.
Páscoa Feliz !
ResponderEliminarMuito Obrigada, Ricardo.
EliminarIgualmente para ti.
Um abraço.
Boa tarde
ResponderEliminarLembro me perfeitamente de brincadeiras de criança neste dia mas eram tão inocentes que hoje não eram sequer credíveis
JR
Boa noite, JR!
EliminarInfelizmente, já nada é como dantes, Caro amigo.
Com tanta mentira que se diz e ouve, qualquer que seja o dia
e o meio em que nos movimentemos, que já ninguém liga ao Dia das Mentiras...
Um abraço
Não, não digo que nunca brinquei...
ResponderEliminarhoje, já tá na calha
Veja então se a desencalha...
Eliminarporque depois da meia-noite
já o Dia passou... :)
Sabe, Janita, eu conheço umas poucas pessoas (graças a Deus) que mentem o que não precisam mentir, mentem desavergonhadamente pelo prazer de mentir: dizem assistir um filme que nunca assistiram, por que isso? Dizem conhecer mais de 80 países que nunca estiveram, por que isso? E por aí existem pessoas que são viciadas em mentiras, é uma psicose! Não sou amiga de mentiras, o que não quero dizer, não digo e pronto, um direito que as pessoas têm.
ResponderEliminarSobre esse 1° de abril... isso é brincadeirinha pois as pessoas desfazem logo em seguida. Mas não tenho muita simpatia por esse dia, já deu o que tinha de dar!
Uma feliz Páscoa pra você e sua família!
Beijinho.
E ainda há, querida Tais, os que mentem compulsivamente.
EliminarSerá doença? Só pode ser!
Na realidade, parece-me também que este Dia de...já deu o que tinha a dar. Há tantos a mentir, em qualquer sector da vida pública e privada, que o Dia que antigamente era reservado para enganar, passou ele a ser enganado.
Páscoa feliz, Tais.
A verdade é que não é toda a gente que sabe mentir. Mentir é tão complicado como dizer a verdade. Páscoa feliz
ResponderEliminarAbraço
Ai não é não, Ricardo.
EliminarFoi justamente por isso que recolhi os exemplos reais que publiquei para exemplificar que até para mentir não é qualquer um que o faz com perfeição.
Abraço
Concordo com o Ricardo. A maioria esmagadora das pessoas não domina a arte da mentira.so mente por brincadeira ser convincente na mentira não é fácil.
ResponderEliminarFeliz Páscoa
Já somos dois a concordar, Miguel.
EliminarAs mentiras esfarrapadas, mais cedo ou mais tarde são descobertas, ou, como sói dizer-se, ficam com as carecas à mostra.
Obrigada, igualmente para si, Miguel.
Um abraço.
Sou muito má a contar mentiras ou a pregar partidas - até tentei hoje em post como brincadeira e estavam a acreditar em mim.
ResponderEliminarA maior mentira ou partida que consegui acabou por não ser de propósito: tinha dez ou onze anos e comprei a um colega por cinco escudos um escorpião de borracha, não consegui enganar ninguém que acreditasse que era de verdade e esqueci-me dele; algum tempo depois fui sacudir a pasta e sem que reparasse o escorpião caiu e ficou ao lado do caixote do lixo, pregando um susto à minha mãe...
um beijinho Janita e boa Páscoa
Gábi, justamente por também eu ser péssima a contar mentiras, que fui buscar os exemplos de quem as sabe/soube contar com mestria.
EliminarE nem mesmo esses se safaram, caso contrário, não estariam aqui na lista das melhores mentiras de sempre. :)
Beijinhos. Boa Páscoa para vós também.
O bom mentiroso precisa ter
ResponderEliminarboa memória. Como eu (risos)
Beijos, Janita. Feliz Páscoa.
Amigo SilvioAfonso.
EliminarMas...eu tenho memória de elefante e farto-me de ter amargos de boca por não saber mentir. :))
Beijinhos.
Páscoa Feliz.
Não sou boa a contar mentiras, desde que em menina a minha mãe me deu dinheiro para ir à loja comprar um quilo de feijão e eu perdi uma das moedas e cheguei à loja com dinheiro que mal daria para meio quilo.
ResponderEliminarQuando cheguei a casa a minha mãe insistiu comigo, se eu tinha perdido o dinheiro ou se tinha comprado alguma guloseima. Eu não teria mais de cinco, seis anos, e com medo disse sempre que tinha dado o dinheiro certinho à mulher da loja. A minha mãe agarrou no feijão e na minha mão e foi tirar satisfações com a mulher que claro lhe mostrou o dinheiro que eu lhe tinha dado.
Minha mãe deu-me uma sova por ter mentido e ter feito com que ela se envergonhasse. Desde aí que tenho medo das mentiras. Claro que não sou santa e por vezes há necessidade de uma mentirazita, como por exemplo dizer a uma visita indesejada, que estamos muito felizes com a visita ou coisa parecida, ou dizer a alguém que está na mesma, quando a pessoa envelheceu imenso. Mentiras sociais, que se dizem o ano inteiro e que fazem mais bem que mal.
Votos de boa Páscoa
Abraço e saúde
:)) Amiga Elvira.
EliminarEssas mentiras sociais não contam como mentiras, é? Ehehehe
Um abraço e Feliz Páscoa.
Também me lembro da peça de teatro 'Vamos contar mentiras', do tempo em que a televisão transmitia as peças e, muitas vezes, em direto.
ResponderEliminarNão sou nada de mentir, embora nem sempre se deva dizer a verdade toda! Porém, no dia 1 de abril, gosto de inventar qualquer coisa. Uma vez lembrei-me de dizer que a maçã da Apple ia mudar para pera e o nome também ia mudar. E não é que acreditaram?!!!! Diverti-me imenso, é claro.
Um beijinho e uma Páscoa feliz!
Olá, Mª dolores.
EliminarFoi mesmo na RTP que eu vi essa Peça com a Florbela Queirós, o Raul Solnado e creio que com o meu conterrâneo Armando Cortez.
Está ver? Afinal sempre tinha uma mentira especila para celebrar este Dia. :))
Beijinhos, Boa Páscoa.
O tempo do teatro na TV foi uma boa aposta.
ResponderEliminarQuanto a mentiras só me lembro das piedosas! :(
Abraço
ODEIO mentiras piedosas!
EliminarFaçam-me sofrer, mas digam-me a verdade! :)
Beijinhos e Feliz Páscoa, Leo!
Tive que mentir ao meu filho! :(
EliminarAbraço
Compreendo, Leo.
EliminarNão pensei nessa dolorosa hipótese.
Um beijinho