segunda-feira, 8 de junho de 2020

FLORES.


As fotos das orquídeas são oferta da Sandra Martins - a amiga do Algarve -

As  palavras e  fotos seguintes, são de minha lavra.























Orquídeas, cravos e rosas
Jasmins, hortênsias, margaridas
Camélias, quais damas formosas
Enfeitam jardins
 sempre airosas.
Tal como elas, enfeitam a vida
todas as Marias, Jacintas, Dolores
Joanas, Carmens, Marias das Dores…



Quem faz a vida ser mais bela
  São as mulheres, as crianças e as flores.



Mas quis Deus que fossem os homens,
 os seus leais e fiéis jardineiros!!


:)

...........................................................

34 comentários:

  1. A rosa parece uma pintura maravilhosa.
    Hortênsias também tenho no jardim.
    Orquídeas morrem todas nas minhas mãos.
    Os homens leais e fiéis jardineiros?! Serão ou não?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que comigo as orquídeas também ficam melindradas e rápido entristecem? É por isso que só tenho um vaso.

      Exacto, Teresa...serão ou não, mas isso já não e comigo.

      Beijos.

      Eliminar
  2. Já estava a ficar mal-disposto. Estava a ver que não falava dos homens como adenda a tão pelo poema sobre as flores. Fiquei feliz com o desfecho final, lol
    São lindas as flores.
    .
    Uma santa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não falar nos homens seria injustiçá-los e eu sou uma mulher justa, Ricardo!

      Tenha bons e agradáveis feriados. :)

      Eliminar
  3. Lindas as flores e te3us versos! Adorei! Linda semana! bjs, chica

    ResponderEliminar
  4. Boa noite de muita paz, querida amiga Janita!
    Adoro flores e seu poema está divino.
    As flores me inspiram muito também.
    Os jardineiros cuidam delas com amor dedicado.
    Sabe que uma vez há uns dez anos e pouco quase fiz um curso de jardinagem.
    Ah! As orquídeas são lindas, belo presente.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    💐🌺🌷

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não considero "poemas" nenhuma das palavras que escrevo, Roselia.
      Por vezes, saem uns versos melhor ou pior engendrados, mas nunca são poesia. De modo algum!

      Um beijinho e tudo de bom para si.

      Eliminar
  5. Eh, espera aí... queres explicar-me por miúdos a última parte? Aquela que se refere à homens e fiéis jardineiros...

    ResponderEliminar
  6. Gostei das flores e das palavras até àquele ponto.... :)) depois da explicação falamos sobre o resto. :))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Para não me repetir peço que desças ali ao piso destinado à Elvira Carvalho, pode ser?
      É claro, que depois poderás à mesma dizer de tua justiça.

      Beijinho ;)

      Eliminar
  7. Deus até podia querer que os homens fossem leais e fiéis jardineiros...
    mas será que Deus os conhecia?
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi essa a missão que lhe foi confiada, Elvira.
      Zelar pela Natureza e cuidar dos seus semelhantes como se dele se tratasse. Dotado com uma compleição física mais robusta e resistente, cabia ao macho proteger e defender fêmeas e crias.

      Se, na evolução dos tempos o homem afrouxou o carácter e, para sua própria segurança, a mulher teve de tomar as rédeas nas suas mãos, a culpa não pode ser imputada ao Criador, não acha?
      :)))

      Abraço, boa semana.

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Sensato sim, mas também previdente, Pedro! :))
      Não esqueça que, como certa contrapartida, as mulheres não urinam de repuxo...ehehehe

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Bom dia
    A inspiração por vezes leva-nos a dizer o que nos vai na alma e quase sempre saem coisas assim lindas como o que acabo de ler .
    Gosto de flores , umas mais que outras , mas todas elas têm o seu encanto . assim como as mulheres .

    J R

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palavras sábias e generosas as suas, Caro Joaquim!
      Muito honrada me sinto. Obrigada.

      Bons feriados!
      (quiçá, fim de semana prolongado)

      Eliminar
  10. :) Ora essa? Eu, mulher e muito mulher, era uma óptima jardineira... quando ainda tinha forças para isso, claro ;)

    Gostei das flores e das suas palavras!

