terça-feira, 8 de novembro de 2022

MODERNICES & ANTIGUIDADES - COM ADENDA ....


....PARA VOS MOSTRAR MAIS UMA PARTICULARIDADE

DESTA PRECIOSIDADE.

QUEM TIVER CURIOSIDADE LEIA A MINHA RESPOSTA À

 ROSA DOS VENTOS 

E DESÇA ATÉ AO FUNDO DO POST.

SE ASSIM O DESEJAR, CLARO!


 *************************




ANTIQUA

 

 Antiguidade

não é estatuto

nem direito

adquirido.

É algo que foi 

conservado

estimado, 

querido.


Tão querido 

e tão estimado 

que a chego a 

usar quando

preciso...

...sem sequer me lembrar que

o "stupidphone" 

a traz prontinha

a manusear.


Falo dela; a peça de museu

que faz contas de subtrair

multiplicar, dividir

e até - imaginem! - de somar...

****************************** 


...e de sumir. Vejam como as teclas sumiram!  

Não quis forçar mais a descida não fosse estragar a engenhoca.





********************************************

*******************************
 


45 comentários:

  1. Muito legal e há coisas antigas que ainda funcionam...Até nós,mrs...beijos, linda semana! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre tão bem quanto desejaríamos, mas lá vamos funcionando, não é Chica? O pior é a dor aqui e a dor ali...ora no pulso, ora na anca, ora no ombro... Os ossos são o meu calcanhar de Aquiles...:(

      Beijos e boa semana, Chica.

      Eliminar
  2. Uma antiguidade estimada... que muitos alunos não dispensavam na escola, quando foram permitidas. O Meu filho deixou uma tipo cientifica, ou lá como se chama, que agora é útil para a minha afilhada que tenho em casa. Claro que os telemóveis as vierem substituir.
    As coisas sendo estimadas duram muito tempo.
    Gostei do poema e da musica. Obrigada pela partilha! 💙🌹
    .
    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creo que esta 'antiguidade' só o é na aparência, Cidália.
      Na verdade, nunca esteve à venda nem foi usada por quaisquer alunos. É uma criação especial e única.
      Sei quais são essas calculadoras científicas. Usaram-nas os mes filhos, não eu. Nem sequer sei onde essas param. :)

      Eu é que estou grata pelo seu comentário.
      Abraços, boa semana.

      Eliminar
  3. Lindo de ver e ler. Deixo o meu elogio
    .
    Cumprimentos cordiais e poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. A sua função aqui é também instigar não é verdade, minha amiga?... Me lembrei do meu abará. Era como chamávamos a primeira versão do telefone móvel. Aquele que abria... Guardei-o por muito tempo. A máquina do seu poema envelheceu, já virou antiguidade. Como o Orkut, sabia? E não demora será o Facebook. Está envelhecendo. Oh, quase me esquecia que também envelheço. Na juventude me considerava um rei, hoje começo a me tornar não uma celebridade, mas uma antiguidade. E não venham me dizer que antiguidade é posto, que eu não acredito...
    Beijinhos, minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim senhor, caríssimo Professor! :) Instigar os meus leitores a reflectirem sobre determinados factos e passagens - que vão passando - das coisas da vida. A aparência não é tudo nem sequer indica a idade de nada nem de ninguém. Pode algo ter sido elaborado/confeccionado com aspecto antigo e ser recente. Não nos devemos rotular de velhos só porque muitos anos já passaram por nós. E o nosso espírito? A nossa vontade de aceitar e enfrentar os desafios, terá idade?
      Continue a considerar-se como um rei. Eu assim o considero.

      Aqui para nós que ninguém nos ouve, saiba que vi - ainda não há muito tempo - uma fotografia do José Carlos numa revista sobre eventos culturais, e fiquei encantada com o seu porte cheio de estilo e dignidade. Verdade, verdadinha. :-)

      Beijinhos, meu querido Amigo!

      Eliminar
    2. Havia uma bengala comigo? Se não havia, pode ter sido um engano, risos. Ainda não uso bengala, mas tenho usado com assiduidade um chapéu "Panamá" trazido de Belo Horizonte (MG) e outro adquirido no Pelô.
      Beijinhos, minha generosa amiga!

