quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

DESAFIO _ MARINHEIRA DE ÁGUA DOCE .


⛵ ⛵ ⛵  ⛵ ⛵ ⛵


Meus amigos, desta vez o Desafio que vos lanço será diferente para vos despertar da morrinha!! 😊 Apresento-vos uma foto antiquiquíííííssima em que o desafio consiste na descoberta, entre todas essas beldades da época, em que posição se encontra a então jovenzinha Janita.
Vão sugerindo as pistas, ou dicas, como preferirem. Eu irei mantendo o diálogo convosco, como de resto sempre faço, porém, sem dizer se acertaram ou não. Isso só ficará esclarecido no final, com o complemento de mais fotos. Tudo percebido? Então cá vai a foto.


Conseguem descobrir onde está esta vossa companheira de navegação, entre essas seis (6) moçoilas? Então, toca a dizer onde e como está vestida, para melhor identificação da dita cachopa, certo?
Já agora, sabem identificar em que localidade piscatória o grupo se encontra?
Ampliando a foto terão maior nitidez das feições. 😉

⛵ ⛵ ⛵  ⛵ ⛵ ⛵

70 comentários:

  1. A primeira a contar da esquerda, parece-me ... ooppss, não posso dizer!?!?

    As dioptrias não me permitem ir ao pormenor. Apesar disso, atrevo-me a dizer que há o branco e o escuro (preto?).

    O barco chama-se José 'qualquer coisa'.

    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A foto é antiga e a qualidade do 'aparelho' usado não deve ter sido nada famoso, pelo que nem o olho da tua águia conseguiria distinguir bem as feições.
      Mas, pronto, António, disseste de tua justiça e fica o dito registado. 🤭
      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  2. Caramba! As operações às cataratas até correram bem, mas parece que algo no meu organismo não aceitou as lentes e embaçou-as todas, de forma que vejo os vultos femininos e masculinos mas, das feições, não vejo nada de nada...
    Voltarei de quando em quando para acompanhar as falhas e os sucessos, mas enquanto não me chamarem para a tal segunda cirurgia a laser, não vale a pena esforçar a vista porque continuo sem saber, sequer, se os vultos femininos têm feições... :(

    Abraço, Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Maria João, deixe lá, só a sua presença já me alegra.
      Lamento que os seus olhos ainda não tenham a acuidade visual desejada, mas da próxima ficará bem. Não force demasiado a vista, vá aparecendo só para acompanhar o desenrolar dos acontecimentos. 😊
      Este Desafio, realmente não é para quem quer e sim para quem pode, a qualidade e antiguidade da "matéria prima" deixa muito a desejar.

      Um beijinho grande.

      Eliminar
  3. És a rapariga que está à esquerda da que tem óculos.
    Quanto à localidade piscatória, ainda não sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palpite registado, querida Catarina.
      Mas, se quiseres, podes sempre ir alterando conforme te parecer melhor. Isto ainda agora começou. 😊
      Um abraço.

      Eliminar
  4. És a jovem de óculos escuros e vila piscatória será na Afurada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... eu sei, mas não posso dizer, querida Fatyly! 🤭
      Fica registado o teu palpite.
      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
  5. Olá Janita!
    Já há algum tempo que não comentava.
    Penso que as probabilidades de acertar neste desafio são quase como as do EuroMilhões mas, cá vai o palpite:
    - Penso que a jovem Janita está vestida com o que me parecem uns corsários e tem um lenço.
    - Quanto á localidade é pior um pouco... Diria Nazaré.
    Seja como for, é um prazer poder comentar de novo e participar.
    Um abraço do Algarve,
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra!
      Sempre um prazer receber a sua visita.
      Realmente, reconheço que não é fácil, mas o Euromilhões tb não é e muita gente se fez milionária. 😊
      Não confirmo nem desminto se a jovem dos corsários sou eu, mas na altura ainda chamávamos a esse tipo de calças, abaixo do joelho: "Calças à Silvana" em virtude da actriz Silvana ou Mangano ou a Pampanini terem usado umas calças desse tipo num filme qualquer.
      Um abraço e volte sempre! 🌷

      Eliminar
    2. Quanto á jovem Janita, estava com dúvidas e acho que me "estendi ao comprido".
      Mas ainda bem. Achei muito interessante a explicação acerca dos corsários, invenção fantástica na minha opinião.
      Um abraço,
      Sandra Martins

      Eliminar
    3. Se a Sandra ficou ainda com mais dúvidas do que as te tinha antes da minha resposta, que tal voltar a apostar noutra menina?
      Aqui, as apostas são gratuitas. 🤭

      Outro abraço.

