sexta-feira, 19 de junho de 2020

Boca Fechada.


Boca de alguém que não eu, mas minha.




Não direi:
Que o silêncio me sufoca e amordaça.
Calado estou, calado ficarei,
Pois que a língua que falo é de outra raça.

Palavras consumidas se acumulam,
Se represam, cisterna de águas mortas,
Ácidas mágoas em limos transformadas,
Vaza de fundo em que há raízes tortas.

Não direi:
Que nem sequer o esforço de as dizer merecem,
Palavras que não digam quanto sei
Neste retiro em que me não conhecem.

Nem só lodos se arrastam, nem só lamas,
Nem só animais boiam, mortos, medos,
Túrgidos frutos em cachos se entrelaçam
No negro poço de onde sobem dedos.

Só direi,
Crispadamente recolhido e mudo,
Que quem se cala quando me calei
Não poderá morrer sem dizer tudo.



------------------------------------

[É como Poeta, que aprecio e leio o nosso Nobel da Literatura. Como escritor não consegui
 passar de um terço da leitura de um dos seus primeiros livros. 
Não se aceitam argumentos em contrário nem a favor] 

52 comentários:

  1. Para mim, José Saramago foi um escritor e poeta exemplar. Não que tenha lido muita coisa dele mas sim por ler os elogios que lhe fazem aqui e ali na blogosfera

    Este poema é magistral

    Que descanse em Paz

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exemplar? Talvez Saramago tenha sido pioneiro no estilo de escrita sem pontuação, e, talvez, tenha sido esse choque com esse novo estilo de escrita, que me afastou dele...talvez!!

      O escritor já descansa em paz há dez anos, Ricardo!

      Cumprimentos.

      Bom fds,

      Eliminar
  2. AMO tanto a poesia de José Saramago, que não há nenhum amigo alemão, a quem eu não tenha oferecido um exemplar de um livro de poesia do nosso Nobel (claro que na tradução alemã, que não é a mesma coisa que a versão original).

    Somos um país de POETAS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E só tens oferecido aos teus amigos alemães os livros de poesia de Saramago, Teresa? Com uma tão extensa obra de Saramago editada, fico pasmada. Não os sabia tão sensíveis às coisas da alma.

      Beijos e bom FDS, amiga de longe.

      Eliminar
    2. Os meus amigos alemães conhecem a prosa de José Saramago, mas desconheciam a sua veia poética.

      Conheces mal os alemães, Janita, são mais sensíveis às coisas da alma do que eu.

      Eliminar
  3. Gostei deste poema cantado.
    Os povos considerados melancólicos, são, tradicionalmente, poetas. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a tua opinião, Catarina. :)

      Se os até poemas de Camões e Florbela Espanca, viraram Fado, porque não virarem canção os poemas de Saramago?

      Abraço e bom FDS.

      Eliminar
  4. Pois a mim falta-me ler os seu poemas. Dos romances, também me faltam alguns, mas gostei de todos os que li.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez que a mim me tenha faltado a coragem para insistir até aprender a gostar, Luísa. Mas, aquele "Levantado do Chão" com que me estreei, - há mais de trinta anos, se a memória não me trai - deixou a minha boa vontade de rastos.
      Lamento mais do que ninguém, fazer o quê? :)

      Eliminar
  5. Do Saramago, não conheço a poesia; do restante, pouco me escapou (salvo os Diários), sendo que uma das suas primeiras obras só a li muito posteriormente.
    Mas, então, de quem é a bonita boca, diz-me?
    (a falha está colmatada?)
    1 beijinho e bfs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar o José deixou para o fim o livro com que me iniciei.
      Só pode!
      A falha está colmatada, sim.
      A outra pergunta fica sem resposta! :-P

      Um beijinho e bom FDS.

      Eliminar
  6. Que bonito! Linda Homenagem!!Parabéns Janitas.
    -
    Sonho fracassado ...

    Beijo, e um excelente fim de semana! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto e tento ser justa, Cidália.
      O nosso primeiro Nobel da Literatura, merece ser homenageado.

      Beijinhos e bom FDS.