      Eliminar
    3. :))) Bengala? Nada disso; estava muito bem acmpanhado, sim, mas por duas pessoas muito interessantes. Uma senhora, a meio ( cujo nome sei mas não revelarei) e um jovem, na ponta, cujo apelido me leva a pensar seu neto do José Carlos. Todos muito risonhos e felizes. Gostei muitíssimo, tanto, que a guardei nos meus arquivos.
      Do tal "panamá" é que nem sombra...nem poderia, lá dentro não havia sol...
      Beijinhos. :-)

      Eliminar
  5. Gostei do poema.
    Eu lembrei do meu iPhone uma ardosia preta de com moldura de madeira. Também teve uma?
    Mas Nana Mouskouri e Demis Russos são intemporais.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive sim, Elvira! Nós chamavamo-lhes lousa. A tabuada era aprendida numa cantilena que me parece ainda estar a ouvir...
      Foram tempos difíceis, mas muito bons, vistos agora à distância.
      Um beijinho e muita saúde, amiga.

      Eliminar
  6. E digo que eu adoro antiguidades!
    Era viciada em feiras e lojas de antiguidades.
    Tenho muita coisa de família e agora parei com enfeites
    etc e tal, quero aliviar e não sei o que vou fazer com elas! rsss
    Os filhos não querem muita coisa em suas casas, gostam de ambiente mais leve. Tudo passa, tudo se modifica.
    Adorei o vídeo, gosto demais de Ana Mouskouri.
    Beijinho, querida Janita.
    Boa semana, paz e alegria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Taís? Tenho uma amiga, que por sinal não vejo há imensos anos, que negociava com antiguidades. Não imagina a procura que certas quinquilharias têm, por parte dos coleccionadores.
      Viveu em Paris durante largos anos e creio que trouxe de lá essa paixão. Aliás, costumava ir lá uma vez por ano, no verão, comprar peças de vária ordem, numa feira qualquer tipo a nossa Feira da Ladra em Lisboa. Enfim, há gostos para tudo.
      O chamado minimalismo, viver com o indispensável, tomou conta da vida dos mais jovens, tudo o resto é tralha que não interessa nem ao Menino Jesus. Abençoados!! :-)

      Beijinhos sorridentes e com muita amizade.

      Eliminar
  7. E saí sem falar no excelente poema
    que gostei muito! rsss
    Olha só como anda tua amiga!!
    bjins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente,é? Eheheheh
      Agradecida!
      A minha amiga anda é muito bem. Quem me dera ter esse dom, que Deus lhe deu, de nos prender às suas maravilhosas crónicas acerca do quotidiano.
      Beijinho

      Eliminar
    2. hahahahahaha, algumas coisas são quinquilharia mesmo, outras não, e eu adoro, mas a casa fica difícil de manter, difícil de brilhar tudo, só quero ficar com o essencial, com o prático estou guardando aos poucos para não sentir o baque! Ainda mais numa época de pandemia em que fica difícil a gente ter alguém para ajudar...
      Beijinho, mostra mais coisas antigas...

      Eliminar
    3. Eheheh...chamei-lhes 'quinquilharias' por algumas peças serem completamente sem utilidade alguma, apenas são ornamentais.
      Já que a amiga Taís pede, irei fotografar algumas peças de louça e prataria, que me foram legadas por familiares já falecidos há muito. Tenho uma travessa de faiança inglesa já com uma falha, que deve ter mais de cem anos. :))
      Quem me diria que, um dia, estes «trastes» me serviriam para dar vida ao meu blog em pleno século XXI...A vida tem coisas!!
      Beijinhos!

      Eliminar
  8. Uma calculadora bem antiga. : )) Idade da pedra?: ))
    Gosto da seleção musical.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Esta calculadora, Catarina, tem inscrito naquele selo branco que, infelizmente, focou cortado na foto, o nome Spirit of St. Louis.
      Como sabes foi o nome do monomotor de um único assento, pilotado por Charles Lindbergh na sua travessia sobre o Atlântico. Penso, não sei, que provavelmente será por ser igualmente uma peça única, e não por ser antiga, já que não terá mais do que duas ou três décadas em meu poder. Eu, é que aproveitei o ensejo e fiz disto uma antiguidade, mas contigo tenho que ser sincera. :-))

      Beijos, com amizade.

      Eliminar
    2. Catarina, afinal, depois de ampliar a última foto, pude constatar que o tal monomotor de Lindbergh, é justamente o que aparece no selo de metal...Parece impossível, tantos anos a olhar para esta peça sem a ver com olhos de ver, e descubro agora algo incrível e precioso.

      Eliminar
  9. Acho que as coisas antigas duram mais que as actuais que quando se avariam o custo do arranjo supera o valor de uma nova. Estamos numa geração do "deita fora" e ou "descartável".
    Gostei muito do teu poema e da dupla de cantores que adoro!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por incrível que pareça, Fatyly, o mais valioso e, aparentemente, sem valor, é esta calculadora.
      E esta hein?!

