quarta-feira, 10 de junho de 2020

Como Ave Migratória.


                                                             

Linda cara que tu tens (já sei)
Quando chegas noite fora
À espera à porta de casa
À espera à porta de casa
Está o teu pai que te adora


          


Lindos olhos tem o mocho (piu)
Quando a noite vem chegando
Para deixar passar a noite
P'ra deixar passar a noite
Uma moda eu vou cantando

Muda a água às azeitonas
Rega bem os teus tomates
Tem lá cuidado com a horta
O cravo já está no vaso
Sim senhora, por acaso

Muda a água às azeitonas
Rega bem os teus tomates
Tem lá cuidado com a horta
O cravo já está no vaso
Sim senhora, por acaso

Abalaste p'ra Lisboa (pois)
Deixaste-me ao pé da porta
Tu seguiste o teu caminho
Tu seguiste o teu caminho
A minha alma ficou torta


Quando cheguei ao Barreiro (já fui)
Lisboa estava fechada
Voltei p'ra casa a cantar
Voltei p'ra casa a cantar
Uma vida abençoada


Muda água às azeitonas
Rega bem os teus tomates
Tem lá cuidado com a horta
O cravo já está no vaso
                                                Sim senhora, por acaso.  

Foto Minha- Alentejo - 
                                                 


===========================================

20 comentários:

  1. Não sou grande admirador de fado, mas goste de ouvir !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Paulo de Carvalho, autor da letra - um pouco bizarra - e da música, soube criar uma magnífica combinação com estes dois elementos: a dolência alentejana e o sabor a fadinho; que nem chega a ser Fado...:)

      Obrigada, Ricardo.

      Eliminar
  2. Gosto de ouvir Ricardo ( olha o nome...lol ) Ribeiro cantar.
    .
    Tenha um dia/noite feliz
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só aqui já estão três, veja só!! :)

      Igualmente noite feliz.

      Saudações!

      Eliminar
  3. Gostei de ouvir este fado que desconhecia e de ver o teu Alentejo.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouve-se muito bem, não é Manu?
      Ouvi-o pela primeira vez no Roadrunner e fiquei com ele debaixo de olho. :)
      Fiquei feliz que te tenha agradado,também.

      Beijinhos, Manu.

      Eliminar
  4. É tam lindo
    que cá vou ovindo
    e repetindo

    «Muda água às azeitonas
    Rega bem os teus tomates
    Tem lá cuidado com a horta
    O cravo já está no vaso
    Sim senhora, por acaso.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Atão nã ei, compadri?!

      Azêtonas, tomatis, e cravos são coisas que o Alentejo tem munto e bom, há que cuidar bem da horta, pois atão!

      Bêjos.

      Eliminar
  5. Que cenário horroroso!! :))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que heresia, Pedro, que heresia...:))
      Coisa mailinda nã há, compadri!

      A paisagem está um bocadinho desoladora.
      Tem restolho a mais!! Ehehehehe

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Uma linda homenagem ao Alentejo!

    Não interessa onde a Vida nos leva,o berço fica sempre no coração.

    Eu devo ter,sem saber,alguma costela alentejana. Ainda ontem me perguntaram, mais uma vez,se a minha pronúncia é alentejana.

    Um abraço cá dos "Algarves"e votos de bom feriado!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não duvide, Sandra...esteja eu onde estiver, as planícies alentejanas estarão sempre no meu coração.

      Curiosamente, por aqui peguntam-me se sou de Lisboa. :)

      Um forte abraço de uma alentejana a voar do Norte prós All Garves!

      Eliminar
  7. :) Não tenho horta, mas tenho uma bela quantidade de plantas suculentas e muitos, muitos cactos :) Têm espinhos? Ora, também as rosas... e eu, quando me tentam "colher" ;)


    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela mistura essa... suculentas e cactos do deserto...:))

      Beijinhos, Maria João! :)

      Eliminar
  8. Ricardo Ribeiro, pouco 'comercializado' vá lá saber-se porquê, tem uma capacidade interpretativa fora do comum.
    Canta o Alentejo muito bem.
    Beijinho, Janita, bom feriado (dia segundo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Canta muito bem o Alentejo, sim, António.
      Ele diz que não é alentejano, mas gostaria muito de ser.
      Tem um belo timbre de voz para fazer o 'alto' nas cantigas do alentejo.

      Beijinho, António.
      ( já foram)

      Eliminar
  9. Belo este cantar.
    Boa combinatória tomates com azeitonas!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há lá coisa melhor do que uma boa salada de tomate com azeitonas do Alentejo a acompanhar uma perna de borrego assada? Belíssimo!

      Abraço! :)

      Eliminar