terça-feira, 13 de abril de 2021

E Porque Hoje se Celebra o Beijo...

 ...que venha de novo o Aleixo!



💖


"O Beijo Mata o Desejo"

__António Aleixo__


MOTE


«Não te beijo e tenho ensejo

Para um beijo te roubar;

O beijo mata o desejo

E eu quero-te desejar.»


GLOSAS

Porque te amo de verdade,

Estou louco por dar-te um beijo,

Mas contra a tua vontade

Não te beijo e tenho ensejo.


Sabendo que deves ter

Milhões deles p'ra me dar,

Teria que enlouquecer

Para um beijo te roubar.


E como em teus lábios puros,

Guardas tudo quanto almejo,

Doutros desejos futuros

O beijo mata o desejo.


Roubando um, mil te daria;

O que não posso é jurar

Que não te aborreceria,

E eu quero-te  desejar!

💗

Para dar continuidade à celebração, vou deixar uma quadra de minha autoria, seguindo o Mote. Quem desejar juntar-se a mim, só tem de enviar, num comentário, uma quadra a seu gosto - sempre referindo o Beijo -, que irei adicionando à publicação. Vamos a isso?

Dizem que o beijo roubado
É  muito mais apetecido
Se eu tenho ensejo de  um dado
Prefiro o que me dás, oferecido.
* * * 

 Do
 Ryc@rdo
Se um beijo for o mote
E se ainda ninguém lho deu
Receba como dote
Um amigo beijo meu
*
Da 
Chica
Um beijo bom de verdade, 
faz até a pele arrepiar...
Acaba e já temos vontade, 
dos lábios não desgrudar!
*
Do 
José (500)
I
Eu bem queria dar-te um beijo,
Mas não sei se o aceitas
E um beijo roubado, não
Prefiro ir roubar cerejas.
II
E se um dia te encontrar
No recanto de um jardim
E um beijo quiser roubar
    Perguntas: "gostas de mim?"
*
Da
Manu
Beijaste-me de rompante
Sem eu estar a contar
Olhei o teu semblante
      E percebi a tua forma de amar.
*
Da 
Roselia
Ele tem beijinho doce,
Derrete meu coração,
Sabor bom de arroz-doce.
Fico até sem ação
*
Do
Joaquim Rosário
Sei que não é o lugar
Nem mesmo o momento certo
Dava tudo para levar
Um beijinho do meu neto
*
Da 
Rosa dos Ventos
Não é fácil versejar
Com assunto semelhante
Pois não tenho a quem beijar
Pelo menos neste instante.
*
Da
Cidália Ferreira
Pois, hoje é dia do beijo
Haverá quem o não dê
Porque apenas o desejo
Não dá, não sei porquê

Da
UmaMaria
Ó Lua que vais tão alta,
Redonda como um tamanco,
Ó Maria vem depressa,
Pra eu te beijar tanto!
*
Da
Teresa (Ematejoca)
"O tal Aleixo, o poeta,
Que dizem ser de Loulé,
É uma figura incompleta
Sem o Magalhães ao pé.“
*
Da
Ângela (Portugalredecouvertes)
Cheguei atrasada a valer,
e um beijinho vou deixar
que é como rosas oferecer
quando não podemos viajar!
*
Do
Pedro Coimbra. (Devaneios a Oriente)
"Ora dá cá um e a seguir dá-me outro
Depois dá mais um que só dois é pouco
Ai eu gosto tanto, é tão docinho
E no entretanto dá mais um beijinho."
*
Do
Kok (Rir é o Melhor Remédio)
Um beijo para ser dado
alguém tem que recebê-lo.
Quando a distância é grande,
o melhor é escrevê-lo!
*
Eu:
Este bêjo, todo chique
é especial de corrida,
        veio todo fino por e-mail 📬 
    e apanhou-me desprevenida!  
🤔

De 
Manuel Veiga (Relógio de Pêndulo)
Quem a um beijo se nega
a fingir falso rubor
em ténues fios enreda
seus joguinhos d´amor
*

E assim, dou por encerrado
este Dia...que coisa bonita!
Quem não veio aqui beijar
Ficou sem o Beijo da Janita

💙

* * * *



---------------------------------

60 comentários:

  1. Não tenho jeito para versejar.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António.
      Só porque sei que isso é a mais pura verdade, ficas dispensado de versejar. 😄

      Beijinho.
      Obrigada à mesma, amigo.

