terça-feira, 12 de julho de 2022

CHAMAR A INFÂNCIA. 😊

 ********************


Para não ferir sensibilidades não irei revelar como consegui fotografar este gafanhoto assim tão pertinho. Uma coisa vos garanto, ele não voou porque não quis. 
Para animar vamos cantar-lhe aquela cantiguinha da nossa infância? 

Dom Gafanhoto salta, salta, salta, salta.
Às vezes voa, voa, voa, voa, voa.
Anda sozinho, sempre na farra
Jamais saiu de braço dado com a patroa.
Anda sozinho, sempre na farra,
Jamais saiu de braço dado com a patroa.

Lá vai ele de casaquinha
E colarinho engomado
A piscar o seu olhinho esverdeado
Com a sua perna fina
E a asinha a dar a dar
Lá vai com ar de campino a passear.


Quem souber outras cantigas ou versos dedicados a estes insectos, devoradores de verduras, partilhem-nas comigo num comentário.  Valeu?


 🍃🍃🍃🍃🍃🍃🍃🍃

*****************************************************

40 comentários:

  1. Interessantes estas pequenas viagens à infância. Nunca cantei essa canção.
    Boa Noite, um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessante e até divertido, é eu imaginá-lo a cantar isto. :)
      Boa noite.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Não conhecia essa musiquinha, não!
    Já sei, você hipnotizou o bichinho!! rssss
    Podes contar agora como foi essa façanha!!
    Tá muito engraçado!
    Uma boa semana, querida amiga!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, Taís, vou então contar como tudo se passou.
      Nem eu sei como o gafanhoto se foi 'entalar' na porta metálica da marquise, porque quando a abri não reparei logo nele.
      Pensei que estivesse ali parado devido ao calor intenso, mas não, estava imóvel porque teria ficado «electrocutado» preso na porta que fervia. Na altura em que o fotografei não sabia, isto foi a conclusão que tirei, depois de o vassourar e ele cair no meio do terraço. Creio que seria um gafanhoto ancião que não resitiu ao calor. Coitado...

      Beijinhos. :)

      Eliminar
    2. Ah, sim, está estático, notei algo diferente,
      Coitadinho...
      Beijinho, querida amiga!

      Eliminar
  3. Não me lembro.
    Que grande gafanhoto!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comigo é tudo à grande e à...portuguesinha da silva!!
      :))

      Eliminar
  4. Respostas
    1. É esta, Pedro?

      Joaninha, voa, voa
      Que o teu pai está em Lisboa
      A tua mãe está no moinho
      A comer pão com toucinho. :))

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Também podia ser esta:

      Joaninha voa, voa
      Que o teu pai está em Lisboa
      A tua mãe caiu à lama
      E não tens quem te dê mama.

      Abraço amigo.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
    3. 😂 Podia e pode, amigo Juvenal.
      Obrigada pela colaboração.
      Um abraço

      Eliminar
  5. Não me lembro, sinceramente.
    'Ganda' gafanhoto, pá!!!
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, ontem, já tarde, ainda consegui encontrar esta cantiguinha. Na impossibilidade de a colocar no post, coloquei-a ali na barra lateral. Ouve-a, sempre ficas com uma ideia de como é musicada a letra que 'prantei'. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Nasci no campo. Quando por esse andava, os gafanhotos eram aos milhares a saltar à minha frente. Autênticas pragas.
    .
    Saudações cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amei o poema/cantiga

      Esvoaçam ligeiros, tão felizes
      Até com um ar maroto
      Parecem rapazes, petizes
      Nem parecem um gafanhoto
      .

      Eliminar
    2. Isto anda tudo tonto
      Deve ser deste calor
      Desaparecem...e pronto!
      Eu...recolho-os com fervor.

      Refiro-me aos comentáros fujões, Rycardo.
      Obrigada.👍

      Eliminar
  7. Os meus coimentários desaparecem, infelizmente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o pior é que demoram mais de 24horas a aparecer em Spam.
      Esperemos que isto seja passageiro, caro Rycardo. 😒

      Eliminar
  8. Recordo um programa infantil que dava aos sábados quando as filhas eram pequenas e metia gafanhotos. Não me recordo das diversas canções. Gostei da que mostras:)
    Um gafanhoto enorme e na volta veio da minha terra:)))
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fatyly, se cá voltares, podes ouvir ali na barra lateral a canção recolhida no programa A Música Portuguesa a Gostar dela Própria. :)) A minha letra é ligeiramente diferente.

