sexta-feira, 4 de novembro de 2022

DESTE MEU JEITO.

 🌄   🌄   🌄 




DEUSA DE MARFIM

Quando vejo o teu olhar cerrado

Esse olhar a pender para o teu peito

Sinto um misto de ternura e de respeito

Por esse teu rosto desmaiado.


Sinto-me herege, sinto-me levada

A um sentir pouco nobre e de despeito

Sentir que não comando, não tenho jeito

E deste meu jeito morrerei angustiada


Mas quando lembro a tua boca quente

Caio em mim e digo suplicante

Pelo nosso amor, por ti e até por mim


Não deixes morrer a chama deste desejo

Vem, arrependido, apagar num beijo

O fogo desta tua Deusa de Marfim.


 🌄  🌄  🌄  🌄  🌄  🌄


******************************************

32 comentários:

  1. Muito linda a poesia e não podemos deixar morrer a chama do amor em nós! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não a podemos ter sempre viva, querida Chica.
      O Amor é um sentimento alargado a muitos afectos, a coisas, lugares e pessoas de que gostamos, não necessariamente ao amor íntimo e pessoal.
      Tudo de bom também para ti.
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Belíssimo este poema.
    Beijinhos amiga😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes, acontecem-me estes rasgos poéticos, Manu.
      Basta-me olhar algo mais demoradamente, com olhos de ver, para algo que já me habituei. Como aconteceu com esta estatueta de marfim, antiquíssima. :)
      Beijinhos, querida amiga. 😘😘

      Eliminar
  3. um soneto nuito belo, a que não falta sequer a "chave se oiro" com quem encerra

    beijo, Amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Poeta! Não sei bem qual é a "chave de oiro" a que se refere, mas ainda vou debruçar-me sobre isso. :)

      Beijinhos e o meu agradecimento.

      Eliminar
  4. Uau...Uau...Uau...
    Poema perfeito. Lindo demais. Parabéns Janita!
    Amei :))
    .
    Beijo.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora, a Cidália fez-me rir. :))
      Agradeço os parabéns, com uma ligeira ponta de vaidade.
      Até a mais modesta versejadora tem os seus momentos altos, né?
      Beijos e bom fim de semana

      Eliminar
  5. Além de aplaudir, o que mais posso dizer que os que se anteciparam não disseram? Dizer que gostei do soneto. Lembrar-me que não faz muito tempo li um outro soneto tão intenso quanto este. Dizer que deves continuar porque tens a vocação. O presente é sempre a procura de um tempo perdido. Oxalá se entendam, risos!
    Um bom final de semana!
    Beijo, amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, Amigo Professor, qualquer palavra favorável a estes meus arroubos e raros momentos poéticos, é um forte incentivo para que não me deixe esmorecer. Muito grata pela extrema benevolência com que acolhe estas minhas tentativas, guiada por um mote que sempre cá esteve e nunca mexeu comigo. Há coisas inexplicáveis... :)
      Um grande abraço cheio de gratidão.

      Eliminar
  6. Belíssimo poema. Sabe que sempre gostei da sua poesia, embora a Janita fosse renitente em escrevê-la, talvez por não se sentir muito confortável ao fazê-lo. Mas este poema é um excelente exemplo das suas qualidades poéticas. Se me autorizar roubo-o para futura publicação no meu espaço.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Elvira foi sempre muito compreensiva e tolerante comigo, mas sabe amiga? - Coloquei a Poesia e quem a escreve, num patamar tão alto, que nunca me considero com suficiente à vontade para me expressar através desta via. Há em mim um tipo de pudor do qual não me consigo libertar.
      Quanto ao «roubo» esteja à vontade, é uma honra e um privilégio merecer a sua atenção.

      Um grande abraço e o desejo de muita saúde, sempre!

      Eliminar
  7. Bom dia
    Um jeito que só a si diz respeito.
    Belo demais o poema .
    Parabéns .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo JR, cada pessoa tem o seu jeito de ser e, consequentemente, de agir e estar. Há quem seja mais confiante e leve a vida sem pensar demais, e há outros que de tanto pensar e temer expôr-se, acabam por nunca se dar a conhecer. Timidez em demasia acaba por não ter nada de virtuoso.
      Obrigada, um abraço.

      Eliminar
  8. Aplausos pelo belo poema.
    Um beijo à deusa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Muito Obrigada, José.
      Esta deusa de marfim, talvez tenha sido o início de uma prolongada busca, da cave ao sótão, na procura de motivos inspiradores. Vamos ver se a inspiração se mantém, ou se se cansa de velharias. :))
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Adorei este teu poema e tiro-te o meu chapéu!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Chapelada", então, como diria o nosso amigo Pedro Coimbra, de quem já sinto saudades.
      Fico muito contente por dares por finda a tua 'PAUSA'.

      Beijinhos, Fatyly.

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Em tudo o que fazemos precisamos ter 'chama', ter interesse e ter paixão.
      Obrigada, Francisco.
      Um abraço e um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  11. O teu poema é fogo...
    que arde sem se ver.
    Excelente!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e será também dor que desatina sem doer e um contentamento descontente, Leo?
      Credo! Dessa dor eu quero distância...:))

      Muito grata pela tua generosidade.

      Abraço

      Eliminar
  12. Gosto do que vejo escrito.
    Beijinho, Janita, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por isso, António.
      Beijinhos e bom fim de semana também para ti.

      Eliminar
  13. Olá Janita
    Passei para deixar um grande beijinho e dizer-te que não esqueci de ti.
    Adélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Adélia.
      Rever-te é reviver velhos tempos, em que fomos felizes e não tivemos consciência disso...
      Um beijinho também para ti.

      Eliminar
  14. Bahhhh, querida amiga, que belíssimo poema,
    lembrei, de cara, da grande poeta Florbela Espanca,
    uma de minhas preferidas.
    Eu gostaria de ter esses teus "arroubos!"
    Janita, pode expor toda a tua vaidade, é lindo mesmo!
    Uma feliz semana, poeta, um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, querida Taís, isso da vaidade só é permitida aos verdadeiros talentos e, mesmo assim, deve ser usada com tento e moderação.
      Quem sou eu? Ninguém!

      Um grande beijinho e uma semana feliz.

      Eliminar
  15. Um excelente soneto.
    Que dá para uma bela canção. Fosse eu músico...
    Boa semana, amiga Janita.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, amigo Jaime.
      Quem sabe essa parceria - versos/música - me não fosse benéfica e trouxesse alento e inspiraçâo? Para tudo nesta vida tem de haver incentivo. :-)

      Beijinho e uma boa semana.

      Eliminar