quarta-feira, 24 de junho de 2020

Eu E Os Outros. # 3


Panorâmica do rio Douro, a partir do Jardim das Virtudes - Porto


A minha versão de "Separadas à Nascença".































A primeira fotografia é de minha autoria, captada em Maio de 2017 e a segunda é da autoria do Remus, ambas do mesmo local, com três anos a separá-las, para além das diferenças óbvias, como podem constatar, e, confirmar,   AQUI.

A minha, é uma foto de uma pessoa curiosa sem qualquer conhecimento técnico, a outra, de um entendido na Arte fotográfica.



😌    😃


Nota: A autoria da segunda fotografia está devidamente salvaguardada pois a sua proveniência bem como o seu nome e espaço na blogosfera constam nas palavras a negrito. Agradeço que cliquem. Todavia, se me for comunicado o desagrado do autor, retira-la-ei de imediato.

* * * * * * * * * * * * * 
---------------------------------------------

26 comentários:

  1. Pontos de vista:
    Pensei que a primeira fotografia era da autoria do Remus, e a segunda da tua autoria, Janita.
    Embora a fotografia do Remus tenha uma outra estética como, por exemplo, a posição das grades, está um pouco desfocada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que isso do "desfoque" é propositado. Não sei. A ser, é uma técnica que os entendidos é que percebem, Teresa.

      O que me levou à elaboração deste post foi a curiosidade de ambas terem sido captadas a partir do mesmo local. A segunda beneficia da tradicional neblina tripeira e, claro, do perfeito enquadramento das grades :)

      PS- Quando voltas com o «ematejoca azul»? Irei adicionar o teu blog alemão à minha lista, pois me parece que a coisa está demorada.

      Eliminar
  2. É como a Teresa diz... Pontos de Vista...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E apenas pontos de vista que convergem na mesma direcção Catarina, nada mais.

      Eliminar
    2. Concordo. Tanto a tua como a do Pontos de Vistas estão ótimas. Fiquei a pensar se algum dia terei a oportunidade de tirar uma fotografia desse mesmo local. Quem sabe!! Ele há coisas... : ))

      Eliminar
    3. :) Claro que se quiseres muito vir ao Puerto decerto virás fotografar o Douro nesta perspectiva, Catarina.
      É só deixares que passe esta praga pandémica e vens.

      Olha o nosso amigo que até já veio comprar casa ali na zona do Cais de Gaia. Homem prevenido.... :)

      Beijos. :)

      Eliminar
  3. A segunda tem outro enquadramento, mas as duas são bem bonitas, e eu gosto mais da sua.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começo a sentir-me sem jeito com o rumo que estão a tomar alguns comentários, Elvira. A minha ideia jamais foi colocar ambas as fotos em apreciação. Tão somente a curiosidade que já frisei acima na minha resposta à Teresa.

      Abraço.

      Eliminar
  4. Bom dia:- Ambas as fotos são lindíssimas. Não consigo dizer que uma seja mais bonita, esteticamente falando.
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem era para o fazer, Ricardo. O local é o mesmo, paisagem a mesma e e isso foi a razão do post. As pessoas, o dia e as condições atmosféricas são diferentes, logo, as fotos também o serão.
      Gostei do seu tacto ao comentar. Obrigada, por isso.

      Eliminar
  5. Um dos locais mais interessantes e fotografáveis do Porto. Entendido que não sou, creio que a 2.ª foto pretende realçar o gradeamento tendo como pano de fundo a paisagem. Já a 1.ª pretende ler a paisagem. Será isso?
    1 bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O local oferece-nos uma vista privilegiada do Douro, sim.
      Eu não pretendi nada mais, para além de registar o que o meu olhar observou. Tenho outras, em que meti as mãos que seguravam o telem. por entre as grades.
      Depois que vi, e gostei, desta que o fotógrafo expôs no seu espaço, é que me me apercebi que tinha uma idêntica.

      Beijinho

      Eliminar
  6. Ambas estão prisioneiras
    do bom gosto
    também gosto do Douro

    Mas a da Janita
    tá mais bonita
    tem lá o céu todo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prisioneiras do gosto pelo Douro!
      Gostei e concordo.

      Eliminar
  7. Ambas boas imagens. Nota-se que a segunda tem mão de profissional.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem mesmo, bem observado!

      Obrigada, António.

      Beijinho

      Eliminar
  8. Foi uma questão de foco, ele deu prioridade às grades e desfocou a cidade.
    Gosto das duas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Bem, cada fotografia tem sua virtude, seu enquadramento, sua emoção. Achei interessante a postagem das duas. Como a água do Douro, lá embaixo, não é a mesma em nenhum instante até Heráclito sabia disso (risos), embora nela não tenha se banhado!
    Um beijo, minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, José Carlos!
      Obrigada por o ter dito. A emoção de quem retrata o que vê, fica expressa como uma marca pessoal. É isso que noto na segunda fotografia.

      Um beijo, meu Amigo.

      Eliminar
  10. Bom Janita, eu não sou de dizer que gosto quando não é o caso.

    Grades afligem-me, lembram-me prisões.

    Mas, vou guardar no meu "risco rígido" a ideia do Jardim das Virtudes. Para acrescentar á lista de locais a visitar quando concretizar a viagem ao Porto.

    Um abraço do Algarve,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, naquela espécie de miradouro, as grades servem como protecção para as pessoas não de debruçarem e virem parar aos telhados do casario.
      Mas anote sim, quando um dia vier ao Porto terá oportunidade de verificar isso por si.

      Um abraço.

      Eliminar
  11. Apesar das grades, a paisagem é lindíssima!:)
    ~~
    Sinto em mim uma força interior

    Beijo e uma excelente tarde!:)

    ResponderEliminar
  12. Hoje não a visitei à hora do costume. Tenho andado com a cabeça na lua por causa da minha Mistral. Enfim, mais vale tarde do que nunca :)

    Quanto à fotografias, ambas excelentes, creio que a sua apenas se deixa contemplar enquanto a segunda fala connosco. É bem possível que apenas sussurre, mas que fala, fala!

    Não é por acaso que eu digo que a arte não pode ser apenas uma manifestação estética; também tem de ser transgressão.

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desejo que a Mistral já esteja a ser medicada e que muito breve fique boa. Parece ter uma saúde frágil, a bichinha!

      Faltavam-me as palavras de uma Poetisa para me revelar o mistério que envolve a fotografia que ousei trazer para o meu espaço.
      É isso! A foto do Remus conta-nos, num sussurro, a nostalgia que envolve o Douro e o belo casario.

      Ah, Maria João, muito Obrigada!

      Beijinho e as melhoras da Mistral. :)

      Eliminar