sexta-feira, 7 de maio de 2021

Mademoiselle Kina.

 





Eu tenho 
Dois amores
Parecidos, mas não iguais
E são ainda parentes
de quem gostaram mais 
- e mais delas gostou - 
Uma, toda ela é nobreza
Chama-se Pórcia, é da realeza
Rosto pálido
a quem o Sol nunca beijou.




Já esta outra, simples e morena

É bem mais bela, 

donzela sem exotismos.

É moça do Povo, 

chama-se Joaquina

E cismou agora ( aonde já se viu?)

de querer ser tratada por...

                                                       ....Mademoiselle Kina.

 

 **********************************************

******************

34 comentários:

  1. Ele há cada mania :)))))
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mania das grandezas, Pedro!!
      Por aqui só há manias e gente manienta!! 🤭

      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
    2. Como eu também tenho a mania das grandezas — quero ser tratada por „Frau Merkel“ 👸

      Eliminar
  2. Quão belas são Janita!
    Linda descrição em poema de sorri ao ver a Quina, pois tenho irmã com este nome e deixemos que se sintam Mademoiselle, rsrs.
    Interessante a construção.
    Carinhoso abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Toninho!
      Pois é, isto de manias tem que se lhe diga e, quando é assim, mais vale não contrariar. 😊

      Beijinhos e feliz fim de semana.

      Eliminar
  3. Bom.dia de serenidade, querida amiga Janita!
    As flores elegantes têm nomes assim.
    Gostei da senhorita Quina.
    Conversar com as flores nos deixa com leveza no coração.
    Tenha uma sexta abençoada!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, amiga Roselia.
      Veja só que gente estranha habita a casa desta Janita.
      Tudo gente louca, logo, as flores também se destrambelham das ideias. 😊

      Beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  4. A Quina tem todo o direito a dar-se ares à francesa, com acento no a e tudo. Para mais, Pórcia que é Pórcia nem pelo sol é beijada!!!

    Muito bonitas, Janita. Tenho duas dentro de casa e nem um botãozinho! Vou chamá-las por um nome a ver se aparecem!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Mª Dolores!

      Já viu que despautério, que aberração? Mas o pior é que nem "Quina" à portuguesa com laivos afrancesados esta impostorona quer ser. É logo com K, assim tipo Kina Grannis a miúda You Tuber de quem é grande fã. Aonde já se viu? 😊
      Amiga, faça como eu, dê-lhes desprezo - e nome também - depois regue-as um pouco, coloque-as à janela, vai ver que desabrocham em flor que é uma maravilha!

      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
    2. Seguirei o conselho, Janita. Podem até gostar de estar à janela. Distraem-se mais e pode ser que abram os olhitos!!!
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Pode seguir à confiança, Mª Dolores.
      A minha mademoiselle veio para o banco mas foi só para o retrato, depois voltou para a janela. Vai ver que abrem os olhitos e os botanitos!!

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Gosto de mademoiselle Kina, tem dois amores ( e pensava eu que era só o Marco Paulo :P ).
    Dois amores, qual deles o mais bonito!

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê lá como são as coisas, querida Manu.
      A peste que me havia de calhar, como se não me bastassem as próprias manias. Lá tive que imitar o MP, que remédio...😊

      Um beijinho grande e feliz fim de semana.

      Eliminar
  6. Bom dia
    Muito bem adaptada, sim senhor .
    Gostei.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, amigo Joaquim.

      Cá vamos cantando e rindo, pois chorar não enche barriga nem cura dores.

      Um abraço e um bom fim de semana.

      Eliminar
  7. Muito fixe conseguires ter flores dentro de casa, apesar do trabalho que, certamente, devem dar.
    Passei por aqui só para te deixar um beijinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida UmaMaria.

      Estas flores sendo belas e requintadas, não são tão melindrosas como as pessoaas que também o são. Não, senhora, não requerem tratamentos especias. São quase como os manjericos: regar e pôr ao luar, mas sem ver a lua, pois gostam de estar em casa.

