quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

APESAR DA TRISTEZA...

 ...que nos amarfanha o coração, perante todas as tragédias que nos entram pela porta dentro através das imagens sobre o sofrimento e a dor das famílias destroçadas pelo luto, sejam causadas pela mão de pessoas desprovidas de humanidade, seja pelos ditames da Natureza, a vida continua.

É pois,  porque o tempo não pára, que também aos que continuam por cá, não lhes  pode ser negado o direito a sorrir.


Quando se é pequenino tem-se medo de tudo, até da própria sombra...



...quando se envelhece, nada se teme, já tudo se conhece, mas  nada acontece! Conclusão, as sombras voltam e assustam...ou talvez não, se houver boa disposição! 😄






❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

44 comentários:

  1. Publicação que nos envia para uma enorme reflexão.
    .
    Saudações poéticas. Semana feliz .
    .
    Poema: “” Coração embriagado de amor ””…
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha que esta publicação vos envia para uma enorme reflexão?
      Nada disso meu caro... veja os vídeos por favor, sobretudo o segundo.
      Embriague-se de amor, isso é bom mas tammbém desgasta...

      Eliminar
  2. Precisamos sempre aliviar nossos corações e sorrir é um bom modo! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sorrir, logo que não seja com e da desgraça alheia, é sempre bom, Chica.
      Beijos.

      Eliminar
  3. Conheço esses vídeos, embora o meu das sombras, não seja apenas com esse bebé mas com vários bebés fugindo das sombras aos gritos..
    E tem razão amiga, se não houver um pouco de humor, a vida que se mostra em toda a sua crueldade, nas guerras ou nas tragédias da natureza, são de endoidecer.
    Abraço e saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste género de crianças a fugir da sombra, também tenho mais vídeos, Elvira, ou melhor, tinha, pois já eliminei muita tralha que me andava a encher a memória do smartphone e do PC.
      Tenhamos então um pouco de sentido de humor, já que a realidade das brutalidades causadas pela Russia e as catástrofes naturais, já nos massacram que chegue.
      Um abraço

      Eliminar
  4. O Ser Humano destrói tudo por onde passa. As excepções são isso mesmo, excepções.
    A tua publicação exige reflexão, sem dúvida.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reflexão sim, mas não de forma obsessiva. Há que dar lugar ao lado menos mau do homem e da vida.
      Beijinho, António.

      Eliminar
  5. Tristezas não pagam dívidas!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As alegrias também não, Leo.
      Como felizmente não tenho dívidas, e não as tenho porque sempre restringi o meu estilo de vida às minhas posses, cá vou vivendo, ora alegre ora triste, mas sem dívidas. :-)

      Abraço.

      Eliminar
  6. Boa tarde
    Em pequenos temos medo da sombra.
    Depois temos que lidar com a idade dos eses.
    Um já passou o outro está a chegar.
    Vou guardar a rosa para terça feira dia 14.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, JR!
      Na vida há um tempo para tudo e, nesse tudo, temos todas as fases de acordo com a idade e a experiência que só o tempo nos dá. Enfim...viver não custa, o que custa é saber como viver.
      Como por aqui nada está guardado, pode cá vir buscar, nessa data, uma rosa vermelha para oferecer à namorada.

      Eliminar
  7. rssssss, maravilha, querida Janita, rir pela manhã, e com verdades, é a melhor coisa, mesmo se a alegria estiver presente de outras maneiras. Viver é delicioso, e tendo saúde para tal, é tri legal!!
    Beijinho, uma ótima continuação de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ter-lhe proporcionado uma gargalhada, querida Tais!
      Bem, na verdade não fui eu, foi esse senhor bem disposto e bonacheirão... :))

      Beijinhos e que sigamos com alegria e saúde!

      Eliminar
    2. Eu não conhecia esse vídeo!! Humor muito apreciado...
      Maravilha!
      Beijinho.

      Eliminar
    3. Se a Tais quiser rir mais um pouco, por favor, vá ali na minha resposta ao amigo Sant'Anna, clique no AQUI e vai rir a perder, com o 'senhor bonacheirão' ou seja, o cómico Ary Toledo.

      Beijinho, querida amiga. 🌻

      Eliminar
    4. rsssssssss, o vídeo do programa número 1500, até salvei!
      beijinho, um bom fim de semana! Sensacional!

