segunda-feira, 27 de agosto de 2018

OS OLHOS DO CORAÇÃO.

Sou uma pessoa de lágrima fácil porque com facilidade me emociono, então, se houver algo que me fale ao coração, lavo os olhos sem esforço.

Vem isto a propósito deste texto  que li no blogue daquela Mãe que, como todas as Mães, vive Preocupada .

Curiosa, fui ouvir a canção na voz sugerida, oh...espanto dos espantos meus; nem de perto nem de longe a tal lágrima me banhou o olhar.


      
Pensei; quem sabe se a beleza do poema não tivesse ficado um pouco perdida pela voz algo estridente da cantora e, por sua vez, me dispersasse a atenção? Obstinada, na ânsia de conseguir a tal lavagem dos olhos, não desisti. Procurei ouvir o poema de Camões numa outra voz.



                          
Aqui sim! Fossem os acordes da guitarra ou fosse a voz quente da fadista que não desassossega, antes nos calma, algo cá dentro de mim começou a colocar-me um nó na garganta.
Decidi ir mais longe e mais fundo e fui à origem de tudo: à voz do compositor que musicou este belo poema:
Zeca Afonso!



Agora, já não havia como parar este rio que me inundava o rosto. Obrigada, Mãe Preocupada...                                                 

Verdes são os campos, 
De cor de limão: 
Assim são os olhos 
Do meu coração.


Campo, que te estendes 
Com verdura bela;
Ovelhas, que nela 
Vosso pasto tendes, 
De ervas vos mantendes 
Que traz o Verão, 
E eu das lembranças

Do meu coração.
Gados que pasceis 
Com contentamento, 
Vosso mantimento 


Não no entendereis; 
Isso que comeis 
Não são ervas, não: 
São graças dos olhos 

Do meu coração.





26 comentários:

  1. Sempre gostei, desde miuda, do timbre da D. Teresa. Foi bom (re)ouvi-la.

    Obrigada a TU magana linda :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que não estejas a fazer confusão com a D. Teresa de Noronha, Noname...mas, se fizeste, também não vem daí mal ao mundo!! :-)))

      Beijocas desta magana.
      (o adjectivo já é bondade tua. ehehe )

      Eliminar
    2. A de Noronho, também gosto- Mas, esta não deixa de ser D. Teresa eheheheh

      Beijocas


      Eliminar
    3. Ehehehehe...com certeza, Sô Dona Noname!!!

      Fico esclarecida, moça, fico esclarecida...:))

      Abraçaço forte.

      Eliminar
  2. Olá Janita, boa tarde!
    Que maravilhoso este seu espaço!
    Adoro o nosso fado; gostei imenso desta minha visita.
    Gosto imenso de "Zeca Afonso" Pena já não o termos entre nós!
    Tudo lindo por aqui! Deixo meu beijo fraterno!
    E vou passando por aqui(:)
    Se acaso quiser passar lá no meu canto, tenho muito gosto!

    https://caminhandoefrasiando.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Josélia Micael.
      Muito obrigada! :)

      Ainda bem que deixou o link do seu espaço.
      Já havia tentado visitá-la e não consegui aceder aos comentários.
      Passarei, sim, com muito gosto.

      Beijos

      Eliminar
    2. Josélia...a indicação que me dá o link que deixou, é que o blog foi removido! :(
      Se quiser rever, faça o favor!

      Eliminar
  3. A minha versão preferida é a da Teresa Silva Carvalho.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Emocionou-me mais a voz do Zeca, mas, se tivesse de escolher, escolheria a da Teresa Silva Carvalho também. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. E não é que só agora dei consigo aqui neste cantinho, escondidinho, Rogério?
      Tamêm escolhia a Teresa ou se emocionou com a voz do Zeca?

      :-)

      Eliminar
  4. Sempre gostei imenso de ouvir este poema!

    Beijinho Janita com um pedido de desculpas por não acompanhar as publicações, mas não me é possivel acompanhar a blogosfera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos, querida Adélia.
      Não te preocupes com as visitas, nós compreendemos.

      Agora, fico aqui a pensar se estarei em falta contigo...já irei confirmar isso.

      Volto a pedir-te que não te preocupes. Amiga.
      Um forte abraço.

      Eliminar
  5. Musica antiga mais muito boa de ouvir. O poema é Divino!Tudo soa bem no ouvido! E como diz a "Mãe Preocupada", com a cabeça encostada e olhos fechados e, deixar-se embalar por toda a beleza. Gostei das três versões. Obrigada!!

    Entrelinhas da tristeza...

    Beijo - Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ter gostado de todas as versões e visitou o blogue que, de uma certa forma, recomendo a sua leitura, Cidália.
      Vale a pena seguir, com atenção, todos os textos.
      Obrigada.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Com o Zeca a cantar emociona.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe algo especial no timbre de voz do Zeca, Pedro.
      Seja por isso, ou por sugestão, é sempre com emoção que o oiço.

      Beijinhos

      Eliminar
  7. É uma música intemporal com um poema maravilhoso.
    Também sou mulher de lágrima fácil :)) tanto de alegria como de tristeza.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Tudo dito! Mais palavras para quê?
      Nós, mulheres sentimentais, temos sempre uma lágrima no canto do olho, como canto Sérgio Godinho. :)
      Então, as férias já acabaram? O que é bom acaba rápido.

      Beijnhos

      Eliminar
  8. Uma composição Excelente da Música Portuguesa ! Gostei de todas as versões. Cada uma delas com o encanto de quema cantou !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Ricardo. Esta composição é uma pérola da nossa cultura musical.
      Obrigada.

      Abraço.

      Eliminar
  9. Janita, verdes..., verdes são os campos que se anunciam à entrada, bálsamo para olhos cansados. Quanto à "Mãe Preocupada", fui dar uma espreitadela (li o texto do verde.
    Musicalmente prefiro o Zeca, o eterno verde por fora, vermelho por dentro, e que, por assim ser, cantava com emoção, e adoro o som do verde dos limões. Agora, andam por aí uns sujeitos tontos a querer pô-lo com uma pedra no peito, como se a Liberdade pudesse ser confinada por sentinelas de pétrea feição. Gosto muito de ouvir o Zeca, mas não chego a chorar. Às vezes, um tremorzinho in_terno não nego.
    Gostei.
    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. E se o meu Amigo tivesse vindo ontem, via um gato deitado numa cadeira de praia. O Lord. :)
      Quando o Agostinho tiver um pouco de tempo livre, dê por lá uma olhadela aos outros textos. Vai ver que não se arrepende.

      Quanto à ideia peregrina de transladar o Zeca. É que nem pensar!!
      Sabe que isto das lágrimas é algo que não escolhe hora nem precisa razão, basta que haja uma forte emoção.
      Esse seu tremorzinho in_terno já quer dizer muito...:)
      Fico feliz porque gostou.

      Um beijinho, Agostinho e obrigada!

      Eliminar
  10. Não conhecia a interpretação da Cristina. Ouvi agora e sinceramente não me emocionou.
    Também não me lembro se já a tinha ouvido pela Teresa Silva Carvalho, mas sinceramente aquela que nos chega ao coração é a do Zeca Afonso.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mesmo se passou comigo, Elvira!

      Obrigada!

      ( se não viesse responder ao comentário da Elvira, não veria uma gralha ali na minha resposta ao Agostinho. )

      Eliminar