quarta-feira, 12 de maio de 2021

AMIGOS IMPROVÁVEIS?

 Não! Provavelmente os melhores amigos!

Os mais protectores e mais solidários.



Um exemplo para muitos  humanos, por vezes, insensíveis  até à voz do sangue.

Vamos aprender a dar sem pensar no retorno...vejamos este poema:

 

–Te amo... ¿Por qué me odias?

–Te odio... ¿Por qué me amas?

  Secreto es éste el más triste

  y misterioso del alma.


 Mas ello es verdad... Verdad

dura y atormentadora!

–Me odias porque te amo;

te amo porque me odias.

 

                   [ Autora: Rosalía de Castro ]

❤ 

Para quê a contradição?... Porquê não amar simplesmente deixando falar o coração? Assim...


Amo-te mesmo que me não ames
Sem segredos, quero a tua felicidade.
Se me não amas, que ao menos
         me não odeies, deixa que te ame eu ____ 
____em segredo.

 

 ❤    ❤


*********-------*********
_______________________________________

34 comentários:

  1. Como é linda a estátua da Rosalia de Castro na Praça da Galiza da cidade invicta 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Ainda pensei terminar a publicação com uma foto dessa estátua, homenagem da Cidade do Porto à poetisa galega, mas como não quis trazê-la da Net, optei por esta minha que, parecendo deslocada do resto, para mim, que sei porque a trouxe, não está.
      Um abraço, Teresa!

      Eliminar
    2. A tua fotografia não está nada deslocada, Janita, casa absolutamente com o teu amor pelo pequeno Noah.

      Boa noite da amiga que ama e não odeia 💙

      Eliminar
  2. Maravilhosa postagem, belíssimo poema que você nos apresenta, mas esse vídeo, não tem igual, que Maravilha, que exemplo... Temos muito a aprender, amiga! Muito!!
    Parabéns por esse show de postagem.
    Uma feliz semana, cuida-te!
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Tais!

      Tem razão, este vídeo enche-noa a alma de conforto e tristeza, em simultâneo. Conforto, pela ternura patente entre animais de espécies tão diferentes, e tristeza, por sabermos o quanto o ser humano é preconceituoso e julga o seu semelhante pela aparência, pela cor da pele, pelo seu nível social e cultural, esquecendo-se que somos todos iguais.
      Muito grata pela bondade das suas sempre gentis palavras, querida amiga.
      Um beijinho. 😘

      ( Obrigada. Cuide-se a amiga também. Hoje tomei a 2ª dose da vacina anti-Covid. Será que fiquei livre de contágio? A ver vamos. )

      Eliminar
  3. Os animais dão-nos cada lição!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mesmo assim, nós, burros, não aprendemos nada, Pedro! Somos uns tristes!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Um vídeo delicioso!
    Pura amizade incondicional!

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amizade e não só, querida Manu. Uma forma de amar e compartilhar com os mais fracos e indefesos, alimentos, afagos e ternuras.
      Uma delícia, como dizes.

      Beijinhos, amiga! 😘 🦋

      Eliminar
  5. Bom dia
    Há por vezes situações que nos deixam sem palavras para apenas meditarmos .
    Este vídeo e esta publicação são a prova disso .
    Obrigada .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, amigo JR.

      Fico muito feliz por ver que apreciou este bocadinho do meu sentir.
      Eu é que lhe fico grata.

      Um abraço.

      Eliminar
  6. Belos poemas e uma excelente lição de animais.
    Vi o filme "Amigos Improváveis" esta semana!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O último não é bem um poema, Leo!
      São pequenos sentires que se vão escapando de mim, em palavras singelas. 😊
      Já vi esse filme umas três vezes. E mais vezes o veria se pudesse, nunca sei que filmes passam nos canais televisivos, apanho-os sempre por sorte. Belo filme!

      Um abraço.

      Eliminar
  7. Vale a pena estarmos atentos aos animais, às suas acções e reacções.
    (escrito sem ligar patavina ao Aborto, perdão, Acordo Ortográfico)

    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem em não ligar patavina ao AO, eu faço o mesmo.

      Beijinhos, António.

      Eliminar
  8. Estaria a repetir-me se falasse novamente do amor e respeito que tenho pelos animais.

    Por isso, gostei muito,claro! Estas lições nunca são demais.

    Das palavras também. Mas, parece-me que, para os humanos, nem umas nem outras são fáceis de seguir. As pessoas não conseguem deixar de de magoar umas ás outras.

