domingo, 18 de fevereiro de 2024

REEDIÇÃO / SOLUÇÃO DO DESAFIO PERSONALIDADES.

 



Pedi que desvendassem o nome destas duas personalidades. Tal como previ não foi difícil acertar no nome da figura feminina.

Trata-se de Indira Gandhi, filha de Jawaharlal Nehru, que foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano. Tinha o sobrenome do marido Feroze Gandhi, que por razões políticas havia mudado o seu sobrenome para "Gandhi" .

Brilhante estratega e pensadora, possuía grande ambição política. Como mulher e ocupando a mais alta posição do governo numa sociedade bastante patriarcal, esperava-se que Indira fosse uma líder de pouca relevância, mas as suas acções provaram o contrário.
Indira foi Primeira-Ministra da Índia entre 19 de Janeiro de 1966 a 31 de Outubro de 1984, data em que foi morta.



**
Sobre Henrique Antunes Ferreira, o jornalista que na primeira foto  entrevista a senhora Gandhi, podem ler AQUI  o seu perfil e percurso, enquanto jornalista e homem de Letras.
O HenriquAmigo, como carinhosamente o tratam todos os que têm o privilégio de ser seus amigos, é também  autor de um blog, como podem comprovar através do link acima.
Estas são algumas imagens de um Encontro de bloggers em que o Henrique também esteve presente:

Em amena cavaqueira, durante o repasto, com a Graça Sampaio, também ela desaparecida das lides há longo tempo:


Nestas, comigo e outras comensais.



**
Desta vez atribuo o Prémio de melhor e mais completa resposta à Rosa dos Ventos. Disse ela:

"A dama é Indira Gandhi que foi a 1ª mulher a ser primeira-ministra na India, sendo assassinada em 1983, se não estou em erro.
O cavalheiro é o jornalista Henrique Antunes Ferreira que tem fortes ligações à India-Goa."

Acertaram também em ambos os nomes:

     e

Todos os restantes participantes:

Tintinaine / Manu / Fatyly / Maria João Brito de Sousa / e António / José (500) / Catarina, e  o Agostinho, acertaram apenas no nome da figura mais conhecida; Indira Gandhi. 

O que não me surpreende, uma vez que - exceptuando um deles - não eram leitores d'A Nossa Travessa - o blog do Henrique.

 


ATÉ UM PRÓXIMO DESAFIO/ ENIGMA, 

DESPEÇO-ME

COM AMIZADE!

( Ao jeito do Eng. Sousa Veloso)










30 comentários:

  1. Não ia lá mesmo e parabéns aos que acertaram.
    Beijos e um bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, não chegarias lá. Pois se muitos que o visitam no blog e outros que o conheceram pessoalmente, o não reconheceram, com mais uns vinte kilos e menos a barbicha em jeito de pêra... Engraçado que eu pensei que isto fosse bem mais simples.
      Um grato abraço e que passes um bom resto deste Domingo quente.

      Eliminar
  2. Perdi o desafio e que legal ver o nosso amigo blogueiro Henrique ! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei que três dias bastassem para que desse tempo a que todos os amigos participassem. Sabes, Chica? Não tenho muita paciência para deixar as postagens a marinar... : )

      Beijos, bom domingo

      Eliminar
  3. Muito bom dia.
    Quando no meu comentário referi o Vasco da Gama queria referir-me à Índia e por isso a Indira, que, suponho, todos reconheceram Quanto ao homem, dei voltas ao miolo já que me parecei conhece-lo não sei de onde, como de facto conheci pessoalmente, só que sem pera. Estive com ele no Porto, no lançamento de um seu livro e teve a amabilidade de, após uma das suas viagens a Goa, me enviar um belo conjunto de pagelas indianas, que conservo. Não tenho recebido dele notícias e a última vez que consultei o seu blogg não havia notícias recentes. Tenho o seu contacto telefónico, mas tenho receio de contactar. Sabe algo dele?
    Depois: quando referi o Tolstói (autor de Guerra e Paz) queria referir-me, com muitas dúvidas, a Álvaro Guerra, que foi embaixador na Índia, mas esse usava barbas e não somente pera.
    Faça favor de reconhecer que reconheci a Indira, se não se importa.
    Beijinhos com votos de bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também recebi dele essas pagelas.

      Abraço

      Eliminar
    2. Ah, José...perdoe esta minha maior e mais recente gaffe!
      E não peço perdão por não ter decifrado essas pistas super, super dissimuladas, mas sim, por ter omitido o seu nome no rol dos participantes.
      Veja só que pensei que estivesse a brincar comigo e, sinceramente, não gostei nada. Porém, daí a não falar de si vai uma diferença abismal. Vou já reparar o meu erro.
      Quanto ao lançamento do seu livro cá por terras nortenhas, tenho uma fotos onde se podem ver algumas pessoas conhecidas da blogosfera.
      No restante, irei entrar em contacto com o José para trocarmos algumas impressões acerca deste seu silêncio.