      Eliminar
    5. Também fiz o mesmo amiga Tais!
      O que é bom deve ser preservado, este nº 1500 da Praça é algo que devemos guardar como uma relíquia.
      Brevemente irei publicar m outro poema do nordeste brasileiro que fala dos Pau-de-Arara. Uma pérola, a não perder, passe a imodéstia... 😊
      Beijinho, Tais! 🌻

      Eliminar
  8. Hahahhahahah, um vídeo com a mais pura das verdades... Haja ao menos sentido de humor. Mas é tão verdade. Achei graça ao "o saco desce" .... Hahahhah entre outros. Obrigada pela partilha! 🌹
    .
    Beijos e uma boa tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até dá gosto "ouvir" as gargalhadas da Cidália! :)
      Dizem que o bocejo é das coisas mais contagiosas, mas as gargalhadas também o são... :))
      Eu é que lhe fico grata pela companhia e a alegria. 🌻
      Beijinho

      Eliminar
  9. A idade do ece é mesmo ruim!
    Mas pior é não chegar lá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem já percorreu esse longo caminho e ainda se sente com força e vontade para continuar caminhando, sem sobressaltos nem paixões assolapadas, mas com ternura no coração, deve dar graças a Deus ou à vida, como se queira.
      Pior será partir ainda jovem, certamente que sim.
      Obrigada!

      Eliminar
  10. Reviver um dos momentos da Praça da Alegria com Nóbrega e Ari Toledo é para rir a bandeiras despregadas. A filha mais velha, que foi muito sapeca, se divertiu muito com a sua sombra. Ela não tinha medo, mas queria pegá-la na unha na casa da avó. Não satisfeita, queria que eu a ajudasse. Eu fazia o que era possível..."Tempo bom não volta mais / saudade de outros tempos iguais... É aguardar a letra do alfabeto geminada!.
    Beijinhos, minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como para um amigo especial, se arranjam sempre momentos especiais e sabendo que esta dupla impagável já o fez rir na Praça da Alegria, não na nossa da RTP1, mas na daí, basta que o José Carlos clique AQUI e vai voltar a rir com gosto. Aliás, eu já ri muito também . O Ari Toledo é um grande ponto!! :))

      Beijinhos, amigo JC, grata pelo calor humano que sempre traz consigo na bagagem...

      Eliminar
  11. Uma importante reflexão! Adorei!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Emerson.
      Peço desculpa, mas o seu comentário estava escondidinho no Spam. Só á pouco o resgatei.
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  12. Essa bagagem que deixou aqui foi totalmente demais. Fazia tempo que eu não ouvia Ari Toledo cantando essa musiquinha que retrata a nossa vida de nordestino.,. E confesso que não sabia que a música era de Vinícius e Carlinhos Lira. A seca cantada por Rachel de Queirós, José Américo de Almeida, José Lins do Rego, Graciliano Ramos... A geração de 1930... Obrigado pela gentileza!
    Beijinhos, amiga Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Sant'Anna, agora danei-me... a canção final... afinal é triste demais! Que coisa mais enternecedora ouvir a ainda bonita voz de Ari Toledo tocando no seu violão e cantando a canção «Pau-de-Arara». Até senti vontade de chorar ao olhar o ar pesaroso do entrevistador, o Nóbrega.
      Lindo, mesmo muito lindo. Até no centro das coisas alegres há lugar para a tristeza, não é mesmo?

      "Quando eu via toda aquela gente no come que come
      Eu juro que eu tinha saudade da fome da fome que eu
      tinha no meu Ceará
      e dai eu pegava e cantava e dançava o xaxado
      e só conseguia porque no xaxado a gente só pode mesmo
      se arrastá.

      Virgem Santa que a fome era tanta
      qu'inté parecia que mesmo xaxando meu corpo subia
      igual se tivesse querendo voar.

      Vou si´mbora pró meu Ceará porque lá tenho um nome
      aqui não sou nada sou só Zé com fome sou só Pau de
      Arara
      nem sei mais cantá

      Vou picá minha mula, vou antes que tudo rebente
      porque estou achando que o tempo tá quente
      pior do que antes não pode ficar."


      Quem lhe fica eternamente grata sou eu, amigo José Carlos, por todas as coisas boas que me tem trazido e me tem levado a ir, Brasil afora, na recolha destas preciosidades.

      Um forte e longo abraço, meu amigo.




      Eliminar
    2. Quem vem ao Brasil e só conhece a bela cidade do Rio de Janeiro, a que fica em torno da baía, não sabe o que se vive no Nordeste... Claro que na periferia e nos morros do Rio de Janeiro também se come o pão que o diabo amassou... Mas o Nordeste sempre foi abandonado pelos os homens públicos...
      A música é de Carlos Lira, um excelente violonista, com mais de 80 anos. E a letra do poetinha, Vinicius. Suponho, com quase certeza. De fato, os olhos de Carlos Alberto da Nóbrega estavam marejados...
      Mas o Lira também escreveu belas canções...
      É tempo de descansar para retomar o trabalho amanhã!
      Outro beijinho,

      Eliminar
    3. Sabe, José Carlos? As novelas brasileiras que aqui em Portugal começaram há décadas atrás, trouxeram até nós a vida dura do povo nordestino. Lembro-me que a primeira foi "Gabriela", adaptada do romance homónimo de Jorge Amado. O sotaque meio enrolado e as expressões usadas, tornou difícil entender o que diziam, posteriormente fomo-nos habituando e agora já entendemos tudinho. :)
      Espero que o seu dia de trabalho tenha sido frutífero e compensador.