      Eliminar
  7. Gosto apenas de alguns livros de Saramago, embora também o ache um genial escritor e digno do prémio que recebeu.
    Já experimentaste ler "Claraboia", ou "O Ano da Morte de Ricardo Reis" ?
    Bonita homenagem !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não experimentei ler mais nada depois do fracasso - meu - de "Levantado do Chão".

      Obrigada, Ricardo.

      Eliminar
    2. Sabias que o romance favorito do nosso querido amigo Carlos, era "Levantado do Chão". O meu é "A História do Cerco de Lisboa".

      Votos de um domingo poético e feliz, Janita, prometendo não deixar aqui mais comentários.

      Eliminar
    3. Não Teresa, não sabia nem fico admirada.
      Em muitas coisas, eu e o Carlos, divergíamos bastante de opinião. Quem me dera andar ainda às turras com ele neste momento! :(

      Sem problema, Amiga, comenta as vezes que quiseres. :)

      Eliminar
  8. Confesso que tenho aqui alguns livros do nosso Nobel, mas não o consigo ler, embora lhe reconheça o mérito.
    Gostei de ouvir este poema cantado.
    Deixa que te diga, que essa boca a reconheço bem e mais não digo😎

    Bom fim de semana
    Beijinhos Janita
    😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu genro tem todos os livros de Saramago e é fã incondicional dele. Sinceramente, não gosto. E, quando não gosto de princípio, já não há nada a fazer.

      Ehehehehe...reconheces a boca, Manu? Quem diria?!?!

      Beijinhos, Manu, bom FDS.

      Eliminar
  9. Nunca li nada do Saramago, mas não sei porquê gostava dele. Talvez do seu jeito de falar e da frontalidade que tinha, parecia me ser um grande homem.
    E sabes Nita não te conheço mas o comentário que me deixaste encheu me o coração, obrigada!!
    Beijinho grande, cuida te.

    Mena Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é que eu também gostava de Saramago, da sua frontalidade e do facto de ter lutado contra toda a adversidade para se transformar no homem de Letras e escritor famoso, à custa do seu próprio esforço começando de baixo.
      Mas como romancista, não! Ponto final.

      Tudo o que digo me sai do coração, querida Mena. Fico muito feliz se gostaste das minhas palavras, e, mais ainda, se de alguma forma elas te ajudaram. Mas não precisas agradecer. Se calhar já te disse outras menos agradáveis de ouvir, mas...seja como for, fui sempre sincera.

      Fica bem, moça bonita, e força nisso!

      Beijinhos e ânimo. :)

      Eliminar
  10. Estranho essa confessada
    incompetência na leitura de sua prosa

    eu diria
    que estiveste sempre
    presente
    homilia a homilia

    Na homilia 87
    Num 10 de Junho passado
    Publiquei "Um dia não"
    de Saramago
    Um poema (caso raro)

    https://conversavinagrada.blogspot.com/2012/06/homilias-dominicais-citando-saramago-87.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E porque carga d'água não haveria eu de assistir às homilias dominicais em que o Rogério citava Saramago, não me dirá?
      Não sou facciosa, ora essa! Não misturo alhos com bugalhos.
      O facto de não apreciar o escritor, não significa que não gostasse do Homem e do Poeta, né?

      Beijinhos. :)

      Eliminar
    2. Embora tenha li quase toda a obra literária de José Saramago, que muito admiro, nunca gostei do homem. Um homem que queria que PORTUGAL e a espanha fossem uma única nação. Um ibérico detestável!!!

      Eliminar
    3. ...e quem fala assim, não é gago. :)

      Eliminar
  11. Que bom ler tão bela poesia!
    Parabéns querida poétiza!
    Beijo com carinho.
    Feliz final de semana!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Deus seja louvado!

      O Poema não é meu,
      deixei claro quem o escreveu
      chamar-me poetisa
      é um descalabro! :)

      Bom FDS!

      Eliminar
  12. Bom dia
    Para mim existe uma diferença entre ler e ouvir o poema . Ouvir dá mais ser ao poema .
    Bfs

    J R

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, sim senhor! Ouvir o poema em jeito de letra de canção, dá uma força maior às palavras.

      Boa tarde e bom FDS.

