domingo, 19 de fevereiro de 2023

CARNAVAL À PORTUGUESA.

 🎭  🎭  🎭  🎭  🎭  🎭  🎭

Vamos fazer cara alegre

Que a tristeza não faz bem

Eu nunca vi a tristeza

Dar de comer a ninguém.


Sei que alegria não enche barriga

Mas também não a esvazia

Aqui estamos no Entrudo

Vamos lá dançar e dar ao pé 

Abanar a anca e entrar na folia.



Querias tu vir ao Entrude

Comigo nã vais nã vais

Já bastou ano passado 

Ficar fechadinha em casa

Ê jurei pra nunca mais


Pra mim tá dite, tá dite

Cum'áuga que vai ao lume

T'cheta arreda lá pa trás

Já havias de levar

Um smice cumó fume.

🎭  🎭

Ah, pois é, na Nazaré não há apenas ondas gigantes!!

Confirmem, confirmem.

Como? Abrindo o vídeo!


😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍

33 comentários:

  1. Adorei os poemas e que tenham todos um lindo e animado ENMTRUDO! De Nazaré, ainda a prefiro só com o mar e suas ondas, sem tanta gente, rs...Mas, é Carnaval! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se por aqui é assim imagino como não será por aí, o País do Samba, do Verão no nosso Inverno, e onde tudo o que seja mexe e remexe com as cadêras, é eterno. 😍
      Beijinhos, querida Chica. Diverte-te porque tudo vai acabar na quarta-feira.

      Eliminar
  2. Por todo o lado já existe a charanga da folia carnavalesca. Mostras a da Nazaré que desconhia e fizeste-me rir com o vídeo.
    Beijos e entra na folia que eu fico só a assistir:)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dancei muito nos bailes carnavalescos da minha mocidade florida, Fatyly. Ó se dancei, e ainda dançaria, sem muita genica por mor desta minha perna que parece estar amarrada a uma estaca, mas dançava se pudesse e tivesse par à minha altura. 😍
      Entro, pois! Se não for fisicamente, entro em espírito. Esse, graças a Deus Nosso Senhor, nunca me esmoreceu.
      Beijocas.

      Eliminar
  3. Ainda bem que, em Nazaré, além das ondas gigantes, há marchinhas para se brincar o Carnaval sem grandes apertos. Por aqui já não se fazem marchinhas como antigamente. "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades..." Mas como dizia o outro, "quem vive de passado é Museu...". Carnaval é a alegria que nunca deixou de acontecer...
    Um bom Carnaval, minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo José Carlos, cresci numa terra onde o Carnaval era festejado com muita alegria, muito "mascarado", muita folia.
      Todos os Clubes organizavam Marchas 'foliônas' e nos bailes só não ia mascarada quem não tinha máscaras. Lembro-me da minha irmã - seis anos mais velha - pedir emprestado os sapatos e o vestido de casamento a uma vizinha, ter engendrado com cartolina um chapéu em cone, onde do bico saía o véu e ter dançado tanto, mas tanto, que desfez os sapatos e rasgou o vestido. De realçar que nesse tempo ela tinha dezassete anos, e eu, ainda uma criança. Que pena!!
      No ano seguinte, tudo mudou e nunca mais nada foi como poderia ter sido...A morte de alguém que nos é chegado, pode até mudar os nossos carnavais.
      Tudo de bom, meu Amigo.
      Um beijo.

      Eliminar
    2. Ah, esqueci...Eu, não sendo Museu, vivo muitas vezes de recordações. E gosto de recordar, e faz-me bem. É assim uma espécie de terapia para sobreviver aos tempos actuais, percebe?

      Eliminar
  4. A musica e a letra é maravilhosa. Engraçada mesmo. Obrigada, Janita!
    .
    Beijo, e excelente fim de semana, de carnaval.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma marchinha que se ouve bem, tem alegria e é cantada numa fala típica das gentes da Nazaré. Isso das marchas com meninas semi-despidas e rabinhos a dar a dar, é o habitual tanto por cá como pelo país do Samba.

      Beijinhos e bom Carnaval, Cidália.

      Eliminar
  5. Uma musiquinha alegre p’ra animar a malta. : ))
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, Catarina...e o que faz falta é animar a malta! 😍
      Beijo.

      Eliminar
  6. Publicação deslumbrante que muito me encantou ler.
    .
    Um Carnaval alegre e feliz. Saudações poéticas
    .
    Poema: “” É Carnaval: Brinque-se … ””…
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digo o mesmo, caro Rycardo: Que se brinque e haja diversão.
      Bom Entrudo! 😍

      Eliminar
  7. Boa tarde
    Quem gosta não perde
    Quem não gosta não come
    Eu gosto da folia e não queria perder.
    O vídeo tem um ritmo próprio da época

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não perca nada, aproveite tudo, JR.
      Nestes dias é um regalo prá vista. Lindas mulheres, música alegre e muita dança e alegria. 😍
      Feliz Carnaval.

