quinta-feira, 30 de julho de 2020

DO ( MEU) OLHAR.





Se deixo o olhar recuar aos tempos idos
quando a vida era risonha,
em tudo acreditava e era alegre
parece-me ter sido n'outra vida
não me revejo,  hoje, 
naquela
que fui um dia. 

Nessas horas
entra em minh'alma tal melancolia,
um vazio tamanho, um desencanto,
que me vem o anseio de ser pena,
aragem,  pluma, coisa nenhuma,
para que o vento me tome,
em mim se enlace
e, junto  com ele,
para outra vida, 
que não esta, 
me
 transportasse...


=========================
---------------------



44 comentários:

  1. Basta um pequeno esforço para relembrares (e sentires) o 'lá mais para trás'.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desses regressos ao passado, saio sempre tão cansada, que preferia não sentir essa necessidade de o fazer.

      Beijinho, António.

      Eliminar
  2. A melancolia faz com que tenhamos saudades de nós próprios de como nós éramos e o pior é quando não temos com quem partilhar. Mas, também é o estado de alma que leva à criação.
    A seguir vem o dia a seguir e nós seguimos até à próxima nostalgia.
    Um Dia Bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voltei para dizer isto:

      A confidência, a intimidade comigo mesmo acorda uma momentânea e aflitiva saudade.

      Eliminar
    2. A nostalgia de mim, nunca se prende com o corpo nem com a juventude perdida, sabe? Convivo bem com os estragos do tempo.
      O que me dói, é olhar para dentro de mim e, por vezes, me sentir uma estranha, não conseguir vislumbrar a pessoa cheia de garra e vontade de viver.

      A saudade de nós é isso mesmo, momentânea e terrivelmente aflitiva. Quase paralisante!

      Venha e volte as vezes que quiser. Eu gosto.

      Obrigada e um belo dia.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Removi para reformular.

      Para dizer que é compensador que gostem das nossas visitas.
      Obrigado

      Eliminar
    5. E, para quem recebe as visitas, é compensador que venham e voltem para acrescentar o que não foi dito.

      Não necessitava remover o outro comentário. Todas as palavras ditas/escritas por bem e para bem, são demasiado preciosas para se perderem.

      Obrigada.

      Eliminar
  3. Boa tarde:- Devemos relembrar o passado a fim de vivermos o presente e prepararmos o futuro. Mas NUNCA ficar dependente desse passado. Em frente é o caminho, pois é em frente quer o olhar se fixa.
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Futuro, Ricardo? Que futuro? Essa é a razão da minha melancolia.
      Mas depois, passa.

      Cumprimentos e um bom resto de dia.

      Eliminar
  4. Parece-me ler um grande desânimo neste poema. Efeitos do calor? Do covid? De algum sonho por realizar? Só a Janita saberá. Mas custa-me reconhecer nestas linhas, a mulher alegre e cheia de garra, cujo sorriso brilhava no olhar, antes mesmo de se desenhar nos lábios. Essa foi a ideia com que fiquei quando a conheci e é a imagem que guardo de si.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, Elvira, o calor anda a afligir-me muito, tira-me toda a energia. Durmo poucas horas e tenho a sensação de andar continuamente cansada. Enfim, tudo contribui para nos desanimar.

      Grata pelas suas palavras amigas e reconfortantes. Sei que só refere aquilo que realmente sente, por isso lhe agradeço que as tenha escrito.

      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Céus!!!
    Que triszeza vai por aqui.

    SABOREAR a vida é aproveitar o instante que passa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tarda e vem por aí uma explosão de gargalhadas, Teresa, mas agora deixa-me SABOREAR a melancolia deste instante que passa...:-))

      Eliminar
  6. Identifico-me muito com o seu texto, Janita! Obrigada
    ***
    Folhas orvalhadas, e o coração enternecido

    Beijo e uma excelente tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomara que passe rápido então, Cidália. Calor, tristeza e nostalgia, é uma mistura demasiado indigesta para ambas.

      Beijo e uma boa noite.

      Eliminar
  7. Devia ser possível fazer como nas baterias: quando está em baixo, carregam-se.

    Eu também me sinto em baixo.

    Quem é que nunca vai ao tapete?

    Deixo um beijinho de ânimo, pode ser?

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A brincar que o diga, Sandra, acho que um suplemento vitamínico me traria a energia que preciso.
      Andam a acontecer coisas no nosso sistema de saúde que não lembraria ao diabo. A Covid é desculpa para tudo. Outro dia falarei do que se passou hoje comigo.

      Obrigada e aí vai a retribuição 'agravada' com um abraço.

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Boa tarde, JR.

      Vai ver foi aqui que já leu algo semelhante. Sabe que, com o passar dos anos, as pessoas repetem-se a cada passo...ehehehe

      Eliminar
  9. Olá, Janita

    Entender o que queres dizer é fácil; difícil é saber como te responder...E assim fico-me p`lo aqui deixar um abraço amigo.

    Beijinhos
    vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor!

