quarta-feira, 22 de julho de 2020

Chamar-te-ei Amor.

Eugénio de Andrade, por Ana Paula Lopes.


Madrigal

Tu já tinhas um nome, e eu não sei 
se eras fonte ou brisa ou mar ou flor. 
Nos meus versos chamar-te-ei amor. 


Eugénio de Andrade, em "As mãos e os frutos." 









[Um apelo à Paz ]

"Urgência"

É urgente a Paz.
É urgente uma bandeira branca.
É urgente terminar todas as guerras
Ódio, solidão, maldade
Muitos lamentos, algumas quimeras.

É urgente redescobrir a Paz, a alegria
Multiplicar carícias sinceras.
É urgente descobrir sonhos e risos
Eternas Primaveras.

Cai o silêncio da noite
E a luz impura, até magoar.
É urgente a Paz.
É urgente
Pacificar.

(Adaptação minha do poema
  «Urgentemente»
de Eugénio de Andrade)

******************

Logo após ter descoberto o mundo da blogosfera, já vai para cima de uma dezena de anos, dediquei-me à escrita de experiências que ia vivendo e daquilo que lia/ouvia e ia acontecendo pelo mundo. Cedo constatei que não tinha preparação nem  conhecimentos para tal. Nem paciência, vá. Eram somente opiniões minhas, sem qualquer base de sustentação. De seguida passei a fazer adaptações de poemas da autoria de Poetas sobejamente conhecidos. Foi assim, que escrevi a adaptação anterior e podem agora ver AQUI.

Sem receber incentivos à continuação da 'empreitada', nem retorno que me acrescentasse qualidade ao que escrevia, parei.  Estive sete meses sem vir ao blogue. Um dia bateu a saudade, recolhi-me a este cantinho e, pouco a pouco, fui andando e conhecendo blogues de grandes escribas, poetas e poetisas, fotógrafos e fotógrafas. Aborreci e aborreceram-me. 

Chorei com a partida física de amigos virtuais e de outros que haviam deixado de o ser. Fiz boas amizades e por aqui tenho sido feliz...  Até quando? Pois não sei... o tempo o dirá. 

🌺

Mil vezes Obrigada, querido Argos.
Estejas tu onde estiveres jamais te esquecerei!


* * * * * * * * * 

22 comentários:

  1. E a beleza que há na POESIA do Eugénio de Andrade, um dos nossos maiores poetas. Quem é o autor ou a autora do retrato?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Teresa.

      Por lapso não fiz referência alguma ao retrato do Poeta.

      Já lá tens a informação.

      Eliminar
  2. Vamos criando aqui laços virtuais que deixam marcas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São marcas que, a mim, me têm feito crescer, Pedro.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. E não é que eu considero excelente, essa sua adaptação da "Urgência"?

    Não há dúvida, Janita, não há dúvida de que por aqui se criam laços.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos e obrigada pela sua generosidade, Mª João. :)

      Eliminar
  4. E Eugénio de Andrade é grande e inesquecivel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo.

      Agradeço-lhe ter vindo visitar-me.

      :)

      Eliminar
  5. Nunca fiz as tentativas que descreves mas também me fui desencantando mais comigo do que com os outros.
    Perder amigos por aqui tem sido duro sobretudo quando eles eram um traço de união entre nós.
    Comecei em 2006, parei no inicio de 2015, recomecei talvez em 2018 mas nunca mais foi como era.
    Gosto muito de Eugénio de Andrade e analisei muitas das suas poesias com os alunos!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi no blogue do Rui (tanta saudade, tanta...) que te conheci, a ti e a tantos outros bloggers de quem fiquei a gostar e a seguir.
      Nós também vamos mudando, por isso é natural que os sentimentos se vão também alterando ou ficando menos intensos, que sei eu?

      Um beijinho grande, Leo

      Eliminar
  6. Olá,Janita

    E enquanto esse sentimento se mantiver, não abandones: Aquilo que fazes lindamente e com bom gosto, onde não falta mestria, diversidade de temas, e tudo isto enquadrado por um ambiente agradável e acolhedor.E certamente também com muito trabalho e dedicação, já que o manter este teu cantinho sempre bem cuidado e viçoso não se consegue sem uma boa dose de entega e esforço...

