segunda-feira, 30 de maio de 2022

CONVITE À BLOGOSFERA EM GERAL...


 ...E AOS AMIGOS E VISITANTES DESTE CANTINHO, EM ESPECIAL!




Neste recanto resguardado

Do resto da Europa e do mundo

Vive o portuga sossegado

Mesmo com os barulhos de fundo


De vez em quando, porém,

Algo agita as águas paradas

Não sou melhor que ninguém

  Sou, sim, das águas não estagnadas.


E agora quero pedir-vos

Para a blogosfera agitar

Mandem lá a vossa quadra

Mas que seja a versejar.


O tema é livre, à vontade

De quem quiser alinhar

Seja Anónimo, Doutor ou Poeta

Só peço que venha brincar.


Brinque, mas saiba brincar

Não me venha com palavrões

Isso pertence ao passado

Olhe, fale no Euromilhões.


E com este pedido em verso

Cá vos aguardo com gosto

Os Santos estão à porta


Vamos embora treinar

Para os santinhos festejar

Desde manhã ao sol posto.

😊

Bora lá? Arregacem as mangas e deitem mãos à obra.

Eu por aqui vou ficar até que me cheguem, pelo menos, meia centena de quadras. 😄


==========================
===========

63 comentários:

  1. Um convite bem mandado,
    não me atrevo a recusar!
    Para Janita do outro lado,
    mando beijos aqui do mar!


    beijos praianos, tudo de bom! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Chica.
      Que bom. Mesmo de férias não deixaste de vir versejar comigo.
      Fiquei muito feliz. 😊
      Beijinhos grandes.

      Eliminar
  2. E Famalicão já está a prepar
    A bela festa anual, engalanada,
    Cada rua, a preceito enfeitada
    Para o santo António ,casamenteiro
    Começar desde já a homenagear

    Ps . JANITA QUERIDA, isto que deixei aí não tem nada de poesia, a única coisa parecida é a pobre rima. Mas, como se costuma diz." Quem dá o que tem a mais não é obrigada " e isto é o que tenho
    Vão aparecer por aqui belos versos vais ver! Beijinhos e sucesso!
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😊 Querida Emília, participaste com uma quadra em quinteto, mas versejas. Deste mais do que pedi e eu só te posso agradecer, Amiga.👍
      Beijinhos. boa semana. 🌺

      Eliminar
  3. Agora é que me arranjou um bico-de-obra. Eu não sei rimar, Janita.
    Mas enfim vamos ver se sai daqui alguma coisa que não seja rimar pão com limão. Rsrsrs

    Quiseste saltar comigo
    A fogueira do S. João
    Eu queimei o vestido
    Tu queimaste o coração

    Abraço, saúde e boa semana
    Abraço, saúde e boa semana



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual bico-de-obra, Elvira...saiu-lhe uma quadra e peras!! 😍
      Muito grata, Amiga.
      Um abraço grande. 🌻

      Eliminar
  4. Então cá vai a minha participação

    Nest' inverno há sol escondido
    Mas calor no coração
    E se o inverno for perdido
    Nunca mais haverá Verão

    Participo com mais outra

    Quand' avança a madrugada
    Os sons da noite se ouvem
    Tenho esta vida guardada
    Já não sei bem em que nuvem

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lindo, Senhor das Nuvens, que lindo! 👏 👏
      Quem ficou nas nuvens, fui eu! 😅
      Junto com o meu agradecimento, aí vai um abraço e um beijinho.

      Eliminar
  5. Boa semana Janita.
    Bela convocatória e aqui estou:
    Carinhoso abraço de paz e luz.

    I
    Melhor nem falar de morte,
    nem cometer besteira.
    Temo que falhe a sorte,
    Ele usa foice cortadeira.
    II
    Pedro falso compadre,
    uma noiva ele roubou.
    Bonita filha do padre.
    Antônio nunca casou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Toninho.

      Não sei quem é o falso padre
      Nem quem António se chama
      Só sei que quem falseia arde
      Seja no Brasil ou em Alfama. 😂

      Grato abraço, Toninho.

      Eliminar
    2. Show de replica Janita.

      Antônio queria casar
      Com única filha de João,
      Pedro só a expiar
      Arreou seu alazão.

      Eliminar
    3. 👍 😊
      Bom dia, Toninho!

      Eliminar
  6. Recluso no Oriente
    Desafiado a versejar
    Nada mais me vem à mente
    Que não seja a vontade de gritar.