      Eliminar
  2. Se um beijo for o mote
    E se ainda ninguém lho deu
    Receba como dote
    Um amigo beijo meu
    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bonito isso, Ricardo!
      Muito obrigada.

      Um abraço com amizade.
      (Só mais logo adicionarei as quadras ao postal.)

      Eliminar
  3. Adoro este cantinho mas com muita pena minha não sei fazer versos e beijos agora só mesmo aqui nos comentários com muita pena minha já não beijo os meus filhos desde que começou a pandemia vai um beijinho para si com muita admiração😘🥰🥰 gostei muito do poema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida SARA.

      Precisamente por saber quão saudosos estão, de beijos e abraços, os meus amigos e visitantes, é que este ano aderi a esta celebração. Se os não podemos ter ao vivo, que os tenhamos em modo virtual.

      Um abraço!

      Eliminar
  4. Que lindo post pra celebrar o dia do beijo...
    Gostei da tua quadra e deixo uma brincadeira...

    Um beijo bom de verdade, 
    faz até a pele arrepiar...
    Acaba e já temos vontade, 
    dos lábios não desgrudar!

    beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa quadra querida Chica!!!😊

      Gostei muito, obrigada por sempre participares nas minhas iniciativas "poéticas". Uma belezura que celebra, e bem, o Beijo.

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Eu bem queria dar-te um beijo,
    Mas não sei se o aceitas
    E um beijo roubado, não
    Prefiro ir roubar cerejas.
    - - - - - - - - - --
    Foi, o que por agora, se pôde arranjar.
    Entretanto, um virtual (e até rima)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não rima mas faz de conta)

      Eliminar
    2. Ah, mas isso tá bom djimais, amigo José.

      Como diria o tal ex-namorado alentejano da minha amiga UmaMaria: "não rima mas bate certo"... 😄 😄

      Beijinhos celebrados.

      Eliminar
  6. Beijaste-me de rompante
    Sem eu estar a contar
    Olhei o teu semblante
    E percebi a tua forma de amar.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, querida Manu... estás com a veia poética em alta.
      Linda quadra, sim senhora! Adorei esta tua inspirada participação. Obrigada. 😊

      Beijinhos e abraços, Manu.

      Eliminar
  7. Bom dia de paz, querida Janita!
    O beijo ofertado é sagrado e tem gosto de ternura do princípio ao fim.
    Seu poema está fofo.
    Muitos beijinhos Fraternos eu lhe deixo.
    😘😘😘💐

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, amiga Roselia,
      cadê a sua quadra abençoada?
      Vamos lá fazer uma rima
      que isto não custa nada. 😊

      Beijinhos.😘😘

      Eliminar
    2. Ele tem beijinho doce,
      Sabor bon de arroz-doce.
      Derrete meu coração,
      Fico até sem ação.😘

      Eliminar
    3. *bom, desculpe-me, querida
      😘💐

      Eliminar
    4. 😄 Hummmm, arroz-doce...Adoro!

      Obrigada, amiga, pela colaboração.
      Eu estava a brincar, claro.
      Aqui, não há obrigação de ordem nenhuma, só comenta e participa nestas minhas brincadeiras, quem quer e gosta. 😊

      Eliminar
    5. Gosto do seu jeito de ser. Fique tranquila, amiga.
      Só faço também por livre e espontânea vontade. Faço com muito gosto, viu?
      Gosto de fazer versinhos assim espontâneos. Foi um prazer!
      Beijinhos de gratidão 😘😘😘😘

      Eliminar
  8. Boa tarde

    Sei que não é o lugar
    Nem mesmo o momento certo
    Dava tudo para levar
    Um beijinho do meu neto

    JR


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, amigo JR.

