sábado, 8 de maio de 2021

Já Fui Feliz Aqui. # LXII

 

Casa do Alentejo - Lisboa - Outubro de 2017
(Não tenho bem a certeza, mas devo ter sido eu a fotógrafa,
uma vez que não me vejo entre os convivas)

Há momentos que vivemos e não voltam.

Não voltam os bons nem os maus.

Ainda bem que assim é

por que momentos há que,

 se voltassem,

talvez já não trouxessem

o encanto, a alegria e o espanto

que senti e  se foi esvaindo com o tempo.

Para tudo há um tempo certo, penso.


Assim, guardo em mim, intocável,

 a alegria e a emoção

 daquele dia memorável...




=======================================

----------------------------

Nota: Ao fundo, vemos o saudoso Amigo Rui Espírito Santo, em amena cavaqueira, com a fugitiva  Graça Sampaio.

----------------------------------------------------------------------------------


44 comentários:

  1. Os momentos especiais passam. Ficam as boas recordações.

    Bom fim de semana, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Luísa. As recordações dos bons momentos devem ser preservados a todo o custo. Independentemente dos sentires actuais.

      Um beijinho e um bom fim de semana também para ti, Luísa.

      Eliminar
  2. “Recordar é viver” diz a canção…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "...e tudo são redordações", também diz a canção, Catarina! 😊

      Beijo, bom fim de semana.

      Eliminar
  3. Boa tarde
    Há quem pense o contrário mas há recordações que nunca mas nunca se esquecem.
    Bom fim de semana

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão Joaquim. As coisas que nos tocam o coração, são as que retemos para sempre na memória. As outras, as que nos ferem, também.

      Um abraço e bom fim de semana.

      Eliminar
  4. Momentos são únicos, Janita.
    A gente pode ate querer reprisar ,mas nunca vai ser igual _ os sentimentos seriam outros.
    Gostei de sentir que o nosso Rui estava presente nessa reunião de amigos_ saudade dele!
    Respondi seu comentário lá no blog _//lis-simplesmentelis., não sei se aparece pra você o aviso.
    Bom fim de semana_ aqui chove_ um outono chuvoso. Eu gosto.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, únicos, Lis.
      Podemos voltar atrás revivendo os momentos através das imagens e das lembranças, nada mais, e já é tanto.

      Amiga, já fui espreitar e irei lá novamente para ler com atenção a sua explicação acerca do instantâneo. Obrigada.

      Um beijinho grande e um bom domingo de Outono ameno.

      Eliminar
  5. Gostaria de, mas nunca frequentei a Casa. Do Alentejo tenho boas recordações.
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi a primeira vez que lá entrei e, por certo, terá sido a última. Então de que parte do Alentejo são essas suas boas recordações? Nunca antes tinha falado nisso. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Ia lá muitas vezes jantar. Mas a comida começou a ser mais para os turistas...
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê, Manela? Perdeu qualidade ou os preços ficaram proibitivos para nós? Já não me lembro bem do menu, nestas alturas ligo pouco à comida e mais à conversa. :)

      Beijinho.

      Eliminar
    2. Perdeu qualidade...a comida era um arremedo do que se serve no Alentejo...
      E estava cheio de turistas a quem qualquer coisa serve...

      Eliminar
    3. Pois, se se vai comer a uma "Casa do Alentejo" pressupõe-se que nos seja servido o melhor da rica gastronomia alentejana, tens razão. Agora lembrei-me das favas com chouriço que me parece terem constado do nosso menu. Como não gosto de favas, se as houve não as comi.

      Beijinhos e que este dia chuvoso te saiba bem. :)

      Eliminar
  7. Não tive o prazer de estar nesse encontro, mas curioso, tenho fotos desse espaço.
    Tempos bons, que servem para recordar gente que teve grande significado na nossa vida.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não Manu, a este não não estiveste presente, provavelmente andarias a viajar. E ao primeiro, em Monte Real parece-me que também não, pois não? Bons tempos que vão e não voltam. Para mim, pelo menos, não. Foi tudo muito bom mas acabou.

      Beijinhos, querida Manu.

      Eliminar
    2. Verdade amiga, não estive nesses dois encontros.
      Tenho fotos do de Braga onde tu figuras bem airosa :)

      Beijinhos querida amiga

      Eliminar
    3. ...airosa e gorda. Eheheheh
      Ah, mas agora estou mais magra. Todos dizem que o confinamento os engordou, mas eu fiquei mais elegante. Nem imaginas o que nos faz estar um mês sem comer pão. Perdi oito quilos. Depois pus-me a pensar se valia a pena tanto sacrifício e já dei largas à minha costela alentejana. Adoro pão. 😋

      Querida Manu, não queres enviar-me essas tais fotos em que estou "airosa"? 🧐 😁

      Beijinhos, muitos. 😘

      Eliminar
  8. É sempre bom recordar o que foi bom! :)
    -
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Admito
    ser nesse tempo
    um ilustre desconhecido
    se convidado tivesse sido
    eu lá teria ido

    A "Casa do Alentejo" continua lá...
    Quando voltarem quero ser convidado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rogério, seja bem aparecido.