      Deixa lá, vieste trazer-me os teus beijinhos de Amizade e isso não é coisa pouca. É muito, é tudo o que as pessoas precisam, nestes momentos.

      Beijinhos e um abraço amigo.

      Eliminar
  10. Muito lindo!!! Revejo-me nas tuas palavras, Janita! Até as guardei nas «Minhas Poesias».

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És uma querida, Gracinha.
      Com a tua grande perda e tristeza, ainda te dispões a animar quem precisa, se calhar, menos do que tu.

      Beijinhos e muito obrigada, Amiga.

      Eliminar
  11. Que desânimo! Dos olhos conheço- lhes o brilho.
    Sei que há outra coisa que te deixa animada...quando vês o teu Noah.
    Quando te sentires em baixo, pensa também nas pessoas que te visitam e te deixam tantas palavras de carinho.

    Beijinhos Janita
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falaste no Noah e já ouvi o sinal de mensagem que deve trazer alguma foto ou vídeo. :) Vou lá já ver.

      Eu sei Manu, porque achas que ando por aqui e passo tantas horas sentada a prejudicar a boa circulação da minha corrente sanguínea?
      Para bem deveria estar de pernas ao alto, mas é aqui, a receber os vossos miminhos que me animo e consolo. :)

      Beijinhos querida Manu.
      (vou ali copiar os teus beijinhos)

      😘 😘 😘

      Eliminar
  12. Estamos virtualmente presos em Macau.
    Aborrecido?
    É.
    Mas, se é para o bem de todos, vamos aguentar e esperar por dias melhores.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vendo a situação pelo lado positivo, Pedro, felizmente, ainda teve oportunidade de vir a Portugal uma semanita no início deste ano. Há-de voltar tudo à normalidade, se Deus quiser!

      Beijinhos, bom fim de semana.

      Eliminar
  13. Mas porquê a brincar Janita?

    Há suplementos naturais que se adquirem nas ervanárias. O Ginseng, por exemplo.

    É bom.

    "Faz o que eu digo e não o que eu faço".

    Beijinho Janita,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brincar, em relação às pilhas.
      Hei-de ver disso, Sandra. Muitos suplementos energéticos foram proibidos e retirados das farmácias.
      Obrigada.
      Beijinho e bom fim de semana

      Eliminar
  14. Gostei muito deste texto poético impregnado de melancolia... não sei, por experiência própria, o que seja querer ter "outra vida que não esta", já que isso me obrigaria a ser outra que não eu. Mas sei o que é aspirar a ter esta vida (a minha) um pouco melhorada em termos de saúde e de segurança material...

    Calculo que, não tarda, venha daí uma "chuva de gargalhadas" :) Fico a aguardar :)

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a Maria João pudesse ter uma vida com mais qualidade,- como refere- já teria 'outra vida' e não deixaria de ser quem é, não é verdade? É aí que eu queria chegar! :)
      Hão-de vir gargalhadas, sim, mas não para já. Quando sentir vontade de rir, naturalmente.

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  15. Tudo a contribuir, pandemia, etc. etc... gostei da maneira de te expressares !
    Fica bem Janita e cuida-te !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lentamente, com tudo o que acontece à nossa volta, a vida vai-se alterando de tal forma que chegamos a uma determinada altura sem ânimo para nada, Ricardo.

      Obrigada, faz tu o mesmo também.

      Eliminar
  16. Espero que seja apenas uma forma de expressão poética e não um sentir real!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se usarmos um pouco de expressão poética, para referir os nossos estados de alma, as coisas sempre ficam envoltas num manto mais leve, Rosa dos Ventos.

      Abraço e bem-hajas.

      Eliminar
  17. "Amanhã será outro dia", e adeus melancolia, minha amiga Janita!
    Mas o poema está um primor guardando o timbre da melodia de Djavan "E quem será/ Nos arredores do amor/ Que vai saber reparar/ Que o dia nasceu/ Só eu sei / Os desertos que atravessei/Só eu sei..."
    Beijinhos, minha amiga, bom final de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, amigo Poeta, hoje, já é outro dia.

      Muito obrigada pelo carinho que coloca nas suas palavras.

      Um beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  18. Andam difíceis os dias... Vá, venha um sorriso. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito difíceis, Luísa, e temo que piorem.

      Quem pode negar-te um sorriso?
      Ei-lo! :-)

      Beijinho.

      Eliminar
  19. Acho que é um "ensaio" em que mais tarde ou mais cedo todos nós nos vamos rever. A forma de o tornear e de lhe limitarmos a importância vai depender da capacidade e/ou oportunidade de introduzirmos nas nossas vidas alguns upgrades e da ordem de grandeza que lhe consigamos atribuir.
    Tal como na mecânica, é preciso utilizar a ferramenta certa para a avaria.
    Saudações nostálgicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, mas as ferramentas certas para estas avarias, que variam tanto de pessoa para pessoa, cada um é que tem de as encontrar. Às vezes, não é fácil.

      Obrigada.

      Saudações esperançosas! :-)

      Eliminar
  20. O Unknown sou eu, o Roadrunner.��

    ResponderEliminar