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Olá, Janita, dei boas risadas juntamente com a Taís quando visitamos
    seu blog com essa divertida postagem do grande Ari Toledo e Carlos Alberto da Nóbrega. Agradeço a partilha, muito boa.
    Um ótimo fim de semana, amiga.
    Te enviamos um beijo, a Taís do meu lado, rindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom saber que o Pedro e a Tais se divertiram com o Ari Toledo. Não é caso para menos, né? 😊
      Daqui vão meus desejos de continuação de dias risonhos e felizes, haja o que houver temos obrigação de procurar alternativas que atenuem o lado menos bom da vida.

      Um feliz fim de semana e um beijo meu para ambos, meus amigos Pedro e Tais.

      Eliminar
  14. Temos de saber continuar a viver e a rir.
    Mesmo quando a mulher oferece e a gente só agradece :)))
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nuns dias só agradece, outros dias haverá em que aceita, desfruta e só depois... agradece! 😊

      Beijinhos bom FDS.

      Eliminar
  15. Temos que continuar e acima de tudo gratos por termos paz apesar da fraqueza e ignorância de muitos políticos.
    Quanto ao vídeo do medo da sombra levou-me ao meu irmão com um ano e meio de diferença que chorava e ainda mais quando eu que era fresca, saltava na sombra dele:)))
    "a idade do S" já conhecia porque ouvi num programa do Jô Soares que para mim surtei o efeito de gargalhar:)))
    Beijocas e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, este comediante também esteve no programa do Jô Soares, já encontrei um vídeo também com o sabor que o caracteriza.
      Dessas lembranças relativas a sombras fujonas e assustadoras, não tenho eu memória. Lá está, vais ver nunca olhei para a minha sombra. 😊
      Beijinhos e bom FDS

      Eliminar
  16. Se não me engano o poema é de Ari Toledo que me parece o senhor do vídeo. Desculpa faltou isto que disse:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O poema segundo 'fonte segura e fidedigna' é de Vinícius de Moraes e a música de Carlos Lira. Quem canta é Ari Toledo, sim.
      + 1 beijoca.

      Eliminar
  17. Querida Janita, ri muito com este video, embora já conhecesse a idade do " S ". Como creio que sabes, vivi no Brasil e conheço bem esses dois actores, pois tinham um programa de humor muito apreciado. Aproveito a oportunidade para te dizer que gostei muito da tua participação lá no Xaile de seda e concordo plenamente; " o amor é chama que arde, que vê-se, sente-se e até cheira" e este teu post, foi uma amostra daquilo que escreveste; Fazer-nos rir, apesar das imagens tão dolorosas que nos entram em casa a todos os instantes, é um acto de carinho, de afecto e, por que não um acto de amor? Considerei-o assim e agradeço-te muito. Às vezes temos um certo receio em utilizar a palavra Amor, como se ela significasse " ser lamechas ", mas não é e deveriamos empregá-la mais vezes, não achas ? Obrigada, Amiga, pelo gesto amoroso que hoje aqui manifestaste. Deixo-te um beijinho e os votos de um bom fim de semana, com saúde e sempre com muito amor à tua volta
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Emília!
      Hoje estive praticamente todo o dia sem ter tido oportunidade de vir à blogosfera nem ao meu espaço. Só há pouco me apercebi que a amiga Olinda tinha colocado lá no "Xaile de Seda" as minhas palavras.
      Foi muito comovente para mim ver quão bela está toda a envolvência em redor de uns versos tão simples. Desde Puccini à imagem, há todo um bom-gosto que me encantou e enterneceu.
      Também a generosidade dos vossos comentários excedeu as minhas expectativas. Deixei lá expresso o meu agradecimento e renovo-o aqui. Bem-hajam pela vossa benevolente aceitação.

      Quanto a ti, querida Emília, agradeço muito especialmente os votos de saúde ( que bem preciso) e retribuo com carinho.

      Beijinhos, Amiga e obrigada.

      Eliminar
  18. Olá Janita!

    Vim conhecer seu blog, e gostei.
    A vida é um circulo...
    Tenha uma semana repleta de luz
    Abraços Loiva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Loiva!
      Seja muito bem-vinda.
      Sim, o mundo é tão pequeno que, mais dia menos dia, acabamos sempre por encontrar ou reencontrar pessoas com as quais nos identificamos.😊

      Um abraço e obrigada!

      Eliminar
  19. Uma constatação inerente à vida humana aqui vestida entre o drama e o cómico.

    Convido-a a participar em:

    2ª CELEBRAÇÃO DE S.VALENTIM

    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Juvenal, agradeço o gentil convite e, de seguida, irei lá ao
      "PALAVRAS ALADAS" para saber como proceder para participar.
      Muito obrigada.
      Forte abraço!

      Eliminar