    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois grite, Pedro!
      Grite toda essa raiva que lhe vai no peito...tanta reclusão já é demais, sim! Mas confie, isto vai acabar e as meninas dos seus olhos em breve irá abraçar. 👍

      Beijinhos gratos e boa semana

      Eliminar
  7. Quadras, quadras, que penar!
    Que tamanha obrigação
    Mas quero colaborar
    E faço-o sem divagação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com ou sem divagação
      Catarina, Minha amiga
      Saíu-te bem a intenção
      Não há quem me contradiga.

      Beijinho, Catá, grande versejadora!
      👍 🌺

      Eliminar
  8. Gostaria que soubesses que esta quadra é o produto de muitas horas de "inspiração".
    : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não queria que eu soubesse desse teu espírito altruista foi o Blogger... que te enviou para Spam. 😅

      Eliminar
  9. Como não já aceitar
    convite assim tão bom?
    hoje vai esta quadrinha
    que é só de aceitação!

    Um beijinho e parabéns pela ideia, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mª Dolores!
      Não rimou, 😋 mas se aceitou o convite...é porque gostou da ideia, verdade?
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  10. Bom dia

    Já não sei bem que dia
    Se festeja o São João
    Se a 24 de junho
    Ou quando o Porto é campeão

    Já quando um dia morrer
    Levem-me devagarinho
    à entrada do cemitério
    Cantem-me um fado baixinho

    Boa semana
    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, JR!!

      Que bela a sua participação,
      mas fiquemos na folia
      o que diz na 2ª quadra
      ficará para outro dia. 😉

      Obrigada, boa semana.

      Eliminar
  11. Respostas
    1. "Há sempre alguém que nos diz,
      tem cuidado
      Há sempre alguém que nos faz pensar
      um pouco
      Há sempre alguém que nos faz falta
      Ai... saudade!" 😊

      Beijinho, José.
      (fico a aguardar a sua quadra.)

      Eliminar
  12. Da minha janela à tua
    São dois passos de distância
    Tem cuidado não escorregues
    Nessa casca de 'melância'

    O erro em 'melância' é para rimar 😁

    Beijinho, Janita, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, António.

      Sabendo eu da tua aversão pelos caminhos do versejar, não levo nada a mal que me envies sempre a mesma quadra...😂

      Beijinhos gratos e boa semana, Amigo

      Eliminar
  13. Queria escrever uma quadra
    Aos meus santos populares
    Mas a ideia é uma ladra
    E só me saem esgares…

    Boa semana, amiga Janita.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai desculpar-me, amigo Jaime, ainda que disto eu não tenha qualquer culpa, mas fui descobrir o seu comentário e o do Rycardo, em Spam.
      Muito lhe agradeço a honra da sua participação. 👍

      Com esgares de contrariedade e aborrecimento andamos todos com estas partidas que o Blogger nos anda a pregar.

      Um abraço amigo e uma boa semana.

      Eliminar
  14. Concorrer com poetas de nomeada, deixa-me um pouco assustada! (◔‿◔)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assustada ou não, querida Leo, já vi que ali mais abaixo te meteste na empreitada!! 😅

      Abraço

      Eliminar
  15. Ó minha amiga Janita,
    queres fazer-me pensar
    ter ideias e ter assuntos
    e com eles possa rimar?

    E não o fazes por menos
    exigindo, p'ra começar,
    que versejem e versejem
    p'rá meia centena chegar.

    Tenho um certo receio
    (ou medo, não sei ao certo)
    que o meu rimar sai coxo

    E me apontes o dedo
    pela pobreza dos versos
    escritos hoje, tão cedo.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    Pronto, amiga. O meu contributo aqui fica, selado com beijos e sorrisos. o costume!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, meu querido Amigo Zé / Quem por ti souber puxar
      Descobre que nesse teu peito/ Há um mundo de talento
      Que se chama coração... 😍

      Grata, Amigo.
      Beijinhos, sorrisos e abraços. 😚

      Eliminar
  16. Recebi de mão amiga
    Um manjerico cheiroso
    Não sei mais o que te diga
    Com um público tão talentoso.

    Foi o que se pôde arranjar
    E até nem ficou jeitoso
    Não é fácil versejar
    Com um público tão brioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem ajuíza sou eu
      De que tem boa vontade.
      Tu mostras vontade e saber
      Tudo em nome da amizade. 😚

      Grande abraço. 🌼

      Eliminar
  17. A Janita brindou-me com um desafio
    Aceitei numa estrondosa gargalhada
    Saco da raquete atiro-lhe o mangerico
    Apanhou-o toda atrapalhada!