      Minha querida, não ligues ao meu silêncio. Também sou de luas e gosto de estar uns tempos caladinha até sentir necessidade de sair da minha concha. Uma coisa é falar aqui onde o virtual nos solta a língua e a imaginação, deixando sempre a dúvida entre a verdade e a ficção. Particularmente a coisa muda de feição, somos nós a falar e a deixar falar o coração. E, este meu coração cansado, nem sempre está disposto a abrir-se. Fiz-me entender?

      Um beijinho e obrigada por teres passado.

      Bom fim de semana.

      Eliminar
  8. Eu conhecia era:

    Eu tenho dois tractores
    Que em nada são Iguais,
    Mas não tenho a certeza, qual o que lavra mais...

    Boa tarde D. Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah!! Olha o Cláudio Gil...ainda bem que apareceste, rapaz!
      Deixa-me cá elucidar-te das coisas...tal como elas são.

      Depois que o teu primeiro OQMDNT, ou seja, OQUEMEDANATELHA, ter sido usurpado por um asiático, (nada contra mas eras tu) corri com ele da minha lista e mantive o outro que não me ocorre agora o nome.
      Acontece que fiquei sem a minha lista de MELHORES, usurpada pelo Blogger, e, na altura, só adicionei os meus leitores habituais. Lentamente, fui adicionando os que me iam aqui aparecendo, uma vez que não sabia de cor o link dos sites.

      Postas as coisas em seu devido lugar, venham de lá esses ossos para aquele abraço da praxe. 😊
      Já vi que vais no nono episódio de um conto, espero ainda apanhar o fio à meada.

      Vamos lá ver se não te perco mais de vista. 🦅
      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Pois, os Asiáticos usurpam assim, sem mais nem menos...

      Atão vai lá vendo que eu vou passando :)

      Bjs Grandes :)

      Eliminar
    3. Já passei e li... Também já estás na minha lista de leitura, portanto, solta as velas da história e vamos velejar que o vento está de feição.

      Beijo, caro Gil e bom fim de semana. :)

      Eliminar
  9. As minhas continuam verdinhas, com folhas e botões mas ainda sem florir.

    São o meu orgulho porque não conseguia manter nenhuma e é uma flôr de que gosto muito.

    Não têm é nome. Nem nobiliárquico nem plebeu.

    Um abraço do Algarve,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mas isso é uma falha que precisa ser colmatada, Sandra.
      Todas as flores gostam de ser tratadas como gente, e, toda a gente, sendo gente, tem o seu nome próprio, elas também! 😊

      Vai ver que de caminho ficam floridas.

      Um beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  10. Para mim são as duas lindas também tenho igual!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha Joaquina tem muitas sósias, já a Pórcia é vaidosa e com razão. Como ela há poucas!!! 😊

      Um abraço e bom fim de semana, Leo.

      Eliminar
  11. Curioso dois amores flores
    😊
    É um cenário agradável

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amores, caro Miguel, podem ser pessoas, animais ou flores.
      Tudo o que nos fizer bem à alma, são nossoa amores. 😊

      Eliminar
  12. Bom dia.
    A Pórcia é oriunda da alta nobreza e a Kina é plebeia? Fico com a Kina, que bem bonita é, prontos.
    bjis e bfs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente escolha, meu Amigo!
      Também prefiro a Kina. A outra, toda cheia de não-me-toques, é demasido branquela pra meu gosto.

      Beijinhos, bom fim de semmana.

      Eliminar
  13. Respostas
    1. Olá, Vânia Moraes.

      Fala a sério? É que o escrito não foi concebido para missão tão virada para as coisas da alma. Foi mais para divertir e mostrar quão belas e caprichosas podem ser as flores. 😊

      Obrigada pela sua visita.

      Eliminar
  14. :))
    Tão inspiradoras, as orquídeas.

    ResponderEliminar