quinta-feira, 27 de maio de 2021

HISTÓRIA COM ESTÓRIAS DENTRO.




 A PANELA DE FERRO E A PANELA DE BARRO


A panela de ferro, um certo dia,

Ao sair do esfregão da cozinheira,

     Mui fresca e luzidia,

Disse à de barro, sua companheira: 

     «Vamos dar um passeio,

Fazer uma viagem de recreio».


     - «Iria com prazer, disse a de barro,

     Mas sou tão delicada,

Que, se acaso em seixo ou tronco esbarro,

     Lá fico esmigalhada,

Acho mais acertado aqui ficar,

     Ao canto do lar.

     Tu, sim, que vais segura

A pele tens mais dura»


     - «Se é só por isso,  podes ir comigo;

É medo exagerado o teu; - contudo,

     Se houver qualquer perigo,

     Serei o teu escudo»


A tal dedicação, a tal carinho,

Não pode a companheira replicar,

     E as duas a caminho,

Lá vão nos seus três pés a manquejar.


Mas, ai! não tinham dado quatro passos

Numa vereda estreita,

Eis que se tocam __ e a de barro é feita,

    Coitada, em mil pedaços!


Para sócio não busques o mais forte,

Que te arriscas decerto à mesma sorte.  


  Acácio Antunes

        [das Fábulas de La Fontaine]

=========================


NOTA: Nesta publicação não me foi possível inserir as imagens que pretendia. Fotografei a ilustração que acompanha esta história, do livro de onde a transcrevi, e sempre me aparecia esta mensagem:

"Ocorreu um erro inesperado ao processar a sua seleção. Tente novamente mais tarde."

Se acaso já vos aconteceu o mesmo, gostaria de saber como, e se, resolveram mais esta dificuldade do Blogger.  Obrigada!

ADENDA: Finalmente resolvida, e removida, a dificuldade na ilustração de prosas e poemas, lá estão as amigas panelas e, aqui está, a minha habitual oferta florida para os meus leitores. 


----------------------------------------------


30 comentários:

  1. Adorei a fábula das panelas. Quanto às imagensestá com problemas no momento o blogger..Também não consegui! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela informação, querida Chica. Assim, já me vou deitar mais descansada. Poderá haver algo de incompreensível no alívio - quiçá egoísta - que se sente quando sabemos que certos males, não nos atingem somente a nós, mas é um facto. Sobretudo quando se trata de algo desconfortável e que não podemos nem sabemos como resolver.

      Beijinho.

      Eliminar
    2. Peço desculpa ao Rycardo e Miguel, mas só amanhã terei condições para voltar ao blogue. Estou com uma enxaqueca tão grande que nem consigo abrir os olhos.
      Amanhã será outro dia, espero!
      Obrigada.

      Eliminar
  2. Está-me a acontecer o mesmo. Não consigo adicionar fotos a poemas que tenho feitos e que ainda não saíram
    Gostei muito desta disputa poética entre as duas panelas: (Ferro e Barro), de Acácio Antunes. Deixo o meu elogio a esta muito bonita publicação.
    .
    Abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rycardo, tal como eu, também já poderá ilustrar os seus poemas.
      Quem aceita não escolhe. Estamos constantemente sujeitos aos caprichos do Blogger.

      Tenha um bom dia e obrigada pela prontidão na ajuda.

      Eliminar
  3. Excelente fábula das panelas
    Diferente e ao mesmo tempo familiar
    😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro Fábulas e as sábias lições de vida que encerram.
      Se forem escritas em verso, então, melhor. 😊

      Bom dia!

      Eliminar
  4. Está-me a acontecer o mesmo.
    Continuo com problemas na publicação de comentários.
    Gosto muito das fábulas de LA FONTAINE 🇫🇷

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa, Teresa. Houve cruzamento de comentários pelo que não te vi. Amanhã, talvez tudo tenha voltado ao normal. Eu também, e aí, continuarei por aqui.

      Uma boa noite.

      Eliminar
  5. Suponho Janita
    que o blogger pugna pela desigualdade de género
    se em vez de panela fosse tacho ou cântaro
    a coisa passava e teria o mesmo encanto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rogério! Quanta alegria tornar a vê-lo por cá.

      Não, não creio. Fossem tachos, panelas ou quisquer outras 'vasilhas' ficaria tudo metido no mesmo trem de cozinha.