      Como o compreendo.
      Gostei muito da sua quadra e sei que qualquer lugar é certo para expressar a saudade que sentimos, de dar e receber, o carinho dos nossos netos.
      Obrigada, um abraço virtual.

      Eliminar
  9. Não é fácil versejar
    Com assunto semelhante
    Pois não tenho a quem beijar
    Pelo menos neste instante.

    Foi o que se pôde arranjar!

    Abreijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitíssimo bem „arranjado“, LÉO 💋

      Eliminar
    2. 😊 Minhas amigas...Eu diria ainda mais: belíssimamente bem arranjada, esta quadra da nossa Rosa dos Ventos.
      Sílabas certas em cada verso, a versejar na perfeição.
      Muito bom. Gostei imenso.

      Beijinhos a ambas. 😊

      Eliminar
    3. Retribuo os beijinhos! 😘

      Abraço

      Eliminar
  10. Pois, hoje é dia do beijo
    Haverá quem o não dê
    Porque apenas o desejo
    Não dá, não sei porquê
    :)
    *
    Olho convicta da graça que acolho...
    *
    Beijos, e um excelente dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Cidália.
      Nós sabemos porquê, não se dão beijos porque ainda estamos todos separados uns dos outros.

      Obrigada, um abraço

      Eliminar
  11. Ó Lua que vais tão alta,
    Redonda como um tamanco,
    Ó Maria vem depressa,
    Pra eu te beijar tanto!
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Livra, UmaMaria!!!

      Sempre pensei que te ajeitasses melhor nas rimas...
      Mas se deste o teu melhor ( o que duvido) a mais não és obrigada. 😋

      Beijinhos. 🤣 🤣

      Eliminar
  12. Isto ainda são influências do tal alentejano de que aqui falei. Esse sim. Fazia rimas a toda a hora.
    Será que ainda é vivo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Pensei que os alentejanos fossem melhores como influencers. 😜

      Eliminar
  13. Só tu, Janita, és capaz de me pôr a fazer estas figuras aqui no blog...🤣🤣 Eu não sei versejar.....🤣🤣🤣
    Beijinhos para ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 🤣🤣🤣 Tá bom assim Maria...🤣🤣🤣
      Quem aceita não escolhe!

      Beijinhos pra ti também

      Eliminar
  14. „ O tal Aleixo, o poeta,
    Que dizem ser de Loulé,
    É uma figura incompleta
    Sem o Magalhães ao pé.“

    Página 162

    Ontem ao ler a publicação da Catarina até me lembrei de ti — tenho o livro de Walter Scott, mas se quisesse (NÃO, NÃO QUERO) fazer o „bannock“ não tinha ingredientes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa.

      Fui conferir e bate certo. 😊
      Essa quadra foi dedicada ao Professor Joaquim Magalhães.

      Esta que vou deixar-te, dedicou-a o Poeta ao Capitão Amado da Cunha:

      "Tem uma voz de trovão
      Quem o ouve fica assustado
      Mas possui um coração,
      Que até sem cunha é amado"

      😊

      Eliminar
  15. Hoje estou com veia poética, digo eu, que da arte pouco entendo.
    Aí vai:

    E se um dia te encontrar
    No recanto de um jardim
    E um beijo quiser roubar
    Perguntas: "gostas de mim?"

    (Não sei porquê, mas ao escrever isto lembrei-me do Carlos Paião)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que rica quadra essa
      Olha que coisa mais bela
      Quando formos ao jardim
      E te dirigires a mim
      Vou eu responder-te assim:
      "Tu gostas... é da Cinderela"!😊

      Grande versejador, bela quadra.

      Beijinhos 😊

      Eliminar
  16. Janita, admiro as magnólias em flor na foto do teu blog
    mas que grande celebração !
    Temos poetas por todo o lado :)

    Cheguei atrasada a valer,
    e um beijinho vou deixar
    que é como rosas oferecer
    quando não podemos viajar!

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia, Ângela!

