segunda-feira, 30 de agosto de 2021

SONHO VS VIDA.

 



"Sonhe com aquilo que deseja ser"

Disse-me Clarice* quando a encontrei

Mas como vou sonhar se eu quero viver

E aquilo que vivo não é o sonho 

que em vão procurei?


Navego num Rio que corre entre fragas

Nasci perto de outro que foi Odiana

Vou dourando a vida  fecho as minhas chagas

Navegando a eito conheci o Tejo 

- sou alentejana - 


É nas tuas margens, meu Douro lodoso

Que hoje sonho o Cante e o Fado canto

Com  meu coração sempre saudoso

Vivo entre três Rios em eterno pranto.

      *







51 comentários:

  1. As raízes que vamos deixando em vários sítios.
    Boa Noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual. Temos tendência para pensar que nos enraizamos em um só chão. Nada mais errado!... Desde que ontem, ou melhor, esta madrugada, li estas sua palavras e preferi dormir sobre elas, para melhor as interiorizar, que descobri que as minhas raízes não estão somente lá, na ampla planície alentejana onde nasci e cresci. Estão enterradas também pelos sítios onde vivi, amei e sofri. Bem visto.
      Até ao meu último suspiro, quem sabe onde mais irei deitar raízes? Não dizem que o futuro a Deus pertence? :)
      Obrigada.

      Bom Dia.

      Eliminar
  2. "A ponte, é uma passagem
    para a outra margem"
    já dizia a canção

    E da minha janela, vejo o Tejo
    por vezes em versos de Ary

    Mas é mesmo o Alentejo...
    isto ouvido aqui

    (tem a ver com a minha costela e com a memória do Ti Jaquim Bento, meu avô)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério.
      Todos os rios têm duas margens. A travessia de uma margem para a outra ficará sempre ao critério do viajante. De barco ou até a nado, se não houver uma ponte...inventa-se!
      Gosto dessa sua costela que me faz parente dela...e gosto do Ti Jaquim Bento. :)

      ( Bento era também o nome de meu pai)

      Eliminar
  3. Um canto saudoso no olhar o Tejo, onde residem saudades e lembranças eternizadas.
    Bonita partilha com uma bela foto.
    Carinhoso abraço Janita.
    Feliz semana.
    Bjo e paz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este rio que vemos na fotografia, amigo Toninho, é o rio Douro, um dos três principais rios que banham Portugal. O rio que actualmente vejo.
      o Tejo, foi o o rio onde espraiei o meu olhar e os sonhos da minha mocidade.
      O Guadiana, é o rio em cuja margem fiz praia, na minha infância passada longe do mar. São estes, os três rios da minha vida.

      Um abraço grato e igualmente carinhoso para si, meu amigo.

      Eliminar
  4. Se andar um pouquinho mais para a esquerda está em minha casa.
    Estou ansioso por aí voltar.
    Beijos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver, Pedro! :)
      Imagino o quanto deve estar ansioso, sim.

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Gosto da foto. Do poema, um pouco melancólico e saudoso e do vídeo.
    Muito bom.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta foto foi tirada por mim numa tarde de um primeiro Domingo do mês de Maio, ainda antes da 'Era' da pandemia. Dia de celebrar a Mãe, portanto. Depois desse dia creio que não voltei ao Cais de Gaia.

      Beijinhos, boa semana, Elvira.

      Eliminar
  6. Um post magnífico que gostei muito!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Fatyly.

      Beijinhos com votos de uma excelente semana.

      Eliminar
  7. Felizmente que não sou nada nostálgica. Vivo sempre o presente mas a pensar no futuro.
    Agora tens três rios que fazem parte da tua vida. E todos belos...contudo, compreendo a tua mágoa e o desejo de regressar às origens.
    Eu sempre vivi no mesmo rio....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. UmaMaria.
      Saudosista, no termo piegas e negativo da palavra, eu também não sou. Nada mesmo. Já quanto a isso de ser nostálgica, creio que faz parte da minha maneira de ser, agarrada aos locais que marcaram a minha vida. Ou então, já nasceu comigo! :)

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  8. Bom dia
    As nossas tradições têm de ser preservadas , e nada melhor que estes minutos aqui apresentados.
    Seja Alentejo , Minho , Beira ou Algarve , não devemos esquecer o que há de melhor neste pequeno GRANDE país .
    Um bem haja a este quarteto que se calhar nem profissionais são.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, JR.

      Relativamente às nossas tradições musicais e mais concretamente ao Cante Alentejano, acho que as alterações que a gente mais jovem foi lhe foi introduzindo, beneficiaram em muito o cantar dolente e triste que caracterizava o povo alentejano.
      O mundo mudou, e nem tudo foi para pior, felizmente. É ver como o Alentejo passou daquela província esquecida por quem mandava e hoje está alegre e moderna. :)

      Boa semana, amigo JR.
      Obrigada.

