domingo, 15 de agosto de 2021

A COMOÇÃO DO CORONEL... COITADINHO!!

 "O Sonho" de Pablo Picasso

Eu que me comovo

Por tudo e por nada

Deixei-te parada

Na berma da estrada

Usei o teu corpo

Paguei o teu preço

Esqueci o teu nome

Limpei-me com o lenço

Olhei-te a cintura

De pé no alcatrão

Levantei-te as saias

Deitei-te no banco

Num bosque de faias

De mala na mão

Nem sequer falaste

Nem sequer beijaste

Nem sequer gemeste,

Mordeste, abraçaste

Quinhentos escudos

Foi o que disseste

Tinhas quinze anos

Dezasseis, dezassete

Cheiravas a mato

A sopa dos pobres

A infância sem quarto

A suor, a chiclete

Saíste do carro

Alisando a blusa

Espiei da janela

Rosto de aguarela

Coxa em semifusa

Soltei o travão

Voltei para casa

De chaves na mão

Sobrancelha em asa

Disse: fiz serão

Ao filho e à mulher.

Repeti a fruta

Acabei a ceia

Larguei o talher

Estendi-me na cama

De ouvido à escuta

E perna cruzada

Que de olhos em chama

Só tinha na ideia

Teu corpo parado

Na berma da estrada...

....Eu que me comovo

Por tudo e por nada.

Poema de António Lobo Antunes 




____________________________________________
________________________

35 comentários:

  1. Lindo poema, Janita!
    E bonito o teu cantinho,
    Onde eu chego e me aninho
    Pela visão tão bonita
    Onde nasce e onde habita
    A luz da beleza ou belo
    Que faz um mundo singelo
    Para quem vê poesia
    Como a arte que alumia
    A alma e o cerebelo.

    Gosto deste espaço. Parabéns! Abraço fraterno. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora seja muito bem vindo, caro Poeta Laerte.
      Que lindo comentário!!
      Não irei responder-lhe em verso, pois o meu cerebelo anda a avisar-me que devo tomar cuidado com o desiquilíbrio nas rimas.

      Se gosta deste espaço, pois saiba que gosto também da sua companhia.
      Muito obrigada e um abraço.

      Eliminar
  2. Não aprecio muito o Lobo Antunes mas...tudo bem!
    O quadro é belíssimo!
    Tens um cantinho muito fixe, Janita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Maria!

      Eu não amo nem odeio o ALA, mas gosto dos seus poemas e gosto dos livros que dele li. Como pessoa nada posso dizer pois nunca com ele convivi.
      Achas o meu cantinho "Fixe"?. Pois... deves ter razão!
      Mas...
      Fixe, foi a observação daquela velha senhora que vinha ajudar-me nas minhas lides, e há um ror de tempo não via, quando ontem nos cruzámos no super e me diz olhando-me nos olhos: " A senhora está sempre na mesma. Não se faz velha."

      Fixe, foi a saudação daquele senhor quando hoje, bem cedo, na minha rua ainda deserta, com a máscara bem colocada, me lança um sonoro: "Bom Dia, minha senhora, enquanto que eu, de máscara pendurada da orelha, vinha tão absorta nos meus pensamentos, vinda do contentor do lixo onde fui levar toda a tralha do anexo que decidi hoje limpar, nem me apercebi da sua chegada á minha beira.

      Assim de repente não me lembro de mais nada FIXE que me tenha acontecido recentemente.
      Logo, UmaMaria, só tenho que agradecer-te com esta frase:

      «És mesmo uma amiga Porreira, Manela". 🙏

      Beijinhos





      Eliminar
    2. Tenho alguns "problemas " com o autor, principalmente pela forma como ele trata as mulheres.
      Fixe é ser muito simpática, agradável, algo ou alguém que aprecio. Comecei a usar este termo por influência da minha filha 😊

      Eliminar
    3. 🧡 😊

      Tudo bem, amiga!

      Eliminar
  3. Sempre a surpreender!
    Sou fã do Lobo Antunes e o poema foi muito bem escolhido. "Comovo-me por tudo e por nada", nada de mais verdadeiro.
    Mais um post que gostei muito.

    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é mais um poema sarcástico do sarcástisco ALA, querida Manu.
      Uma espécie de retrato sórdido da vida.
      É assim que eu entendo esta letra da canção "Bolero Do Coronel Sensível Que Fez Amor Em Monsanto" cujo original foi cantado pelo Vitorino que também compôs a música, me parece. Escolhi esta versão dos "A NAIFA" por ser mais ritmada. Gosto mais!

      Obrigada pela tua companhia sempre amiga e aconchegante, seja o que for que esta minha cabecinha (pouco) pensadora se lembre de botar aqui.

