segunda-feira, 12 de abril de 2021

VOU DEIXAR NASCER O SOL.

 

                                                                  "Nascer do Sol" (1872)
 de Claude Monet

Vou deixar nascer o sol

Vou deixar falar quem sabe

Faça-se ouvir a razão

Fiquem com o poeta do povo

Que fala com o coração.


Já dei o meu contributo

Disse tudo o que sabia

Que fale agora quem é Mestre

Façam uso da palavra. Digam de vossa Justiça

Que fale, quem sabe falar com mestria


*

Porque o povo diz verdades,

Tremem de medo os tiranos,

Pressentindo a derrocada

Da grande prisão sem grades

Onde há já milhares de anos

A razão vive enjaulada.


Vem perto o fim do capricho

Dessa nobreza postiça,

Irmã gémea da preguiça,

Mais asquerosa que o lixo.


Já o escravo se convence

A lutar por sua prol

Já sabe que lhe pertence

No mundo um lugar ao sol.


Do céu não se quer lembrar,

Já não se deixa roubar,

Por medo ao tal satanás,

Já não adora bonecos

Que, se os fazem em canecos,

Nem darão estrume capaz.


Mostra-lhe o saber moderno

Que levou a vida inteira

Preso àquela ratoeira

Que há entre o céu e o inferno.

 


=========================================

36 comentários:

  1. Depois de mim, és a maior admiradora de António Aleixo!! : ))
    Eu já disse o que tinha a dizer, agora fico a aguardar por outras opiniões para meu enriquecimento político! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😊 Confirmo, Catarina. Depois de ti, sim.

      Pela minha parte acho que ainda não disse tudo, simplesmente por agora, não me apetece dizer mais nada a não ser...versejar:

      A minha fragilidade é tanta
      De desânimo e impotência contida
      No jogo lúgubre desta vida
      Tanto logro ainda me espanta___
      ____e não me devia espantar!!

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Um ENORME poeta do Povo sem dúvida alguma.
    .
    Boa semana. Cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Ricardo.

      Cumprimentos retribuidos com votos de boa semana.

      Eliminar
  3. JESUS CRISTO eu confio em vós .Jesus Cristo tem misericórdia de nós e do mundo inteiro ����

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pobre Cristo, todos lhe pedem misericórdia, mas ninguém teve compaixão quando Ele por cá andou.

      Amém, Maria, Amém.

      Eliminar
  4. INÉDITOS de António Aleixo é o livro que tenho na minha estante.
    Tenho também na minha estante todos os catálogos das exposições de Claude Monet na Alemanha. Assim como a sua biografia Daniel Wildenstein.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes, pergunto-me, Teresa Palmira Hoffbauer:

      O que será que esta Fräulein não terá?

      E sabes que chego à conclusão que tu tens TUDO?

      Antes isso.

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. É verdade, tenho tralha a mais.

      Esse livro do António Aleixo é uma prenda de um familiar.
      Eu não resisto e compro os catálogos das exposições que visito.
      A biografia de Claude Monet comprei-a numa das minhas últimas visitas ao Museu de Hans ARP.

      Janita, eu sou FRAU desde que entrei no clã HOFFBAUER.
      „Fräulein“ são as mulheres solteiras.

      Beijocas da amiga „tuga“ como dizia o Carlos!!!

      Eliminar
    3. Não pude deixar de sorrir, pois foi exatamente isso que pensei. Sempre que se fala num livro a Frau HOFFBAUER diz que o tem ou que tem a obra completa e fico a pensar que deverá ter montes e montes de espaço para os guardar. : ))

      Eliminar
    4. Teresa, eu sei. Também não sou assim tão ignorante.

      Mas eu quis chamar-te MENINA ou MOÇA, não SENHORA, percebes?

      Tanto briguei com o Carlos e agora morro de ARREPENDIMENTO. :(

      EU NÃO PRECISO DE INIMIGOS, PORQUE SOU O MEU INIMIGO Nº1

      Eliminar
    5. 😊´Catarina.