    Já quanto ao sentido apelo para que este mundo mude para melhor, “o raio da idade”, que já “assistiu” a muito, não deixa espaço para grandes optimismos: neste mundo em que nem todos queremos o melhor para todos, sendo que neste grupo se encontram os mais poderosos, aqueles que dele são donos, e que dessa condição não estão dispostos a abdicar... Infelizmente.

    Beijinhos amigos
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, Vitor.
      Por teres vindo, neste momento em que me sinto mais vulnerável, e pelas palavras de apoio e amizade que tanta força me transmitem.

      Um grande beijinho, Vitor.

      Eliminar
  7. Não tenho competência para me pronunciar sobre a poesia de Eugénio de Andrade (ou de outros).
    Tenho competência, sim, para apreciar este Cantinho que um dia descobri e que só não visitei algumas vezes por razões atendíveis, e onde me senti sempre confortável e bem recebido.
    E louvo a pertinácia e qualidade da "Jardineira" que tão bem dele cuida e espero continue a cuidar com o mesmo desvelo.
    Aceite os melhores cumprimentos de um sincero Amigo virtual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, que comentário mai'lindo de se ler!
      Gente que não está acostumada...estranha! :))

      Aceito os seus melhores cumprimentos com todo o gosto, amigo José.
      Retribuo com um beijinho.

      Eliminar
  8. Tens uma veia poética, já me tinha apercebido! : ))
    Compreendo que de vez em quando pensamos se vale a pena continuar; no final, concluímos que vale sempre a pena. São amizades que não queremos esquecer ou abandonar, é um hábito diário ou quase que não queremos eliminar e é outra fonte de enriquecimento em várias vertentes que queremos continuar e fomentar.
    Uns dias melhores que outros, mas vamos continuando. E tu, persistente como és, vais continuar aqui no teu blogue... um blogue espirituoso, com temas diversos e onde aprendemos sempre qualquer coisa.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina.

      Ao longo de todos estes anos fiz algumas pausas, sim, mas nada de muito prolongadas. Se não recebermos algum incentivo acaba por ser desmotivador, mas felizmente, depois que recomecei, tive sempre entre os companheiros de jornada, quem me desse o impulso motivador.
      Talvez por saber da importância de uma palavra de estímulo, leio e comento em blogues interessantes e pouco visitados. Sem esperar que me retribuam as visitas, apenas porque gosto e porque sim.

      Um beijinho de amizade virtual.

      ( de ti, não lobrigamos mais do que duas cadeirinhas à beira-mar, mas nem por isso te estimamos menos. Já são muitos anos de «praia». eheheheh)

      Eliminar
    2. Ah, querida Teresa, estimo tanto ver-te cordata e condescendente com tudo o que é comentado. Estás em fase sim e há que aproveitar. Qualquer viras para o contra e discordas de tudo...:-))

      Beijinhos, amiga de longe!

      Eliminar
  9. Uma adaptação fabulosa! Adorei. Muito bom!!
    **
    O sonho do tempo que me resta....

    Beijo e um excelente fim de tarde! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela simpatia, Cidália
      Abraço e uma boa tarde.

      Eliminar
  10. AH, Eugénio de Andrade, de Madrigal, e tantas outros poemas que enriquecem a literatura portuguesa.
    Tão bom conhecer um pouco da sua história na blogosfera e bom dizer-lhe, no meu caso, gosto da sua bonomia, transparência, simplicidade e humor.
    Beijinhos, minha amiga!

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito de ler a tua adaptação do poema de Eugénio de Andrade e sempre achei que tens bons dotes de escrita, gosto de te ler.
    Sobre a blogosfera,há sempre altos e baixos, partidas e chegadas, interrupções, mas há um bichinho que nos faz voltar.
    Criam-se laços indestrutíveis.
    Carinho e amizade revelam-se em momentos de partilha como o que aconteceu neste post.

    Beijinhos Janita
    😘😘😘

    ResponderEliminar