terça-feira, 15 de novembro de 2022

SEPARADOS À NASCENÇA...?

 ....Nada disso, pelo menos parece-me pouco provável, mas que a semelhança fisionómica entre estas duas pessoas é francamente notória, isso é inegável. Ou será que só o é para mim? Passo a explicar...


Quando se soube quem seria o novo Secretário-Geral do PCP, para mim, e creio que para centenas de milhares de outras pessoas como eu, foi uma surpresa pois este senhor era-me completamente desconhecido.
No entanto, senti que já o tinha visto algures. Mas onde? Depois de muito matutar e pesquisar, aconteceu algo que me deixou estupefacta. Efectivamente, eu nunca havia visto o senhor Paulo Raimundo. A pessoa que ele me fazia lembrar era outra, que foi notícia, em tempos, pelo insólito do seu discurso incoerente e sem sentido, ou seja, o homem da foto à direita.
Se ouvirmos o discurso do actual líder do referido Partido AQUI  e de seguida se ouvir o do sujeito que diz chamar-se Zé  AQUI, só assim se compreenderá que qualquer semelhança, para além da fisionómica, é pura coincidência. 

Aceite, por favor, senhor Secretário-Geral, os meus respeitosos cumprimentos e respectivo pedido de desculpa por tamanha confusão que se gerou nesta minha cabecinha, cujos neurónios já não são o que eram. 
Desejo-lhe muita sorte e sucesso no desempenho deste importante cargo. O facto de sentir-se pouco à vontade, a julgar pela forma algo titubeante do seu discurso, será quiçá e porventura, falta de prática. Nesse particular, qualquer um dos dois Joões: Ferreira ou Oliveira, teria sido uma escolha bem mais acertada.
Digo eu, que não pesco nada disto.

Mas, qual quê, quem manda pode...e assim se vê a força do PC.


*************************************
************************



21 comentários:

  1. É o chamado doppelganger
    :-)
    Teoria que diz que cada ser humano tem um gémeo algures no mundo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, Miguel!
      E a teoria está certa. Dúvidas eu tivesse, ter-se-iam dissipado, não agora, com este caso, mas há uns anos atrás quando uma amiga do Alentejo me disse, com algum pasmo, ter conhecido alguém aquando o seu internamento no Hospital de Sta. Maria em Lisboa, que era a minha cara chapada. Essa tal minha 'sósia', era natural da Ilha da Madeira e falava com forte sotaque madeirense. O que à partida eliminava a possibilidade de ser eu... :-)
      Obrigada por ter vindo, Miguel!

      Eliminar
  2. Realmente são parecidos fisicamente mas na fala são bem diferentes e o do crime nunca o tinha visto. Dizem que todos temos um sósia mas tenho muitas reservas sobre isso.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, minha amiga. Foi nesse meio tempo entre a memória visual e o ter 'chegado à fala', que o meu cérebro se baralhou todo.
      Quanto a isso da tuas reservas em aceitar que haja sósias, não é uma questão de crença como é nas religiões, em que se acredita em algo que não se vê. Se continuas com dúvidas lê, sff ali a minha resposta acima. Ora, se confirmas a semelhança física entre os dois homens que, sendo tão diferentes, na fala, na classe social e em tudo o que se pode constatar, isso é tudo o que me interessa e a razão desta publicação.
      Beijos e um dia único, de tão feliz.

      Eliminar
  3. É sempre assim. Primeiro o estranhamento diante de uma novidade, depois, à medida que os sentidos se acomodam, tudo pode mudar. Ou não. Só o tempo dirá como reagiram os que o estranham no primeiro momento. E o que eu sei de PCP? Esqueça o que eu disse!

    Aqui, na Bahia, acabamos de eleger um governador que era tido como um ilustre desconhecido. E este ilustre desconhecido ganhou para o favorito em dois turnos. E no primeiro turno com quase dez pontos de vantagem. Por pouco, muito pouco não ganhou no primeiro turno, o que seria uma humilhante derrota para o oponente.
    É bom que se diga que não se conhece a trajetória do ganhador, mas é uma história de trabalho, incluindo os quatro anos no governo passado que o apoiou. E este desconhecido ganhou porque os quatro anos de governo que se findam devem ter sido bons... Aliás, o partido na Bahia está no poder há 16 anos. Trabalhando, por certo... Senão...
    Enfim, em plena comemoração da Proclamação da República Brasileira (que nunca foi uma República pra valer na acepção da palavra), ainda não estamos livres de uma intervenção militar ou uma quartelada. Os 7000 ou 8000 mil militares e generais de pijama e da ativa que se encastelaram no poder com o atual presidente (Bolsonaro) fazem ameaças veladas (à escâncara), põem manifesto nas ruas, apoiam os movimentos (veladamente ou à escâncara) antidemocráticos... Parodiando Gregório de Mattos "Triste Brasil..."
    A língua continua solta... extrapolei o teor da sua mensagem e caminhei pelas bordas.
    Um bom dia, minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijos e abraços fazem bem a nossa amizade, risos!