      Eliminar
  9. Com um pé no Alentejo e outro em terras do Douro.
    Coração dividido, presumo.
    Beijinhos, Janita, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e entre um pé e outro, Cabo Ruivo, (agora, o grande Parque das Nações) Olivais e Moscavide, logo, o Tejo...O rio e as Ninfas de Camões, amigo António. Não esqueças.

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Vejo que lhe correm três rios pelas veias Janita, e qual deles o mais belo! Eu que sou alfacinha de gema sempre estive limitado pelo Tejo - felizmente o pensamento, esse não cumpre fronteiras.
    Embora cada vez sonhe menos, acompanhava Fernando Pessoa quando dizia: "Não sou nada. Nunca serei nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."
    Para, depois, compreender finalmente:
    "Vivi, estudei, amei e até cri, E hoje não há mendigo que eu não inveje só por não ser eu."
    Por isso Janita, com lucidez mas sem lamento, não há dia que não interrogue aquele menino que fui - o que fizeste dos sonhos?
    Resto de dia feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ainda existirem românticos como o Joaquim Ramos, que bom!
      Ler estas suas considerações, onde intercala versos do nosso Poeta Pessoa, mais propriamente o seu heterónimo Álvaro de campos, com emoções e pensamentos seus, enche-me de uma ternura mansa e boa. Muito Obrigada.

      Sim, sejamos lúcidos, sem perdermos a capacidade de nos emocionarmos com as lembranças doces, daquelas crianças e jovens cheios de ilusões, que já fomos. Porque não resgatar em nós esse lado sonhador que adoçou a nossa vida?

      Um abraço com admiração.

      Eliminar
  11. A gente vai se adaptando à vida, não é? Aos diferentes solos. A única raiz da qual não podemos nos desfazer é de nossa essência. Parabéns mais uma vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Menino Beija-Flor.

      Vamos tentando adaptar-nos às diferentes regiões e às suas diferentes formas de estar, mas, pela parte que me toca, mantenho intacto o meu ADN original, que resiste a certas e determinadas manobras de sobrevivência. :)

      Obrigada, uma vez mais.
      Um abraço.

      Eliminar
  12. Um verdadeiro dilema, já que são três os rios que te trazem saudades, qual deles o mais bonito.
    Elego o Douro como o meu predilecto, já que me traz gratas recordações.
    Gosto da tua maneira de mostrares saudade, do cante e da foto que me encanta.
    Boa semana.
    Beijinhos querida Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Manu, há sentimentos verdadeiramente estranhos que nem adianta decifrar. Sabes que agora ao ler a tua escolha do rio que melhores recordações te faz eleger fiz, interiormente, também eu a minha escolha? É verdade!
      Sabes o quando prezo as minhas memórias de infância e pré-adolescência, o quanto gosto desta Mui Leal e Invicta Cidade do Porto para onde vim pouco mais do que uma menina, onde nasceram os meus filhos e o neto que criei. Mas, se me pedissem para escolher o Rio que mais enlevo traz ao meu coração, escolheria sem sombra de dúvida, o Tejo. O porquê, só eu sei, e guardarei para sempre no mais fundo do meu coração.

      Beijinhos, querida Amiga Manu.

      Eliminar
  13. Oi Janita
    Como na música há sempre 'um rio que passou na minha vida' rs
    Orgulho-me de ter estado as margens do Tejo em Lisboa e no Douro em Vila Nova de Gaia _ amo seu País e nem mesmo sei qual a razão - coisas de DNA escondido rs
    bejinho.Janita
    _ vamos a mais uma semana ( a dor de garganta deu uma trégua), mas mesmo assim vou ter que ir ao médico( que não gosto nada) :((

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Lis.

      Concordo contigo, todos temos um rio, um ribeiro, um jardim ou uma música (também tenho), ligada a um momento especial da nossa vida.
      A Lis é uma mulher mais viajada do que eu e conhece o meu País,entre outros, já eu não creio que alguma vez chegue a conhecer essas terras de Vera Cruz ou Santa Cruz, descobertas por Cabral. :) Porém, aqui por este pequeno rectângulo ajardinado e à beira-mar plantado, posso dizer que vivi as três fases mais importantes na vida de qualquer pessoa = infância - mocidade e vida adulta, espalhadas por zonas bem distintas e belas. Enfim, delírios...:)

      Não descure a sua saúde e veja o que se passa com a sua garganta, sim.

      Beijinhos grandes, Lis.
      Fique bem.