      É verdade, mesmo. Ao tempo que eu reparo nisso, mas não digo nada. Agora, lá calhou dizer-lhe. 😊
      Já sabes como sou... uma espécie de tonta que diz tudo o que lhe vem à cabeça, mas sem nunca mentir.

      Crianças e tontos só dizem a verdade! Ahahahah

      Eliminar
  5. Sinto-me tão analfabeta!! :))
    *
    Olho convicta da graça que acolho...
    *
    Beijos, e uma excelente semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas porquê, Cidália?
      Tomara eu ter a sua sensibilidade poética.
      Não se importe se houver quem saiba algo que a Cidália não conheça, isso não faz de si uma pessoa menos inteligente.
      Com todos aprendemos, simplesmente, porque não há ninguém que saiba tudo.

      Um beijinho e boa semana também para si

      Eliminar
  6. Boa tarde
    Gosto de ler poesia
    Se é bem feita pois então aquilo que não queria
    Governado por ladrão

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, JR.

      Nós não queremos, mas a verdade é que fomos.
      Agora apeteceu-me dizer isto:

      Quem tem uma mãe rica
      (como o Sócrates)
      é um rico filho da mãe.

      Não acha? 😊

      Boa noite.

      Eliminar

    2. Beijinhos, Manela. 😊

      Boa noite!
      Dorme bem.

      Eliminar
  7. Sempre a sabedoria de António Aleixo
    Serve para tudo
    😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sendo sempre é muitas vezes.
      Se gostamos, porque razão não faria da poesia de Aleixo o meu estandarte? Claro que sim. 😊

      Eliminar
  8. Gosto imenso do António Aleixo.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostamos todos, os que gostam de Poesia, Elvira.

      Um abraço, sempre acompanhado de votos de Saúde.
      (esse bem inestimável)

      Eliminar
  9. Bom... de Aleixo
    para além do sabor da quadra
    da rima tão bem rimada
    ficou-me a sua aula
    a primeira
    sobre estratégia

    « O rato mete o focinho
    sem pensar que faz asneira
    depois, ou larga o toucinho
    ou fica na ratoeira»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério.

      Para os amigos da quadra
      Trago eu já a seguir
      Passatempo bem porreiro
      Espero que se faça ouvir.

      Um abraço

      Eliminar
  10. Gosto imenso do sol de Monet e dos textos de António Aleixo, só fã.
    E pensar que não tenho nenhum livro dele, imperdoável.
    Escolheste bem as quadras de acordo com os tempos conturbados que vivemos.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes meus livros do Aleixo tenho-os há mais de 3 décadas, Manu.
      Não é de agora, esta minha paixão pelo Poeta que tem assento em Loulé.

      Beijinhos.
      Espero-te a seguir. :))

      Eliminar
  11. O Aleixo tinha essa qualidade única de dizer versejando de forma simples as maiores verdades.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro.

      Um Poeta que foi tão genuíno, quanto as verdades que via e denunciava a rimar.
      E num tempo bem difícil para isso.

      Beijinhos

      Eliminar
  12. Lindo gostei muito é sempre um prazer vir a este cantinho um bjo.

    ResponderEliminar
  13. Não consegui comentar no post do Beijo (não sabia do dia e fiquei esmagada com o número de poemas, eu sou mais de prosa e lembrei-me de uma musica dos Heróis do Mar "Ó amor não me mataste o desejo, Ó amor com o teu primeiro beijo!
    Entretanto, encontrei o Bucatini aqui no Continente do Alameda
    um beijinho e uma boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Gábi!

      Não conseguiste comentar, porquê?
      Se o Natal é quando os 'homens' querem, o Dia do Beijo é quando as 'mulheres' quiserem. Podes ir quando quiseres, cá estarei para te ouvir... 😊
      Quanto à quadra, pior do que a da UmaMaria, não te deve sair, não...😊
      Quando for para essas bandas irei ver também, para experimentar, embora seja pouco fã de massas.

      Beijinhos

      Eliminar