sexta-feira, 31 de julho de 2020

* * *

****************

E agora, Zé?
o mundo mudou
o cabelo caiu
o calor é brutal
beber faz-te mal
de noite faz frio
no peito um vazio
aceita Zé...
...aceita a vida 
tal como ela é.

Tenta admitir
que tens coração
não fujas, aceita.
Se gostas de cães
porque não gostar 
também de crianças?
Zé; pára de sofrer
aceita que a vida
se fez para
 viver.


Ser bicho-do-mato
respirar filosofia
ficar sozinho
de noite e de dia
engordando o gato
temer ser gentil...
não te leva 
a nada
 o ratito vai chiar
o cão vai ladrar e
 o gato miar
quando esticares
 o pernil...  😢




Este é um dos teus desenhos mais belos.
                                                
                                    

Este post é dedicado a amigo de longa data,
escrevinhador de meias verdades  que eu gostaria muito de ver apreciar a beleza que existe no riso de uma criança. O quanto elas embelezam a nossa vida, nos rejuvenescem e fazem acreditar em dias melhores. 

Quem gosta tanto de animais, é dono de um talento incrível para o desenho e outros predicados mais, tem de gostar de crianças....insisto!



                                                                                  
Obrigada, pelo envio dos bicharocos.

😀


§§§§§§§§§§§§§§§§§§



Agora sim, fica completa a dedicatória/homenagem
ao Zé da Trouxa.


*******************************

39 comentários:

  1. Muito lindo e um belo recadito ao amigo! O desenho dele é maravilhoso! Adorei! E os bichanos?Adorei o gato...beijos, lindo fds! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este 'recadito' foi para ele uma surpresa, Chica. Para minha surpresa, acho que foi uma surpresa agradável para o meu amigo.
      Discordamos muito um do outro - mais eu - mas mantemos há mais de uma década uma relação de amizade virtual bastante saudável, apesar de todas as diferenças entre nós. Enfim! :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. O desenho é maravilhoso A serenidade do rosto feminino, contraste com a preocupação masculina. O poema-recado muito bem feito e os animais engraçados.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, sim senhora. Belíssimo este desenho/retrato. Tenho tido muita sorte por ele ter resistido às várias alterações que têm ocorrido com os meus ficheiros ao longo de todo este tempo.
      Os animais foi mais uma picardia/provocatória, digamos assim, do meu amigo que é danado prá brincadeira.

      Obrigada e um bom fim de semana, Elvira

      Eliminar
  3. Dois talentos reunidos pela amizade. Invejável poema, rss.
    Beijinhos, minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu 'talento' perto dos talentos dele é uma gota de água no oceano, José Carlos.
      Obrigada por ter vindo e um beijinho de bom fim de semana.

      Eliminar
  4. O desenho é mesmo muito bom. O Zé (desculpe a familiaridade) deve ficar vaidoso por ter quem lhe faz um poema tão dedicado.
    Uma noite descansada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como bom conhecedor desta arte, a sua opinião conta e muito. Se bem que a qualidade do desenho salte à vista de qualquer leigo.
      Este blogue nem sempre teve este nome, nome esse que resultou do sarcasmo constante que o Daniel - é esse o nome do meu amigo - usava com a filosofia de Nietzsche e o seu "Assim Falou Zaratustra". Para parodiar, «alcunhou-se» de Zé da Trouxa.

      Houve um tempo na blogosfera que eu, ele, e um outro amigo formámos uma espécie de trio maravilha. Enquanto um filosofava, eu poetava e o outro...ria. (LOL) Bons tempos!

      ( se eu não aparecer mais é porque o "Cereal Killer" me tirou o pio.)

      Muito grata por ter vindo e comentado.

      Uma tarde boa. excelente fim-de-semana.

      Eliminar
    2. Obrigado pelo comentário ao meu comentário, foi uma gentileza sua. Esperei uma segunda visita ao meu blogue porque não reparou na aguarela ou ... não gostou. Mesmo nesse caso ouço qualquer comentário.

      Eliminar
    3. :-) Já lá voltei! Resta-me saber se gostou do meu comentário ou, pelo contrário, teria preferido que eu não tivesse voltado...

      Bom resto de tarde de sábado.

      Eliminar
    4. Claro que gostei e deixei lá o meu testemunho.
      Bom resto de tarde, de noite, de vida.

      Eliminar
    5. Emocionei-me...Obrigada!

      Eliminar
  5. Bom dia
    Por vezes ao olhar um desenho , vê se nele a personalidade do seu artista .
    Acho que é o caso .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muitos desenhos da sua autoria, este é o mais elaborado e que mais me cativou.
      Obrigada, JR.

      Bom fim de emana

      Eliminar
  6. Belo poema e belo desenho.
    Os meus netos e os meus gatos têm-me mantido à tona!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em tempos difíceis, quem não tiver bóias resistentes aos impactos e vagas alterosas, acaba por sossobrar na intempérie.
      Os netos são a nossa sorte, Leo. No meu caso, também conto com os amigos.