    Um abraço do Algarve, Janita

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quantas vezes as pessoas se magoam umas às outras, até sem o saberem, não é? Somos muito melindrosos, tudo nos faz comichão. Ligamos demasiado às coisas pequeninas e deixamos passar ao lado outras verdadeiramente importantes. É assim o ser humano, egoísta e muito amigo do seu...umbigo!

      Um grande abraço, Sandra.

      Eliminar
  9. Janita,
    Andas numa fase fecunda, sem amarras, dizendo o que tens para dizer. E o essencial, podes crer, está lá.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...digo o que tenho para dizer e depois...levo nas orelhas! 😇

      Isto do essencial estar aqui, assim, dito por ti, encheu-me o coração de alegria. Acho-me, talvez, demasiado tímida nestas coisas da escrita, gostaria de ser mais arrojada e deixar sair tudo o que guardo cá dentro, mas...ainda me prendo muito aos julgamentos de terceiros. Devagarinho pode ser que chegue lá.

      Tu, sim, sentes-te seguro e livre de amarras.😊

      Um beijinho, AC! Bem-hajas.

      Eliminar
  10. Respostas
    1. 😊 Bem-Hajas, querida UmaMaria.

      Beijinhos. 😘

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Obrigada, Cidália.
      Desejo-lhe um bom dia, neste 13 de Maio chuvoso e triste.

      Um abraço.

      Eliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tardinha de paz, querida amiga Janita!
      Muitas vezes, nem a voz do sangue é compreendida, que dirá alguém que não tem laços afetuosos conosco?
      Amar por Amor é para os verdadeiros de alma, os gratuitos incondicionalmente.
      Tenho visto que tem gente que nem sequer quer ser amado. Fico impressionada. Seu escrito final diz exatamente assim.
      Estou emocionada por ver que pessoas insensíveis estão à solta não amando e não querendo sequer serem amadas. Que lástima!
      Quando menos a pessoa exige no Amor, menos valor ela tem. Tenho visto.
      Os animais nos dão um banho de fraternidade e proteção.
      Ah, amiga, que post mais divino!
      Tenha uma noite abençoada!
      Beijinhos carinhosos e fraternos
      🦄🐿️🐇🐆🐩🐙🐦🐥🐄🐖

      Eliminar
    2. Bom dia, amiga Roselia.

      Isto das coisas do coração nem sempre são fáceis de compreender. Ao longo da vida lamentamos não ter amado quem nos amou e ter gostado de quem de nós não gostou.

      Um abraço.

      Eliminar
  13. Amor é sempre amor.
    Para quem nos entende
    Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu gostei dessa sua forma de entender o que é o amor, Miguel.

      Obrigada por ter vindo opinar. :)

      Eliminar
  14. Os animais estão a todo momento ensinando como se deve amar.
    Me comove sentir como a humanidade não aprende nada.
    Aqui, além da tristeza toda com a pandemia temos tido casos surreais de mães sem nenhum amor pelos seus filhos_ inacreditável, Janita mas acontecendo. Duas crianças vítimas fatais das mães. Ate onde iremos?
    Quando estamos amando fazemos postagens assim como essa Janita.
    Ame ,mesmo que seja em segredo .Te acompanho rsrs
    meu abraço e bons dias, amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão triste essa realidade, Lis!
      Chego a acreditar que, enquanto os animais ditos irracionais, ganham capacidades afectivas alargadas aos outros, os humanos vão-se tornando seres insensíveis e desprovidos de qualquer sentimento fraternal.

      Obrigada pela companhia, neste 'amor meu'. :-))

      Beijinhos e tudo de bom, querida Lis.

      Eliminar
  15. Bela mensagem, Janita, para começar o (meu) dia, onde não faltou o amor que, tantas vezes, anda fugidio.
    O vídeo é muito bonito e a voz do rei ainda mais o enriquece. E lá está o vosso pequenino que é uma flor.
    Perto daqui há uma rua com o nome de Rosalia de Castro, a poeta galega. Hei de ler mais poemas dela.
    Um beijinho e um dia muito amoroso, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, amiga Dolores.

      As suas palavras carinhosas trazem sempre um enorme aconchego de alma para quem as lê. Muito obrigada por isso.
      Sim, a poetisa é muito apreciada cá pela Invicta. Eu adoro os seus poemas escritos na expressão galega muito semelhante à nossa de Trás-os-Montes.

      "Adiós rios adiós fuentes" cantado por Amancio Prada, compositor da música, é o que mais gosto.
      Ouça, por favor, ESTE POEMA e vai ver que gosta muito.

      Retribuo o beijinho e os votos que me desejoa.

      Um abraço também. :-)

      Eliminar