      Tanto quanto me lembro não é costume fazer convites a ninguém.
      O organizador do evento coloca no seu espaço a lista de inscrições para saber o número de pessoas interessadas e, ao longo do tempo, vai informando do local do encontro e todos os pormenores a respeito. Fiz-me entender. Não há/havia, tratamento VIP para ninguém. Todos os que iam eram bem-vindos. :)
      Conheci muita gente boa, que nunca mais vi.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Esse é que é o problema. Conheces gente muito fixe e, depois, nunca mais os vês....

      Eliminar
    3. Minha querida, tenta encarar as coisas pelo lado mais positivo.
      Não dizemos que a vida é feita de momentos? Pois, entre a recordação dos bons momentos em que conheci e contactei, ao vivo, com pessoas que nunca mais vi mas adorei ter conhecido, e a hipótese de as não conhecer, eu prefiro a primeira.
      Há pessoas que partiram definitivamente para uma outra dimensão, há as que se afastaram da blogosfera, mas há também as outras, que conheci pessoalmente e que, sem nunca mais as ter visto, continuo a interagir com elas através dos vários meios à nossa disposição.
      Não preciso ficar íntima de quem um dia conheci para dizer que valeu a pena. Mas este é o meu ponto de vista, o que não significa que tu, ou outra pessoa qualquer, veja as coisas da mesma maneira.

      Beijinhos, moça! 😘
      🦋

      Eliminar
    4. Eu não dispenso o contacto pessoal, sempre que tal é possível.
      Quando não for possível, então entram as tecnologias....LOL
      Mas, como dizes, cada um tem todo o direito à sua opinião.
      Quando vieres a Lisboa, vamos a um restaurante que conheço e que tem uma bela cozinha alentejana. Chama-se "Solar dos Nunes" e é muito, muito bom!
      Beijinhos

      Eliminar
    5. Mais depressa vens tu ao Porto, do que eu vou a Lisboa.
      Quando meu filho vivia por essas bandas,( também viveu na margem Sul) ia eu muitas vezes no Alfa, - se fosse para passar mais do que um fim de semana é que levava o carro - agora é difícil a minha deslocação a Lisboa. Mudou tudo. :(

      Eliminar
  10. Quando se regressa aos lugares, nunca é bem a mesma coisa, porque as circunstâncias também diferem. A Casa é muito bonita e as pessoas parecem felizes, o que ainda é melhor.
    Bom domingo, Janita, com muito bons momentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Mª Dolores.
      Talvez seja por isso que tanto se diz ser contraproducente voltar aos lugares onde já fomos felizes. Concordo perfeitamente, até porque já tive a experiência disso.
      Perdemos duplamente. A memória dessa antiga felicidade e o sentimento que julgaríamos ir reencontrar.
      Não. Eu não quero voltar aos lugares onde já fui feliz. Gostaria era encontrar novas formas e novos lugares onde reencontrar momentos de felicidade... 😊

      Obrigada querida Dolores, e um beijinho.

      Eliminar
  11. Nunca fui a esses encontros, tinha sempre algum impedimento.
    Agora o que nos impede é a pandemia!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se os encontros tiverem continuidade, não deixes de ir. Sei que vais gostar e todos vão gostar de te conhecer. Eu já tive a minha quota parte bem preenchida. Onde estive, estive, onde não fui já não vou.

      Um abraço, Leo.

      Eliminar
  12. Momentos são iguais a estes, que eu nunca esqueci e da vida o que se leva são estes Janita.
    Se voltar já não será igual, como querer tocar no mesmo rio em dois momentos subsequentes.
    Bela memória e voltar é possível.
    Carinhoso abraço e feliz semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, Toninho.
      A vida é vivida momento a momento, não de uma só vez. Se uns são são muito bons, outros são péssimos. É aos bons momentos que devemos dar valor e guardar no coração e na memória.

      Grata pelo abraço carinhoso que retribuo.
      Feliz semana, amigo.

      Eliminar
  13. Também foi um dia muito feliz para mim. E também tenho muitas saudades do nosso amigo Rui.
    Abraço, saúde e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Elvira.
      A sua perfumada e bonita oferta com que gentilmente nos brindou, guardo-a com carinho numa gaveta especial. Gostei muito de a ter conhecido. Sei que se fosse agora estaria mais à vontade, pois agora a Elvira já me conhece melhor. :)

      Um abraço e boa semana

      Eliminar
  14. Momentos so passado que nos ficam na memória

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito do poema! Bjssssss

    ResponderEliminar
  16. Lindo e belo poema, tens toda a razão, recordar é viver, é tão bom recordar as coisas bonitas que a gente vai vivendo!! Tudo de bom para ti, muitos beijinhos e fica bem!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra Sofia, já lhe dei as boas-vindas ali no postal acima, resta-me agradecer as suas gentis palavras.
      Obrigada.

      Eliminar
  17. O único encontro de bloggers em que tive o privilégio de marcar presença.
    Ooppss, estou na foto! De costas mas estou 👀

    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, eu não disse nada nem mencionei nomes, pois nunca sei quem gosta e quem não gosta de ser identificado. Claro que estás na foto, tu e mais pessoas, agora; homem, e visto de costas...há três. Qual deles és tu? Eu sei! E tu, ainda te lembras que camisa levaste vestida? 🧐 😁

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  18. Se bem me lembro ... o único (homem) sentado.
    Estou certo ou estou errado?

    ResponderEliminar