quinta-feira, 2 de julho de 2020

Existo...logo, Penso!





A grandeza de um ser não se mede pela estatura, mas pela nobreza e humildade das suas atitudes.

Entre os humanos, há homens grandes que são pequenos, pequenos que são grandes e há grandes que o são em tudo:

Na humildade, na nobreza e na estatura!


[ Se ao longo de toda a nossa existência encontrarmos uma só pessoa que reúna, pelo menos, as duas primeiras qualidades, já valeu a pena vir ao mundo, ter nascido. Eu encontrei! E vós?...]








* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * 

38 comentários:

  1. Oh!

    E eu que estava a sentir-me em baixo por causa de uma desilusão.

    Assim que abri o post e vi a fotografia, fiquei logo mais alegre! Podia ficar o resto do dia a olhar!

    Tivesse o pequenito outra côr e até me lembrava um certo cãozinho que eu cá sei...

    E sim, lembrei-me de dois afectos meus como descreve: integros!

    Um grande beijinho Janita!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei feliz por se ter alegrado com a imagem, Sandra, que é de facto de uma ternura imensa. :)

      Um grande beijinho também para si.

      Eliminar
  2. também encontrei... ou fui encontrado, lol
    .
    Tenha um dia de Paz e Bem
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me haver uma ligeira diferença, mas...:)
      Paz e Bem, quanta houver.

      Cumprimentos pensantes!!

      Eliminar
  3. Cada um tem uma missão, encontrando ou não. Mas suponho que todos encontramos!:)
    **
    Luar em silenciada noite.

    Beijo e uma excelente tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Cidália, até uma pedra na beira do caminho, não está ali por acaso. :)

      Um resto de dia e noite feliz.

      Eliminar
  4. Uma ternura de foto!
    Não gosto do termo humildade...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'Humildade' é o oposto de arrogância, como não gostar, Leo?
      O que eu não gosto é dos falsos humildes, isso sim! :)

      Abraço.

      Eliminar
  5. Chapéus há muitos e uns mais iguais que outros.
    A foto, interessante, pode ter várias leituras.
    O Carlos Ramos, já aqui o terei escrito, era dos poucos fadistas que apreciava na minha adolescência/juventude; tinha um não sei quê que me agradava na sua voz cansada.
    2 beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo nesta vida é interpretado segundo a óptica de quem observa ou lê, José. A imagem escolhi-a porque a acho muito terna e inspiradora de um certo sentimento de protecção.

      Iniciei o post com o mesmo fado na voz da Maria da Fé, mas optei depois por ir buscar o homem de voz rouca e cansada. :)

      É caso para dizer que Carlos Ramos, uma vez mais, chegou tarde.
      :))

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Com o meu abraço,
      vai o meu muito obrigada, amigo Eufrázio!!

      Eliminar
  7. Todas essas frases e pensamentos são muito verdadeiros/as!! Desejo,para ti,um feliz e abençoado mês de Julho,muita paz e saúde para ti!!

    ResponderEliminar
  8. Carlos Ramos diz que valeu a pena
    eu cantaria que está valendo a pena
    e confesso, humildemente
    que a arrogância é, em mim, um extinto de defesa
    (a sorte é que ninguém me ataca)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O instinto de defesa
      é algo que nasceu comigo
      se me sinto ameaçada
      fujo com ligeireza pra longe
      mas nunca com ninguém brigo...ehehehehe

      Acredita nisto, Rogério?
      (Olhe que não, olhe que não)

      :))


      Eliminar
  9. Querida Janita, a foto é um primor, mostra a profundidade do teu texto, muito verdadeiro, duas jóias que se encaixaram perfeitamente. Li e reli o texto e fiquei olhando a foto um tempo.

    Quanto a encontrar... encontrei sim, valeu a pena ter vindo ao mundo.
    Pena que também tem muito o outro lado da moeda! rss
    Beijo, querida, um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tais.

