quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

DEPOIS DA FOLIA...A REFLEXÃO.

 *****************************

Foto que captei no interior da Igreja de São Salvador - Serpa- Baixo Alentejo.


 Vivam, Apenas.

 

Vivam, apenas.

Sejam bons como o sol.

Livres como o vento

naturais como as fontes.

Imitem as árvores dos caminhos

Que dão flores e frutos

sem complicações.

Mas não queiram convencer os cardos

A transformar os espinhos

Em rosas e canções. 

E principalmente não pensem na Morte.

Não sofram por causa dos cadáveres

Que só são belos

Quando se desenham na terra em flores.

Vivam, apenas.
A morte é para os mortos.


 José Gomes Ferreira

 





❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

38 comentários:

  1. Janita querida, gostei demais desse poema de José Gomes Ferreira ( já andei vendo sobre ele). E lerei mais.
    É verdade, chegamos ao ponto de que imitar os pássaros, as árvores e outras coisas mais, talvez venha a tempo, porque imitar os humanos não sei não. Ou quem sabe imitar mais o amor incondicional dos animais.
    E sobre a morte, quem dera, mas todos continuaremos a pensar nela em cada ente querido que perdermos. Como não? É um mistério que gostaríamos de desvendar. Eu não quero pensar, mas de vez em quando penso, não em mim, mas em todos que amo.
    Adorei a foto, cliquei nela.
    Uma boa semana, querida amiga.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, querida Tais, temos esta imensa biblioteca que podemos consultar sobre tudo aquilo que desconhecemos.
      Seja sobre política e políticos, escritores, poetas e um sem fim de outros assuntos.
      Se a amiga clicar no nome do poeta, nas minhas 'Etiquetas' verá não ser esta a primeira vez que publico trabalhos seus. Talvez não tantos quanto o escritor/poeta mereceria, mas todos nos merecem tanta atenção, que nem sempre se pode dar todos a conhecer...a quem os não conhece.
      Uma boa semana e que a tranquilidade e a paz tão desejadas, sejam possíveis desfrutar após o bulício. :)
      Um beijinho, querida amiga.

      Eliminar
  2. E o que eu gosto de estar vivo!
    Aqui e agora.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pedro, vai desculpar-me, mas fui agora dar consigo em spam. Que predilecção essa do meu amigo...:))
      Estarmos vivos é falar em Vida e vivê-la em cada dia. A Morte lá virá a seu tempo, não tenhamos pressa.
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Quem é este J.G.Ferreira? É o Zé Colmeia da SIC? Se é, nunca o suporia poeta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou ainda algo ofegante pela caminhada algo apressada, antes que a chuva miudinha, porém, insistente me encharcasse até aos ossos. Gosto de caminhar acompanhada, quando a minha amiga e companheira de me diz; "estou pronta", não gosto de fazer esperar. Largo tudo o que tiver entre mãos e lá vou eu...
      Bem, voltando ao Poeta, sei que sabe que eu sei, que não o julga um Zé Colmeia. Esse é um jornalista, este, é um poeta e escritor que nasceu e faleceu no século XX. Ambos, dignos de todo o meu respeito.
      Também sei que a Poesia não é de todo algo que o faça estremecer e muito menos enternecer. Como sou uma eterna crente que se quisermos muito podemos mover montanhas, também tenho cá uma fézada que água mole em pedra dura...há-de abrir uma ainda que pequena brecha nesse seu sentir empedernido. :)
      Bom resto de semana.

      Eliminar
    2. Voltei atrás, porque tenho AQUI um poema de JGF, incrivelmente belo, que gostaria que ouvisse e lesse. Estava a preparar isto antes de ir caminhar e, no regresso, acabei por me esquecer.
      Assim, meio a brincar, esse link faz parte do meu processo de convertê-lo à crença de quão belo pode ser o mundo da Poesia. :)
      PS- Sendo a pressa inimiga de perfeição, já meti água colocando um link errado de um outro poema. Felizmente ainda ninguém deu pelo erro. Tomara que não, mesmo.

