quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Amor Sem Esperança.

 



Amor sem fruto, amor sem esperança
É mais nobre, mais puro,
Que o que, domando a ríspida esquivança,
Jaz dos agrados nas prisões seguro.

 

Meu leal coração, constante e forte,
Vendo a teu lado acesos,
Flérida ingrata, os ódios, os desprezos,
O rigor, a tristeza, a raiva, a morte.

Forjando contra mim, por ordem tua
Mil setas venenosas,
Em prémio destas lágrimas saudosas,
Inda assim continua
A abrasar-se em teus olhos... Vis amantes,
Corações inconstantes,
De sórdidas paixões envenenados,
Vós, a cujos ardores,
A cujos desbocados
Infames apetites
A Virtude, a Razão não põe limites,
Suspirai por ilícitos favores,
Cevai-vos em torpíssimos desejos.


Tratai, tratai de louco um amor casto,
Que eu nos grilhões que arrasto;
Tão limpos como o Sol, darei mil beijos.
Peçonhenta aliança,
Vergonhoso prazer, de vós não curo
De ti, sim, porque és puro,
Amor sem fruto, amor sem esperança.


 Manuel Maria Barbosa du Bocage, in "Excerto de Flérida - Idílio Pastoral"


Fotos minhas.



39 comentários:

  1. Poema lindíssimo, deslumbrante de ler
    .
    Saudações poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um grande poeta este homem moreno, meão de altura, olhos azuis e rosto tristonho.

      Obrigada, Rycardo.
      Saudações.

      Eliminar
  2. Boa tade de paz, qurrida amiga Janita!
    "Tratai, tratai de louco um amor casto".
    Um poema que não conhecia e amor sem esperança nos mata em vida aos poucos.
    O coração amoroso tem sempre esperança de dias melhores.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho de gratidão
    Tenha dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Rosélia.

      Agora já se finaram os amores castos e puros.
      Pelos vistos naquele tempo também.
      Pelo que este foi apelidado de louco.

      Beijinhos e tenha uma boa noite, minha amiga.

      Eliminar
    2. Querida, com todo meu respeito que merece, pois bem sei da sua sabedoria de vida e competência (é nitida), mas eu ainda creio no Amor puro. Não me importo de ser chamada de louca também. Eu confio totalmente no outro e a felicidade acontece. Sei que me compreenderá.
      Beijinhos fraternais

      Eliminar
    3. Claro que a compreendo, querida Rosélia.
      Fui, toda a minha vida, uma crente no amor puro. Sequer posso conceber que se ame de outra forma. Mas, infelizmente, a traição e o espezinhar contínuo dos meus sentimentos, afastaram de mim essa crença.
      Desculpe, mas mais do que isto não posso nem devo dizer.
      Um abraço amigo.

      Eliminar
    4. Recebe meu abraço de carinho e perdoe-me ter ousado 'discordar', mas compreendendo... Você é pessoa de fino trato conosco. Beijinhos

      Eliminar
    5. Beijinhos, amiga Rosélia.
      Sabia que iria compreender.
      Obrigada.

      Eliminar
  3. Um poema lindo que desconhecia, mas confesso que Bocage me deixa sempre a pensar. Não é fácil interpretar este vaivém de sentimentos.
    Haja esperança de se conseguir um amor solto e sem grilhões.
    Gostei muito das tua flores.

    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São sentimentos contraditórios, como sempre que o amor anda no ar, Manu. Mas o Poeta sabia bem manejar o uso das palavras.
      A esperança é uma ave que mal voa, esmorece e cai no mar.

      Beijinhos e fica bem, Amiga.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. O Manel Maria era tão complicadop quanto a sua poesia.
      Mas foi um grande poeta.

      Boa Noite e obrigada, Luís.

      Eliminar
  5. Não conhecia este poema! Adorei :)
    🌻
    -
    Beijos- Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Cidália.