      Eliminar
    2. O José Carlos não extrapolou o tema da minha mensagem pois ambos falamos de casos - não de polícia, mas de política. :-)
      Para além das eleições recentes aí no Brasil, em que entre dois males, o povo elegeu o mal menor, em pouco ou nada mais , eu estou 'por dentro'. Com grande pena minha, obviamente, pois me é impossível dar continuidade à interessante conversa sobre a eleição desse ilustre desconhecido, para governar o Estado da Baía.
      Aqui, o escolhido pelo anterior líder, vai dirigir os passos de um Partido que há muito perdeu o fulgor, o que, a bem da verdade, é um pouco diferente...

      E sim, meu querido amigo, beijos e abraços reforçam e solidificam uma amizade.
      Beijinhos!!

      Eliminar
  4. O PCP está mesmo a bater no fundo. Ainda que poucos ainda existem pessoas bem conhecidas no partido e, penso eu, com competência para serem secretários-gerais. Este desconhecido é que vai levantar o partido? Duvido e muito.
    .
    Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sombra de Álvaro Cunhal e agora de Jerónimo de Sousa, não serão suficientes para abrigar qualquer futuro líder. Tanto mais que este 'desconhecido' tem um discurso demasiado 'mais do mesmo' e sem chama. Vamos ser magnânimos e desejar-lhes sorte, caro Rycardo.
      Obrigada por ter vindo e saudações amigáves.

      Eliminar
  5. O discurso do novo secretário geral ouvi-o de olhos fechados e o tom de voz tem que melhorar para cativar as hostes.
    Quanto ao discurso do Zé é absolutamente hilariante.
    Concordo contigo quanto à escolha mas dizem que o Raimundo é um expert em sindicalismo...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, entendeste perfeitamente onde quis chegar para além da patética semelhança com o caricato personagem.
      Ora aí está algo que eu desconhecia...e agora vou atingindo o motivo da escolha de Jerónimo ter recaído em Paulo Raimundo...

      Beijinhos, Leo!

      Eliminar
  6. Após cuidada análise dos dois videos, concluo que realmente são dois indivíduos diferentes. A prova? O indivíduo da Póvoa do Lanhoso é muito mais lúcido e coerente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheheh...Obrigada por teres vindo, o teu sentido de humor sempre sarcástico, veio trazer alguma animação aos discursos patéticos que compõem este post. :)

      Eliminar
  7. Então, agora, virou comentadeira? Quando e em que canal da TV podemos ter o prazer de a ouvir dissertar?
    Eu já disse que ainda vamos ter saudades do tio Jerónimo, ainda que não partilhe dos seus ideais. Homem de convicções políticas, feroz no debate, mas de trato pessoal afável. O seu sucessor, é como os melões, só depois de abertos e provados. Quem o nomeou lá saberá das razões.
    O discurso" do Zé é impagável.
    Acredito que cada um de nós tenha algures um sósia. Pessoas parecidas, conheço algumas (poucas).
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentadeira, eu? Nem pense! - disso já há que chegue na nossa praça. Vou botando faladura aqui e é uma vez sem exemplo
      Não duvide, Jerónimo de Sousa retirou-se do activo porque ninguém tem saúde de ferro. Quanto a mim, que o respeito e considero muitíssimo, só 'pecou' por se ter retirado e feito o derradeiro discurso, enquanto líder, sem ter mencionado uma única palavra contra - ou não - sobre o invasor da Ucrânia e deu azo a esta guerra sangrenta.
      Concordo consigo na avaliação do novo líder, o tempo dirá se a aposta foi no 'cavalo certo', ou não. Que os comunistas me perdõem a força de expressão.

      E o José, já veio para ficar ou veio só matar saudades?
      A propósito de saudades, sabe quem voltou? O HenriquAmigo, mai'la sua Travessa.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Hahahahhah, foram separados à nascença. Esse Zé partiu-me toda com o seu lado "emocional" Que informação dramática... que cromo.
    Mas olhe que são bem parecidos. :)
    Gostei desta lembrança :))
    .
    .
    Beijo e uma boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fossem irmãos de sangue ( coisa que desconhecemos) talvez não fossem tão parecidos.

      Bom dia, Cidália...neste dia pouco bom.
      Muita chuva e vento

      Eliminar
  9. O que me ri com a prosa do segundo Zé:)
    Dois personagens totalmente diferentes.
    Quanto ao discurso do novo secretário geral ouvi-o todo e é mais do mesmo.
    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😂 😂...Segundo e único, Manu.
      O primeiro é Paulo e o Zé da Trouxa não faz parte do pacote... É um comentador e amigo de longa data. 🤭
      Beijinhos, amiga

      Eliminar
  10. Eu também nunca tinha ouvido falar no Paulo Raimundo, e o tempo dirá se foi a melhor escolha. Quanto ao Zé a conversa dele parece anedota.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um ilustre desconhecido, portanto. Pois, o tempo é que fala sempre a verdade.
      O Zé aceitou o assassinato da mãe como se fosse a coisa mais natural do mundo. A ser anedota é bem humor negro.

      Um abraço.

      Eliminar