      Eliminar
  8. Passa-me completamente ao lado.
    E de Macau também.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sou uma participante activa, mas gosto de ver os desfiles na TV.
      Boa semana, beijinhos.

      Eliminar
  9. Isso é na Nazaré? Pareceu-me ouvir falar algarvês!!! Viva o Carnaval em que se pode dizer e fazer tudo e ninguém leva a mal! Não é bem assim, mas ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz que sim, meu Caro Tintinaine, diz que sim. A verdade é que já lá passei três semanas de férias, nos idos de 60, com a minha mana e sobrinho, único na altura, logo, muito antes das enchentes que as ondas gigantes lá levaram, e nunca ouvi tal forma de falar.
      Quem dizia fume em de vez de fumo era o nosso respeitado e respeitável General Ramalho Eanes, primeiro PR a ser democraticamente eleito após a Revolução de Abril.
      Mas este grande senhor é natural de Alcains. Uma localidade pertencente ao Município de Castelo Branco.
      Lembra-se daquela célebre frase que se lhe atribuia, na galhofa, dada a sua pose sempre séria?
      "Nã me posso rir que fique fei?!"
      Pois, então... :)

      Exactamente...no Carnaval pode-se brincar, mas nada de abusar!

      Eliminar
    2. Pois é verdade, no distrito de Castelo Branco, o "U" é pronunciado à francesa, mas porquê não sei. Agora terminar as palavras com a letra "E", ou até suprimir a última sílaba, só no Algarve.

      Eliminar
  10. Tristezas não pagam dívidas...
    Belo poema de carnaval, gostei.
    Boa semana, amiga Janita.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pagam dívidas nem pagam almoços e nem nadica de nada, só nos amarguram ainda mais a vida. Seja Carnaval ou não, haja animação!

      Um abraço e boa semana, amigo Jaime.

      Eliminar
  11. Impossível não vibrar com tanta alegria e animação!
    Diverte-te.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu é que deves andar lá pelos Carnavais, de câmara fotográfica a postos, e fazes tu bem, amiga Manu.
      Eu só vejo em modo virtual, ou na TV, o que vai dar ao mesmo. Na verdade, também nunca fui grande amante de mascaradas, eu gostava era dos bailaricos.
      Diverte-te, amiga! :)
      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  12. o Carnaval de Nazaré é castiço e diferenciado:)
    boa semana Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que sim.
      Boa semana, querida Ângela! 🙏
      😘

      Eliminar
  13. O Luís de Camões, hein?! espantado com a praia chea de foliões. Bon vivant como era havia de entrar na folia e dar cartas. Cantiga divertida e bem mexida.

    Realmente, a tristeza não dá de comer a ninguém e há que mandá-la para longe. Assim é que é, festejar o Carnaval com tudo o que temos. Nisso somos veteranos, improvisar.

    Ainda temos a terça-feira gorda para quem ainda não festejou.Depois a quarta-feira de cinzas para nos lembrar da nossa condição humana.

    Boa semana, querida Janita.
    Haja Alegria!
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ocupada com a 🥘 do cozido à portuguesa, 🍗 🥩 o tempo é escasso para ✍ .
      🙏 as simpáticas palavras.
      😘 😘 querida Olinda.
      E sim, haja alegria.

      Eliminar
  14. Olá Janita!
    O carnaval Português deve ser lindo.
    Aqui no Brasil a data se arrasta por vários dias.
    Tenha uma semana repleta de luz
    Abraços Loiva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Loiva!
      É lindíssimo, sim! A maior parte das gentes lusas só pensa nos comes e bebes alusivos à época. (actualmente, eu inclusivé)
      Já tenho a minha máscara em cima da cama para desfilar no cortejo carnavalesco cá do burgo...é este. 👻
      😘 😘 e 🙏

      Eliminar
  15. Ora então, muito boa tarde.
    Salvo quando era miúdo, em que gostava de ver os caretos com as suas diabruras, nunca fui fã do Carnaval. Ia, sim, a bailaricos (Coliseu, Rivoli, Vale Formoso e outros), em grupo fechado. E, que me recorde, só assisti um ano, a um cortejo dos Fenianos, no Porto. Mas acho bem que os diversos Municípios organizem os desfiles e as pessoas, nomeadamente os mais miúdos, se possam divertir e esquecer as dificuldades da vida corrente, que não está fácil.
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora então, seja muito bem-vindo.
      Sei que vem sempre por bem, pelo que já não faço a isso referência.
      Eu fui igual. Bailaricos eram comigo, mascarar-me é que não. Nunca tive "lata" para isso.
      Com o passar dos anos adquiri alguma (lata) mas nunca tive suficiente à vontade para mascaradas. Acho que para tudo é preciso sentirmo-nos bem, no entanto, acho piada aos trapalhões vestidos de matrafonas. Lá está, é preciso ter espírito carnavalesco e afugentar a tristeza.
      Beijinhos.

      Eliminar