      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Não sei o que dizer... essa gata faz duas (em largura) da minha Mistral, mas é muito parecida com ela :)

    Talvez o Zé goste mesmo muito de criancinhas, mas tenha chegado a uma fase da vida em que prefira continuar a gostar delas à distância... de qualquer forma, os hipotéticos netinhos continuariam a a saltar, a correr e a fazer birras depois de o Zé esticar o pernil, tal como a gata continuará a miar, o cão a ladrar e o ratito a chiar...

    O desenho é belíssimo, mas só me deixo galvanizar pelas representações. Aos retratos literais, apenas os admiro.

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo não sabendo o que dizer, a Maria João encontra sempre palavras cheias de sabedoria.

      Em boa verdade , - e aqui para nós - essa foi a conclusão a que eu cheguei através de uma leve observação do meu amigo, ao facto de eu trazer tantas vezes o Noah o meu blogue.
      Como reivindicação e, pensando eu que lhe amolecia o coração, enviei-lhe um vídeo em que o Noah ria a bandeiras despregadas, naquele seu riso estridente e contagiante. Engano meu! :(
      O que se seguiu nem vou referir... até que resolvi o assunto com a publicação deste post. Sagacidade feminina...ehehehe

      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Bom dia:- Como é possível haver alguém que não goste de crianças? Como não gostar da seu irrequietismo e inocência?
    Quem faz mal a uma criança não é um ser humano. É um monstro
    .
    Bom fim-de-semana
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o meu amigo for for Pai e Avô, vai gostar e muito. Se não for, paciência, os filhos e netos dos outros, quem os tem que os ature. :))

      Bom fim de semana.
      Abraço.

      Eliminar
  9. Olá,Janita

    Nesta vida cada Zé é como é: ainda que possa não morrer de amores por quem é e gostasse de ser outro - acaso pudesse ele escolher...

    E o texto está muito bonito e bem construido; parabéns!

    Beijinhos amigos
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor!

      Ora aí está uma grande verdade: "Cada Zé é como é".
      E quem se assume como é, sem máscaras, a mais não é obrigado.

      Obrigada pelas visitas e palavras sempre certas e concisas.

      Um grande beijinho de Amizade e carinho.

      Eliminar
  10. Gostei dos versos, Janita. E acho o desenho lindo. Tenho de ir conhecer essas meias-verdades do Zé. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Luísa! Que bom tornar a 'ver-te'.
      Estou sempre com receio que sejas mais uma blogger a engrossar a lista das dissidentes.

      Beijinhos.

      Eliminar
  11. Ora, muito bem...Adorei também as imagens!! :)
    ***
    "Com Amor" ... Desfolhando memórias

    Beijo e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  12. Respostas
    1. Sem dúvida!
      E sabe quem são os retratados?
      Orson Welles e Rita Hayworth no filme "A Dama de Xangai".
      Diga-se que o actor ficou muito favorecido. :)

      Eliminar
  13. Uma bela dedicatória.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Gostei dos teus versos e o desenho está brilhante.
    O teu amigo deve ter ter ficado orgulhoso ao ler este teu post.🙂

    Beijinhos Janita
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o Daniel ficou "embaraçado", segundo disse.

      Beijinhos, querida Manu. 😘

      Eliminar
  15. Um gato muito mansinho ou já velhinho e com poucos reflexos!��
    Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Roadrunner!

      Reparou no seu olhar como que a dizer ao dono: Então...não fazes nada? :)

      Saudações!

      Eliminar
  16. A criança tende para o adulto
    O adulto tende para o sisudo
    A criança não percebe o insulto
    Mas o adulto fica piurso

    Deve-se gostar de crianças
    Mas não em demasia
    Não vás ficar em andanças
    E chamarem-lhe pedofilia

    A criança pode rir de ti
    O adulto é melhor não
    Se não chegamos ao fim
    E perdes um amigão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vou perder um amigão
      pois amigo que é amigo
      não se arma em esquisitão
      e fica sempre comigo

      Já tivemos desacertos
      mas por mim estão sanados
      gosta lá do quiseres
      sem inocentes nem culpados.

      Beijocas e abraços!

      😀

      Eliminar
    2. É difícil escrever em poesia
      A poesia sai um pouco pimba
      E passa tempo, noite e dia
      A encontrar uma rima

      Falamos por redes sociais
      Somos pessoas tagarelas
      Que escrevem nos anais
      Das histórias fatelas

      Vamos dizendo parvoíces
      Já me conheces a mim
      Este tempo de modernice
      Há-de chegar ao fim

      Eliminar
    3. Chegam ao fim as modernices
      assim como nós chegaremos
      mas vou chegar eu primeiro
      tu, ficas entregue ao vespeiro

      A rima me está faltando
      o sono me está a chegar
      agora ficas tu rimando
      à almofada me vou arrimar.

      Adeus! :)

      Eliminar
  17. Também concordo. Um belo recado com um alvo bem definido.
    Gostei de como está estruturado

    ResponderEliminar