quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Ao Gosto dos Leitores. ( 1 )

   Reedição.
Desta vez vou dividir o post com os leitores. Alinham?
Eu darei a imagem - sempre de minha autoria - e os tópicos acerca do local e toda a paisagem envolvente, os leitores contribuem com a legenda. Pode ser em verso, se tiverem a veia poética em alta, ou uma simples frase. Tanto faz! No final, a fotografia será legendada com todas as participações. 
Bora lá, gente boa? :)

Como estreia temos a Praia minhota de Moledo e, encoberto por uma ligeira névoa, o Monte de Santa Trega, em terras de nuestros hermanos.


com duas palavrinhas resumiu tudo o que a sua alma sentiu:
"Cores e paz!"
*
Legendaria esta fotografia de acordo com o seu sentir:
"Amo a praia de Moledo."
*
Não deixou os créditos por mãos alheias:
"Enquanto o sol não vai embora
Vamos desfrutar do calor
E da beleza, do Monte de Santa Trega
O outono ainda demora
E do calor me vejo grega
Vamos, vamos desfrutar por favor!"
*

Sentenciou esta paisagem:
"Enquanto existirem paraísos semelhantes,

 jamais a nossa alma viverá sozinha" 
*

Pragmática, como sempre a conheci, olhou a ocidental praia lusitana e:
"Um lugar ideal para se passar uma semana"
*

Uma caixinha de surpresas:
 O mar como companhia
Em alegre sinfonia
De ondas que se espraiam
num vaivém sonolento
onde o cheiro a maresia
 me faz suspirar,
 por este sabor a mar. 
Talvez já não te encontre
e procure nesta praia um sinal 
Que eternize momentos
Com um leve sabor a sal."
*

A Poetisa Maria João Brito de Sousa, mais uma vez me enterneceu:

"Eis a praia de Moledo,
Que é das mais belas do mundo,
Com Santa Trega por fundo
A dizer-nos, em segredo,

Que as ondas esperam por nós,
E que esse branco areal
É mesmo o espaço ideal
Pra nos não sentirmos sós."
*

Olhou, viu e disse esta verdade:
"Norte a Sul há praias lindas
Esta fica em Moledo
Além das suas águas límpidas
Também são cheias de iodo "
*

Não foi de modas, malandreco, devaneou perguntando:
*
"Onde é que estão as moças da série Baywatch?"
*

Moça que adora praia, só quis saber daquilo que a faz feliz:

"… mar e areia fina, já me faz bem. Adoro!!"
*


Eu também adorei que me tivessem feito companhia e com amizade expresso a minha gratidão a TODOS!
Muito Obrigada!
O prémio?  A boleia para vossas casas. Basta que cliquem nos vossos nomes e, como  num passe de mágica,
num instantinho lá estarão!!

 ;)








===================================

38 comentários:

  1. Cores e paz!


    Linda foto! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, Chica!!
      Com duas palavrinhas apenas, resumiste a cena.
      As Cores da praia e a Paz que nos sugere o Monte.

      Obrigada, um beijinho. :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. É um amor muito teu, Teresa, mas que serve para nós todos.
      Muito bem! :)

      Beijinho, obrigada, amiga de longe!

      Eliminar
  3. Enquanto o sol não vai embora
    Vamos desfrutar do calor
    E da beleza, do Monte de Santa Trega
    O outono ainda demora
    E do calor me vejo grega
    Vamos, vamos desfrutar por favor!
    ;))

    Hoje; Melancolia anunciada.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim senhora!!
      Isto, ou a Menina não fosse uma excelente poetisa.
      Muito bem! :)

      Obrigada, Larissa, um beijinho

      Eliminar
  4. "Enquanto existirem paraísos semelhantes, jamais a nossa alma viverá sozinha"

    A beleza é ímpar. AMEI!

    Beijos e um excelente dia

    Coisas de uma Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta frase encheu-me o olho e a alma.
      Muito bem, Cidália! :)

      Obrigada, um beijinho.

      Eliminar
  5. Um lugar ideal para se passar uma semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prontus...
      Está escrita, é porque a Catarina participa! :)

      Boa escolha para se passar férias.

      Obrigada, beijinho, Catá!! :)

      Eliminar
  6. O mar como companhia
    Em alegre sinfonia
    De ondas que se espraiam
    num vaivém sonolento
    onde o cheiro a maresia
    Que me faz suspirar, por este sabor a mar.
    Talvez já não te encontre
    e procure nesta praia um sinal
    Que eternize momentos
    Com um leve sabor a sal.

    Não ligues Janita, não tenho jeito para versejar, quis apenas brincar :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, ora...e ainda dizes que não tens jeito para versejar Manu.
      Isto está uma beleza! :)

      Ate me fizeste lembrar aquela canção com sabor a verão:
      Sapore di Sale, lembras-te? :)

      Obrigada, Manu, beijinhos.

