quinta-feira, 8 de junho de 2023

ESTAVA ZANGADO O CÉU QUE ONTEM ME COBRIA.

 _________Assim:__________




    ____Depois, foi clareando.____


---------------------------------------------

Quando a minha alma nasceu

Para onde olhou primeiro,

E viu tudo um nevoeiro,

Foi lá cima para o céu...

    Que a alma nunca lhe passa

De ideia a fonte da graça! 


Olhava da solidão,

Onde se sentia presa,

Com a natural tristeza

Dos ferros de uma prisão...

    À espera sempre da hora

Que lhe raiasse a aurora!


Bem a chamavam de cá

Sempre os cuidados do dia;

Ela, que nunca os ouvia,

Olhava, mas para lá...

    Donde ela mesmo viera,

Donde todo o bem se espera!


Um dia (nem eu sei qual,

Que em suma foi isso há tanto!)

Vê com uns olhos de espanto

Romper-se a névoa geral;

    E como um sol recortado

Nesse mar enevoado...


E dentro desse clarão,

Como em círculo de prata,

Que imagem se lhe retrata,

Fosse verdade ou visão?

    A mesma que ela apertava

Nos braços quando sonhava.


E hoje a minha alma, não sei

Se nessa névoa cerrada

Vê tal visão embrulhada

Ou nem já vestígios vê...

    Sei que se ainda me anima,

É de olhos fitos lá cima.


 "Amor Místico"   João de Deus, in "Campo de Flores"


Fotos minhas.




30 comentários:

  1. Este amor místico não é a minha onda.
    Por aqui o céu também não tem estado famoso e o vento está a derrubar as minhas ameixas e pêssegos.

    Abr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não fazem o meu género.
      Lembrei-me deste poema porque gosto do modo como fala do céu, também porque as minhas foto me fazem lembrar o mar enevoado. :) De resto, não sou nada mística.
      Aqui pelo meu quintal, são os pequeninos dióspiros já formados que caem como tordos.

      Hoje deste-me um abraço incompleto. ehehehe

      Abraço, Leo!

      Eliminar
    2. Ainda bem que vieste trazer-me o abraço inteiro, Leo!
      Sou assim a modos como o Torga que de nenhum fruto queria só metade... 😋
      Beijos

      Eliminar
  2. Fotos e poema deslumbrantes que muito me fascinou ler.
    *
    Uma quinta feira com Saúde, Paz e Amor.
    */*
    Poema:- O Homem da minha vida
    */*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mariete!

      Vai desculpar-me, mas sabe que essas suas "fascinações" me fazem lembrar os comentários do Ricardo Valério? ;)

      Bom Feriado.

      Eliminar
  3. Que lindo minha querida, Janita!
    Um doce beijinho!
    Megy Maia😘💙💐

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Megy, há quanto tempo não nos encontrávamos.
      Fiquei contente por a ver por cá, tão meiga e doce.
      Obrigada.
      Um beijinho também.😘

      Eliminar
  4. Aqui, neste momento, está zangado e choroso :))

    Beijo, boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui já chorou copiosamente. Agora, lacrimeja! :))
      Estes céus chorões e lamechas influenciam o humor dos bloguistas., não acha? :)
      Um abraço de boa noite, Cidália.

      Eliminar
  5. I really liked your poetic corner and I become part of your friends.
    I invite you to visit my Cinema and Haikus blog.
    💋 Kisses 💋

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I will, with great pleasure. Cinema and Haikus are two of my passions.
      Thanks 🙏
      Kisses

      Eliminar
  6. E a minha filha Mariana e os amigos apanharam o temporal em cheio.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Mariana e os amigos vieram ao São João do Porto?
      Por esses dias quase sempre o sol se esconde, mas desta vez a chuva está a abusar.
      Beijinhos, bom fim-de-semana, Pedro.

      Eliminar
  7. Este poema do João de Deus é complicado e triste, gosto mais de outros dele. A rua onde nasci e fui criada era a Rua João de Deus:)
    Falavam da seca e mais seca com mil pedidos ao divino e ele ouviu e pensou...querem e precisam de chuva o melhor é atirar com um balde bem grande:))) Por aqui choveu todo o dia mas durante a noite deve ter piorado e muito, não ouvi nada mas vi agora pelos ramos caídos quando fui ao pão e ao meu café:))
    Agora não chove mas promete e talvez o divino esteja a dar tempo que os gaiatos venham para os avós porque greves de professores e da CP é uma tempestade de nervos que é obra.
    Beijocas amiga e um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Toda a poética de João de Deus é vastíssima e repleta de poemas alegres, mas escolhi este e agora não há volta a dar. Há sempre mais marés do que marinheiros...