      As magnólias do cabeçalho são da Praça Sá Carneiro, no Porto.
      A minha já floriu, já cairam todas as pétalas das flores e já se encheu de belas folhas frescas e verdinhas.

      E a tua quadra já lá canta!!!
      Dia do Beijo é quando e até quando nós, Mulheres, quisermos.😊

      Beijinhos

      Eliminar
  17. oi Janita
    Se tem dia do beijo
    desculpa boa pra beijar
    ficamos aqui a espera
    que venham celebrar
    kkkkk
    isso de quadrinhas é muito complicado Janita pra quem só entende de ler e admirar quem sabe faze-las.
    abraços e desculpa aí a falta de jeito :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lis.

      Pois eu, cá pela parte que me toca, ainda estou à espera...e nada! 😄

      Beijinhos.

      Eliminar
  18. O Aleixo serve para tudo, ou quase tudo
    Deixa nos felizes com o que temos
    😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, até para o dia do beijo, veja só.
      Para quê ir em demanda de fórmulas complicadas para sermos felizes, se temos a simplicidade da poesia de António Aleixo e somos felizes com isso?
      Elementar, caro Miguel. 😊

      Eliminar
  19. Dizem lábios a outros lábios
    Vamos lá?
    O desafio é de lábios femininos
    E os beijos começaram desajeitados e tímidos

    Hoje, procuro os beijos de então
    mas... em vão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Rogério.
      Lindo o seu comentário,
      onde a saudade resplandece
      mas...não havendo quadra
      não vai para o lugar que merece.

      Um abraço


      Eliminar
  20. A minha quadra é a Canção do Beijinho do Herman José :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Pedro.

      Falou...tá falado!! 😄😄

      Beijinhos.

      Eliminar
  21. Cheguei só agora e só agora percebi que para te "beijar" tenho que o fazer por mail. Ok vou fazê-lo, mas com tantos beijos dados por tanta gente amiga terei eu engenho e arte para entrar nesta cantiga? Não sei que te diga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, amigo Kok,
      por mail, a pé ou de «carreira»
      cá chegou a tua quadra
      sem trazer sombras de «asneira».

      Estive a ser vacinada
      e vou tirar uma soneca.
      Só espero que esta Pfizer
      Seja melhor que a AstraZeneca.

      Beijinhos e até já.

      Eliminar
  22. Já foste vacinada?
    Eu vou no sábado. Mas não sei qual é a vacina...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Até fiquei perplexa. Telefonaram-me ontem à tarde a marcar para hoje às 13:30. Entrei ainda antes da hora e, tanto a médica quanto a enfermeira, foram super simpáticas. Como senti uma ligeira tontura, ainda antes da administração da dita, mediram-me a tensão arterial e até fui auscultada, já que a médica estava a jeito, como a própria disse. :)
      Deram-me um cartãozinho com o nome do Laboratório e a data para lá voltar. Tudo muito bem organizado e eficiente. Fiquei bem impressionada.
      Não estejas apreensiva, tudo vai correr bem.

      Beijinhos, Manela. :)

      Eliminar
  23. Beijos à flor dos lábios
    sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Poeta.

      Sim, sempre à flor dos lábios.
      Beijar com os cotovelos não dá muito jeito.

      Um abraço.

      Eliminar
  24. quem a um beijo se nega
    a fingir falso rubor
    em ténues fios enreda
    seus joguinhos d´amor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bonita a sua quadra, Caro Poeta.
      Gostei tanto que ainda a vou adicionar ao postal.
      Obrigada.

      Eliminar
  25. Muito bom Janita! Admiro a capacidade de fazer versos... Um beijo para ti!

    ResponderEliminar
  26. Oh, Tio do Algarve, há quanto tempo te não deixavas ver.
    És como o Sol, pena é te eclipsares tantas vezes. :-)

    Outro beijo para ti.

    PS- Provavelmente já voltaste há mais tempo e eu não soube. É que Mr. Blogger roubou a minha lista de leitura. Vou já readicionar-te aos meus melhores. :-)

    ResponderEliminar