quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

DESAFIO - PERSONALIDADES ( #1 )

 ===================================

Sem muitas palavras dou início a uma nova série de Enigmas & Desafios sobre personalidades mais ou menos conhecidas, consoante o grau do conhecimento de cada um.

Acredito que vos seja fácil identificar a personalidade feminina, figura muito conhecida de todos quantos se interessam por política universal.

Já quanto à personalidade masculina, tenho algumas dúvidas. Poucas, mas tenho! Contudo, simplificar é o meu lema. Deste modo, a pergunta que vos coloco é a seguinte:

Qual o nome destas duas figuras que, estando lado a lado em aparente amena cavaqueira,  deslocam-se em mundos muito diferentes? E qual o seu papel dentro da sociedade?


 Ex


Peço que as respostas sejam dadas em forma de pistas que não revelem abertamente o nome nem a profissão, ou cargo, que exercem ou tenham exercido. Abro uma excepção para quem tiver muita dificuldade em usar pistas com a subtileza necessária.
[ Ao cuidado do António, do blogue VIDAS.] 

Neste caso recomendo o uso do email.

Podem começar a palpitar!




=======================


38 comentários:

  1. A mancha branca no cabelo da senhora lembra que já está no L' Été
    Indien, célebre canção francesa que adoro.
    Já o cavalheiro vai dar-me trabalho!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas dicas, Leo! Assim haja quem as queira aproveitar.
      Mas parece que está tudo mais frio que o polo norte... :(

      Abraço!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. E eu, respondi a pedir uma resposta concreta, Teresa.
      Obrigada!

      Eliminar
    2. Teresa Palmira Hoffbauer15 fevereiro, 2024 22:43

      Ainda não tenho uma resposta concreta.
      Somente tenho suspeitas.

      Eliminar
  3. Teresa, manda lá uma dica para o barbudo, por favor! :))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia que tenho da Teresa, tirada a partir de Desafios anteriores, é que a nossa amiga não gosta nada de dicas. Mas também pode ser apenas impressão minha.
      Vai mandando palpites, Leo. Se não encontrares como o fazer aqui, manda mail.
      Olha que não é difícil. : )

      Abraço.

      Eliminar
    2. ELA é de caras. Ninguém precisa de dicas.
      ELE lembra-me um jornalista amigo, mas não tenho a certeza.

      Eliminar
    3. Eu também mandei mail e apontei esse mesmo.

      Abraço

      Eliminar
    4. Teresa, por favor define-te em relação à tua suposição.
      Obrigada!

      Eliminar
  4. Será um amigo nosso que não aparece há muito?

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Acerca dela digo que adoro camisas com golas inspiradas no pai.
    Acerca dele digo que o Pinto da Costa pediu a cabeça dele.
    E que anda demasiado desaparecido.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo colarinho à padre foi fácil saber que o Pedro não fez confusão com o apelido da senhora e sabe quem foi o seu progenitor.
      Sobre o cavalheiro, desconhecia o pormenor do Papa do Norte lhe querer a cabeça numa bandeja, mas considero certa, sim senhor! Provavelmente alguma historieta por ele contada... 😊
      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  6. Uma figura indiana e um grande embaixador dos States que só os mais velhos recordam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto à figura feminina o sari diz tudo, logo acertou, pois o contrário seria imperdoável em si. No que ao cavalheiro respeita ponho sérias dúvidas que tenha sido embaixador dos States...??
      Fica assim um acerto de fifty-fifty... Esclareça lá isso, sff.

      Eliminar
    2. O americano de seu nome H.K. se não era embaixador era um diplomata qualquer (penso eu de que)!

      Eliminar
    3. Pensa de que e pensa muito bem...mas só em relação aos altos cargos governamentais por ele exercidos. Mas olhe bem para a figura e imagine o tal americano H.K....por um acaso alguma vez o viu de barba ou barbicha? Só aí, já era caso de ser excluído. Quando eu fizer a reedição vai deitar as mãos à cabeça e exclamar..."Mas como foi que eu não reparei nisso antes".?! Ah pois, o Colombo disse o mesmo. : )

      Eliminar
  7. Conheço esta grande senhora, logo que possa enviarei o mail.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, querida Manu. A senhora vi que conheces pelo mail que enviaste, mas tenta agora acertar com o nome do cavalheiro.
      Um beijinhos e não desistas, por favor, ok?

      Eliminar
    2. Já andei a investigar e não há meio de saber quem é o senhor das barbas. Vou continuar, mas acho difícil.
      Beijinhos Janita

      Eliminar
    3. Minha querida, longe de mim forçar os meus amigos do peito a algo que lhes desagrade. Se vês que não consegues chegar lá não te violentes a mais pesquisa.
      Tu sim, tens desculpa por não identificares a pessoa. Na reedição ficará bem claro porque digo isto.

