terça-feira, 14 de julho de 2020

As Cigarras Devem Estar Loucas...


...de tal maneira foi irritante e ensurdecedor o ruído com que me martelaram os ouvidos toda a santa tarde.
Que ninguém diga que aquilo é cantar. Um horror! Uma praga.

De tal maneira me senti incomodada que ainda agora, já o seu som estridente se calou há horas, e eu sem esquecer a tarde infernal que passei só penso no raio das cigarras.

Incapaz de pensar em mais nada, vou plagiar o poeta, Luís Veiga Leitão, só para delas me vingar:



«Desde o sinal das auroras
até à noite que plange
amortalhando as horas,
seu canto não canta, range...»


_________________________________

A foto de cabeçalho foi captada a partir do meu terraço
 no dia 11, sábado, logo após o súbito vendaval,
 que escureceu o céu.
---------------------------




34 comentários:

  1. Cometeu Deus em hora azarada
    uma dupla injustiça
    dar tão mau canto à cigarra
    silenciando a formiga


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No entanto, e
      apesar disso,
      tanta gente
      gaba o seu cantar
      e eu, só queria era
      dar-lhes sumiço!!

      :)

      Eliminar
  2. Por estes dias parece que anda tudo louco!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    Se há coisas que nunca entendi , foi o canto das cigarras.

    J R

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São umas depravadas, amigo JR.
      Não queira sequer entendê-las.
      Se eu pudesse acabava-lhes com a raça!!

      :)

      Eliminar
  4. Pobrezinhas das cigarras,
    Salto eu em sua defesa
    Sem pejo e sem mais amarras;
    Tem o seu canto a beleza
    *
    Dos dias ensolarados!
    Quem me dera como elas
    Poder cantar belos fados
    Debruçada nas janelas ;)

    Rsrsrs, beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha pensado eu
      que a Poetisa sabia
      ter afinidades com elas
      mesmo sem terem janelas
      desafinar noite e dia.

      Beijinhos, furibundos, Maria João.
      ;)

      Eliminar
  5. Olha Janita que os franceses apostaram no canto das cigarras
    como uma mais-valia e uma diferenciação para o sul de França
    e aí andam eles já há muitos anos a louvar a "sinfonia" que elas fazem como se de canto celeste se tratasse
    o facto é que deram origem à indústria das pinturas de cigarras,
    das esculturas de cigarras, dos objetos em forma de cigarra, símbolo da região sul a "Provence", e mais o canto da cigarra será o canto de amor do macho para chamar as fêmeas, e aí a literatura também brinca com isso!
    olha aqui a doce cantarolada considerada magnifica!
    https://www.youtube.com/watch?v=1JwoeHeFtVk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente, também não desgostei deste cantar.
      Vais ver, Ângela, é porque cantam em francês, ou então, porque são aos milhares e cantam todas em uníssono, afinadas pelo mesmo diapasão. Ou, ainda, porque essa região de «Provence» é encantatória e transforma o horrível em belo.

      Sobretudo se comparadas com o canto de cana rachada das cigarras ali do Ricardo Santos! Eheheheh

      5*****

      Eliminar
  6. Olá,Janita.

    Antes o cantar dos grilos, bem mais agradável, e que, curiosamente, hoje em dia pouco se ouve, talvez desencorajado pelo ranger das ditas..
    Dos muito apregoados prazeres do campo, nem todos serão agradáveis - por vezes...

    Beijinhos amigos, e esperemos que chegue a chuva...

    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Amigo Vitor!

      Mil vezes o gri-gri do grilos, esses sim, têm um cantar que encanta, não rangem nem nos fazem ranger os dentes!

      Não e preciso viver no campo para se ouvir estas desocupadas, basta ter um quintal onde hajam árvores e logo elas se fazem donas e senhoras do pedaço.

      Tomara que chova três dias sem parar...

      Beijinhos, Vitor e não te exponhas demasiado ao calor.

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Pois...em Lisboa ouvem-se os políticos a desafinar lá no Parlamento, pior que cigarras!

      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Quem canta de forma estridente é a cigarra macho. A fêmea quase que não se ouve. Quem é macho é macho, lol
    .
    Um dia feliz
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu logo vi que o som estridente e incomodativo, era do género masculino! :))

      Dias calmos sem muita calma (calor, em alentejanês)

      Eliminar
  9. E então quando queria que as cigarras cantassem, em Dezembro? Lá pelo seu Alentejo ainda é pior.
    Uma bela foto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá no Alentejo nunca me senti incomodada...
      Vai ver era porque eu e as outras miúdas, fazíamos mais barulho do que as cigarras. :)

      Também gosto!

      Eliminar
  10. Não conheço o cantar de uma cigarra,não sei como ela canta!! De qualquer maneira,achei graça à tua publicação!! Continuação de excelente semana para ti,muitos beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Teresinha? Então vai ouvir ali o cantar das maganas, que o Ricardo te trouxe!
      :)

      Eliminar
    2. Ahahahah Janita,não estou interessada,eu só oiço vídeos de música,música de verdade,o cantar das cigarras não me fascina!!

      Eliminar
  11. As cigarras e os grilos são algumas vezes incomodativos, mas não nos podemos esquecer o quanto incomodativos nós somos para os animais !
    Canto de cigarra https://www.youtube.com/watch?v=gYn9vahI0No para a "Teresinha da Música" !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não incomodo animal algum, muito plo contrário.

      Obrigada, Ricardo!

      Eliminar
    2. Ricardo Santos,como disse à Janita,eu só oiço vídeos de música,música de verdade,o cantar dos animais não me fascina nem me dá prazer de ouvir,isso só ouvindo na Natureza,na nossa querida Natureza,de qualquer maneira,obrigada na mesma!!

      Eliminar
  12. De segundo em segundo algo germina em sua cabeça de Janita. O cantar das cigarras que não se apaga depressa. Ecoa. Reconheçamos, elas têm um modo altivo de cantar. E ainda chegamos à plenitude...
    Beijinhos, minha amiga Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cabeça da Janita fervilha como uma panela de pressão, amigo José Carlos! O que lhe vale é ter uma boa válvula de escape: o blog, se não já tinha explodido.
      Nem queira saber o que para aqui vai... :)

      Beijinhos e sorrisos.

      Eliminar
    2. Leia-se "de segundo em segundo algo germina em sua cabeça, Janita"
      Leia: "E ainda não chegamos à plenitude".
      Às vezes, as ideias voam mais depressa que a nossa capacidade de registrá-las pela escrita, daí a borra.
      Melhor para as cigarras que se preocupam apenas com o seu canto...
      Beijinhos,

      Eliminar
    3. Eu percebi tudinho, José Carlos, não se preocupe.

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  13. Não matem as cigarras no parlamento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e os grilos que lá andam dentro?

      Pobres de nós, cotovias!!

      Eliminar
  14. As cigarras de dia, os grilos de noite. Sinfonias de verão, Janita. É certo que por vezes sobem muito o tom, mas o bem que sabe, estar à sombra do meu telheiro, tomando um refresco e ouvi-las como prova irrefutável de mais um estio assentando arraiais. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, Luísa, nunca suspirei por estios abrasadores.
      Eu gosto é de tempo morno... :)

      Beijinho

      Eliminar
  15. nã são minhas essas… nem o vento…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes fossem, antes fossem
      porque em ti eu confio
      sei que não me
      matarás de calor
      e muito menos de frio...

      :)

      Besitos, Ciganito de mi corazón!

      :)

      Eliminar