      Eliminar
  14. olá Janita, também me inspirei no Douro!
    que saudades de lá voltar
    e de conhecer o tal vinhateiro!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ângela.

      Não sentiste a orelha a ferver? Um dia destes estava contigo no pensamento, pois estava aqui a responder à Fatyly e a tratá-la pelo teu nome.
      Quanto ao «tal» Douro vinhateiro, de caminho começam lá as vindimadas, excelente altura para te deslocares até lá e dar uma mãozinha na vindima.
      Beijos e abraços. :)

      Eliminar
  15. Vivo em terra seca, eu que sou Peixes de signo.
    O olhar fica-me sempre preso em qualquer ponto de água!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, somos nativas do mesmo Signo, Leo. Mas não acho que sejamos parecidas. Tu és a sensatez personificada...deves ser de Março.
      Sou de Fevereiro...:)

      Abraço e boa semana.

      Eliminar
    2. Sou de Março e gostei dessa da sensatez! :)

      Abraço

      Eliminar
    3. Vês? Vais ver o que me falta em sensatez, porque essa te favoreceu, sobra-me em dotes adivinhatórios. Vai uma permuta? :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  16. Gostei do poema! Temos talento escondido!:))
    --
    .
    Beijo, e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar o talento está tão escondido que nem eu mesma o encontro, na maioria das vezes, Cidália. :)

      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  17. Foto/poema/música que não conhecia, lindíssimos. Gostei muito.
    .
    Cordiais cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não me saí mal de todo neste tríptico, Rycardo.
      Às vezes lá acontece. :)

      Obrigada, saudações cordiais.

      Eliminar
  18. Que bonito, Janita, os versos, as imagens e a música. Parabéns.
    Beijinhos e um dia belo e feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bonito mesmo, querida Mª Dolores, é vir ao meu cantinho, pela manhã, e ler as suas elogiosas palavras. Muito obrigada.

      Beijinhos neste dia luminoso, último, de um mês instável e pouco lisonjeiro. :)

      Eliminar
  19. O tejo
    Nao é o rio da minha vida, esse é o sado, 🙂, mas tb o adoro
    Bonitos versos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Miguel, mas o "seu" rio Sado é também muito belo.
      Talvez o único em toda a Europa, onde podemos ver golfinhos a brincar divertidos e divertindo-nos.
      Não está mal servido, não senhor...🙂
      Obrigada!
      Tenha um dia feliz.

      Eliminar
  20. Voltei para te dar os parabéns pela magnífica foto que puseste no topo do blogue...que maravilha!
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Fatyly.

      Essa foto tirei-a no mesmo dia e local que tirei a seguinte. Apenas a diferença desta, do topo, ter sido a partir do interior das vidraças do restaurante onde fomos almoçar num Dia da Mãe já ido, antes da pandemia. Aquela risca branca creio que era da união das portas de vidro.
      Na altura fiz um postal e mencionei até o nome do restaurante, mas agora não me ocorre.

      Beijinhos e obrigada, amiga.
      Feliz último dia de Agosto.

      Eliminar
  21. Olá,Janita

    Lindamente construido está o poema: A tua inspiração não tem limites, e tua alma grande é de de poeta.
    Parabéns.

    Beijinhos amigos
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Vitor, meu bom Amigo...assim, deixas-me completamente sem jeito. É esse teu coração, do tamanho do mundo, que te faz ver qualidades onde não existem. És um homem muito generoso, sempre foste. Bem-Hajas pela amizade sincera que eu retribuo de coração.

      Beijinhos e abraços, Vitor.

      Eliminar
  22. Quem disse que o Porto é feio?
    No país, mais charmoso não há
    Desculpam-se até tolices moças
    afogarem corações rasgados ao meio

    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 🙂 Viva, Agostinho!

      Quem disse não sei,
      mas se alguém o disse
      não o olha com olhos de ver.
      O Porto feio?
      Pode lá ser!!

      Beijo.

      Eliminar
  23. Dizem que o sonho comanda a vida.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Juvenal.

      Como diz um amigo: "Pelo sonho é que vamos".
      Adiante, então.

      Um abraço, amigo Juvenal.
      Obrigada.

      Eliminar
  24. Vida Vs Sonho tem muito que se lhe diga....! Muito mesmo.

    Mas, o que seria de nós sem sonhos?

    Um abraço do Algarve,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra.

      Gosto de a ver de regresso aos caminhos blogueiros.
      Quando vem Setembro já não há parança, não é? 🙂

      Sem sonhos, sem esperança e sem sorrisos, a vida não teria graça nem encanto, está bom de ver.

      Beijinhos, gostei muito de a rever.

      Eliminar
  25. Os sonhos são boa parte da vida. :)

    ResponderEliminar