sábado, 28 de agosto de 2021

Maria Antonieta Conta...

 ...como aprendeu a gostar de grelos.


Maria Antonieta é uma velha amiga que conheço desde os tempos de juventude. Contou-me ela, certo dia, num dos nossos momentos de desabafos e lembranças mútuas que, sempre teve boa boca tudo o que fosse comestível marchava. Desde pequena que era assim. Caldo verde com carapauzinhos fritos e ervilhas estufadas com ovos escalfados eram, no entanto, os seus pratos preferidos.
Só havia algo que nunca conseguiu tragar: grelos. Fossem de couve ou de nabo. De nabos, então, com aquele sabor acre, azedo, nem pensar…Davam-lhe  volta ao estômago e não havia nada a fazer.

Pois num belo dia em que acompanhou uma sua prima-irmã, que andava a mudar de casa, lá para os lados de Benfica, após muitas voltas e reviravoltas, idas à mercearia do bairro pedir caixas de cartão, embalar roupas de cama, embrulhar louça em papel de jornal, ouvir os monólogos da prima; - isto vai para o lixo, isto vou dar à minha vizinha… ai não é bom de mais, vou mas é ficar com isto e mais tarde resolvo.

Sobe e desce escadas…quando chegou ao entardecer é que se lembraram que desde o frugal dejejum não havia entrado nas suas bocas qualquer espécie de alimento. Maria Antonieta sentia a barriga colada às costas. 
Na casa, prestes a ficar devoluta, a despensa estava vazia. Contou-me ela que a vontade de comer passou a fome, fome mesmo, daquela de esganar.

Lembrou-se a prima de ir ver se na mercearia haveria algo que pudessem cozinhar, já que naquele tempo não existiam restaurantes de take away. Ficou Maria Antonieta em casa a embalar os últimos trastes. Quando se sentou à mesa, improvisada, que em tempos normais servia para passar roupa a ferro, viu sair das mãos da prima uma fumegante travessa de batatas cozidas, um chouriço de carne cortado em rodelas grossas e algo verde e de cheiro pouco apetecível: os malfadados grelos.
Nesse dia forçou-se a comê-los pois não quis dizer que não gostava, e, a partir desse jantar, que lhe soube como o melhor manjar que só sabe dar valor quem já sentiu fome, dizia e garantia Maria Antonieta, que nem na noite de Consoada dispensava uma boa e fumegante travessa de grelos cozidos a acompanhar o bacalhau.
Poderia faltar o peru, grelos; nunca!

Quando hoje fui fazer a minha caminhada, que já não fazia há mais de uma semana, não pude deixar de pensar na Maria Antonieta e nesta passagem da sua vida, quando vi que aquele campo de cultivo, onde apenas uma semana atrás verdejava algo que me parecia erva, estava agora repleto de verdes e tenros grelos…

E vós, como ides de apetência por hortaliça ácida?

POSTAL  REEDITADO 
 
Podeis  rever os mesmos grelos... AQUI
(agora não é tempo deles)



39 comentários:

  1. Uma reedição, portanto, fiquei a conhecer a publicação.
    Bem contado este episódio, com graça e com significado, assim queiramos tomar como uma metáfora em forma de crónica.
    Boa Noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A interpretação fica ao critério do leitor, Luís, mas isto aconteceu mesmo, talvez menos 'romanceado', mas aconteceu. :)
      A Maria Antonieta vai voltar com mais crónicas lá da vida dela.

      O bom das reedições é voltarmos a ler o que foi dito pelos amigos. Neste caso, há quase quatro anos atrás, deu-me um friozinho na barriga. Tanto mais que um deles já partiu.

      Obrigada, Luís.
      Boa Noite.

      Eliminar
  2. Não gosto nada de grelos. Nem grelos, nem nabiças. Dessa família só gosto de brócolos e couve-flor! Mais nada!😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo a não morrer de amores, mas no Inverno sabem bem e vou comendo. As nabiças são frescas para o intestino e gosto de as usar em esparregado.

      Beijinhos e dorme bem, Manela. :)

      Eliminar
  3. Oi Janita
    Estive rindo no comentário sobre Bocage e continuo rir aqui por conta do grelo rs. Fui pesquisar pelo português de Portugal e demorei achar, já imaginava ser uma folha pela foto. É tipo salsinha não? que usamos como tempero. Não sei o sabor do tal grelo , mas se for parecida com alface gosto bem pouco_ não sou amiga de folhas .Pra mim a melhorzinha é a couve.
    Então, amiga _grelo aqui é um bom palavrão, se tiver curiosidade olha lá na pesquisa google. Nem dá como explicar rs a idade dos nossos amigos não permite rsrs
    E a garganta continua a incomodar, Janita vou pedir socorro o serviço de farmácia online.
    Boa noite e meu abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rir, é a palavra do dia, amiga Lis!

      Rindo, escondemos tristezas, damos voz a memórias que ficaram em nós presas e...somos livres e felizes.
      Esqueça o grelo que não sabe o que é, e esqueça tudo o que não seja um bom gargarejo com um desinfectante eficaz para fazer com que a sua voz deixe de doer, como canta um nosso fado.