      Beijinhos e abraços, amiga Manu.
      Bom Domingo!!

      Eliminar
  4. Gosto de ler o Lobo Antunes que para mim é muito peculiar...ora doce...ora cáustico e este poema é prova disso. Embora já conhecendo gostei de reler.
    Não consegui ver o vídeo porque as minhas colunas do som estão constipadas:)
    Beijocas e um bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fatyly! :)

      Eu gosto do ALA e gosto da tua maneira de ser desassombrada e directa. Quantas vezes nos encontrámos no "Constantino..." e, quem sabe, por sermos ambas muito parecidas, sempre me evitaste?! 😊

      Beijocas e um excelente Domingo também para ti.

      Eliminar
    2. Sinceramente Janita já se passaram tentos anos e não me lembro "Constantino"??? e deve ter sido impressão eu te evitar. Eu nunca evito ninguém a não ser quem me esfola o miolo e aí sim vai direitinho para a prateleira dos esquecidos:))))
      Já consegui ver e sinceramente digo-te que desconhecia mas retrata uma parte da vida que vai lá, vai e que infelizmente hoje se repete diariamente. Tive uns pais excelentes e muito à frente e sempre, mas sempre nos aconselharam muito bem desde pequenas (3 raparigas e dois rapazes) e nem sequer aceitar boleia de um tio meu irmão do meu pai!
      Muito mais tarde e já em Portugal, quando eu li o Código Civil de 1942 na parte relacionada com a sexualidade e ou com a mulher, a minha alma ficou parva. Bem tinha razão o meu pai que sempre respeitou a minha mãe e sobretudo as filhas. Havia regras mas essa de servir os homens e a mulher ser o foi e ainda hoje milhares o são - escravas- não era a educação que nos davam. Dou-te um exemplo muito mais leve do que se mostra no vídeo: comecei a fumar aos 17 anos(comecei a trabalhar) e disse ao meu pai que me respondeu mais ou menos isto: Não gostava que fizesses mas se queres fuma mas sustentarás o teu vício mas aconselho-te a nunca aceitares cigarros de outros ou outras.
      Beijocas Janita e as palavras são como as cerejas:)))) e não tenho tempo de reler e desculpa qualquer erro:))

      Eliminar
    3. Bom dia, Fatyly.

      Sente-te à vontade. Escreve o que te der na real gana. É para isso que temos a caixa de comentários aberta. E, por vezes, sabe tão bem desabafar... 😊

      Beijinhos, boa semana.

      PS- "Constantino...o Guardador de Vacas"... já não te lembras que é? 😲

      Eliminar
    4. Ora Janita agora sim, claro que me lembro e tenho nos favoritos mas só volta para os da barra lateral dos que leio quando voltar ao activo:)))

      Eliminar
  5. "Never on Sunday", filme de e com Jules Dassin e também com Melina Mercouri, recorda-se?
    Este postal deveria ser publicado numa Sexta-Feira, dia habitual para estas "cenas", e com bolinha vermelha para não assustar as criancinhas.
    Conheço boa parte da obra do Lobo Antunes, incluindo muitas das suas crónicas, mas de poesia, niente. Conheço vagamente a canção e o vídeo está nos conformes.
    O Picasso, bem, o Picasso era um sonhador inveterado.
    Um beijinho e bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não senhor, não me lembro do filme. Não sou desse tempo.
      Eu sou mais do tempo em que não havia Sábado sem sol, Domingos sem missa e Segundas-Feira sem preguiça. Ora como isto do sol e da chuva anda tudo trocado, à Missa deixei de ir e a preguiça comigo agora não tem dia certo para me visitar, não sei de nada. Sabia?

      Quanto a sinalizar este postal como sendo de conteúdo para adultos, não se aflija, José. Uma parte dos visitantes não vai ler o poema até ao fim, a outra parte nem o vídeo chega a abrir, por isso ninguém se vai escandalizar, sossegue.

      Escolhi esta tela porque lamento que a personagem desta 'estória' não tenha vivido a sua adolescência sonhando, como todas as outras raparigas da sua idade...ou, talvez sim. Talvez sonhe antes de adormecer, quando à noite cai na cama.
      Pobre mocinha...

