sexta-feira, 26 de junho de 2020

Verão. [ Com Adenda. ]


SEM PEVIDES... :)



Verão, esta bela estação
que me traz a água doce 
da melancia. 

A cor vermelha do fruto 
rubro que sacia minha sede 
e me delicia.

Me refresca a garganta
e me traz a ternura de suaves lembranças
da inocência perdida
que  minha memória
acaricia.



* * * * * * * * * * * * *


Adenda: 
Perante o pasmo geral, acerca da melancia sem pevides, cumpre-me informar que a novidade me chegou vinda dos Países Baixos. O Noah, que adora comer, pode assim regalar-se sem correr o risco de se engasgar.
Ora, nós, portugueses, não somos inferiores a nenhum outro povo, vai daí, fui em demanda da dita cuja e também eu me deliciei...

Fazei vós o mesmo!!

:)


* * * * * * * 
* * * * * 



57 comentários:

  1. Eu também adoro melancia.Refrescante, docinha e bem gelada, nada melhor! Adorei! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de aproveitar esta fruta de época, querida Chica.

      :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Grande poetisa!
    Gostei muito da foto, tiraste todas as pevidas, assim ficou ainda mais apetitosa.
    Gosto muito de melancia e faz muito bem à saúde.
    Bom verão.

    Beijinhos Janita
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas que me ia dar ao trabalho de tirar as sementes à melancia, Manu! Não.... Esta qualidade não tem pevide. É só cortar em fatias ou bocados e marcha que é uma beleza. Não gosto de fruta «de cuspo»...como as uvas! :))

      Beijinhos, amiga!

      Eliminar
  3. Adoro melancia.

    Boa noite
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderEliminar
  4. Em miúdo, apreciava a melancia; hoje, nem tanto. Prefiro um bom melão, pelo qual me pelo.
    E, já agora: por que raio tirou as pevides à melancia para a foto? Questão de estética? Não aprovo, pronto.
    1 bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Santa ignorância frutífera!!!
      Então não sabia que há melancia sem pevides, não?
      Vá lá ao Mercado e compre para ver como é bom... :)

      Beijinhos e boa noute.

      Eliminar
  5. Adoro melancia, mas para bem ser, deviam ser todas sem sementes! Lool
    ~~
    Sinto em mim uma força interior

    Beijo e uma excelente noite!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só a Cidália procurar lá na frutaria onde se abastece, que lhe indicam logo esta qualidade. :)

      Tenha uma noite descansada.

      Eliminar
  6. Ó meu Deus vou ficar "auguada" como dizia a minha avó.
    Adoro melancia e essa parece ser muiiiiiiiiiiiiiita boa!
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Também por aqui já tenho ouvido essa expressão por pessoas de mais idade. Mas não augue, vá ao supermercado e veja se encontra.
      Esta era muiiiiita boa mesmo, Elvira.

      Abraço e bom FDS

      Eliminar
  7. Acredita que é das poucas frutas que não aprecio?
    Melancia e melão.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito pois...antes de descobrir esta nova variedade, sem pevides, eu apenas comia o "galo" da melancia, ou seja, aquela parte superior que é mais docinha e sem sementes.

      Beijinhos, Pedro, bom fim de semana

      Eliminar
  8. Até a bela melancia mereceu um poema.
    Nunca compro melancia com sementes, nem uvas com pevides e nem peixe com espinhas, salmão e bacalhau, por exemplo.
    A melancia em salada com pepino inglês e queijo feta é ótima. Não me recordo se viste na minha postagem sobre a cor vermelha.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, viste. Lembrei-me que é uma uma fruta que o teu neto come.

      Eliminar
    2. Há anos que mencionei que apenas comprava melancia sem pevides. E todos na altura acharam estranho. Andavas distraída... : ))

      Eliminar
    3. Se as cerejas, as amoras e tantos outros frutos, têm recebido belos poemas, porque razão a melancia não haveria de ter direito a um poemita de nada? :)

      Talvez me tenha passado desapercebida essa informação, Catarina. Sabes que esta minha cabeça já não é o que era - ou como diz um amigo meu, bastante espirituoso, o que nunca foi. :))

      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Uma fruta perfeito para matar a sede
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeitíssimamente, alfacinha!
      Mata muito melhor a sede do que qualquer sumo de lata.

      Beijos

      Eliminar
  10. Bom dia
    Nada melhor que melancia fresca e doce .
    Tem andado inspirada ultimamente . Bonito.
    Boa sexta feira para começar o fim de semana.

    J R

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o Verão nos propicia bastantes motivos de inspiração, Joaquim Rosário. :)

      Bom noite e bom fim de semana.

      Eliminar
  11. Esta santa ignorante frutífera também desconhecia as melancias sem pevides... caramba, como raio é que elas se reproduzem? ;)

    Mas que esta bem parece merecedora da sua apologia poética, parece!

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se virmos bem, Maria João, estas melancias têm uma pevide pequena, branca e mole, que se mastiga e engole juntamente com a polpa, por isso é como se as não tivessem.

      Em última análise, poderíamos dizer que a reprodução da espécie acontecia por inseminação artificial, por exemplo...:))

      PS- Quando a Mª João vir a que o Noah está a comer, vai considerar que aquela sim, é uma bela melancia!

      Beijinho, bom FDS. :)

      Eliminar
    2. Já vi! :) E o Noah está mesmo deliciado!!! :)

      Beijinhos para si, para ele e também para a sorridente mamã :)

      Eliminar
    3. Ohhhh... então o progenitor não fica incluído? Injustiça!! :(

      :))

      Beijinhos e obrigada, Mª João. :)

      Eliminar
  12. Eu, no Verão, podia viver só de fruta. Mas, por acaso, a melancia está no fim da lista de preferências.