      Um abraço

      Eliminar
  10. Bom dia
    As modernices vieram substituir as antiguidades mas há antiguidades que ficam para sempre na nossa memória como por exemplo a música que nos deixou.
    O poema está excelente como sempre .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, caro amigo JR .
      Por isso a seleccionei.
      Muito obrigada pela sua generosidade.
      Vou fazendo o que posso.:)

      Abraço amigo.

      Eliminar
  11. Tenho várias mas nenhuma funciona.
    Qualquer dia estou como elas! :))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mas esta é especial, Leo.
      Tem do lado direito uma pequeníssima manivela que faz descer uma espécie de persiana e cobre totalmente todas as teclas.
      Vou fazer isso e tirar uma foto, que incluirei na postagem, para vos mostrar como é. :))

      Forte abraço.

      Eliminar
  12. Existem antiguidades que são isso mesmo, ao contrário de certas modernices, cujo tempo de validade é curto.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma enorme verdade, António!! Esta antiguidade é mesmo muito mais valiosa, do que aquilo que eu supunha.
      Beijinhos e uma boa noite

      Eliminar
  13. A "engenhoca" ficou charmosa de cortina. E se funciona, uma preciosidade. Uma relíquia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o José Carlos ampliar a "engenhoca" com persiana, vai ter uma surpresa, como eu tive. Clique sobre ela, com o botão do lado direito do rato, opte pela 1ª opção que lhe aparece :"Abrir link em uma nova guia", a seguir clique no link no topo da página, com a lupa que lhe aparece poderá ver distintamente o monomotor Spirit of St. Louis, que Charles Lindbergh pilotou em 1927.
      :)

      Eliminar
  14. Mas isto é muito mais que uma antiguidade... Uma capa tipo preciana, que fixe:))

    Beijo, boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão Cidália, até eu estou que nem posso! :))
      Isto é uma "antiguidade preciosa", mas é!

      Beijinho, boa noite.

      Eliminar
  15. Boa noite Janita. O meu comentário de ontem estará no spam ou desapareceu?
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Elvira. Ainda bem que me chamou a atenção.
      Estava em Spam o seu e o da Fatyly, mais uma dezena de comentários com a data de posts de 2012 e 13.
      O Blogger deve ter ensandecido. Só pode!

      Abraço e o meu agradecimento.
      Noite descansada.

      Eliminar
    2. Ontem eu tinha no spam 10 comentários de 2012 da Evanir do blogue a Viagem que nem sei se ainda existe, há imenso tempo que não a vejo na blogosfera.
      Abraço e saúde

      Eliminar
    3. Elvira, também me aparecem amiúde comentários da Evanir no Spam. Hoje tinha um de 2011 onde se dizia adoentada. Que será feito dela?
      Um abraço e haja paciência.

      Eliminar
  16. E estas não são das mais antigas.
    Aquele duo de vozes é fantástico.
    Gostei.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que haja maquinetas ainda mais antigas do que esta, Francisco. Esta, é um modelo invulgar, no entanto, no que respeita a funções até que não está nada mal, pois pode até calcular a raiz quadrada de um número.
      Um abraço e bom resto de semana, já a aproximar-se do fim.

      Eliminar
  17. Gostei de ver esta máquina antiga, também tive uma e adorava o som dela quando tentavs escrever umas letras, divertia- me imenso.
    Gostei da tua escolha musical.
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas máquinas que falas, Manu, eram as de escrever manuais. Ainda existe uma lá no escritório da empresa.
      A propósito, sabes que por volta dos meus dezasseis anos fiz um curso de dactilografia? Isso, e a estenografia, são duas das muitas profissões já extintas. Esta, é de calcular. :)
      Quando um dia estiver virada para a escrita, hei-de falar sobre um filme que vi acerca do PM do Reino Unido, Sir Winston Churchill, durante a II Guerra Mundial, e da importância que teve a sua secretária, cujos discursos ele lhe ditava e ela dactilografava com uma rapidez incrível, chegando a corrigir alguma frase que lhe soasse menos bem.

      Beijinhos, amiga Manu!

      Eliminar
  18. Há maquinetas antigas muito engraçadas. Lembro-me de umas com manivela, muito usadas pelos contabilistas.
    Gostei da homenagem que prestou à Gal Costa.
    Continuação de boa semana, amiga Janita.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maquinetas que são antiguidades, hoje raras, amigo Jaime.
      O nome Gal irá marcar indelevelmente a MPB.
      Fiz o mínimo que poderia fazer para homenagear quem tanto deu à Música e nos privilegiou com a sua voz.
      Tudo de bom, amigo Jaime.
      Beijinho e muita saúde.

      Eliminar
  19. O Demis já morreu. E também o Vangelis... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei. Uns mais cedo outros mais tarde, a todos chega a hora da partida.

      Eliminar