      Um beijinho, grato na mesma.

      Eliminar
  8. Vasco da Gama com a esposa do Leo Tòlstoi, a quem explica o enredo de um romance.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que eu saiba Tòlstoi era de nacionalidade soviética e a mulher, supostamente também, logo... tutti errato.

      Sem beijinhos ( porque não mereceu)

      Eliminar
  9. O primeiro nome da senhora começa por I e o do senhor por N...

    Ambos são ex primeiros ministros mas não digo de que país.

    Abraço, Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sonetista.
      O nome da senhora começa efectivamente por I, logo sei que acertou em cheio. Por N começa o nome do seu progenitor - contrariamente ao que muito boa gente pensa, porque faz confusão com o apelido de outro famoso) .
      Porém, lamento dizer que o cavalheiro não é o pai da senhora, cujo nome começa por I, nem nunca foi PM do país de origem da senhora. Confuso? Não, para a Maria João! 😊
      Pergunto: quem é o cavalheiro?
      Beijinho!

      Eliminar
    2. Já vi que meti o pé na poça... mas pelo menos acertei em metade do enigma :) ... Quanto ao cavalheiro é que a coisa está mais complicada. Como não tenho mãos a medir com a Mistral, a minha amiga gata que está a soro e insulina, volto se me ocorrer qualquer coisa sobre o rosto masculino, que não me é estranho, mas...
      Beijinho, Janita!

      Eliminar
    3. Maria João.
      Será possível que por um mecanismo qualquer cuja explicação me foge por completo, a Mistral desenvolve um modo de sofrer por osmose - acho que será mesmo este o termo - com a sua companheira e amiga?
      Pobrezinha! Soro e insulina deve ser caso de debilidade extrema.
      Veja só os paradoxos desta vida. Esta personalidade que se relacionou com grandes nomes da política internacional, faz o favor de ser meu amigo. Imagine! Eu; a parente mais simples desta enorme família blogueira... :)

      Um forte abraço com votos sentidos de melhoras para a gatinha e sua amiga e cuidadora, Mª João.

      Eliminar
  10. Mike Binder, realizou. A senhora está praticamente identificada.
    O senhor fará parte do mesmo grupo?
    Beijinho, Janita. E obrigado pelo destaque dado (por ti) à minha pessoa
    😎

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não sei se foi este cineasta que realizou o filme sobre a Vida desta grande senhora até à sua morte, mas se o mencionas...!
      Não, António, o cavalheiro tinha, e ainda tem, muitos dons naturais e é chamado a homem dos mil ofícios, por mim, que o conheci pessoalmente, mas não anda nem andou pela sétima arte.

      Um beijinho e não tens nada para agradecer. 😊

      Eliminar
  11. CAROS AMIGOS.
    UM PROBLEMA DO FORO ESTRITAMENTE PESSOAL OBRIGOU-ME A FICAR LONGE DA NET - LOGO DO BLOG - DURANTE UMA BOA PARTE DO FIM DO DIA DE ONTEM E MANHÃ DE HOJE. PELO FACTO, PEÇO-VOS DESCULPA.
    COM O ASSUNTO DEVIDAMENTE ENCAMINHADO RETOMO AS RESPOSTAS ÀS VOSSAS SIMPÁTICAS PARTICIPAÇÕES.

    OBRIGADA A TODOS.
    ( A escrita em maiúsculas é para ser ouvida além-fronteiras. )😊

    ResponderEliminar
  12. Já enviei a minha resposta.
    Beijos e um bom sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, a exemplo da maioria, mas não da totalidade pois já houve alguns plenos tens fifty-fifty de acertos. :)
      Um beijo e obrigada.

      Eliminar
  13. Diário de Notícias no Ganges.
    Boa semana, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À hora em que o Agostinho deu à costa, já eu tinha a solução do Enigma agendado e dormia o sono dos justos. Felizmente, voltei agora a corrigir uma falha minha, felizmente reparei no seu alvitre e na presença da querida Catarina e ficaram todos juntinhos, para parecerem muitos. :))
      O pobre rio Ganges já está mais poluído que a rebêra do Sado.
      Boa semana e um beijinho.

      Eliminar
  14. Conheço a senhora. Já o senhor, năo. Suponho que talvez seja jornalista ou diplomata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Catá...espero que as tuas férias estejam a correr como o previsto. O mordomo eficiente e...giro, a cadeira privativa junto à praia e tudo, tudo, como mereces.
      Beijos e bom descanso. : )

      Eliminar
  15. Wow, what an amazing blog! The content is so insightful and engaging. We are Save N Grow is promoted by Sanjiv Kumar Garg who is a leading financial service provider in Delhi. We offer financial planning, asset allocation, and investment monitoring at your doorstep.

    ResponderEliminar