      Tenha um excelente dia, na continuação do seu desempenho de cidadania.

      Eliminar
  6. La Fontaine _ beleza de fábulas que lia muito, não sei por onde anda meus registros. rs
    Coincidentemente, também ocorreu o mesmo problema com a mesmíssima mensagem, Janita _ me aborreci da insistência e das tentativas e abandonei pra lá por um tempo e quando voltei ja estava tudo normal. Temperamental, esse nosso blogger!
    'história com histórias dentro' _ claro, sócio nem pensar ! rs
    * em tempo_ li que estava com enxaqueca _ uma noite de sono, amanhã estará bem.
    Abraços, miga querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Lis!
      Diz-se que umas são de La Fontaine, outras vêm de Esopo, seja como for adoro estas lições de vida.

      Como poderá ver também já consegui.
      O que este tal de Blogger poderia ter em conta, era fazer um aviso aos seus usuários, assim não andaríamos a desgastar energias em vão. Enfim, mostram ter pouca consideração por nós, é o que é!

      Hoje já estou como nova, Lis. :))

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Uma publicação paneleira :))))
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh...nem mais, Pedro!

      Beijinhos, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  8. Bom dia, Janita
    Gosto muito de fábulas e da lição que encerram. Esta é muito boa e muito real.
    Espero que já tenha resolvido o problema. Como eu gostava de saber a solução e ajudar.
    Beijinhos e um dia muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Mª Dolores!

      Já somos duas. A maioria conhecemo-las de infância, mas há sempre renovações à volta dos mesmos temas. Isso é que as leva através dos tempos, de geração em geração.
      Obrigada na mesma, amiga. Já está tudo resolvido.

      Um beijinho grato.

      Eliminar
  9. Bom dia
    Uma fábula muito antiga embora a moral seja para sempre.
    Lembro me na minha primária de fazermos uma espécie de teatro sobre este tema.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de Lendas e Fábulas. Acredito que em todas há um fundo humanista e pedagógico.
      Quando descritas em verso, então, são ouro sobre azul.
      Também me lembro de muitas representações teatrais da minha meninice, mas nenhuma baseada nisto.

      Um abraço, JR!

      Eliminar
  10. Como todas as fábulas bem antiga e também com duas leituras!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente, Leo. Mas todas com a mesma finalidade.
      A noção da própria fraqueza, frente ao mais forte e poderoso, é meio caminho andado na prevenção de choques destrutivos, pelo que o melhor é não se correrem riscos escusados ao escolher as companhias.
      Lá diziam os antigos: "a corda sempre parte pelo lado mais fraco"... :)

      Um abraço

      Eliminar
  11. Gosto muito de fábulas e esta é linda.
    Curiosamente, na minha missão de ensinar os meus pequeninos, servi- me de fábulas para lhes transmitir certos valores e aprendizagens.

    Beijinhos querida Janita
    😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que a beleza desta Fábula está na maneira como nos é apresentada; em verso. Já li várias versões em texto e não me pareceram tão cativantes. Sim, a brincar se aprende e se ensina a valorizar a prudência e outros ensinamentos semelhantes.



      Um beijinho, querida Manu.
      Bom fim-de-semana

      Eliminar
  12. Também aprecio fábulas, mas nem sempre concordo plenamente com mensagem, como neste caso. Pode acontecer haver um "mas" que condicione tal objectivo.
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E aqui qual é o "mas", José? Se não me disser abertamente o que pensa fica difícil para mim ler-lhe o pensamento...

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Com 3 pés não é fácil de não cambalear !
    pobre panela de barro, em cacos ficou e a outra, nem se amedrontou..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, Ângela, com três pernas o desiquilíbrio era fatal.
      A outra, só a ferrugem a destruirá, como uma que tive a fazer de floreira e acabou desfeita pela exposição aos rigores do tempo.

      Eliminar
  14. Também não consegui colocar imagens, tentarei novamente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não consegui ontem, hoje já as coloquei. Às tantas isto vai por ruas e números dos «fogos»...:)

      Bom fim-de-semana, Ângela.

      Abraço.

      Eliminar
  15. Já me aconteceu o mesmo, mas horas depois passou. Talvez tenha sido um problema geral no Blogger

    ResponderEliminar