      A foto é de facto um primor, já o meu texto, bem... há dias em que me ocorrem certas e determinadas ideias e vou deixando os dedos teclarem...no dia seguinte, já acho que a letra não rima com a careta...:) Ainda assim, agradeço as suas palavras generosas.

      Um beijinho e óptimo fim-de-semana, minha amiga.

      Eliminar
  10. Humildade é uma virtude que me não agrada absolutamente nada.

    O fado não ouvi, porque já tinha ouvido um fado da Amália no blogue do Rogério. Um fado por noite, CHEGA!!!

    Bom fim de semana, Janita!!

    ResponderEliminar
  11. A foto tem uma singularidade que já nos diz que no céu da madrugada floriu estrelas, mas já é dia. E o seu texto fez-me lembrar de Diógenes, o filósofo.
    São diferentes mas se parecem, risos!
    Um beijo, minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só mesmo um Poeta para olhar o céu florido de estrelas em pleno dia! Que bonito, isso! :)
      Entre mim e o filósofo a única parecença seria talvez o gosto exacerbado pela verdade. (risos)

      Um beijo, José Carlos.

      Eliminar
  12. Quero aquele cãozinho!!!
    Bjs, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fosse ele meu Pedro e nem precisava pedir duas vezes. :))
      Bom FDS.

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Bom dia
    Por mim acho que valeu a pena ter nascido .
    Todos os dias peço a quem de direito que seja sempre justo e humilde sempre que assim seja necessário .
    Bfs

    J R

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, Joaquim. Vale sempre sempre a pena.

      Boa noite e um feliz fim de semana.

      Eliminar
  14. Vim "ao cheiro do título", farejando com todo o entusiasmo; "Existo... logo, Penso!". Claro que faz todo o sentido :)

    A fotografia fez-me esquecer de que existia e até de que pensava, de tal forma fiquei enternecida :)

    Voltei à minha realidade na voz cansada de Carlos Ramos; Claro que sim! Valeu a pena!

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh...A Maria João acha que eu iria plagiar Descartes? Nem pensar, que eu também sei pensar que existo para pensar. :))

      A fotografia é um mimo. Faz parte de «kit» que um amigo me enviou.

      Um beijinho grato, Poetisa de bom coração e fina ironia. :)

      Eliminar
    2. Na, na, na... nunca, jamais em tempo algum eu pensaria tal coisa!

      O que Descartes escreveu/disse foi; "Penso, logo existo" e não "Existo, logo penso" ;)

      Beijinho, outro :)

      Eliminar
    3. Justamente por isso!! ehehehe

      Valha-me Santa Engrácia, essa dor de dentes está brava, está!

      Beijinho. :)

      Eliminar
  15. Ser humano grande em tudo não é facíl encontrar no Mundo, actualmente até é muito raro !

    Não sou fã de fado, mas por acaso o Carlos Ramos, é um dos fadistas que mais gosto de ouvir !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poie eu vou mais longe e diria que é impossível, Ricardo.

      Um fadista que se distinguia dos demais, sim.

      Obrigada, Ricardo.
      Bom FDS

      Eliminar
  16. Gostei imenso de Pedro Homem de Melo, poeta e folclorista. Muitíssimo obrigada, querida Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Folgo em saber, querida Teresa!

      Um beijinho e bom FDS

      Eliminar
  17. Carlos Ramos! Gostava da sua voz.
    Tenho encontrado homens e mulheres com essas características. A minha mãe, por exemplo, é uma dessas pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei que o não conhecesses, Catarina!
      Provavelmente ouvia-lo na Rádio, como eu, aliás.

      Acredito piamente, minha amiga.

      Um beijinho e bom FDS

      Eliminar
    2. “Não venhas tarde” foi um fado que me impressionou negativamente. Foi como que uma confirmação do que os mais velhos diziam. Todos os homens tinham amantes. : ))

      Eliminar