    Grito eu...ó mulher
    atira a sardinhada
    Já tenho o talher
    E estou esfomeada!

    Beijocas e uma boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh...Só tu para me fazer rir a bom rir, Fatyly.

      Agora passaste-me a perna
      Pois de ténis nada sei
      Desde que o tal maluco
      ( cujo nome já esqueci)
      O que partia as raquetes
      quando ficava fulo...
      ...nunca mais tal cousa vi.

      Beijocas, sorrisos e o meu bem-haja. 🌺

      Eliminar
    2. Recordo bem esses tempos e o que partia as muitas raquetes era o refilão John McEnroe quando jogava com o calmissímo Björn Borg e este comparo-o ao actual Roger Federer que deixou de jogar.

      Eliminar
    3. Era mesmo esse tolo, o McEnroe, Fatyly. Do Bjorn Born, um rapaz muito alto, também me lembro, sim.😊
      Não sou fã desse desporto.
      Abraço

      Eliminar
  18. A Janita pediu-me para rimar
    Não sou mestre desta arte,
    Mas daqui mando um beijo
    Para a nossa amizade selar.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Manu.
      Fizeste bem selar esta nossa boa amizade.
      Nada como um sorriso e quatro versos mostram a boa-vontade.
      👍 😊

      Beijinhos gratos, Amiga. 🌻

      Eliminar
  19. Você bem sabe:
    Se essa rua fosse minha,
    eu mandava ladrilhar,
    mas por mim, que ela se acabe,
    se nela você não morar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Carlos, sempre Menino.

      Fiquei muito contente por vê-lo também por cá.
      Afinal, é so um Oceano que nos separe, né?
      Coisa pouca para quem se quer tanto bem. 😋

      Um abraço grato.
      Muita saúde toda a sorte do mundo.

      Eliminar
  20. Boa tarde Janita,
    Ora aqui fica:
    "Já cheira a sardinha assada
    tão boa comida no pão
    não tarda o Santo António
    logo a seguir São João".
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ailime.

      É muito gratificante quando verificamos que, na blogosfera, ainda há muita solidariedade, muito boas e positivas vibrações em contra ponto com o lado apagado e tristonho das energias negativas que, infelizmente, ainda grassam por aí.
      Sou uma felizarda por poder contar com tantas e tão boas energias positivas à minha volta.

      Muito obrigada, Ailime.
      Gostei muito da sua participação. 👍
      Beijinhos, óptima semana.
      🌺

      Eliminar
  21. Como esse convite recusar
    Feito com tanta beleza
    Impossível de não poetar
    A sua doçura e beleza
    .
    Aqui estou a responder
    Sem arte mas com amor
    Se melhor não puder ser
    Que seja belo como a flor
    ...........
    Saudações cordiais… semana feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rycardo, depois de ter pescado o seu comentário no sítio do costume, posso, enfim, agradecer-lhe a sua bonita e dupla participação.
      Muitíssimo grata pela gentileza.
      Saudações e uma excelente semana.

      Eliminar
  22. Mesmo sem ser poeta
    Para á Janita agradar
    Aqui venho de avioneta
    O meu contributo deixar

    Ora aqui está um belo "espalhanço" ao comprido!
    Beijinho, Janita!
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual espalhanço, qual quê, Sandra?
      Escreveu uma bela quadra que não envergonharia A.Aleixo.
      Ele próprio em pessoa! Gostei muito. 👍

      Beijinhos, Sandra! 🌺

      Eliminar
  23. Vamos lá ao desfio:

    De versos entendo um pouco,
    Não sendo um versejador
    Por minhas mãos me passaram
    Versos escritos com amor.

    E é o que se pode arranjar.
    Bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caramba, José, peço desculpa, mas passei e andei sem reparar que o deixava ficar sozinho. Bolas!
      Escreveu uma linda quadra mesmo não sendo versejador.
      Muito obrigada. 😚

      Um beijinho grande pela sua generosidade.

      Eliminar
  24. Ora aqui vão mais duas quadrinhas, Janita:

    Ó meu rico S. João,
    desce à terra, por favor;
    ajuda a parar a guerra
    que causa morte e pavor.

    E como és sábio e santo,
    com cabeça e coração,
    leva os putins para o inferno:
    todos dentro de um balão!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, ora, amiga Maria
      aqui está um belo desejo
      melhor pedido eu não faria
      com vontade e nenhum pejo.