      Eliminar
  13. Curiosamente, só descobri o Saramago poeta através da Web. Foi na qualidade de prosador que a sua escrita me apaixonou. Calma! Isto não é nenhum argumento contra, nem a favor; é a exposição de uma realidade por mim vivenciada ;)

    E fiquei a gostar mesmo muito dos seus poemas :)

    Já agora; ainda que só tivesse escrito poesia, Saramago teria sido um escritor. Nunca aceitei esta mania de se tratar por escritor apenas quem escreve crónica, conto, romance ou novela. Os que escrevem poesia também são escritores, ora essa! :) Poderão não ser prosadores, mas... lá que são escritores, são!

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...pode a Poetisa puxar a brasa à sua sardinha, mas cá para mim, escritor é todo aquele que escreve e publica livros em prosa. Seja dramatologia, cronista, ensaísta ou historiador.
      Pode escrever também poemas, mas quem escreve apenas poesia é Poetaporkdeuskuer...ehehehehe

      Beijinho, Maria João! :)

      Eliminar
  14. Respostas
    1. :) Beijinhos, Cherry.
      Ainda bem que gostou.

      Bom FDS.

      Eliminar
  15. Li muitos dos seus livros e tive o prazer de o conhecer pessoalmente.

    Beijinho e feliz fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conhecer pessoalmente Saramago, uma honra que muito gostaria de ter tido, São.

      Beijinho e bom FDS.

      Eliminar
  16. Gosto dele como prosador e como poeta.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazes bem em gostar, querida Leo!
      Se a leitura do nosso Nobel te proporciona bons e agradáveis momentos...já eu adoro os seus poemas!

      Abraço e bom FDS.

      Eliminar
  17. Olá, Janita, gostei muito do poema de Saramago, o que complica muito na escrita de Saramago é a falta de pontuação, torna-se um pouco difícil. Mas acho normal as pessoas se manifestarem quando gostam ou não. Conheço gente que não gosta de um romance, já no começo, mas não sei por que cargas d'água vão aos trancos até o final!
    O livro que leio precisa me encantar desde o princípio! Insisto um pouquinho mais, todo o escritor merece, mas se não deu, paro e pego outro. É simples! Não é demérito.
    Beijinho, um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Tais! :)

      Fiquei feliz por ver que entendeu o meu ponto de vista.
      O facto de eu não sentir apetência nem atracção pelo estilo de escrita do escritor, não significa que lhe retire o mérito enquanto romancista. Não vou dizer uma coisa que não sinto só para agradar à maioria. Respeito e mereço ser respeitada, tão simples quanto isso.

      Um beijinho e votos de um bom Domingo e boa semana. :)

      Eliminar
  18. Partilhei com ele alguns vagarosos instantes
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino quão vagarosos lhe pareceram esses instantes, caro Eufrásio.

      Beijo

      Eliminar
  19. Excelente escolha. Adoro "Os poemas possíveis" Dos romances li apenas cinco e deles o que realmente me tocou foi "Levantado do chão"
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
  20. Saramago: ou se adora ou se detesta.
    Bom dia de domingo, Janita.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu, António, não o adorei nem odiei.

      Boa semana.
      Beijinho

      Eliminar
  21. Bom dia de Domingo,querida amiga Janita!
    Linda homenagem ao poeta que partiu...

    "Pois que a língua que falo é de outra raça."

    Tenha um ótimo domingo!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  22. Pois eu levanto-me do chão só para dizer que gosto da prosa do Saramago, que escreveu algumas das obras mais geniais da contemporaneidade. Já quanto à poética, sou um completo analfabeto, já que nunca vi li nada dele.
    E com este ensaio me vou!��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Roadrunner!

      E levantou-se muito bem. Entre vírgulas e pontos finais, que bastassem, deixou bem clara a sua opinião.

      Agradeço o ensaio contra a minha cegueira... :)

      Vá e leve o meu abraço, para o caminho. :-P

      Eliminar
  23. Pois, Janita, vou chamá-la de amiga, voltei contando os degraus desde a minha última visita... para vencê-los um a um, deixando uns pingos nos iis, quando houver necessidade.
    Não conhecia este poema de Saramago. Aliás, não conheço os poemas de Saramago, além de tudo musicado. É bom que se diga cheio de significação. E não poderia o contrário, simplesmente porque o é,
    Afetuoso abraço, Janita!

    ResponderEliminar