segunda-feira, 29 de junho de 2020

CERTEZAS.























DEZ RÉIS DE ESPERANÇA.


Se não fosse esta certeza
que nem sei de onde me vem,
não comia, nem bebia,
nem falava com ninguém.

Acocorava-me a um canto,
no mais escuro que houvesse,
punha os joelhos á boca
e viesse o que viesse.

Não fossem os olhos grandes
do ingénuo adolescente,
a chuva das penas brancas
a cair impertinente,
aquele incógnito rosto,
pintado em tons de aguarela,
que sonha no frio encosto
da vidraça da janela,
não fosse a imensa piedade
dos homens que não cresceram,
que ouviram, viram, ouviram,
viram, e não perceberam,
essas máscaras selectas,
antologia do espanto,
flores sem caule, flutuando
no pranto do desencanto,
se não fosse a fome e a sede
dessa humanidade exangue,
roía as unhas e os dedos
até os fazer em sangue.

Poema de António Gedeão


 

=============================

41 comentários:

  1. Janita
    da frente de infantaria
    levo daqui este momento
    e amanhã o converto
    em "Canção para o desconfinamento"
    (claro que cito o espaço
    onde este momento foi roubado)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Não carece citar o espaço, Rogério. Falo a sério.

      Este belo poema de Rómulo de Carvalho, por si só, é um Hino a este 'desconfinamento' destinado a voltar a novo confinamento, confinado ao isolamento. Pode escrever!
      Todo o Poeta também é um pouco Profeta!

      Abraço.

      Eliminar
  2. Olá amiga Janita!
    Adorei este belo poema!
    Muito apropriado para os tempos que estamos vivendo.
    Beijinhos com carinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Josélia.

      O nosso António Gedeão, pseudónimo do Professor Rómulo de Carvalho, foi um grande Senhor das Letras. Grande pedagogo e grande Poeta!

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. O Gedeão estaria a prever o Covid??
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comportamento pessimista de Gedeão pode ser explicado pelos fatores genéticos dos portugueses em geral, e dos poetas portugueses em particular.

      Eliminar
    2. A Esperança, Pedro, foi sempre um factor a considerar, em todos os ciclos de vida em Sociedade e, especialmente, a nível da vida pessoal de todos nós.

      Beijinhos, boa semana

      Eliminar
    3. Teresa, mas tu, que te dizes optimista, também trazes contigo esse factor da genética «negativa» dos portugueses, ou não?

      Para além do mais, não conheço, no Poeta em questão, nada de comportamentos pessimistas.

      Eliminar
    4. Não há regra sem excepção!
      Eu canto a alegria de viver.

      Embora com uma pequena nuance de esperança, o poema é triste, mesmo muito triste, na minha interpretação.


      Eliminar
    5. Perante as tuas constantes contradições, variando ao sabor das marés das tuas mudanças de humor, Teresa Offbauer, limito-me a flutuar qual flor sem caule nesta antologia do espanto, sem pranto nem desencanto! :))

      Eliminar
    6. Ai, Teresa, onde está o pessimismo neste específico poema do Rómulo de Carvalho? Ou na Lágrima de Preta? Ou na Pedra Filosofal?

      Apontar as verdades que mais nos doem, não me parece que seja pessimismo; para mim, é lucidez.

      beijinho

      Eliminar
  4. Tem que haver sempre um pouco de esperança para evitar o desespero.
    Uma bela interpretação.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que seria de nós, pobres seres racionais, se apenas e só nos guiássemos pela razão sem guardarmos, num recantozinho da alma, espaço para albergar a esperança, não é Elvira?

      Um abraço e boa semana, com saúde.

      Eliminar
  5. Bom dia
    Um lindo poema com uma bela interpretação .
    Não conhecia mas o que é bom vale sempre a pena conhecer !

    J R

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria que houvesse uma versão cantada, deste belo poema, com um pouco mais de impacto aos nossos ouvidos, isto sem desmerecer a voz e a interpretação de quem o cantou aqui, obviamente.

      Boa semana.

      Eliminar
  6. Bom dia:- Poema lindissimo. Se calhar apetecia mesmo um adulto voltar a ser criança, colocar os joelhos ao pé da boca e deixar a vida correr. Só que...sabemos que tal não pode acontecer.
    .
    Bom inicio de semana
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Houve pelo menos um momento da minha vida, em que só me apetecia sentar-me a um canto, unir os joelhos com a boca e deixar-me assim ficar muda e queda. Felizmente, apelei a essa centelha d luz que é a Esperança, ergui-me, enfunei o peito de ar e segui em frente.
      Quem de nós nunca teve um momento de fraqueza que atire a primeira pedra!

      Boa semana.