      Eliminar
    4. Como a Janita diz: aqui é de "borla".
      Por isso, vou tentar uma segunda vez:
      A jovem Janita será (desta vez estou a seguir o palpite, que contrariei da primeira vez) a menina de saia e blusa preta.
      Quanto á localidade, digo Sesimbra.
      E achei o desafio muito, muito engraçado. Uma vez trouxe uma fotografia minha na escola primária para mostrar aos colegas de serviço e foi só rir! Acho que ninguém acertou.
      Um abraço e bom fim-de-semana!
      Sandra Martins

      Eliminar
    5. Engraçado. Sempre pensei que seria mais difícil acertar na menina do que no local de destino desse passeio, mas pronto não se pode prever tudo.
      Amanhã à tarde farei a reedição e depois poderão apreciar, não o local, pois não foi fotografado, mas o grupinho que viveu num tempo difícil, mas onde se foi feliz com tão pouco...

      Abraço e bom fim-de-semana, Sandra.

      Eliminar
  6. A Janita é a moça de saia branca e blusa escura, mais á direita da foto, na Póvoa do Varzim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Póvoa do Varzim, é? Isso é uma boa dica mas é para mim.
      Creio que descobri a identidade do Anónimo.
      Daqui a um dia ou dois direi algo mais para que os meus leitores se situem no tempo e no espaço dessa foto e possam eliminar localidades (im)prováveis, ok? 😊
      Grata por ter participado.

      Eliminar
  7. Telefonaram-me agora da Óptica a informar que as novas lentes já chegaram.
    Talvez amanhã descubra a localidade que me pareceu no início ser Nazaré mas termina em o ou parece.
    Quanto à menina Janita vai ser difícil porque nunca te vi ao vivo e a cores.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leo querida, vai lá colocar as novas lentes e depois volta, porque não és a única que nunca me viu ao vivo e a cores.
      Até agora, e já houve acertos, ninguém me viu sem ser nas fotos de perfil e em algumas que já publiquei nos posts.
      Só a Manu me conhece ao vivo e não sei se acertou. 😇
      Abraço.

      Eliminar
  8. A minha visão não anda famosa, mas vou arriscar. Será a jovem do lado
    direito de saia branca e blusa escura?
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já fui operada aos dois olhos e o esquerdo nunca ficou muito bem, de modo que suspeito seja a lente a precisar limpeza.
      Tenho alturas em que vejo as coisas com mais nitidez sem óculos. Como já tive glaucoma preciso controlar a tensão ocular. Enfim , coisas da PDI, é o que é!
      Nesse tempo, da foto, não sofria de nada!! 🙄
      Obrigada, Manu, por teres colaborado.
      Beijinhos. 🌺

      Eliminar
  9. Boa tarde
    Vou apostar na que está a olhar para o jovem ao lado ao fundo.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O JR refere-se ao par que se olha amorosamente no cimo do barco e estão em pé? Então, fica já excluída! Eu era a mascote do grupo e não tinha namorado. 😛
      Obrigada, JR, se quiser tente novamente.

      Eliminar
    2. Portanto temos pelo menos uma exclusão e passam a ser só cinco!

      Eliminar
    3. Isso! Agora fica o leque de opções mais reduzido. 👗

      Eliminar
  10. Vota na da direita, em Sesimbra.
    Falhei rotundamente?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rotundamente não diria, José, digamos que contornou meia rotunda... 😁
      Beijinhos.

      Eliminar
  11. Rogério V. Pereira28 fevereiro, 2024 18:22

    Estás a tramar a nossa vida
    A foto está muito tremida
    Mas a tua imagem é... é...
    A que está ao pé do José

    Quanto à comunidade, sei lá
    Tanto pode ser ali
    Como pode ser cá

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diria o Vasquinho: 'Entendido' !!
      O que não entendi foi essa da comunidade.
      Andas tão imbuído na política e no Partido que confundiste com «localidade» . Tanto poderia ser lá como cá, mas não foi nem lá nem cá! 😅

      Beijos gratos, por me dedicares este bocadinho do teu precioso tempo. 🙏

      Eliminar
  12. Ainda não vi comentários e este será um desafio em que podemos dizer logo que pensamos sem ser logo directamente, certo?
    Espero que sim, porque antes de ler comentários, quero apostar naquela que está mais à direita!
    Agora vou espreitar comentários

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso, Gábi! É para responder logo às questões, mantendo o logo com alguma discrição, embora não veja qual... 🤔
      Aqui os comentários não interessam muito, pois não são necessárias dicas. Este Desafio não é de pesquisa é mais de ampliação visual, seja lá isso o que for. 😅

      Eliminar
  13. Respostas
    1. Estás intimada a voltar cá e dar uma resposta clara e concisa, Gábi. Força no palpite. Eu avisei que este Desafio ia ser diferente, não disse? Então, qual é a dificuldade?! 😲
      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Eu fiquei pelo primeiro palpite daquela mais à direita :)

