sábado, 7 de agosto de 2021

Um Soneto Por Semana #19

 

Serpa - numa das minhas visitas ao Lar de idosos onde se encontrava um meu Tio.
Ao fundo, a Igreja de S.Francisco.




Chorosos versos meus desentoados,
Sem arte, sem beleza, e sem brandura,
Urdidos pela mão da desventura,
Pela baça tristeza envenenados.

Vede a luz, não busqueis, desesperados,
No mudo esquecimento a sepultura; 
Se os ditosos vos lerem sem ternura,
Ler-vos-ão com ternura os desgraçados.

Não vos inspire, ó versos, cobardia
Da sátira mordaz o furor louco,
Da maldizente voz a tirania.

Desculpa tendes, se valeis tão pouco,
Que não pode cantar com melodia
Um peito, de gemer cansado e rouco . 



 Manuel Maria Barbosa du Bocage

1765-1805





26 comentários:

  1. "Se os ditosos vos lerem sem ternura,
    Ler-vos-ão com ternura os desgraçados."

    Dá um abraço meu ao teu tio
    e
    para ti, outro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério.
      A uns 200 metros adiante da Igreja/Lar de Idosos, repousam os restos mortais desse meu Tio e de minha Mãe, que não faleceu lá mas sabíamos ser lá que gostaria de repousar. Cumpriu-se a sua última vontade.
      Obrigada.

      Um abraço meu.

      Eliminar
  2. O elmano da minha cidade.
    Uma inspiração de sempre
    🙂

    ResponderEliminar
  3. Sim 'chorosos versos' de um importante poeta português de séculos atrás., e que sua biografia ainda repercute entre os estudiosos da literatura. Usava uma linguagem depurada em seus versos.
    Gostei da foto também. Cabelinho moderno ,Janita, as recordações são sentidas mas as saudades sempre lembra alguns bons momentos vividos.
    Abraços e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando, sem esperarmos, nos vem ter à mão uma foto que nem nos lembramos da data exacta em que foi feita e a recordação dos entes queridos nos toma conta do coração, só podemos ter ideias e sentimentos tristonhos, querida Lis.
      Ainda hoje quando lá vou, gosto de entrar pelo meio dos campos, abrandar e absorver o cheiro da terra alentejana que me rodeia.
      Talvez se lá vivesse, este sentimento não fosse tão forte e tão dolorido.

      Beijinhos e abraços, Lis.
      Feliz fim de semana.

      Eliminar
  4. Um soneto grandioso de um dos meus poetas preferidos.
    A foto está giríssima de uns tempos bem diferentes dos actuais:)))

    Beijos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito do Manuel Maria, Fatyly.
      Tanto pode ser grosseiro, vulgar e detestável, como nos inspira uma ternura imensa pela dor que manifesta em alguns dos seus poemas. Um grande Poeta!

      Atendendo à data do falecimento deste meu Tio, creio que isto foi na segunda metade dos anos noventa. Já lá vão uns aninhos, sim.
      Engraçado é que, no meu íntimo, não me sinto muito diferente de como me sentia então.
      A nossa aparência pode mudar, podem mudar as paisagens, mas a nossa essência, não.

      Beijinhos e obrigada.
      Desejo-te também um feliz fim de semana.

      Eliminar
  5. Bom dia
    Mais uma boa escolha de um poeta querido por muitos.
    E mais uma recordação do Alentejo.
    Bfs

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo pessoas e lugares que gosto, caro Joaquim.

      Bom dia e obrigada.

      Eliminar
  6. Grande Bocage.
    Nunca fui a Serpa. Conheço Beja, Mértola, Mourão, Reguengos..., mas não Serpa nem Barrancos.
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece impossível!! :-)

      Beijinhos, bom fim de semana.

      Eliminar
  7. Sempre invocando o teu Alentejo...
    Beijinhos,amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não, querida Manela, se é o Alentejo que vem ter comigo quando menos espero?!
      Beijinhos e abraços.

      Eliminar
  8. Realmente certos estados de alma levam (-nos) a compreender coisas em que outros, mais felizes ou distraídos, nem sequer reparam.
    Os grandes poetas, como Bocage, Pessoa, etc. tocam os sentimentos na perfeição.
    Feliz fim de semana, Janita, e também para o seu tio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão Mª Dolores.
      Por isso, não é poeta quem quer e escreve umas quantas palavras bonitas. Poeta é quem sabe tocar os corações, nos faz estremecer e arranca do fundo da alma sentimentos que fazem vibrar. Sejam eles quais forem, desde o melhor ao pior que esteja guardado em nós.
      O meu Tio, amiga, já está a cerca de 200 metros de distância do lugar em que viveu os seus últimos anos, ou seja, perto do Monumento que se vê ao fundo.

      Feliz fim de semana para todos nós, os que ainda respiramos.
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Poema poderoso!
    Numa passagem rápida...
    .
    Amigos, esta rapariga, vai fazer uma pequena pausa, para umas merecidas férias. Voltarei assim que me for possível, aos vossos blogues.
    Até já...
    Beijos e Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa notícia a que me traz, Cidália.
      Então, boas férias! Divirta-se e recupere energias para ir dispendendo durante o Inverno.
      Até breve.

      Beijinhos.

      Eliminar
  10. Penso que não há cidade alentejana que não conheça, tudo me encanta a Sul.
    Agrada-me as paisagens a perder de vista, o artesanato e os belos petiscos.
    Será preciso dizer que gosto muito dos poemas de Bocage? Boa escolha.
    Beijinhos querida Janita.

    Ps. Não consigo aceder ao blog da Manela, tenho pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não tenho blog, Manu.
      .

      Eliminar
    2. Pois é, querida Manu. O Sul tem coisas boas e coisas más e o Norte também! 🙂
      Onde nos sentirmos bem e felizes, é o lugar ideal para viver.
      Se não sentirmos alegria dentro de nós de que servem as belezas que nos rodeiam? Enfim, filosofias...

      Aí tens a resposta que eu te daria, Manu. A nossa amiga UmaMaria só vai criar um blog quando se reformar. Vamos ficar atentas...🙂

      Beijinhos e abraços às duas.

      Eliminar
  11. A mordaz poesia de Bocage, que bem se assemelha ao Boca do inferno brasileiro Gregorio de Matos.
    Bela escolha Janita nesta série bem elaborada com versos encantados.
    Bjs amiga.

    ResponderEliminar