      Eliminar
  4. Há muitos anos que deixei de ir à missa e só gosto de entrar numa capela ou igreja vazia o que por vezes faço.
    O poema é magnífico!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, há uma grande confusão por parte da maioria das pessoas que confunde Igreja, local de recolhimento, com a Igreja enquanto sinónimo de ligação a padres , bispos e toda a catrefada feita da imensa amalgama de homens que fazem parte de uma crença religiosa cristã. Tudo o que tem vindo a lume nos últimos tempos piorou a opinião de crentes e não crentes, Como sempre tive uma forma de acreditar em algo muito forte e poderoso, mas não misturo a 'casa' com quem a habita, a Igreja será sempre para mim um local sagrado.
      Esta foto aconteceu porque me encontrava em 2017 na minha santa terrinha de visita a uma velha amiga de infância, atacada pela doença de Alzheimer. Tanto eu como a minha mana, decidimos ir até lá enquanto ela nos poderia reconhecer. Nesse domingo, levámo-la à Missa uma vez que sempre fez parte do coro das missas dominicais. Não se lembrou de nada, apenas do seu cuidador e marido, pois passou todo o tempo a perguntar "Onde está a o meu António?".
      Raramente vou à missa, mas gosto de visitar Igrejas. Acho que nesse ponto concordamos.
      E pronto, fui! :))
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Bom dia
    Tudo na vida tem a sua importância , a reflexão para mim é sem dúvida uma das mais importantes .
    Todos os dias tento pelo menos fazer uma ligeira reflexão.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certíssimo. Eu iria mais longe, dizendo que tudo na vida tem dois tipos de importância: Aquilo que importa realmente e a importância que cada um de nós lhes atribui. Reflectir sobre isso pode ser-nos muito útil.
      Boa noite, JR!

      Eliminar
  6. Um belíssimo poema de um poeta de que gosto muito. A última vez que deixei de ir à missa, foi quando a pandemia fechou as Igrejas. Mas já outras vezes isso tinha acontecido. Já uma vez tinha estado afastada por dez anos e de outras vezes por tempos mais ou menos longos. Não que a minha fé se tenha alterado, mas de vez em quando os rituais me deixam indiferente.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com esse lado enfadonho que certos sacerdotes podem imprimir nas suas homilias moralistas. Aguns têm o bom senso de apelar à atenção dos paroquianos falando de temas reais e menos bíblicos. Enfim, é quase como em todas as 'profissões'.
      A foto é uma subtil alusão ao Dia de hoje, nada mais.
      Abraço e votos de muita saúde.

      Eliminar
  7. Já não vou à missa há muito, mas gosto de fazer as minhas orações.
    Este poema é sublime.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se orar te faz sentir bem, e Deus se encontra em qualquer parte pois é omnipresente, acho que as tuas orações serão ouvidas.
      O poema traz-nos uma encorajadora mensagem de vida.
      Beijinhos, querida Manu!

      Eliminar
  8. Não conhecia este poema de José Gomes Ferreira.
    Está adequado ao dia!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste Dia, em que se quer uma escrita consciente e séria, escolhi José Gomes Ferreira, para falar por mim, Leo.
      Vejo que acertei.
      Abraço.

      Eliminar
  9. Poema que gostei de ler. O meu elogio
    .
    Cumprimentos poéticos e cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  10. "Vivam, apenas."
    Obrigado, José Gomes Ferreira.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes, complicamos tanto as coisas da vida, não é António?
      Vivamos somente e com simplicidade. Tudo se resolverá por si e com a ajuda do tempo.
      Beijinhos, amigo.

      Eliminar
    2. Não sei o que se passa com a minha conta Google. De cada vez que escrevo um comentário e tento publicar, aparece um aviso a informar que ocorreu um erro, fico sem internet e tenho de parar.
      Que coisa mais desagradável...são estes contratempos que tiram toda a vontade de blogar. :(

      Eliminar
  11. Faz tempo que não leio José Gomes Ferreira, minha amiga. Pelas minhas estantes, estão o volume III e IV da sua Poesia. (Vou em busca deste tesouro esquecido). Verdade é que ele é um poeta importante na história da literatura portuguesa, além de ter sido professor de literatura portuguesa e ter convivido com muitos poetas que fizeram história junto com ele nos seus quase 85 anos de vida (1900-1985). Ele que um dia foi chamado de escritor militante.
    E o poema? Como o dizes, para a reflexão. Mas é sempre bom ter um olho voltado para a sua estética. A força do que diz o poeta está no jeito, na forma, de dizê-lo.
    Digno de uma Quarta-feira de Cinzas!
    Beijinhos, minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, José Carlos, o que eu gostaria de ver essas suas estantes carregadinhas de boa leitura. Poucos serão os escritores que aí não marcam presença. Sejam clássicos ou contemporâneos, não é verdade?
      Muito grata meu querido amigo. Escrevo um tanto parca em palavras pois receio ter de repetir tudo, com esta intermitência de rede a que hoje me sujeitaram.
      Beijinhos e abraços.