      Eliminar
    3. Certo, Gábi!
      Já te respondi ali na reedição. Lamento, mas desta vez terminei isto um pouco às três pancadas.
      Amanhã será entregue a Deus o que é d'Ele e a César...o que lhe couber por direito e justiça.
      Beijinho

      Eliminar
  14. Já tenho as novas lentes mas aguardo as tuas achegas! :))
    Não é fácil!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, especialmente para ti direi que por essa altura ainda eu nem à Cidade Invicta tinha vindo. Ouvia falar no Puorto, mas ainda não tinha pisado as ruas ribeirinhas. O Tejo era o meu enleio, o meu rio preferido, o maior e o mais belo... 🥰
      Diz uma qualquer...Bolas! Não sejas indecisa, Leo. Indecisos já já muitos...até ao minuto antes de ir às urnas... 😁

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Voto na marinheira mais menineira que é a da saia rodada à direita.
      Quanto ao local deve ser na margem sul do Tejo.

      Abraço

      Eliminar
    3. Valente!!
      Esse foi um passeio, uma excursão, logo, saída para fora. Isso de ir à margem Sul bastava metermo-nos no barco e íamos para Cacilhas e de lá para Almada.
      Nessa altura eu morava em Moscavide.
      Vês? Mais uma boa 'achega'. Pra ti sou uma mãos rotas...como dizem os meus conterrâneos: ' Gosto de ti, porra'!
      Eheheheh

      Abraço.

      Eliminar
    4. Não foste para a Caparica porque aí já é mar, se calhar foi do lado de cá...


      Abraço

      Eliminar
    5. Mas eu também não falei em rio, falei em «marinheira de água doce» numa forma metafórica de dizer que de marinheira não tenho nada. Capisci?
      Os leitores é que foram tirando as suas ilações, água doce= rio=rio Douro. É assim que nascem os boatos... 😋
      Mas não te preocupes, Leo, vou manter a tua previsão inicial de quando ampliaste a foto.

      Abraço.

      Eliminar
  15. A jovem de saias do lado direito da foto.
    E apostaria no Rio Douro que é de doce água e água doce.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, registo o seu palpite sobre a jovem, contudo, como disse à Rosa dos Ventos, o meu rio de água doce e de doce água, era o Tejo! 😊 A Invicta estava tão longe dos meus sonhos como ainda estava a Lua. 🌛
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Tejo? Andava por Alcântara?
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Alcântara, Pedro?
      Acho que lá não há, nem havia, desses barquinhos de pesca à rede, pois não?
      É preciso ter em conta que essa foto tem cerca de seis décadas e, nessa altura, as aldeias e vilas piscatórias não tinham a mesma dimensão que têm hoje. Depois, o surf e o turismo eram menos do que uma miragem...Que tal esta pista preciosa para localizar onde eu estava? 😊
      Beijinhos

      Eliminar
  16. A marinheira mais bela é a da saia branca e o seu nome é Janita.
    Marinheiros de água doce só podem marinhar no rio.
    Douro é o rio que banha a cidade do Porto, onde a Janita vive.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa, vieste pela calada da noite.... Tiveste insónias esta noite e entraste pela madrugada? Sem o desassossego do trânsito diurno a visão fica mais apurada. 👍
      Mas nesse tempo, como já disse ao Pedro e à Leo e mais a meio mundo, ( presunção e água benta ) o Douro fazia parte somente desta cantiga:
      Ó meu rio Douro do vinho famoso
      Meu rio Dourado não sejas vaidoso"


      Beijinhos 🌼

      Eliminar
  17. Será lá para o Montijo, Samouco ou até Almada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, isto foi um passeio do grupo, organizado por um casal amigo. Uma excursão, digamos assim.
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Eu aposto numa das que estão com os braços apoiados no cartaz, talvez a da esquerda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha...e eu a pensar que o Tintinaine já por aqui tinha andado ontem. disfarçado de Anónimo. Até falou na Póvoa... : ))
      A da esquerda que tem os óculos escuros?
      Preciso saber quem acerta ou não, percebe?

      Eliminar
    2. Não é a dos óculos escuros, mas a que está entre as duas. Alguns comentadores apostam na menina da saia branca, mas eu tenho ideia que a Janita não tem a cara assim redondinha!

      Eliminar
    3. ...o que eu não tenho é queixo de 'rabeca', caro Tintinaine! : ))

      Eliminar
  19. Fui buscar uma lupa e vou mudar o meu palpite. És a que está no meio ao lado da jovem de óculos escuros, será?
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não lhe mexas quépior, Manu!
      Deixa-te estar quietinha...:))))

      Beijinhos, amiga!

      Eliminar
    2. Por este comentário já vi que errei no meu palpite!!!