    A comida evoca memórias sim! Eu vou sempre associar a melancia ao meu padrasto. Esse sim, "pela os sapatinhos" por melancia.

    Moda de fruta sem pevides e sem grainhas é que não é comigo. Tudo, o mais possível, á moda antiga.

    Talvez seja por isso que me saltou á vista o tabuleiro(parece-me ser) onde está poisada a melancia. Com azulejo! Gosto muito desse tipo de coisas!

    Sou "old fashioned", admito!

    Um abraço, Janita! Bom fim - de - semana!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prove, Sandra, prove primeiro a melancia sem pevide e depois tire as suas conclusões. Há que termos a mente aberta a novas evoluções e descobertas, novos sabores e paladares.

      É azulejo antigo que descobri numa fábrica e mandei fazer uma mesa de cozinha. :)

      Um abraço e bom fim de semana, Sandra.

      Eliminar
  13. Adoro melancia e todos os frutos vermelhos!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então aproveita bem esta época do ano pródiga em frutos dessa cor, Rosa dos Ventos! :)

      Abraço e bom FDS

      Eliminar
  14. Melancia faz parta da minha alimentação no Verão, mas COM PEVIDES!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...????... precisaste gritar a tua preferência pelas pevides, porquê, Teresa? Gostas de te entreter a retirá-las, antes de mastigar e engolir, ou vai tudo na enxurrada? :))

      Beijinhos!!!

      Eliminar
  15. Respostas
    1. E ainda o José não viu nada!
      Este miúdo é o máximo..:)

      Eliminar
  16. Olá,Janita

    Nestes tempos que correm, em que ciência e tecnologia de braço dado parecem apostadas em “adulterar” aquilo que a mãe natureza criou, até a melancia já perdeu as pevides...mas que ainda assim não deixou de servir de tema para um bonito e artesanal poema.

    Beijinhos amigos
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor!

      Não sei se houve assim uma tão grande 'adulteração' na genética deste fruto, mas se houve, foi muito bem vinda. Agora como a melancia à dentada, sem me preocupar com aquelas desagradáveis 'coisas' duras e pretas, que me retiravam todo o prazer de a morder. :)

      ( o que me ri com a designação de artesanal poema, Vitor! :) )

      Beijinhos, meu Amigo!

      Eliminar
  17. Depois de ver esta melancia, também eu fui à procura de uma sem pevides e não é que encontrei e me deliciei?!

    Beijinhos Janita
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Manu. Até nisso somos parecidas. Quando vejo alguma coisa nova, essencialmente em gastronomia, tb vou à procura e se não for difícil de fazer, faço. :))

      Eliminar
    2. Manu.

      É assim mesmo!! ehehehe

      Beijinhos! 😘 😘

      Catarina.

      Ah grande defensora das inovações gastronómicas!!!

      Ehehehe...Beijinhos! 😘😘

      Eliminar
  18. Embora faça bem e em algumas circunstâncias saiba bem, principalmente com calor, não é uma fruta quye aprecie muito !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que esquisito! Quem não gosta de melancia?!... :))

      Eliminar
    2. Obrigada, Ricardo! :)

      Parafraseando o nosso amigo Pedro, hoje aniversariante, - «Gosto é que nem cú, cada um tem o seu»

      Um abraço.

      Eliminar
    3. Catarina, se estivesses a usar o idioma de Cervantes, estarias a dizer ao Ricardo que a sua opinião era «deliciosa». :)

      Qualquer dia, vou repescar o meu post sobre "portunhol", não sei se o conheces. :)

      Eliminar
  19. só nã gosto dessa coisa do verão… passava bem sem esse aborrecimento :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel...Manel...tens de ser mais maleável nessas tuas preferências!! :)

      Beijinho!

      Eliminar
  20. Neste tempo de sardinha assada acompanhada de salada de tomate, a melancia é a sobremesa ideal. :) Com ou sem pevides.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueceste os pimentos assados, Luísa! ehehehe

      Eliminar

  21. Um beijinho ao Noah

    Quanto à melancia
    gosto!, mas faz-me azia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Darei, darei, Rogério.

      Mas...azia?
      Nunca tal coisa ouvi,
      a não ser...
      ah, pois...com melancia
      não se bebe vinho e sim,
      água fria!

      Com melão
      é que se bebe
      vinho bão...

      ahahahah

      Eliminar
  22. Ohhhh nunca vi melancia sem pevides; ) mas o teu neto gosta mesmo ❤ eu também adoro.
    Tem um bom fim de semana Nita
    Beijinho
    Mena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Mena! :)

      O dia vai ficar mais radioso com a tua presença por estas bandas. Obrigada.

      Um beijinho grande, Nina!

      Eliminar
  23. Não aprecio melancia.
    Já o Noah tem opinião diferente.
    Beijinho, Janita, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nada que seja de comer a que o miúdo torça o nariz. O pai diz que que ele é uma trituradora com- no caso sem- dentes" :))

      Beijinho.

      Eliminar
  24. Aqui a família inteira adora melancia. E nas terras de cá, temos melancia o inteiro. E com o poeminha a torna mais deliciosa. Haja melancia para o pequeno Noah.
    Beijo, Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) nascida e criada no Alentejo profundo, cedo me habituei a essa fruta cheia de sumo doce. O melão também é lá muito apreciado.

      Beijo e boa semana com o Inverno aí à porta...

      Beijo, José Carlos.

      Eliminar
  25. Ah pois faço, ainda ontem entre almoço e jantar foi uma inteira - melância é comigo!
    Saudações à water melon!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E faz o Roadrunner muito bem.
      Por certo deve saber que a melancia quer água fria...:))
      Os ingleses é sabem. Water melon, faz todo o sentido.

      Saudações.

      Eliminar