      Estive no seu blog e vi que indicava um blog que havia publicado aquele seu poema na sequência de uma frase. Acontece que o blog em questão está inactivo e não me foi possível ver a imagem que lhe haviam escolhido.
      Desculpe Cidália, mas se não ceitou as regras porque razão participou? Sei que estou a intrometer-me num assunto que não me diz respeito, mas acontece que acabei por sair do seu espaço sem nada dizer. Fica para uma próxima vez.

      Boa noite e obrigada.

      Eliminar
    2. Bom dia Janita!
      A Imagem era uma Tela e eu não quis publicar no meu blogue porque a autora do blogue podia não gostar. A frase no titulo, essa foi uma opção minha, quanto à imagem deixei que A Srª a escolhesse. Depois ao passar no meu blogue só modifiquei o titulo, para não cansar. Tal como a imagem.

      Quanto ao blogue em questão está ativo e bem ativo. " Como é possível não o conseguir ver?"

      Beijinho

      Eliminar
    3. Por favor, clique no AQUI que deixou no seu blog, como referência.

      Bom dia.

      Eliminar
    4. Janita, tem razão! Mas, o segundo título do blogue em AZUL, vai direcionado para o blogue Dela. o "aqui" esbardalhou-se, lol

      Beijinho

      Eliminar
    5. 😊 O tempo me dará razão em muitas outras coisas, amiga Cidália.

      Atenção, a autora desse blogue está acima de qualquer intenção oculta nestas minhas palavras. Tanto assim é, que ainda a tenho, e terei, na minha lista de blogues. A raiz do mal é outra... disfarçada de fada-madrinha vai espalhando maçãs envenenadas. Como sempre pensei pela minha cabeça, não estou nem aí.
      Desculpe, mas continuo a dizer que a Cidália devia ter mantido a escolha feita pela autora da rubrica.

      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Uma excelente escolha.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é um bonito poema, sim Elvira.
      Ando numa fase sem grande ânimo para a escrita - aliás nem para coisa alguma - e, como sabe, um blog tem de ser alimentado. Não sendo possível publicar trabalhos de autor, recorro ao talento dos nossos poetas.
      Obrigada e até amanhã.
      Abraço.

      Eliminar
  7. Mas escolhes bem os temas....
    Adorei as flores 😊
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, para isso ainda vou tendo alguma apetência, amiga Manela.😊

      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Eu nunca escreveria um poema assim
    Mas...
    ...Também não me chamo Bocage

    (e agora uma pergunta, porquê a escolha de tais imagens a ilustrar um poema tão azedo e desesperançoso?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez tenha sido com a Esperança na esperançosa crença de que neste meu leal coração, constante e forte a esperança possa renascer.

      Boa noite, Rogério.

      Eliminar
  9. O Manuel Maria não era só piadético.
    Tinha outras dimensões.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Manel Maria era um verdadeiro tratado, Pedro.
      Beijinhos, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  10. Bom dia Janita,
    O prazer da poesia chegou-me tardio.
    E, como tudo que se aprende muito depois de ter abandonado os corredores da escola, penosamente.
    Não consigo ler poesia como quem toma um copo de água: de um trago.
    É mais como quem prova um bom vinho, com pequenos goles, tentando vislumbrar a cor, o aroma, o paladar, saboreando-o em toda a sua extensão até final.
    Por fim, se souber alguma coisa sobre o eu do poeta, as suas motivações, os seus desencantos, então e somente então, me concilio com o poema, a luz aclara, o que leio fica nítido e o prazer floresce.
    E foi assim também com este.
    Desculpe a extensão do comentário, concluo já e com votos de que conserve a esperança no futuro, pois como alguém dizia, enquanto houver esperança só o covarde desesperará.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Joaquim Ramos.

      Fiquei encantada com a descrição da forma como diz ler Poesia.
      Na verdade, seria assim, degustando lentamente cada palavra, como quem prova um bom vinho, palavra a palavra, frase a frase, que a boa poesia deveria ser lida, até que a mensagem do Poeta fosse integralmente apreendida.
      Quem dera que todas pessoas que vão "arranhando" os seus poemas, soubessem interpretar, desse modo, os poemas de que tem teve/tem, a Poesia no sangue.

