segunda-feira, 13 de agosto de 2018

PALAVRAS DE ALGUÉM. # 2


Miss Smile, Arco-íris e girassol dentro de uma bola de sabão.



Hoje vou dar a conhecer, a quem ainda a não conheça, e relembrar a todos os outros, que já têm o prazer de a conhecer, alguém muito especial neste mundo da blogosfera. Trata-se da doce, tranquila, tímida, reservada, alegre e dona de um imenso sentido de humor, onde a fina ironia é nota subtil,  Miss Smile.

Nem sempre a anfitriã deste blog teve a caixa de comentários fechada. Tempo houve em que podíamos entrar em sua casa e trocar impressões com ela. Todos eram recebidos com um sorriso afável, amigo e uma fumegante e aromática  chávena de chá, se estivesse frio, ou um delicioso e refrescante copo de chá geladinho, se o calor apertasse.
Creio que terá sido a sua indisponibilidade de tempo e consequente impossibilidade  de dar resposta aos comentários, bem como de retribuir as muitas visitas que recebia - e recebe - que levou  ao fecho da dita caixa.
Tenho, no entanto, a certeza de que, sempre que pode, Miss Smile anda por aí, a ler e a matar a saudade daqueles nove ou dez blogs de que tanto gosta.
Mas, para quê mais palavras minhas, (logo eu, que nem sei escrever) se o texto que vos trago  diz-vos quem é, dizendo-vos do que gosta, a nossa querida Miss Smile?

-------

Gosto...

"Gosto de acordar cedo. Gosto dos meus filhos mais do que gosto de viver. Gosto de nuvens rasas. Gosto de calor. Gosto das horas de torpor e silêncio no verão. Gosto de molhar os pés na água salgada e de apanhar flores silvestres. Gosto de café pela manhã e de um copo de vinho branco ao fim da tarde. Gosto de jazz. Gosto do tapete de folhas do outono na calçada da minha rua. Gosto da minha rua mais do que das outras ruas. Gosto de amoras e de descascar tangerinas com as mãos. Gosto de janelas grandes que dão à luz uma esperança sem limites. Gosto de barcos e de faróis. Gosto de pensar que o amor tem a idade do mar. Gosto de fazer bolas de sabão e de ver os últimos raios de sol sem pressa. Gosto de andorinhas. Gosto de repetir palavras. Gosto de repetir palavras. Gosto de falar alemão. Gosto de conversar. Gosto de ter amigos e de pensar que gosto ainda mais deles do que eles de mim. Gosto de árvores e de montanhas. Gosto de mosteiros e de recolhimento. Gosto de ir sozinha ao cinema. Gosto de livros. Gosto muito de livros. E do cheiro que têm. Não gosto do momento em que me cantam os parabéns. Não gosto de mim quando me levo demasiado a sério. Gosto de pensar que tive uma infância feliz. Gosto de metáforas. Gosto de escrever. Nem sempre gosto do que escrevo. Mas gostei de escrever este texto."
11-05-2018













26 comentários:

  1. A Miss Smile é alguém que compartilha muitos dos nossos gostos, ou a maioria deles. Temos algo em comum. Pode ser nossa amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto Catarina, assim é. Lendo os gostos de Miss Smile, tão naturalmente simples, qualquer uma de nós se identifica com ela.
      Pela parte que me toca, gosto de tudo o que ela gosta, menos de falar alemão, só porque não sei, claro. :)