    Beijinho, Janita! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trabalhinhos de jardinagem que não exijam muito esforço, está bem, Maria João. Para serviços mais pesados temos de nos socorrer dos jardineiros. Há aqui um Horto que fornece quem pode, corte sebes e, no final, leva todo o entulho. Uma limpeza! Isto não é em sentido figurado, é mesmo assim, literalmente. :)

      Beijinho, Maria João. :)

      Eliminar
  11. Ah Janita!

    Só a sua generosidade é que faz com que as minhas raquíticas orquídeas aparentem beleza!

    É curiosa a sequência de fotografias. Adoro as hortênsias (aqui chamam-se assim) mas, não consigo que sobrevivam. Creio que o clima não é muito adequado e em nenhuma das duas casas consegui ter um canto com sombra e humidade suficientes para as manter.

    E a última é uma camélia? Outra que gosto tanto e também não tenho. Nesta casa, quis plantar mas disseram-me que é uma flôr sensível e difícil de manter.

    Quem me dera ser uma jardineira de mão cheia mas, quando Deus me fadou essa habilidade não vinha no "pacote".

    A Janita tem jeito para as flôres e para as palavras. Também acho que as flôres embelezam o Mundo.

    Se os homens são leais e fiéis jardineiros, eles que se pronunciem!

    Um grande abraço Janita!

    Sandra Martins


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não seja excessivamente modesta, Sandra. :) As suas orquídeas são mesmo muito bonitas.

      A última é uma rosa, da mesma roseira que está ali ao lado e ofereci a um casal de namorados/bloggers, em tempos.
      Alguém da Google fotos é que me a reenviou melhorada. Beneficiada com mais brilho e cor.

      Quanto aos fiéis jardineiros, não creio que pronunciem, porém, vamos aguardar...:)

      Um forte e grato abraço, Sandra. :)

      Eliminar
  12. Gostei das tuas flores e das tuas palavras.
    A frase top:" Quem faz a vida se mais bela são as mulheres , as crianças e as flores"

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma verdade, Manu.
      Ainda que eu acredite que a verdadeira beleza esteja escondida, e, que há homens ainda mais belos do que certas mulheres. :)

      Beijinhos, querida Manu!

      Eliminar
  13. Respostas
    1. Fico muito feliz, Rogério.
      Sei que, se há bom jardineiro, é o meu amigo.
      O seu Jardim foi tratado e cuidado com muito carinho, por isso se reproduziu em belas flores. A cada passo constatamos isso, lá no seu cantinho, em bonitos vídeos.

      Um abraço.

      Eliminar
  14. Muito bom o seu poema com as suas flores! Mas, olhe que há há Mulheres jardineiras!:))
    -
    Pele aveludada onde passeiam os sábios.

    Beijos e um excelente dia... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu não sei? Pois se eu sou uma delas, Cidália.

      Beijos e bom fds prolongado. :)

      Eliminar
  15. Como seria o Mundo que conhecemos sem as mulheres, as crianças e as flores?
    A jardinagem pode ser feita por homens ou mulheres, sendo que estas são mais "carinhosas", mas um grande jardim requer mais força física.
    Por mim, vou tentando não deixar morrer as minhas flores e plantinhas, embora sem o cuidado que mereceriam e que já tive.
    Sai uma rosa para a Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vou dizer-lhe o porquê, José, mas gostei tanto, mas tanto, deste comentário...:) Gostei de o saber um jardineiro cuidadoso, pois quem bem cuida, bem será cuidado.

      E a rosa que me dá está fresca, viçosa e orvalhada...:)

      Beijinho.

      Eliminar
  16. :) gostei e fiquei a pensar que um dia gostaria de experimentar ser jardineira...talvez com um bom professor :)
    um beijinho e um bom feriado
    (eliminei o anterior comentário porque tinha um erro, sorry)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jardinar a quatro mãos, quando tudo é bem planeado e assente em princípios de bom entendimento e cumplicidade, é um bom trabalho de jardinagem em que frutos e flores são lindos...sempre, Gábi.
      :)

      Beijinho e bons feriados.
      (amanhã, há mais)

      Eliminar