      Beijinhos e abraços, sorrindo. 🌞

      Eliminar
  4. Gosto de grelos. E para deixar de ter aquele sabor acre, escaldo-os por uns minutos. Escorro-os bem e depois cozinho-os, ou salteados, ou em sopa.
    Os gostos alteram-se ao longo da vida devido a vários fatores. Neste caso da Maria Antonieta foi a fominha. Dizem que com fome come-se de tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escaldada ando eu, querida Catarina.
      Não coloquei o protector solar do nível adequado à minha pele, branca de neve e estou aqui que mais pareço um camarão recém-cozido.
      De qualquer modo, seguirei o teu conselho sim, quando, perto do Natal, os nabos voltarem a grelar.
      Não sei se com fome se come tudo...com o passar do tempo preferimos passar fome a comer algo que se detesta o gosto. 🥺


      Um abraço e um sorriso. 🌞

      Eliminar
  5. Olá, Janita, bom dia!
    Ai, meu Deus, eu que gosto tanto de grelos, sejam eles de couve, de nabo, de couve-nabiça...
    Cozidos, passados por azeite e alho...
    Beijinhos, amiga Janita, e um sábado com muito bons sabores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria Dolores.

      Pronto, chegou a opinião de uma Mulher do Norte e, como seria de esperar, favorável ao sabor de grelos, venham eles de que hortaliça vierem. Como sabe, sou oriunda de terras do Sul, por lá não apreciam nem cultivam nabos. Somos mais de plantas aromáticas.

      Um beijinho de boas vindas.

      Eliminar
  6. Bom dia
    Confesso que quando miúdo não apreciava essa delicia, mas agora como com frequência e até gosto .
    Bfs

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, amigo JR...isto do comer e do ralhar vai do principiar.

      Bom dia e bom fim de semana.

      Eliminar
  7. Minha avó sempre dizia que a fome sempre curava as esquisitices com a comida.
    Eu adoro um arroz de grelos. grelos salteados em azeite e alho, ou simplesmente grelos cozidos com batatas, mas não como de nabo. Tenho refluxo e a acidez dos grelos ou couve de nabos sempre me provoca uma crise.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As avós têm sempre razão, amiga Elvira.
      Faz bem em preservar-se das coisas que lhe caem mal. Mais vale prevenir do que remediar.

      Um abraço, muita saúde e um bom fim de semana.

      Eliminar
  8. Adoro grelos tando de couve como de nabo. São um acepipe divino quando acompanham o bacalhau que gosto muito.
    .
    Feliz fim-de-semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei bem porquê mas tenho a impressão de que o Rycardo tem boa boca. Isso, para quem cozinhar para si é bom. 👍

      Obrigada, feliz fim de semana também para si.

      Eliminar
  9. Depois de conhecer bem a cor da fome como de tudo. Mas se houver grelos de couve e nabos prefiro o de couves. Nabos dispenso:)
    De resto gosto de tudo.
    Já gora uma dica. Eu não gostava de alho francês mas quando comi "Alho à Brás" na minha filha passei a gostar. A receita é fácil substituir o bacalhau por alho francês cortado às rodelas finas.

    Beijocas e um bom sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais, querida Ângela.
      Também eu, que nem sequer aprecio muito chocolates,- embora goste de coisas doces - se me aparecer pela frente chocolate negro ou de leite, prefiro o menos amargo. 😉

      Olha...alho francês misturado com batata-frita-palha, cebola cortada fina e misturar tudo com ovo mexido, não deixa de ser uma boa alternativa ao fiel amigo. Boa!

      Beijinhos, sorrindo feliz, a essa feliz receita. 😊

      Eliminar
    2. Amiga agora baralhaste-me eu não sou Ângela e fizeste-me rir:)
      A dica do alho francês funciona lindamente porque não sou muito de comer bacalhau:)))

      Beijocas

      Eliminar
    3. Credo!! Onde estaria eu com a cabeça?
      Desculpa, Fatyly, respondi convencidíssima de que estava a 'falar' com a Ângela do blog "Portugal- Re decouvertes".
      Lá está...falar é como quem diz, pois se falasse mesmo, notaria a diferença de sotaque.😀
      Novamente as minhas desculpas pela imperdoável distracção.

      Beijinhos, bom Domingo, amiga.

      Eliminar
  10. Bom dia Janita,
    Gosto muito, de nabo, especialmente com alheira. Aliás carrego bastante nos ácidos, pois gosto da salada com mais vinagre que azeite e dos "pregos" com bastante alho.
    Será defeito de fabrico ou do paladar?
    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom tarde, Joaquim Ramos!

      Assim como cada cabeça pensa do seu jeito e de certa forma segundo o ambiente em que cresceu e foi criado, os paladares também têm muito a ver com oa hábitos adquiridos na infância.