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Também não conhecia essa musiquinha,mas fico imaginando o que fizeste pra fotografá-lo assim,rs... beijos, lindo dia,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teve azar o pobre e idoso gafanhoto, Chica. Não resistiu à alta temperatura da porta de alumínio onde pousou para descansar.
      Acabou por servir de repasto a um dos muitos pardais que voam por aqui.
      Beijinhos.

      Eliminar
  10. sei que sou desengonçado
    não precisavas de lembrar
    estendo minhas asas de seda
    para contigo voar....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qu lindeza de poeminha
      aqui me ofereceu o Poeta
      sendo sedosa a sua asinha
      é alfacinha e... lisboeta. :)

      Obrigada, Poeta, gostei muito.
      Beijo.

      Eliminar
  11. Boa tarde
    Confesso que não sou apreciador de insetos .
    A letra da cantiguinha até esta engraçada, mas desconhecia .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi este insecto, verde, verdinho, que veio ter comigo, caro JR.
      Como poderia eu não aproveitar o ensejo e fotografá-lo?
      Não tivesse eu um blog para alimentar e talvez ele passasse completamente incógnito ao meu olhar. :)
      Boa noite, que se deseja fresca.

      Eliminar
  12. O gafanhoto
    Salta salta salta salta
    Às vezes voa voa voa
    Anda sozinho sempre na farra
    Jamais se vê de braço dado com a patroa

    Lá vai ele de casaquinha
    De colarinho engomado
    A piscar o seu olhinho esverdeado
    Com a sua perna fina.
    Asinha a dar a dar
    Lá vai ele ar de traquina a passear.
    ===
    Também tive de chamar a infância e refrescar a memória na NET. ;)
    Beijo
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta cantilena sabia-a eu de cor, Olinda.
      Quem diz esta diz muitas outras. Tudo o que aprendemos na infância, se mantém na nossa memória para sempre. Algo que aprenda agora, esqueço na hora seguinte.
      Afinal, também a Olinda se lembrou. :))
      Gostei.
      Um beijinho e obrigada pela companhia.

      Eliminar
  13. ;)))
    Então não é a mesma cantiguinha que pôs ali em cima? Enfim, ao menos o final é diferente ☺️
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os finais das cantigas e/ou das histórias, ficam ao gosto de quem as conta.
      Por isso se diz: "Quem conta um conto..." :))

      Beijo, amigo.

      Eliminar
  14. A formiga e o gafanhoto
    Era uma vez, um dia quente de verão, um gafanhoto estava deitado na sombra relaxando e se protegendo do calor do sol.

    A formiga passou pelo gafanhoto, e ela carregava uma enorme semente nas costas, com o objetivo de guardar para o inverno.

    O gafanhoto sentiu-se cansado só de olhar a formiga carregar tanto peso: Formiga, porque você trabalha o dia inteiro? Que tal se sentar para descansar um pouco e cantar uma música comigo? perguntou ele, e pegou seu violino.

    – Estou estocando comida para inverno, pois não teremos mais comida por conta do frio. Seria uma boa ideia se você fizesse o mesmo”, respondeu a formiga.
    (...)
    https://jeitinhodecrianca.com.br/a-formiga-e-o-gafanhoto/
    ===
    Janita
    Para me penitenciar fui buscar de uma historinha;)
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo sem necessidade de penitenciar-se, querida Olinda, foi um gosto receber e ler esta bonita história.
      Obrigada.

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  15. Realmente quando era miúda via muito mais gafanhotos; Cigarras e outras coisas. Agora passa-nos ao lado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano ainda não ouvi o canto de cigarras por aqui, ou então, elas cantam em surdina...

      Eliminar
  16. Eu não me lembro de nenhuma cantilena, mas tenho de dar-te os parabéns pela bela macro do gafanhoto entalado :)
    Beijinhos Amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que o gafanhoto se deixou entalar é que ainda estou pra saber, Manu!! 😁

      Eliminar
    2. Beijinhos...caramba amiga, este calor anda a pôr-me lerda...ainda mais, vá. 😅

      Eliminar
  17. Confesso que não tenho simpatia nenhuma por esse devorador de verde. Sei que são uns chatos, mais, uns depravados que comem sem contemplações os verdes tenrinhos. E não sou só eu a queixar-me; já os súbditos de Cleópatra o lamentavam. Está escrito.
    Façam deles hambúrgueres!
    Eu cá não como.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Agostinho.
      Quem diria que seria um gafanhoto a trazê-lo até mim após tantos meses. Só por isso já valeu a pena a foto que tirei a medo.
      Mas eu também não comeria hambúrgueres de gafanhoto. Isso era lá com a rainha do Egipto que tomava banho em leite de burra e tinha cobras como amigas íntimas. (dizem, dizem.)

      Beijos e abraços. 😚

      Eliminar