      Um beijinho e um abraço Domingueiros. 😊

      Eliminar
  6. Li pouco do poeta AL, não me identifiquei muito _ a crítica de Portugal o considera meio polêmico tipo 'diz o que quer e doa a quem doer' rs mais ou menos isso.E gosta de menosprezar os colegas da classe, sei lá ou gosta de parecer de modo polêmico , (li algumas entrevistas), mas nada importa se gosto do que escreve, mas não sou muito fã do estilo.
    O poema muito bom RsrS e a mulher sempre sai chamuscada.
    Ah os homens .. rs
    Amei a tela do Picasso, Janita muito bem escolhida para a postagem _ como em outro poema 'metade fêmea, metade monja' rs
    E gosto do som do violão _ perfeito bolero do coronel. Tadinho nada Janita Safadinho rsrs
    Boa semana, amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lis.

      António Lobo Antunes (ALA), não é apenas poeta, é um escritor que mexe com a cabeça de quem o lê. Polémico? Sem dúvida, como polémicas serão todas as opiniões de quem fala sem receio de melindrar nem ser melindrado.
      ALA, há meia dúzia de anos, cometeu o "crime" de dizer que Fernando Pessoa o aborrecia de morte. E porque não dizê-lo se for isso que o escritor sente?
      A minha opinião não tem qualquer peso, a não ser para mim, e, no entanto, não me coíbo de dizer o mesmo a respeito da prosa do nosso Nobel da Literatura. Já da sua poesia sou grande fã...E depois?

      Gosto de António Lobo Antunes, apesar de reconhecer nele uma pessoa algo arrogante, desbragado, por vezes, mas que também sabe ser terno e gentil.

      O Coitadinho! do título não foi a sério...foi em tom de ironia. Lógico!

      Boa semana, Lis.
      Um abraço amigo.

      Eliminar
  7. Lindo poema de um autor maior que a lingua.
    🙂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Miguel se refere à Língua Portuguesa, discordo... Se por acaso se refere à língua dos detratores...concordo inteiramente!😚

      Boa semana.

      Eliminar
    2. São opiniões
      Eu acho o imortal por aquilo que ja fez.
      Mas admito ooder ewtar enganado
      🙂

      Eliminar
    3. Não está enganado. 🙂

      Eliminar
  8. Do teu post
    safa-se
    a tela
    e a Naifa
    o Lobo
    dizendo muito
    não me diz nada

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem nunca
      falou muito,
      pouco ou nada dizendo...
      ...que atire
      a primeira pedra. 😇

      Beijinhos e abraços!

      Eliminar
  9. Da poesia até gosto.
    Da prosa...
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a minha tese em relação a Saramago, Pedro!

      Beijinhos, boa emana.

      Eliminar
  10. Bom dia, Janita
    Não conhecia este poema. Achei-o maravilhoso. A história do momento vivido com a rapariga traz tanta coisa mais!
    Tenho de ler um livro de A.L.A até ao fim. É que, se calhar, pela idade, este escritor diz-me bem mais do que dizia há uns anos.
    Um beijinho, Janita, e bons dias de verão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Mª Dolores!
      Vejo que regressou às lides blogueiras.
      De quando em vez é bom fazer uma pausa para descansar.

      Quanto ao autor deste poema/estória, mais comum do que deveria, concordo que faça um retorno à leitura da sua escrita. Se nada é imutável, a experiência de vida dos escritores, que se vai reflectindo no que escrevem, também se altera.

      Um beijinho e dias calmos, frescos e felizes.

      Eliminar
  11. Não conhecia o poema!
    Criei uma carapaça bem dura que não me deixa comover por tudo e por nada!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas...comovo-me, sim, mas não por tudo e por nada.

      Um abraço e boa semana.

      Eliminar
  12. 😀😉😀
    Só me comovo por dois motivos: por tudo e por nada.

    O ALA escreve bem!
    Beijinho, Janita, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😲 🙄 😇
      Sempre me pareceu que serias um sentimentalão...🧡

      Também assim penso!

      Beijinho, António.
      Boa semana.

      Eliminar
  13. Nunca li nada deste Escritor. Porém, adorei o poema. Obrigada pela partilha!
    Gostei da música!
    .
    Beijos e uma excelente semana, quer seja de férias ou de trabalho.
    Cheguei 🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cidália.
      Quando quiser iniciar-se na leitura de obras de ALA comece pelo:
      "Os Cus de Judas" que é baseado na experiência do autor enquanto médico militar em Angola, durante a Guerra Colonial.

      Boa semana.

      Eliminar
  14. Interessante poema de ALA.
    Na realidade nunca o tinha lido. Grata pela partilha.

    (Subo e desço muitas vezes a Zurique...)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este poema é a letra da canção do vídeo que tem música da autoria do Vitorino, Ana.

      Por certo, algo ou alguém muito importante a faz subir e descer tantas vezes até à Suíça. Filhos, que penso ser a razão que mais nos move.

      Beijinhos e obrigada, Ana.
      Boas férias.

      Eliminar