      Passei a infância a ver a minha Mãe lavar e cozinhar caracóis, ainda sinto o cheirinho dos orégãos, do azeite e dos alhos com eram temperados. Um petisco! Quem sabe se tivesse nascido e crescido aqui no Norte, eu pensasse como a maioria das pessoas, que sente nojo do que para mim é uma iguaria, não acha?
      Isso dos paladares não é defeito nem feitio, é habituação.😊

      Muito obrigada pela sua companhia.
      Bom fim-de-semana.


      Eliminar
  11. Olá,Janita

    Pois é... burro com fome cardos come, lá reza um sábio ditado.
    Pois eu, e respondendo ao teu”inquérito”, confesso que gosto muito, adoro grelos ( e quase tudo que teha um sabor ácido assim como o deles”), só que eles não gostam de mim nem um só bocadinho.E então pago-lhes na mesma moeda, fingindo que deles também não gosto...

    Bonita história

    Beijinhos amigos
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor.

      E olha que o povo que cria os ditados é sábio.
      Nem mais... bem feito para os grelos malfazejos. Amor com amor se paga, se eles não gostam de ti e te provocam mal estar, vota-os ao desprezo e tudo segue na paz do senhor. 😀
      Cá por mim, às vezes também passo por eles e faço vista grossa.
      Porém, na Consoada parece que até os grelos amargos ficam mais doces e se tragam melhor.
      Deve ser da onda de boa vontade que nos inunda a todos, seres viventes à face da Terra.

      Beijinhos muito amigos e feliz por te ver nestes caminhos, Vitor.

      Eliminar
  12. Regra geral não sou fã de coisas verdes. O nabo, o tal que se disfarça de branco, ou lá o que é, nem vê-lo.
    Dito isto, há que reconhecer que o teu "POSTAL REEDITADO" está bem esgalhado.
    E agora vou andando que tenho uma espetada mista à espera.
    Beijinho, Janita, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, António...lá vens tu com os teus exageros.
      Coisas verdes é uma coisa, grelos e nabos são outra.

      Uma sopinha de legumes só te fazia bem.
      Repara que não te falo nem insisto nisso dos grelos e nabos, mas o resto da hortaliça é aconselhável para uma alimentação equilibrada.
      Pois...usa e abusa das proteínas e depois vem para cá queixar-te.
      Beijocas e um excelente fim de semana.

      Eliminar
  13. Primeiro a resposta à pergunta
    sobre o que se passa
    cá em casa
    com a hortaliça ácida:
    Pois muito bem, pico alho
    bem picado
    com um fiozinho de azeite Galo
    depois de bem alourado
    grelos lá dentro

    Para acompanhar alheira
    ou o quer que seja
    _______

    Agora uma pergunta, repetiu mesmo
    a mesma volta que deu em 2017?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério, também alinho nessa de saltear os grelos em azeite e alho. Se não for alheira, pode ser uma costeleta de cachaço grelhada que é coisa que tenho sempre, se não for fresca é congelada.

      Qual volta? A de ir para os lados de Benfica ajudar a prima que agora está rica e a morar na Caparica?

      Abraço e bom fim de semana.

      Eliminar
  14. Agora não é tempo deles, mas já os tenho a nascer. Adoro grelos. Sejam eles quais forem. É bom quando recordamos boas coisas! :)) 🌹
    .
    Beijo, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cidália.

      Isso é iguaria própria da invernia, agora sabem bem é saladas e gaspachos.

      Beijinhos, por aqui tudo vai bem, e por aí? 🌧️ 🌈

      Eliminar
  15. Fizeste-me lembrar a minha aversão a tudo o que fosse verde, dizia sempre que tinham lagartas. Quando fui para o colégio, não podia dizer não a nada e toca de comer sem refilar.
    Hoje não passo sem uma verdurazinha à refeição e adoro grelos.
    Estive a ler o comentário do Rogério e também costumo fazer do mesmo modo, tal como tu.
    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Manu!
      É verdade, sim senhora. Já em 2017 disseste a mesma coisa.
      Por vezes, as crianças até dizem que não gostam de determinados alimentos sem nunca os ter sequer provado. Não será o caso destes famigerados grelos, que amargam como 'rabo de gato', como se diz para estes lados. 😀

      Beijinhos e bom Domingo, amiga.

      Eliminar
  16. Respostas
    1. Hi Rajani.
      You're right because I think the same. 😀

      Thanks.

      Eliminar
  17. já estava aqui a pensar: Grelos em Agosto?!
    eu sou mais feijão verde :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mas eu também prefiro feijão verde, Manel.
      São é mais aborrecidos de arranjar.
      Vieste à aldeia visitar o pessoal? 😀
      Gostei!
      Boa semana.

      Eliminar
  18. Episódio curioso e bem português
    😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como o diz o tal slogan "o que é português é bom". 😀

      Boa semana.

      Eliminar
  19. Tenho na ideia que já tinha tragado esta travessa. Souberam-me tão bem que agora repeti a dose com prazer. Grelos comem-se sempre! Mintira... ando a ver se fico menos ácido... Retirei do cardápio muita coisa que habitualmente "marchava".
    Beijo.

    ResponderEliminar