      Eliminar
  2. Ou estou a fazer uma grande confusão ou já é a segunda vez que um dos blogs que frequento fala da Miss Smile e nos mostra um dos seus textos.
    Gostei de ler e penso que também gosto de muitas coisas que ela gosta.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não creio que esteja a fazer confusão, não Elvira. Esta senhora tem muita gente na blogosfera que a estima e admira, mas eu não sei quem possa ter sido, deve ser uma seguidora da Elvira e não minha, caso contrário lembrar-me-ia.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. E eu, para além de quase tudo isso, gosto porque gosto, sem procurar explicações, de a ler.
    Que a vida lhe seja sorriso tranquilo e sentido.
    E... vá escrevendo :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta Menina Sorriso é especial, sim. Escreve de forma divinal, não usa palavras rebuscadas nem faz qualquer tipo de floreados com a escrita, e, quando a lemos, até nos parece coisa que também seríamos capazes de escrever, mas ela tem aquele toque divino com que Deus bafejou os de pensamento tão claro e lúcido, que flui na ponta dos dedos.
      Parou um tempo, mas já voltou. Isto é um vício bom, Noname! :))

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Visitei-a. De facto tem a caixa de comentários fechada. Para mim é desmotivador. Ao longo dos anos na blogosfera tenho eliminado da minha lista quem não aceita comentários independentemente dos temas dos seus escritos. Tenho-o feito gradualmente à medida que o meu desagrado vai aumentando!! Mas, aceito quem aceita! Depende do objetivo que cada um de nós tem para se manter com o blogue ativo. Para mim o mais importante é a convivência com pessoas que provavelmente nunca conhecerei, mas pelas quais criei amizade, que me visitam, mesmo que não seja com assiduidade. Sei que com a convivência também vou enriquecendo os meus conhecimentos.
    Um blogue que não tenha uma comunicação nos dois sentidos em tempo real, não me interessa. Se eu não posso comentar, o bloguista está a dizer-me que a minha opinião sobre o que escreveu não é importante.
    Esta é apenas uma opinião. A minha! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza, Catarina. E tens toda a legitimidade para a manifestar. Penso igual a ti, gosto de interagir com os outros bloggers, a não ser na diferença de visitar e ler à mesma, mesmo sem ter possibilidade de interagir, com quem escreve e não comenta nem aceita comentários. Tenho quatro, na minha lista.

      Beijinhos e obrigada por me teres deixado a tua opinião que muito prezo.

      Eliminar
  5. Pronto, já vim espreitar, como prometido.
    E já espreitei a Miss Smile. Escreve bem e é possível que passe a visitá-la, ainda que não permita comentários. Sigo meia dúzia de blogs e não comento na sua maioria. Permitir ou não os comentários é um pau de dois bicos...
    (ff de (re)ver o 'João').
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai a pressa da visita era para me visitar a mim? Só mimos, só mimos! :))
      Já lá estive e já revi e reouvi o "João". E sim senhor, lembro-me bem dessa nossa conversa, como esquecer? :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  6. "Gosto de pensar que o amor tem a idade do mar."
    Posso emendar?
    "Gosto de pensar que o amor tem a imensidade do mar"

    e, de resto,
    gosto de tudo o que Miss smile diz gostar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode sim, meu caro Amigo.
      Mais, faço coro consigo.
      Também penso que o Amor tem a imensidade do Mar.

      Um abraço grato,
      por nos visitar. :)

      Eliminar
  7. Maravilhoso texto com "gostos " muito interessantes.
    Desconheço o blogue mas abriu.me a curiosidade :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se lhe espicacei a curiosidade, minha amiga, tem bom remédio. Aceda à hiperligação e num instante põe-se lá. Se gosta de ler quem escreve bem e com alma, então...de que esta à espera? :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Que engraçado como eu me revi neste testo! Amei ler-.. Obrigada pela partilha!

    Beijos - Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Cidália...um texto que nos fala de gostos que, afinal, são da maioria de todas nós, não é? Porém...

      Beijos, bom dia.

      Eliminar
  9. Não sei quem é, mas gostei de ler.
    Beijinhos Nita

    r: para a próxima tiro os joelhos 🤣🤣

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabes, claro que não sabes Nina...mas quando regressares de férias vai até lá e já ficas a saber melhor, OK? :)

      Deixa lá as pernas, aquilo até serviu para dar mais ênfase à paisagem. :))

      Beijinhos Nina, continuação.

