sábado, 16 de julho de 2022

MEMÓRIAS MUSICAIS # II

 🔆 🔆 🔆 🔆 🔆 🔆


Gracias a la Vida 



Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me dio dos luceros que cuando los abro
Perfecto distingo lo negro del blanco
Y en el alto cielo su fondo estrellado
Y en las multitudes el hombre que yo amo.

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado el oído que en todo su ancho
Graba noche y días
Grillos y canarios, martillos, turbinas
Ladridos, chubascos
Y la voz tan tierna de mi bien amado.

Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado el sonido y el abecedario
Con el las palabras que pienso y declaro
Madre, amigo, hermano y luz alumbrando
La ruta del alma del que estoy amando.

                                                                        (...) 





🔆 🔆 🔆 🔆 🔆 🔆 🔆  🔆 🔆 🔆  🔆 🔆 🔆 🔆 🔆 🔆

28 comentários:

  1. Xiiii já não me lembrava e obrigada por me lembrares! Gostava mais da voz de Violeta Parra cujo vinil a minha mãe tinha e ouvia, ouvia. Esta Mercedes também canta bem mas é diferente e não sei dizer porquê.
    Eis o que encontrei: https://www.youtube.com/watch?v=Fz671pInjN0
    Beijos um bom sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Violeta Parra foi a criadora desta canção, - tal como frizou Mercedes Sosa antes da sua interpretação - que se tornaria, ao longos dos tempos, na canção Hino em variadíssimas causas.
      Curiosamente, foi na voz da Elis Regina que, há bastantes anos, tomei conhecimento da canção. De todas as versões - e há muitas, - a que elegi, desde então, é esta, na voz da argentina Mercedes Sosa. Esta senhora tem algo especial que me toca bem fundo.
      Obrigada.
      Beijo, bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Belos tempos em que na rádio se ouvia este tipo de canção.
    Nesse tempo o Chile estava usurpado por uma ditadura sangrenta, estas vozes chilenas eram a resistência. Violeta era irmã do poeta Nicanor Parra. Nomes que merecem a nossa admiração.
    Associo-me a esta homenagem.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por um acaso feliz, foi na Rádio mas na voz da brasileiríssima Elis Regina que conheci esta canção fabulosa. Infelizmente, só muito mais tarde soube quem era a sua autora e ouvi outras versões. Sobre o irmão nada sei, mas tenho mais um motivo para continuar o meu hobby favorito; dedicar-me 'à investigação', como o Luís diz. :)

      Um Abraço.

      Eliminar
    2. Morreu com cento e três anos

      https://revistacaliban.net/nicanor-parra-alguns-poemas-c49a5c3c98c6

      Eliminar
    3. Agradeço o link, Luís. Uma verdadeira descoberta para mim, mas que não matou totalmente a minha curiosidade. Quem sabe a sua longevidade se devesse ao espírito irrequieto e algo irreverente? Gostei do poema "Canção", no entanto, irei em busca de outros poemas seus não traduzidos.
      Abraço.

      Eliminar
  3. tambem eu dou graças
    uma voz poderosa a a de Mercedes Soza. talvez a melhhor versáo


    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo, Manuel Veiga...todos temos algo a agradecer à Vida, por muitas agruras porque tenhamos passado e passemos. Se mais não fosse, seria a própria vida.
      Concordo! A voz de Mercedes é a que mais força dá a esta canção.
      Abraço, Poeta.

      Eliminar
  4. Ouvi e ouvi. Simplesmente uma voz maravilhosa. O poema da música é deslumbrante
    .
    Feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, esta canção ouve-se com tanto gosto que nos dá vontade de ouvir uma e outra vez.
      Também gosto muito da letra. Um verdadeiro hino ao Amor.
      Obrigada.
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Grande Mercedes!
    Linda flor!
    Bom fim de semana, Janita, abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes bem, António. Grande Mulher, grande cantora e grande lutadora.
      A flor, é de uma roseira do meu quintal/jardim que já conheceu melhores dias. É ela e eu... 😒
      😅
      Bom fim de semana, António.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Bom dia
    Também gosto da versão de Joan Baez.
    Mais uma linda roseira.
    Continuação de um bom fim de semana.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se o JR, conhece a versão interpretada pela Joan Baez de parceria com a Mercedes Sosa. Vale a pena ver e ouvir:

      https://www.youtube.com/watch?v=rMuTXcf3-6A

      Tenho a certeza de que vai adorar. 👍
      Muito grata e o meamo lhe desejo.
      Um feliz fim de semana

      Eliminar
  7. Não conhecia. Tem uma voz forte, bonita.
    Que lindas rosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem sim, Catarina. Uma voz encorpada e cheia de força, não só vocal como interior.
      Sabias que até o fadista Carlos do Carmo deu 'Gracias a la Vida'?- Pois é verdade... 😊

      Beijo e bom fim de semana

      Eliminar
  8. Gracias por me teres recordado tão bela canção!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, hermana, así siguimos en la ruta del alma del que vamos amando, verdad?

      Un fuerte abrazo. 🌺

      Eliminar
  9. Janita, desculpe a minha ignorância. Não conhecia... :) Obrigada pela publicação :)

    Beijos, e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cidália, são estas constantes descobertas, que vamos fazendo ao longo da vida, que nos fazem chegar a velhos com alguma sabedoria, já que ninguém nasce ensinado.
      Nunca peça deculpa por desconhecer seja o que for, amiga, empenhe-se em não esquecer e aprofundar o conhecimento de algo que aprendeu e...gostou! :)
      (acha que eu iria ter jeito para o cargo de ministra da cultura? )
      Beijo, bom fim de semana.

      Eliminar
  10. Grande canção, grande Mercedes. Gostei de recordar
    As tuas flores ficaram lindas.
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei tão contente por também gostares de ouvir Mercedes Sosa, amiga Manu!
      Obrigada.
      Beijinhos, bom Domingo.

      Eliminar
  11. Que maravilha neste fim de noite ouvir Mercedes, que tanto nos encantou no Brasil com suas parcerias com nossos titãs da MPB, como esta canção com Milton Nascimento/ Chico/Caetano.
    Gostei Janita de sua escolha e retribuo com um link de uma musica de Milton com ela:
    https://www.youtube.com/watch?v=hdwPuMArE5s
    Um bom e feliz domingo da familia amiga.
    Beijo de paz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo momento musical me trouxe, amigo Toninho.
      Tantos anos passaram sobre este espectáculo e o encantamento permance. Grata, por isso, meu amigo.

      Um forte abraço.

      Eliminar
  12. Cada vez que escuto Mercedes me parece a primeira vez, tal o meu deslumbramento. Há anos a tenho como uma das mais lindas vozes e interpretação. Essa canção é maravilhosa, muito tocada aqui, que triste foi perdê-la!
    Uma postagem de luxo para esse fim de semana! A letra é maravilhosa. Digo letra e música!
    Gracias, querida amiga!
    Um ótimo domingo!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, amiga Taís. É sempre triste perder os grandes valores culturais, mas a sua obra fica, é, através dela, que ficarão imortais.
      Eu é que agradeço a honra e o privilégio da sua atenção e carinho, querida Taís.
      Beijinhos e um forte abraço.

      Eliminar
  13. Há quanto tempo não recordava esta canção! Obrigada por isso, Janita. Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Sendo uma canção bastante antiga, mas sempre bela, teria de fazer parte desta rubrica.
      Beijinhos gratos pela visita.

      Eliminar