quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Ah...A Poesia...

 Ah, Um Soneto...

Meu coração é um almirante louco
que abandonou a profissão do mar
e que a vai relembrando pouco a pouco
em casa a passear, a passear ...

No movimento (eu mesmo me desloco
nesta cadeira, só de o imaginar)
o mar abandonado fica em foco
nos músculos cansados de parar.

Há saudades nas pernas e nos braços.
Há saudades no cérebro por fora.
Há grandes raivas feitas de cansaços.

Mas — esta é boa! — era do coração
que eu falava... e onde diabo estou eu agora
com almirante em vez de sensação? ...

Álvaro de Campos
(Heterónimo de Fernando Pessoa)

☆  ☆  ☆

Foto Janita


Já eu - Janita - falo de prisões e de evasões,
sejam plantas, gentes, 
corações
não existem amarras  
nem paixões
que possam prender quem tem
 a Liberdade como sua única forma de viver.

Assim és, assim sou, assim seremos até morrer!

   ☆   ☆  ☆  ☆   

34 comentários:

  1. Acima de tudo, a Liberdade de pensamento ou de expressão, desde que sem ofensas. Até os loucos, que os há, têm tal direito. E concordemos ou não com as opiniões exprimidas.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais nada!!
      Liberdade de pensar e expressarmos os pensamentos.
      Liberdade para fazer as nossas escolhas sem que nos queiram impingir ideais e caminhos à força. Liberdade para crescermos interiormente, de acordo com o que acreditamos.
      Respeitar é aceitar ideias e formas de ser, mesmo que opostas às minhas!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Amiga Janita,
    Eu também sou uma das “várias pessoas”, que habitam a alma inquieta e poética de “Fernando Pessoa”.
    Indico esta leitura do ®DOUG BLOG:

    https://blog-dougblog.blogspot.com/2019/08/fernando-pessoa-varias-pessoas-em-um-so-pessoa.html

    Abraços e cuide-se!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo Douglas Melo.
      Gosto de FP, mas não lhe direi que me identifico muito com a sua poesia.
      Grata pelo link deixado que irei ver com gosto, sim.

      Um abraço e cuidemo-nos então.

      Eliminar
  3. Linda poesia escolhida ,mas gostei das tuas palavras, cheias de sentido! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Chica.
      Não sei se o que escrevo faz sentido para muita gente, mas o importante é que seja um sentir meu no momento.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Só concebo a vida com liberdade.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liberdade com sentido de responsabilidade e respeito pela liberdade alheia, obviamente.

      Beijinho, António

      Eliminar
  5. A liberdade de pensamento continua a ser uma liberdade que ninguém pode tirar a ninguém.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Catarina...não há machado que corte a raiz do pensamento! :)
      Expressar o pensamento completa a liberdade, logo que não coarte a liberdade do outro.

      :)

      Eliminar
  6. Poema lindíssimo. Que haja sempre liberdade de pensamento e sentimentos.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  7. Pessoa é sempre um encanto na arte de soneto.
    Analogia perfeita Janita nada de amarras e grilhões as plantas nos dão lição de busca da ultrapassagem para ver o Sol, para se alastrar. Liberdade bem precioso, que havemos de lutar de unhas e dentes, isto vamos.
    Bom lindo fim de semana com arte e alegria.
    Beijo na paz amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Toninho.
      É sempre um gosto receber e ler os seus comentários cheios de sabedoria.
      Muito obrigada.

      Tudo de bom para si, especialmente muita saúde, liberdade e alegria.
      Um abraço com respeito e amizade.

      Eliminar
  8. Gostei bastante da escolha do poema bem como a sua parte final! Obrigada pela partilha!

    Beijos e um excelente dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que lhe fico grata pela companhia e amizade, Cidália.

      Um beijinho e tudo de bom.

      Eliminar
  9. Sem prisões nem amarras, há que respeitar a liberdade dos outros e viver a nossa própria vida.
    Eu revejo-me neste poema.
    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Manu.
      Aquela alfazema estava ali retida e bem segura pela rede que a amarfanhava, mas viste como ela se escapuliu e alastrou, perfumando o que se encontrava ao seu redor? Pois, é essa a minha noção de liberdade...:)

      Beijinhos, querida Manu.

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Fico bem contente em saber isso, caro Miguel. 😊

      Boa noite e um abraço.

