sábado, 13 de junho de 2020

Singularidades.





     Quis pintar a  flor  "Brinco  de Princesa",
    mas  notei  antes mesmo do  final
    que não soube realçar sua beleza
    por  mais que a desejasse  original.

    Faltou-lhe  todo o  porte  de nobreza

    que esbanja  no jardim do meu quintal,
    mas  vi que, quase sempre, a singeleza
    torna o belo mais belo ao natural ...

    A pintura deixou muito  a dever,

    mas proporcionou-me tanto  prazer
    que embora esteja  aquém do que eu queria

    tenho ainda a esperança de pintar

    um brinco de  Princesa  singular
    que consagre a Pintura na Poesia...






[ Poema de  Maria Nascimento Santos Carvalho - fotos minhas ]




===========================================================
------------------------------------

28 comentários:

  1. Poema maravilhoso. Escolheu muito bem este poema de Maria Nascimento, para ilustrar as suas perfumadas fotos. Admirável e elogiável o seu bom gosto nos detalhes fotográficos e poema.
    Deixando uma 🌹

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Boa noite de santo Antônio, querida amiga Janita!
    Onde meu filho mora, tem um canteiro com este brinco de princesa. Na orla, num cantinho ecológico. Adoro fofografá-los, contemplá-las...
    O poema do referido autor é singelo e dormindo.
    Tenha um ótimo domingo!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano começou muito mal para todos, os Santos Populares vão ter de aguardar que a praga se aquiete.

      Com um beijinho, desejo-lhe dias melhores e horas felizes, querida Roselia.

      Eliminar
    2. Amiga, não sei mais o que quis dizer e o teclado escreveu dormindo... Desculpe-me!
      💐🙏🕊️🏡😘

      Eliminar
    3. Não se preocupe minha querida, nem se aflija.
      Eu sei que foi um lapso qualquer, sei distinguir quem vem aqui destilar veneno a coberto do jeitinho em brincar com as palavras, e quem vem por bem e sem maldade. As gaffes acontecem a muito boa gente, pode crer! :)

      Mais um beijinho. :)

      Eliminar
  3. Um bonito soneto e um mais bonito Brinco de Princesa. Minha mãe adorava essa flor e uma outra que ela chamava de lágrimas de mãe mas não sei se é esse o nome. Tinha sempre no jardim essas duas flores, e dois chás Salvia e Príncipe.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ervas aromáticas e flores, fizeram também os encantos de minha Mãe que os cultivou com esmero. Brincos de princesa, begónias e campainhas trepadeiras azuis e brancas, faziam do nosso quintal e alpendre o encanto da vizinhança. Belos e saudosos tempos!
      Obrigada, Elvira.
      Um abraço e bom domingo.

      Eliminar
  4. Adoro estas plantas! Parabéns, e obrigada pelo poema!
    -
    No seu descanso...e até pró ano ...🍀

    Beijos e uma excelente Fim de Semana. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada a agradecer, Cidália! :)

      Bom domingo e boa semana.

      Eliminar
  5. Quem diria
    Ver tal pendureza
    Colocado de forma airosa
    Não como brinco de princesa
    Mas numa mão, em tons de rosa

    Quanto ao soneto
    é...
    (não comento)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fora eu pôr na orelha
      este brinco de flor
      teria de o arrancar
      do seio de sua mãe
      a planta que lhe dá amor.

      Um abraço, Rogérito! :)

      Eliminar

  6. Gosto destas flores, embora nunca as tivesse no meu jardinzinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para além de vistosas, não são difíceis de cuidar, Catarina, já que são muito resistentes, apesar do aparentarem fragilidade. :)

      Bom domingo!

      Eliminar
  7. Bom dia
    O poema não conhecia. As flores conheço , e as fotos condizem com o lindo poema .
    Bfs

    J R

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que o Joaquim é um apreciador destas pequenas maravilhas da Natureza. Isso só o engrandece e mostra quanto é sensível.

      Um abraço, bom domingo e boa semana. :)

      Eliminar
  8. Oh! Estava eu a preparar-me para lhe dar as boas vindas ao pequeno grande mundo dos sonetistas vivos, quando vi que o soneto não era de sua autoria...

    De qualquer forma, é um belo soneto em verso decassilábico este, de Maria Nascimento Santos Carvalho! E os seus brincos-de-princesa ilustram-no às mil maravilhas :)

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Cara Poetisa, gostaria de o ter escrito sim, mas a minha Musa arredou-se de mim desde há uns tempos a esta arte. Pode ser que volte. Afinal, já tive arroubos poéticos que me levaram a escrever coisas idênticas... ;)

      Obrigada pela generosidade.

      Beijinho, Maria João. :)

      Eliminar
  9. Gosto muito dos teus brincos de princesa e o poema que diz que a singeleza torna o belo mais natural, é uma realidade inquestionável.

    Bom domingo.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem verdade! Tudo que é belo, é mais belo ainda ao natural, sem artifícios, pois é Manu?

      Um beijinho e bom resto de domingo, Manu!

      Eliminar
  10. Os "brincos de princesa" são bonitos e esta sua designação acrescenta-lhes ainda mais encanto. Há uns em flor, aqui frente à minha casa, no canteiro da minha prima. :)

    Bom domingo, Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma designação perfeita! :)

      Bom domingo e excelente semana Luisa!

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  11. a minha avó tinha dessas flores no campo. tbm lhe chamava brincos de princesa xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha a Avó,
      poderia ter a Mãe
      e até poderia ter
      a namorada.
      Brincos de princesa
      são coroas de Rainha
      que embelezam o jardim
      de toda a Mulher Amada!!

      :)) Boa semana...e quem vier atrás... que feche a porta!

      *-*

      Eliminar
  12. As fotos estão um mimo!
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Janita,

    Se não fosse por mais nada, gosto de vir aqui só pelas flôres.

    Não tenho um jardim exuberante mas, assim vou sonhando e recordando.

    Até para as flôres existem modas. Lembro-me destas flôres na casa da minha mãe. Bem como da "costela de Adão" e da "chuva de prata". Esta última cheguei a ter na antiga casa. Parecia que se tinha perdido mas, um belo dia, renasceu.

    O que me deixou saudades na antiga casa foram os vizinhos e as flôres.

    Obrigada Janita. Recordar é viver.

    Um abraço do Algarve,

    Sandra Martins

    PS - Também estou a estranhar a ausência do "Mau-Tempo". Lá terá as suas razões. É pena, gosto muito de o ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Sandra! :)

      Dessas plantas que fala e também conheço do tempo da minha meninice, a que lembro mais é a begónia de flores alvas e miudinhas a que chamavam "Chuva de Prata". Eu, por aqui, nunca as vi nem as tive, mas teve-as a minha saudosa Mãe. E que lindas eram...

      Um abraço com votos de boa semana.

      Eliminar