      O pior é a chuva que cai desalmadamente em alguns locais, em vez de ser abençoada tem efeito contrário.
      Parece que até São Pedro perdeu a mão, na conta e na medida.
      Beijinhos, Fatyly, e tudo de bom por aí.

      Eliminar
  8. Os teus céus
    mostram bem a tempestade com que fomos brindados.
    Gostei muito do poema que escolheste
    Bom fim de semana.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem foi um Feriado para se ficarem a comer as cerejas ao borralho, mas hoje já esteve bem melhor. Faltam 15 dias para chegar o Verão e não há naneira disto afinar.
      Coitados dos agricultores Alentejanos e dos vinhateiros do Alto Douro. Uns sofrem de seca intensa e os outros têm tudo estragado com a queda de granizo. Assim, não há subsídios que cheguem para todos...
      Beijinho, Manu.

      Eliminar
  9. Hoje, estou muito zangada com S. Pedro, porque, não sabendo os problemas que este e o da minha terra, o st. António, têm um com o outro, sei que deixaram a minha pequenina muito triste. Vou explicar...estamos a festejar as festas antoninas, em Famalicão e hoje de tarde defilariam as crianças; devido ao mau tempo foram canceladas as marchas infantis; a minha netinha de 4 anos estava super animada com o seu primeiro desfile; segundo ela " iam distribuir alegria pela cidade " Imagino o desânimo delas. Espero que, pelo menos os deixem desfilar lá no infantário; como também há lá um centro de idosos pode ser que desfilem para eles. Esta zanga entre santos não é um bom exemplo...já nos basta as confusões criadas pelos simples mortais. Beijinhos, Janita e espero que a zanga não se estenda ao S. João.
    Emilia 👏 ⛈ ⛈



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bolas, Emília...se até os Santos que são Santos não se entreajudam como poderemos esperar tréguas entre os pecadores?
      Realmente, há que ter sempre um plano B a contar com os imprevistos, para não defraudar as expectativas da criançada.
      Hoje já poderiam desfilar, sabes que dentro de portas não é a mesma coisa que desfilar na rua.
      Daqui até à noite de Santo António ainda vem bom tempo, quando chegar o São João, então, vai ser a desforra. :)
      Beijinhos, amiga!

      Eliminar
  10. Estou tão zangada que até esqueci de falar do poema. Lindo, Janita! Obrigada por partilhares connosco este " amor mistico " que também não o entendo muito bem. Opiniões..... Beijinhos
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que os corações dos Poetas de outras Eras tinham sentimentos que eram sentidos sob o efeito que a Igreja exercia sobre eles. (digo eu) Daí, todo o misticismo que envolve este poema e, para nós, não faz muito sentido.
      Como a Poesia não tem tempo - é intemporal, como se diz hoje em dia - Poesia é Poesia, não tem explicação nem se define....
      E pronto, fica assim feita a defesa deste amor místico mal compreendido. 😉

      Eliminar
  11. O céu nublado faz um jeitão para minorar a seca que nos aflige e com umas pinguinhas de vez em quando melhor ainda.
    João de Deus só conheço o treinador de futebol e não é grande coisa. E a Poesia não me faz soar as campainhas, pelo que fico sem saber o que dizer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pinguinhas seria pouco para a terra sedenta, agora cargas de águas torrenciais que levam tudo na frente, não.
      Sempre detestei extremos, acho que a medida certa fica ali como o tempêro de nem salgado nem insosso.
      Pois...tiram-lhe o futebol e lá se lhe vai o oxigénio para o espaço. As paixões antigas são terríveis, essa e que éssa. 😁

      (Gostou de ver o Calimero?)

      Eliminar
  12. Sobre o poema não me pronuncio. Sobre o tempo: vá lá que hoje já esteve um pouco melhor e segundo os entendidos vai continuar a melhorar. Esperemos...
    bjis e bfs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, tenho as capas dos livros de Poesia, à espera do envio dos tais poemas prometidos. Então, esqueceu-se?
      Beijinhos e bom fim-de-semana

      Eliminar
  13. João de Deus, enorme.
    O céu assim, é bom para a pesca. Dizem.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto! Tu, António, que já és antiguinho, ainda deves ter aprendido a ler pela Cartilha Maternal de João de Deus, verdade? 😁 😁
      Também não sei, não tenho paciência para pescar à linha...Lanço a rede ao mar e tudo o que vier é peixe.
      Beijinho, António.

      Eliminar
  14. Bom dia
    Do João de Deus tenho o Amor idílico e de quando em vez leio alguns poemas.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O poema 'Amor Idílico' faz parte daquele livro que fotografei e tem por título : "Campo de Flores", mas há muitos mais.

      Bom Dia de Portugal, caro JR!

      Eliminar