      Por favor, não se iniba de escrever os comentários com a extensão que a exposição da sua ideia precisar. É um gosto ler o que escreve.
      Muito obrigada!

      Eliminar
  11. Bom dia
    Com um pouco mais de dificuldade na interpretação , mas um poema que nos deixa mais esperança .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o Joaquim sabe, o nosso Bocage era um homem de grande cultura e saber, mas tinha lá os seus quês que dificultavam o entendimento das coisas que escrevia e dizia.
      Basta lembrarmo-nos da história do 'Ladrão de Patos':

      " Doutor, afinal levo ou deixo os patos?". 😊
      Lembra-se?

      Bom dia, Tenha um bom fim de semana, JR!


      Eliminar
  12. Um dos meus poetas favoritos e já conhecia este poema que para mim é a luta por um amor/atenção não correspondido mas que teima estar sempre presente.

    Beijocas e uma boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As rosas são maravilhosas e a minha filha tinha várias mas a cadela Zara come-as qté onde chega:))))

      Eliminar
    2. Olá, Fatyly.
      Vejo que já regressaste à base. Pelos vistos fez-te bem mudar de ares. Coisa que eu não farei, pelo menos não ainda este Verão, se bem que a vontade também não seja nenhuma.
      É verdade, neste poema o Bocage fala-nos de um amor puro e casto, platónico, portanto. E, como dizes, talvez não fosse correspondido. ​Logo ele, habituado a obter os 'favores' de quantas mulheres desejasse possuir.

      Vergonhoso prazer, de vós não curo
      De ti, sim, porque és puro,
      Amor sem fruto, amor sem esperança.


      Acontece aos melhores. 😇

      Isto dos animais de estimação se transformarem em donos das coisas dos donos e reis do pedaço, é uma chatice.

      Beijinhos, bom fim de semana.

      Eliminar
  13. Janita, adoro Bocage!
    Foi grande versejador
    E monumental na dor
    Do desafeto. Em ultraje
    Ele agia como age
    Um sábio e contumaz
    Sátiro. Sendo capaz
    De infernizar o inimigo.
    Eu senho sempre comigo
    Que nos versos sol sagaz.

    Bela postagem, Janita! Parabéns! Abraço cordial. Laerte.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Poeta Laerte.
      Também gosto dos seus poema, principalmente, dos sonetos.
      Gosto também, e muito, dos seus comentários poéticos.

      Muito obrigada pela sua simpática visita.

      Cordiais saudações.

      Eliminar
  14. Oi Janita
    Bocage -um grande nome da literatura portuguesa e sua escrita e seus poemas são feitos para refletir rs tenho sempre que reler rs
    Esse 'Amor sem Esperança' é realmente bem pouco otimista, mas poetas gostam de sofrer e se não sofrem fingem bem rs
    Aqui ele suspira por um 'amor inconstante e cita as 'mil setas venenosas'
    .Um amor complicadinho Janita Fujamos desses rs
    Abraços e bom sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Lis!

      Com os poemas de Bocage temos que dar trabalho aos neurónios.
      Ainda bem! 😊
      Imagine como ficou confuso o pobre ladrão dos bípedes palmípedes, quando já ia pular o muro com os ditos metidos num saco, e o nosso Manuel Maria, furibundo. o interpela.

      "...Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada."

      Às vezes também me apetecia ter uma bengala fosfórica... E a Lis, não? 😉

      Beijinhos amiga, do outro lado do Oceano. 🥰

      Eliminar
    2. hehehe rindo aqui Janita ,só mesmo Manuel Maria pra me levar ao riso... tadinho do ladrão não entendeu nadinha e tal como eu demoro pra saber o que Bocage pretenda que eu entenda rs então Janita (a garganta resolveu doer inesperadamente desde ontem, estou na expectativa que passe rápido).
      boa noite, querida beijim

      Eliminar
    3. 🌺 🌷

      Beijinhos e bom fim de semana. Lis! 🌞 🌼

      Eliminar