      Eliminar
  7. Eis a praia de Moledo,
    Que é das mais belas do mundo,
    Com Santa Trega por fundo
    A dizer-nos, em segredo,

    Que as ondas esperam por nós,
    E que esse branco areal
    É mesmo o espaço ideal
    Pra nos não sentirmos sós.

    Maria João

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque será que quando estava a escrever o texto me lembrei da Maria João? :)
      Muito obrigada, Poetisa, pelo seu valioso contributo.

      Beijinho comovido.

      Eliminar
    2. Beijinho, Janita.

      Eu era lá capaz de resistir a um desafio destes... ;)

      Eliminar
    3. Foi exactamente isso que pensei, querida Maria João! :)

      Um beijinho.

      Eliminar
  8. " Norte a Sul há praias lindas
    Esta fica em Moledo
    Além das suas águas límpidas
    Também saõ cheias de iodo "

    Beijinhos





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não rima, mas é verdade, M.V.Baú!! :)
      As praias do Norte são mais ricas em iodo do que as do Sul.
      Creio que isso se deve às rochas.

      Muito obrigada, pela colaboração, um beijinho

      Eliminar
  9. Ao fundo, a foz do Rio Minho, à esquerda (não se vê) o Forte da Ínsua !
    À direita a "mata do Camarido".
    Um bom areal, mas o senão de ser frequentada maioritariamente por políticos e "colunáveis" :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Esse senão, Rui, não me aquece nem arrefece. Se o sol quando nasce é para todos, os espaços públicos também o são.
      Não sofro de complexos, nem de superioridade nem inferioridade. Andas mal-disposto? :) Parece...

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. No meu tempo, a praia de Moledo era frequentada pelas diversas personalidades do mundo cultural portuense.
      Pessoas educadas que não deixavam vestígios de lixo.
      Como eu gostava de passar o verão na maravilhosa praia de MOLEDO.

      Eliminar
    3. Isto agora está tudo mais democratizado, Teresa! E, para tua informação, as pessoas de maior nível social e cultural, não são mais cívicas no seu comportamento em público. Há muito filhinho de papá mais porco do que um suíno! :))

      Beijocas!

      Eliminar
  10. A julgar pela foto é uma praia muito bonita. Já por diversas vezes ouvi loas à sua beleza, mas infelizmente nunca lá estive.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma praia igual a tantas outras que há pela nossa Costa, Elvira! Não é nada de especial... o que a diferencia é a envolvência paisagística.

      Um abraço.

      Eliminar
  11. Onde há tranquilidade têm calmidade para a alma
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Magda Carvalho!
      Tranquilidade para o corpo em igual medida de calmaria para a alma...Eis o segredo de bem-estar.

      Obrigada. :)

      Eliminar
  12. Onde é que estão as moças da série Baywatch???? :))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Não sei se alguma vez as miúdas de Baywatch ou Marés Vivas - como se chamou essa série por cá - andou por esta praia, Pedro. Por aqui, já nem há vivalma de outras celebridades mais recentes e que fizeram parte do elenco de uma série televisiva portuguesa aqui filmada e que estreou em Julho.
      Creio que foi um fiasco, pois a pretensão de "Verão M" em imitar "Verão Azul" não passou disso mesmo: pura pretensão.:))

      Beijinhos.

      Eliminar
  13. Tudo o que seja mar e areia fina, já me faz bem. Adoro!!
    Beijinho Nita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu não gosto de areia muito fina. Em dias de nortada agarra-se-me toda ao corpo! Já de Mar...ADORO!! :))

      Beijinhos, Nina!

      Eliminar
  14. Um lugar onde eu seria capaz de estar de manhã à noite, é como gosto de fazer praia desde que tenha poucas pessoas, tal como a minha aqui bem juntinho a mim.

    Beijinho Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Praia por praia, já tens essa que te está perto de casa, Flor.

      Beijinhos. :)

      Eliminar

  15. Que lindo Janita!
    Não cheguei a tempo para contribuir, mas no próximo contribuirei sim.
    Moledo e Caminha, na foz do Rio Minho, são lugares mágicos.

    Beijinhos Minhotos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa lá, Afrodite.
      Não podemos estar em todo o lado.
      Há que dividir a esmola pelas aldeias! :)
      Serás sempre bem-vinda.

      Beijinhos, bom fim de semana.

      Eliminar
  16. Estás com uma imaginação/criatividade p’ró blogue... cuidado!!
    Continua que estamos a gostar. Falo por todos sem pensar que estou a invadir o espaço alheio.! : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste-me rir, Catarina! :))
      Não é nada de mais...há publicações que se vão fazendo sem que se tenha programado o desfecho. Neste caso também fiquei contente com a adesão à minha sugestão. :))
      Aqui, não há espaços alheios, tudo é de todos.

      Beijos, bom FDS

      Eliminar
  17. Perdi esta estreia... Mas espero pela próxima edição. :)

    ResponderEliminar