      Eliminar
  12. Não conhecia o poema. E gostei de o ler.
    Vamos refletir...
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos, então, reflectir com consciência, sem no entanto nos perdermos demasiado em considerandos...
      Beijos, Catarina

      Eliminar
  13. Um poema interessante com uma Imagem para refletir! Obrigada pela partilha!!

    Beijo, e um excelente dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre um gosto partilhar as coisas de que gostamos, Cidália.
      Obrigada e um beijo.

      Eliminar
  14. Respostas
    1. Fico feliz por gostar da minha escolha poética, Teresa Isabel.

      Beijinhos e obrigada pela visita.

      Eliminar
  15. Gosto muito deste poema! Logo, aprovo e louvo a tua escolha.
    O nosso Alentejo tem igrejas muito interessantes.
    O Alzheimer vai corroendo o que resta do corpo vivo da minha sogra...sei tão bem daquilo que falas. Só reage à minha pessoa.
    Beijo amigo


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Ana!
      Serpa é rica em Igrejas, Capelas e Oradas, todas lindíssimas.
      Foi nesta Igreja que fiz a minha Catequese, as comunhões, primeira e solene, e cantei no grupo na pré-JOC. Representa muito para mim, em memórias inesquecíveis.
      Essa minha amiga encontra-se actualmente internada num Lar.
      Já se tornava impossível para o marido olhar por ela. A tristeza e a indisponibilidade para cuidar de si levou a que ficasse pele e osso. É uma dor imensa a tragédia que se abateu sobre aquela família. Lamento imenso que também estejas a passar por situação semelhante.

      Um beijinho grande e amigo, Ana.

      Eliminar
  16. Um poema soberbo.
    Do grande José Gomes Ferreira.
    Obrigado pela partilha.
    Continuação de boa semana, amiga Janita.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'Soberbo' é um belo adjectivo para classificar toda a literatura em prosa e poesia de JGF, amigo Jaime.
      Agradeço-lhe as palavras simpáticas e visita amiga.
      Com o fim de semana à porta, desejo-lhe que seja o melhor possível.
      Um beijo amigo.

      Eliminar
  17. Querida Janitamiga
    José Gomes Ferreira marcou uma época não apenas na poesia mas também na vida política. Foi membro do Partido Comunista Português empenhado nas causas da Liberdade do seu ponto de vista. Tive o privilégio de o conhecer e com ele conversar, trocando ideias e conceitos com um enorme interesse.
    Foi então que me disse que também se havia dedicado à música e que igualmente se "aventurara" (a expressão foi dele...) num conto para crianças.
    Este poema é maravilhoso! É um hino à vida; o seu final é um espanto: "Vivam apenas; a morte é para os mortos". Gloriosa ideia que tiveste uma vez mais quando decidiste oferecer esta magnífica prenda animada pela fotografia duma igreja do nosso Alentejo. Bem hajas,
    Beijos & queijos
    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido HenriquAmigo.
      Já me tenho interrogado, falando para dentro, se haverá alguém no mundo das artes literárias que tu não tenhas conhecido e privado de perto, ainda que com mais intimidade com uns do que com outros, como é óbvio.
      Um dos mais belos romances deste escritor foi "As Aventuras de João Sem Medo" muito provavelmente baseado nas aventuras de um tal João que vivia numa Aldeia de seu nome «Chora-Que-Logo-Bebes» e foram publicadas por nos anos 30, do século passado, numa Revista infantil. Claro que os textos eram de sua autoria.
      Curiosamente, nos meus primórdios como blogueira, escrevi este post --- https://francis-janita.blogspot.com/2009/01/para-o-meu-neto-lus-divo-menino.html--- e dediquei-o ao meu neto do meio, irmão do Noah, por ter sido desde criança muito destemido e aventureiro.
      Isto foi um àparte... voltando a ti, meu amigo, e ao JGF, enquanto cidadão de esquerda, porque acreditava que o velho Comunismo supostamente defenderia os direitos e garantia a protecção dos mais desprotegidos, acreditava que tudo valeria a pena, num tempo de ditadura. Porém, nisto de crenças e cidadanias, ainda hoje, sendo tudo tão diferente continua igual. Há comunistas e comunistas...
      E pronto, depois deste testamento, que a muito boa gente pode parecer sem sentido; o sentido, o meu, não está perdido. :)

      Amigo, já estive na Nossa Travessa, e espero que resgates os comentários que te vão parar a essa caixinha 'desgramada' . Os teus leitores merecem!

      Beijos e abraços.

      Eliminar
  18. Pode deixar que vou seguir essas instruções.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Siga, caro Jovem Jornalista, só terá a ganhar com isso.
      Conferirei, sim, obrigada.
      Até mais logo e obrigada.

      Eliminar