      Um beijinho grande e mil desculpas.

      Eliminar
    3. Rosa dos Ventos, também eu tenho algumas dessas pagelas desde o tal Encontro de bloggers em 2015 em Monte Real - Leiria.
      ( Só que desconhecia ser esse o nome . Sou mesmo parola. )
      Guardo tb com muito carinho, um pequeno quadro pintado pela Fê que foi sorteado e me coube em sorte. Na foto em que estou de boca aberta e braço no ar, gesticulando energicamente, estava a 'descascar' no Henrique pois ele aventou a hipótese de ter havido batota. Eu reclamava tanto que 'tremi' a foto e ele com a sua habitual bonomia, aplaudia! : ))

      Abraço.

      Eliminar
  4. Por falta de tempo, tenho andado um pouco afastada.
    Num dos seus primeiros comentário, o Henriquamigo disse-me que tinha entrevistado a Indira Ganghi. O seu amor pela Índia tem haver com a esposa, que ele muito ama. Claro que também o reconheci, porém a minha certeza absoluta foi ao ler a dica do Pedro.

    Abraço os três: Janita, Leo e o Pedro 🌺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Retribuo o abraço, querida Teresa!
      A esposa do Henrique chama-se Raquel!

      Eliminar
    2. Eu sei que a mulher do nosso Henriquamigo se chama RAQUEL —ele é um dos meus amigos virtuais mais antigos — como também sei do nome dos filhos e dos netos. Uma família tão unida e maravilhosa como amiga.

      Outro abraço neste domingo chuvoso e triste.

      Eliminar
    3. Queridas Teresa e Leo.
      A bela Raquel esposa do nosso amigo Henrique, para além de uma grande beleza é de uma dedicação, carinho e cuidados para com ele, que só alguém completamente desprovido de sentimentos, lhe não dedicaria um profundo amor.
      É uma senhora excepcional e cativante em todos os sentidos.

      E pronto, para vós um grande abraço meu . : )

      Eliminar
  5. Não acertei. Ou será que acertei mas não sei?
    Quase poesia, esta escrita.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acertaste, pois, António!
      Acertaste na senhora da mancha branca no cabelo, achas pouco? : )))
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Como nunca fui aos encontros não sei desses pormenores.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Rogério V. Pereira18 fevereiro, 2024 21:55

    Quando, não sei quando,
    por aqui passei logo a topei
    quanto a ele...
    não o encontrando, desertei

    A propósito de encontros
    se houver outro, não faltarei

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão querida a tua intenção, Rogério, mas se acaso houver Encontros, não me vais lá encontrar. Perdi o entusiamo e a mobilidade que tinha também já não é a mesma.

      Beijinhos e abraços virtuais para ti, meu Amigo, que também curam as mazelas da alma.

      Eliminar
  8. Para mim claríssimo desde que encarei a foto.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Graça Sampaio continua ativíssima noutros cantos e margens.

      Eliminar
    2. Verdade, Agostinho? A Graça anda a navegar pelas redes sociais activamente e deixa o "Picos de Roseira Brava" encher-se de ervas daninhas? Nem quero crer!
      Mas, saber que ela se encontra bem já é motivo de alegria para mim. Antes isso! É pena que FB e o Instagram tenha 'desviado' tanta gente desta plataforma de convívio.

      Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
      Muda-se o ser, muda-se a confiança;
      Todo o mundo é composto de mudança,
      Tomando sempre novas qualidades.

      Se Camões aceitou tal cousa que remédio tenho eu, que nem da lei da morte me soube libertar, se não aceitar?

      Um abraço, Agostinho!

      Eliminar
  9. O FerreirAmigo anda a fazer muita falta.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Pedro!
      Estamos todos sem saber como lhe correu a cirurgia.
      Uma vez que ninguém da sua família nos elucida através do blog, vou ver se entro em contacto mais directo com ele ou com a Raquel.
      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  10. Nunca acertaria.
    Nunca fui aos encontros com o Henrique,
    Parabéns aos vencedores.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste, tu não estiveste realmente, Manu! Mas foi muito divertido.
      O Henrique enchia uma casa com a sua conversa e boa disposição.
      Na foto em que conversa com a Graça podem ver-se de costas o Prof. João Paulo que veio propositadamente do Brasil para este Encontro e um blogguer de Leiria que neste momento não me ocorre o nome, na companhia da esposa.

      Um beijinho, Manu!

      Eliminar
  11. O Henrique contou a história dessa entrevista no seu blog. Mesmo assim não sei se chegaria lá...
    Boa semana querida amiga Janita.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar, Jaime, até foi por essa altura que eu trouxe a foto.
      Mas, sinceramente, não me lembro.

      Uma boa semana também para si amigo Jaime.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Estive a ler este post e o anterior. Como sou muito irregular no meu blogue, por necessidade de estar entre o Norte e o Sul, não posso participar.
    Gostei da dinâmica e parece-me que conheci a minha querida Janita :)
    Beijinho grande

    ResponderEliminar