      Gostei para lá de muito!! 😂
      Beijinho

      Eliminar

  25. Desculpe. Cheguei atrasada
    Ao seu pedido não posso falhar
    Vou tentar ser asseada
    Onde nada lhe pode faltar
    .
    Nem os beijos nem abraços
    Posso deixar de mandar
    Nem versos sem embaraços
    Pois nada me pode faltar
    .
    Mas atenção, muita atenção
    À vontade, não à vontadinha
    Aqui, faltas de respeito, não
    Porque a Janita põe-vos na linha
    .
    Agora que deixei a minha graça
    Vou pregar para outra freguesia
    Aceite com carinho, que a abraça
    Em jeito, da minha simples poesia
    .
    Se era para o São João
    Vou-lhe dar a novidade
    A sardinha já pinga o pão
    Só falta a festa, na verdade.
    👏👏

    Beijos e uma excelente semana. 🧐

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E esta, Cidália?
      Escrevi uma longa resposta com quadra e tudo e agora ao ver o numero ímpar de comentários fui conferir e tudo o que escreevi desapareceu. Já ver ao Spam não fosse o diabo andar à solta e o enviado para lá, mas não não o vejo, pelo menos para agora.
      Desculpe, amiga, se ele aparecer reponho-o aqui.
      Estou mesmo aborrecida.
      Um beijinho grato, por tão bela participação.🌼

      Eliminar
  26. A minha participação deve ter ido descansar até ao spam. Pode verificar?
    Obrigada :)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 🌻 Já o pesquei!
      Eu é que lhe estou grata. 😊

      Eliminar
  27. E lá vou eu de duque, de terno e de quadra, sem mirar as quina da esquina porque quem "dorme e come na rua some" e ainda diz "é isso, isso é viver", minha amiga Janita. Não me furtaria ao seu desafio ainda que eu chegue e encontre os bancos de ponta cabeça, risos! Mas eu os reponho no lugar e me pergunto:
    Que faço do amarelo
    se me força a lembrar da hepatite
    me fazendo perder o apetite

    E o que faço se abro os olhos ao perfeito
    E logo um incauto me mostra seu defeito

    Ó mar, então, onde me levas?
    me respondes, me diz
    me levas a um porto seguro
    me levas a um porto feliz?

    Pois sem lugar para chegar é só caminhar só
    Beijinhos, minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querido Amigo José Carlos!
      Que alegria ver que compareceu à "chamada"!! 😊

      Que este é um poema invulgar ninguém o pode negar,
      não é quadra nem soneto, ah, mas é um poema a preceito.

      A preceito e sem defeito como outro não há igual
      pois quando o li e reli, logo, logo, eu pressenti,
      não ser o poeta daqui,
      nem nascido em Portugal...

      Trilhar caminhos sozinho tem vantagem, tem defeito,
      mas o poeta escolheu... caminhou bem do seu jeito,
      trazendo-me um belo poema muito bacana e escorreito.

      Beijinhos, meu generoso Amigo! 👍

      Eliminar
  28. Pensei, pensei, pensei
    E cheguei à conclusão.
    Dantes dizia não sei,
    Mas agora foi um clarão.

    A fórmula que rege tudo,
    A terrível verdade
    Que nos deixa mudos,
    E com avançada idade,

    É nada faz sentido.
    Tudo funciona mal.
    Quem está comigo
    E pensa de forma igual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhh, quanta surpresa, quanta
      Ver-te aqui pensando e a versejar
      Se visse um burro voando, uma
      Baleia cantando, não me faria pasmar

      Tens razão, toda a razão - amigo
      De longa data - nada funciona bem
      Julgo saber qual foi esse clarão
      Ainda que penses que não, estou contigo.

      Daniel, estive durante largas horas afastada da blogosfera.
      Soubesse eu que aqui estavas, já teria vindo receber-te. :)
      Fiquei muito contente.
      Um abraço.




      Eliminar
    2. Meu querido.
      Pode ser inusitada esta nossa velha e estranha amizade, mas quer se queira ou não queira, ela é de lavar e durar, num encontro da minha 'velhice' com a tua mocidade. 😊

      Beijos.
      PS- Fui v er se tinha em spam algum comentário teu, não havia.
      Como sabes não subscrevo comentários.
      Quando me sentir com mais ânimo encontrar-nos-emos no sítio do costume. Entretanto escreve tu. 😊

      Eliminar