      Eliminar
  7. Ah!!! :) Gosto muito, muito do A. Gedeão e adorei ouvi-lo interpretado pelo Samuel :)

    Se não fosse tudo isso que aqui se canta e mais outras tantas coisas que se subentendem, também eu roeria "as unhas e os dedos até os fazer em sangue".

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei de alguém que vai entender este poema como ninguém, Maria João. :) Postei-o a pensar nele.

      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  8. Não conhecia o poema e, logo, também não conhecia a música. Fez muito bem em publicar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia conhecer o poema e não conhecer a versão cantada, a exemplo do que acontece comigo.
      Obrigada.

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  9. Óptim aescolha!

    Gedeão é um excelente poeta.

    Boa semana, abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida, São.

      Um abraço e boa semana. :)

      Eliminar
  10. Boa escrita, sem dúvida.
    Sobre a música, não me pronuncio.
    Boa semana, Janita, um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o poema não foi escrito para ser cantado, António.
      Como o foram muitos dos poemas do Ary dos Santos, por exemplo, logo, esta música/canção representa tão somente uma homenagem ao Poeta, adaptada e bem, ao momento presente.

      Não houve a mínima pretensão de criar aqui, um momento musical por excelência. Fiz-me entender?

      Beijinho e boa semana, António. :)

      Eliminar
  11. Li o poema de António Gedeão em voz alta, sem roer as unhas.

    A fotografia do cabeçalho é tão linda.

    Saudações do país vizinho da encantadora Holanda, embora, actualmente, não queiram lá os alemães... e os portugueses também não!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fotografia de cabeçalho já a mudei, esta ainda a não tinha 'estreado' e é também muito bonita, não achas?

      É verdade, sim. Agora também por lá reforçaram as medidas de segurança. E parece que nem alemães nem portugueses nem suecos, não personas gratas. Quem manda, pode!!

      Beijos.

      Eliminar
  12. Esperança, sim. É o que o poema me transmite.

    E já estou a fazer a mala para me mudar para o palácio da imagem. Afogo o stress naquela água.

    Um beijinho, Janita

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso, Sandra, o vesti todo de verde...:)

      A água onde flutuam nenúfares, parece-me pouco própria para nos banharmos nela. Melhor ficar só a desfrutar da paisagem e tomar um café na esplanada do Castelo.

      Um beijinho e boa semana, Sandra!

      Eliminar
  13. Parece a propósito este poema com o nosso estado actual. Gostei da adaptação musical, muito bem conseguida.

    ResponderEliminar
  14. Boa noite!
    Um poema e imagem, magistral. Foi uma boa escolha!
    Adorei a imagem do cabeçalho! Parabéns
    **
    Quero de volta o meu silêncio...

    Beijo e uma excelente Semana...

    ResponderEliminar
  15. Ah!Ah!Ah! Não pretendia banhar-me na água mas, tão-somente olhar para ela.

    Seria o suficiente para "afogar o stress" ou as "mágoas".

    Gostei muito da fotografia do cabeçalho. Creio que disse que a sua família lá foi em passeio.

    Assim, á boleia, vamos conhecendo a Holanda!

    Beijinho Janita!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ah, bem...assim até fico mais descansada, Sandra!
      Aquela água esverdeada só é boa para refrescar os olhos, não o corpo.

      Beijinho

      Eliminar
  16. Rômulo Vasco da Gama de Carvalho, este é o verdadeiro Antonio Gedeão. Ou seria o contrário? É sempre bom reler os poetas guardados na memória e nas estantes. E Gedeão não é para ser esquecido, e a partilha está perfeita para o momento. Os artistas sempre foram antenas da raça.
    Entre a poesia e a ciência, Gedeão nos deixou peças antológicas como A máquina do mundo.
    Gosto muito do "poeminha" dialogando com a música Januária, lá no meu cantinho.
    Um beijo, minha amiga Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...nunca sabemos em que ponto acontece a fusão entre o homem e o pseudónimo, mas creio que ambos são unos e coesos no sentir, diferenciando-se na forma de o expressar. :)

      Peço desculpa pela minha ousadia, José Carlos. Sou assim mesmo; onde chego, leio e, na hora de comentar, vou deixando que os dedos procurem livremente as teclas ao sabor do que me ocorrer no momento. Esteja eu na 'casa' de um Poeta ou de um escritor.

      Um beijo, amigo José Carlos! :)

      Eliminar
    2. Foi um elogio. Gostei. Faça outras vezes. Me faz esta ousadia. Fique a vontade. Mudo o discurso. O cantinho é nosso. Dos amigos como você.
      Beijo, minha amiga Janita!

      Eliminar
    3. Muito obrigada pela compreensão e carinho, amigo José Carlos.

      Um forte abraço.

      Eliminar
  17. Premonição pura do grande Gedeão
    Não conhecia e gostei
    😊

    ResponderEliminar