      Eliminar
  10. Uma visita obrigatória há já muitos anos.
    Dá para comentar via Google.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cruzei-me lá algumas vezes com o Pedro.

      Não estou lá muito de acordo em comentar via e-mail, se é isso que o Pedro quis dizer. Se a pessoa não quer comentários, nem mesmo moderados, lá terá as suas razões. Tecer uma apreciação, pontualmente, ainda vá que não vá, agora comentar, não. Jamais o faria.

      Beijinhos.

      Eliminar
  11. Quem semeia delicadeza, colhe gratidão. Creio que falamos um dia sobre cuidar do próprio jardim, como escrevia Voltaire. Muito obrigada, querida Janita, do fundo do coração, pelas suas gentis palavras. E ao texto que amavelmente publicou, eu acrescentaria: “E gosto da Janita”. :)

    Deixo-lhe um abraço e um presentinho:

    A arte de ser feliz

    Houve um tempo em que a minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre homem com um balde e em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
    Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

    Cecília Meireles, in Escolha o Seu Sonho



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, querida Miss Smile, que prazer enorme vê-la por aqui.
      Pensei que estivesse a gozar as suas merecidas férias.

      Pode parecer-lhe vaidade da minha parte, mas eu sei que a Miss Smile gosta de mim.:)
      Ainda não comentava no seu blog, mas já a lia. A minha natural timidez impedia-me de o fazer, de tal modo a achava num patamar tão inacessível. Um dia, qual não é o meu espanto e alegria, quando me deparo com um comentário seu a deixar-me umas palavras cheias de ternura. Nesse instante eu soube que tinha havido uma espécie de sexto sentido que a havia trazido até mim. Doutro modo nunca me atreveria comentar o "Notas de Chá". Enfim, coisas minhas. :)

      O presentinho que me traz já está bem guardado, com toda a mensagem que encerra e que eu apreendi.
      Muito Obrigada.

      Leve um beijinho meu com muita ternura.

      Eliminar
  12. Houve um período em que adorava ler as "Notas de Chá" da Miss Smile e que cheguei até a comentar. Creio que em determinada altura deixei de ter acesso ao seu blog (?)...(?)
    O facto é que não tenho possibilidades (em tempo) de visitar sequer aqueles amigos que comentam no "Coisas da Fonte" ! O grande problema é que há blogs fantásticos por aqui e este é sem a menor dúvida, um deles, mas infelizmente o tempo não dá para tudo ! :((

    Sabes bem que eu gosto de "comentar a sério" e não apenas com um simples "Gostei" , ou "Está muito bom ", ou mesmo "Passei para dizer olá" ! ... e por isso prefiro visitar e comentar 5 ou 6 por dia do que 30, só para dizer que "Passei" !

    Beijinhos, Amiga ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, Rui, pelo que me conheces, sabes não gosto de comentar tipo telegrama, embora possa ser mais ou menos expansiva consoante tiver algo para acrescentar ao que já foi dito, ou não. Mas ler, leio sempre. :)

      Nunca deixei de ler o Notas de Chá, bem como os outros três blogs que tenho na minha lista e não aceitam comentários. Às vezes tenho pena, sim. Gostaria de manifestar o meu apreço por este ou aquele texto que mais me disse e isso tenho de guardar comigo.

      Beijinhos e obrigada Amigo.

      Eliminar
  13. Gosto muito da Miss Smile. Está entre os meus blogs preferidos. Eu não dou assim tanta importância aos comentários. Caixa fechada, caixa aberta, cada um decide como e quando. Gosto de a ler e pronto. Também gosto de interagir, mas q.b. Muitas vezes sou até telegráfica. Serei forreta nas palavras? :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso como tu, apesar da caixa de comentários fechada, não será por isso que deixarei de ler quem gosto.

      Não, Luísa, não és forreta nas palavras, tens é pouco tempo para isto...escrever, escreves tu e bem! :))

      Eliminar