      Eliminar
  20. A minha visão continua apurada, mas muito cansada, devido aos debates que vi no meu tablete, porque não tenho a TV portuguesa.

    Reconheci imediatamente a tua linda carinha.
    O moço que está ao teus pés também não era para deitar ao rio.
    Também pensei que não era o rio Douro, porque na fotografia és jovem, que ainda não vivias na cidade invicta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Teresa...não estragues os olhos por causa dos debates!
      Mais coisa menos coisa aquilo é tudo igual. Depois para vermos cenas revoltantes que nos põem doentes, mais vale não ver.
      A cena deplorável daquele activista ambiental, fedelhos que nem sabem o que custa a vida, deitar um balde de tinta verde para cima do candidato Luís Montenegro, é de bradar aos céus.
      Isto é que é a Democracia?

      Mas voltando ao desafio, quando vim para o Porto também era jovem. Jovem e inexperiente, pois com 22 anos era ainda uma criança se comparada com as jovens de hoje, com a mesma idade. Nessa foto era ainda adolescente, só tinha catorze anos.
      Cresci rápido, talvez porque tivesse começado a trabalhar muito novinha.
      Saí do Alentejo aos doze e, aí, adeus infância...
      Os moços que estão de cócoras, não pertenciam ao grupo. Nem os seus nomes soube, creio que seriam familiares dos restantes passeantes. Esse tal que não querias deitar ao rio, era um palerma, convencido que era galã.
      Por este tempo já está velhote ou bateu a bota.

      Abraço.

      Eliminar
    2. Como estou longe, senti-me na obrigação de ver todos os debates antes de votar. As interrupções eram irritantes. Um dos candidatos era tão tedioso, que quase adormeci. Pouca aflição me fizeram os comentadores tendenciosos, porque não tenho ideologias ou de um partido de que goste. Votei, no Partido do Candidato que mais me agradou.
      Fiquei muitíssimo admiradora ao ver o activista e não compreendo como ele lá entrou. Ao ar livre também acontece aqui, mas num estúdio da TV nunca aconteceu, digo eu.

      Quanto ao desafio eras a mais bonita de longe e dava-te quinze anos. O moço não o atirava ao rio, mas se era assim palerma, merecia ser deitado ao mar 🌊

      Abraço-te, desejando-te uma boa noite 😘

      Eliminar
    3. Claro que não fiquei “admiradora” do activista, mas sim admirada pela falta de segurança. Também não compreendo como os activistas podem entrar num museu e dar cabo de obras de arte.
      Aqui colam-se no chão das ruas para não deixar passar os carros. O pior é quando as ambulâncias não podem passar.

      Um outro abraço 🌺

      Eliminar
    4. O acto vergonhoso do lançamento de tinta não foi nos estúdios das televisões, durante os debates, Teresa. Expressei-me mal.
      Foi na rua durante a campanha eleitoral.
      Enfim, pena estas coisas não darem direito a detenções e sérias penalizações, mas o culpado suponho que será responsabilizado.
      Sabes? Cá para mim ninguém me tira da cabeça que todos estes distúrbios que andam a acontecer pela Europa fora, desde os bloqueios dos agricultores às manifestações sem respeito pelos demais cidadãos, tem a mãozinha maléfica do Putin e da sua adorada Rússia.
      Parece que estou a ouvir a Catarina: "Também tu Janita, embarcas nas teorias da conspiração"? 😜

      Abraços. 🌻

      Eliminar
  21. Olá querida Janita, vou arriscar na moçoila, que está ao lado da pessoa de óculos escuros. Tem muito de você, rsrs.
    Carinhoso abraço amiga e feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Toninho, talvez amanhã a verdade venha ao de cima. Aí, saberemos todos quem é bom ou mau fisionomista. 😊
      Grande abraço!

      Eliminar
  22. Quando era miúda e passava férias em Lisboa em casa de um tio, havia sempre passeio à outra banda, com farnel para piquenique, até à Caparica que era uma aldeia piscatória já com alguma frota!
    Voto na Caparica! :))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Tu é que sabes, Leo, mas se eu fosse a ti alargava o leque de praias onde o surf hoje se pratica à escala internacional... : )

      Abraço.

      Eliminar
  23. Estou a ver que a excursão foi longe!
    Será a praia das sete saias ou subi muito? :))
    Esta marinheira de água doce meteu-nos num barco furado! :))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não subiste muto nem pouco, apenas q.b. para terminares em beleza.
      Ahahahah...Eu? Eu não! Nem sequer vos induzi em erro, o título é que vos pode ter levado ao engano.

      "… Sete saias trazes, a cair da anca
      E a blusa branca que te vai mesmo a matar
      Então os rapazes só pedem que caias
      P'ra contar as saias sem que estejas a bailar"
      :))
      Abraço.

      Eliminar