terça-feira, 17 de setembro de 2024

TERÇAS - FEIRAS MUSICAIS.

 


 Charles Aznavour
( She) 




[ELA]


Ela pode ser o rosto que não consigo esquecer
Um traço de prazer ou arrependimento
Pode ser o meu tesouro ou
O preço que tenho que pagar

Ela pode ser a canção que o verão canta
Pode ser o arrepio que o outono traz
Pode ser centenas de coisas diferentes
Que acontecem num só dia

Ela pode ser a bela ou a fera
Pode ser a fome ou o banquete
Pode transformar cada dia em
Céu ou inferno

Ela pode ser o espelho do meu sonho
Um sorriso refletido numa correnteza
Ela pode não ser o que parece
Dentro de sua concha

Ela que sempre parece feliz entre a multidão
Cujos olhos podem ser tão reservados e tão orgulhosos
Ninguém pode vê-los
Quando eles choram

Ela pode ser o amor que não vai durar
Pode vir a mim de sombras do passado
Que eu lembro até o dia que morrer

Ela pode ser a razão pela qual eu sobrevivo
O porquê de eu estar vivo
A pessoa com quem me preocuparei nos
Anos difíceis e felizes

Eu, levarei seu sorriso e suas lágrimas
E fazer delas as minhas lembranças
Para que onde ela for eu tenho que estar
O sentido de minha vida é ela, ela, ela...




____________________






25 comentários:

  1. Teresa Palmira HOFFBAUER17 setembro, 2024 00:19

    Charles Aznavour canta em inglês. Porque não?!
    Gostei de ouvir novamente essa canção.
    Não conhecia o vídeo que sintoniza perfeitamente.
    Boa noite 😘 Janita!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Porque não cantar numa outra língua que não a sua?
      Nós, por cá, fazemos o mesmo, até porque Aznavour canta em inglês mas as ruas e os monumentos que o vídeo nos mostra, são da Cidade Luz. 😊
      Grande abraço, Teresa.

      Eliminar
  2. Rogério V. Pereira17 setembro, 2024 00:33

    Foi a primeira vez que acedi à tradução
    e... não me contive
    comovi-me

    Beijo emocionado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Rogério, mas sabes? Há canções em que as traduções, para português, perdem muito do seu encanto e magia poética.
      Não sei se fiz bem ou mal, duvidava eu... até ler o teu comentário..

      Beijinhos gratos.

      Eliminar
  3. Linda canção.
    Qualquer canção deste cantor seria uma boa escolha.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Catarina. Todas as canções de Aznavour são extremamente belas, tanto as músicas quanto as letras, (poemas) e a sua voz, então!...

      Um forte abraço com votos de uma excelente semana.

      Eliminar
  4. Anos depois, Elvis Costello pegou na melodia e deu-lhe uma nova vida.
    Uma maravilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive indecisa entre um e outro, quando decidi publicar esta canção, Pedro.
      Costello e a sua versão de "She", já a publiquei aqui, por duas vezes. Uma delas dedicada ao Pedro, numa espécie de 'discos pedidos' por saber que esta é a canção que marcou o seu relacionamento inicial com a Tina, sua mulher. ( não gosto da denominação Esposa - não é só a nossa Catá que tem esquisitices. 😊 )
      Ainda andei a ver se encontrava o dito post, acontece que nesta amalgama das minhas Etiquetas iria demorar uma eternidade.
      Desisti!
      A voz maravilhosa de Aznavour, justifica a escolha.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Nos meus bailes de garagem esta música era muito tocada e gostei de recordar. Desconhecia o vídeo e gostei muito!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No YouTube, sempre que reeditam canções escolhem imagens diferentes, daí, a remoçada, que não conhecias, Fatyly. :)
      Beijo e dia feliz.

      Eliminar
  6. O Aznavour a cantar em inglês?
    Ainda mais hei-de ver!
    Lembro-me dele na minha juventude!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este anónimo era eu que, hoje de manhã, não consegui abrir o Google!!!

      Eliminar
    2. 😊 Assim Deus lhe dê vida e saúde, caro amigo, e muitas coisas de 'espantar' ainda verá!!!

      Afinal, Mestre Google também implica consigo. Vê? No melhor pano...😊

      Eliminar
  7. Bom dia amiga
    Obrigado por estes bons momentos com uma grande música e este interprete fenomenal.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, JR!
      Esta é uma daquelas canções que apelidamos de 'intemporal', amigo Joaquim!
      Eu é que lhe fico grata, isso sim!

      Eliminar
  8. Muito linda essa música,Janita!
    Ótima escolha!
    beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou escolhendo as músicas desta rubrica, a meu bel-prazer, querida Chica...umas agradam mais do que outras, como é óbvio.
      😊
      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Maravilhoso este tema interpretado por Aznavour.
    E o 'She' que Elvis Costello canta?
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como musicólogo e cinéfilo que és, querido António, deves lembrar-te que "She" na versão e na voz de Elvis Costello, foi Banda Sonora no filme Notting Hill...😊
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Eu adoro esta música!! Embora, só a conhecesse na versão do Elvis Costello .
    Nem li a tradução da letra. É só fechar e olhos e ouvir, ouvir.
    Um abraço Janita!
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa, de Elvis Costello, é a versão mais recente, Sandra, embora também já tenha alguma idade.
      Como já referi acima, as letras e as traduções escritas, por vezes, não ajudam, porque a atenção dispersa-se, noutras, favorece. 😊

      Outro abraço para si, Sandra.

      Eliminar
  11. Alentejanitamiga
    Retomo a afirmação do 500: gostei. Mas, tenho de acrescentar que sempre fui um fã incontestável do Aznavour. Não que depreciasse o Costello mas o Charles era - é e será - outra coisa. Tenho dito.
    Beijos e queijinhos de Morão
    Henrique

    ResponderEliminar
  12. Pode procurar-se semelhança...mas, Aznavour era um original na sua voz. Inconfundível.

    ResponderEliminar