      Eliminar
  11. Janita querida, creio que não é preciso falar da bela poesia de Fernando Pessoa, poeta e filósofo da vida, como digo sempre. Gosto da poesia dele, muito.
    Mas a sua está na foto, no coração, na alma da gente que vê a liberdade como a única forma verdadeira de viver, de se fazer feliz. Nem as plantas aceitam a prisão, imagine os animais e os humanos! É o caos da humanidade. É o poder dos poderosos contra a resignação dos mais fracos. E para merecer essa fantástica liberdade, temos de saber viver. E que o respeito aos semelhantes seja a principal mola mestra.
    Ótimo!!
    Beijinho, amiga, cuide-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tais.

      Belas e sábias palavras as que sempre me deixa. Muito obrigada!
      É preciso saber estar e viver em liberdade, sim.
      Saber que armas usar para a conquistar ou reconquistar, é um segredo ou uma arte mágica e sábia, já que o uso de armas 'bélicas'não será recomendável. Os tiranos saberão entender o poder do respeito? Essa é a minha dúvida.

      Um beijinho imensamente grato e amigo.
      Feliz fim de semana, Tais.

      Eliminar
  12. E se eu estou farto de prisões virtuais, minha comadre.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, amigo Pedro...como eu entendo essas grades invisíveis que nos prendem, sendo nós mesmos os nossos próprios carcereiros.

      Um beijinho com votos de feliz fim de semana

      Eliminar
  13. Bom dia
    E eu sem saber o que dizer perante os poemas que acabo de ler .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, amigo JR.

      Sabe uma coisa? Sem saber o que dizer, já me disse mais do que mil palavras simpáticas e amigas.

      Um abraço, bom fim de semana.

      Eliminar
  14. Olha Janita, por falar em liberdade, horrorizam-me as imagens que vejo de Cabul. E ainda me horroriza mais saber que há situações lá que nem são mostradas nessas imagens!
    😟

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, Manela.
      E até me apetecia dizer, relativamente aos actos dos bárbaros causadores das atrocidades que, em pleno século XXI, continuam a vergonhosa caminhada que se julgava estar definitivamente abolida: a escravatura e a servidão humana de mulheres e crianças: " E não se pode exterminá-los?

      Pois...nós não, 'eles', sim!

      Eliminar
  15. Olá,Janita.

    Mas quem não gostará de liberdade, seja ela olhada sob a forma de conceito abstracto, ou como realidade vivida? Mas ainda assim muitos são (somos) aqueles que por uma razão ou por outra dela não usufruem na sua plenitude ... ”Livre com um passarinho”, expressão muitas vezes usada para tentar definir aquilo que seria a liberdade plena, é coisa bem difícel de alcançar - neste mundo onde vivemos...

    Boa escolha de tema.
    Beijinhos amigos
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Vitor.

      Livres como os passarinhos, só mesmo os passarinhos! E mesmo assim, nem todos! Muitos vivem em gaiolas para que os humanos possam dizer-se donos de uma ave canora que alhes alegra os dias.

      Beijinhos e abraços, livres e soltos, até que tu os apanhes...se puderes.

      Um forte abraço, querido amigo.

      Eliminar
  16. Verdade Janita expressa muito bem no contraponto ao também poeta
    Fernando Pessoa,
    _ a liberdade é ainda um bem que não podemos deixar-nos tirar.
    Temos que ter voz, nas concordâncias e também nas discordâncias, cuidando para aceitar opiniões.
    Gosto da foto com o verde tomando conta do alambrado ,livre ... livre. Meu grande abraço e bom sábado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Lis.

      Quanto mais se avança no tempo, mais se retrocede nas atitudes e comportamentos. Parecem palavras sem muito sentido, mas é a mais pura verdade. É ver como a violência se instalou nas relações e vivências entre a faixa etária mais jovem.
      Há casos que revoltam o mais pacato cidadão, como namorados a agredir as namoradas e os estudantes a exercer a força bruta sobre os colegas mais jovens e indefesos.
      Dêem as terminologias que derem à cobardia, como bullying, a verdade é que o mundo anda a descambar para o abismo da barbárie.

      Acho que me desviei um pouco do contexto daquilo que disseste, Lis, mas fui deixando 'falar' o meu pensamento.

      Um beijinho grande e que o fim de semana seja calmo e de fraterna amizade.

      Eliminar