quarta-feira, 5 de maio de 2021

TAMBÉM POR AQUI....

 ....existe um pequeno Paraíso.

E a Primavera manifesta-se, generosa, verdejante e bela.





As hortênsias começam a ganhar forma. À medida que forem crescendo
e tomando beleza e cor, ir-vos-ei dando conta dessa transformação.

Também as coroas-de-rei se vão formando...


A dália, cujos bolbos nunca retiro da terra, receando esquecer-me

 de os plantar, mesmo lutando contra a força perniciosa

 das ervas daninhas, lá vai mostrando que ainda está viva e resiste... 



Neste ponto, olho para o fundo do quintal e vejo algo vermelho

que me chama a atenção. Fui ver...


...Entre uma pernada caída do dióspireiro e um tufo de alecrim,

está uma papoila desmaida e frágil, quase sem cor.


O vermelho do seu trajar não é vermelho-sangue,

não é da cor de um rubi....


Mas é uma papoila que me foi enviada, por uma força

generosa, sabendo da minha saudade de ti...


❤  ❤  ❤  ❤  ❤

34 comentários:

  1. Boa tarde
    Quando as palavras saem com a maior das naturalidades da boca de quem tem sabedoria, só pode ser algo que nos faça felizes ao ouvir ou ler.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, JR.

      As palavras saem com naturalidade, é verdade, mas daí à sabedoria, vai uma longa distância, meu amigo. Já o saber que fica feliz por as ler, me faz também feliz. Obrigada!

      Tudo de bom e muita Saúde.

      Eliminar
  2. Que lindo e tão bom de ver aos ciclos da natureza nos jardins! Lindo! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Natureza tem os seus ciclos necessários à Vida, que o ser humano vai destruindo por incúria, maus tratos e negligência.
      Só que Ela vai insistindo e resistindo, saber até quando é que é um mistério, querida Chica.

      Beijinhos e bom resto de semana.

      Eliminar
  3. Que belo jardim adornado de flores e das tuas palavras!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é mais verdura do que a formosura das flores, Leo.
      Já teve lindas flores, mas também eu já fui uma Flor que tinha vontade, força e saúde para poder tratar delas.
      Hoje, poder tratar de mim sem depender de terceiros, já é muito bom.

      Abraço, com amizade.

      Eliminar
  4. Tens aí um paraíso que eu desconhecia!! Um lugar onde eu passaria muito tempo a ler, a contemplar, a apanhar sol, em união com a natureza...
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Catarina.
      Uma coisa é ver fotografias, outra, é ver as coisas ao vivo.
      O jardim, se é que se pode chamar este espaço verdejante, de jardim, fica mesmo 'face' à rua. Se reparares bem, vais ver ali um banco de ferro lacado, que em tempos foi uma cama. Mandei fazer a transformação pensando o mesmo que tu, mas o barulho dos carros e os 'mirones' de quem passa na rua, uma vez que o muro é demasiado baixo, retiram toda a privacidade desejada.
      Assim, prefiro ler sentada no sofá. :)

      Um beijo.

      Eliminar
  5. Nossa senhora de Lourdes,interceder por mim e pela minha família,cubra nós com seu manto sagrado,desde já eu agradeço em nome do pai do filho e do espírito santo amém 🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria.
      Aprendi isto de pequena e nunca mais esqueci.

      "Nossa Senhora das Dores
      de Fátima, ou da Paz.
      Rezar por uma ou por outra
      É a Mãe do Céu, tanto faz."

      Sou crente, mas não tão crente em Santos e Santas. Lamento, Maria, mas é verdade.

      Obrigada.

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Agora só se for com a boca dos bolbos, Mar Arável.
      Deixei-me de sementeiras.
      Beijo

      Eliminar
  7. Lindo, é lindo o teu jardim! Eu só tenho uma marquise...😊 mas tem muito Sol e privacidade. Até estou a pensar lá colocar uma poltrona para ler....
    A papoila veio voando lá do Sul....e plantou-se aí junto de ti.
    Querida Janita, melhores dias virão. Tenhamos esperança! Eu tenho!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. UmaMaria.
      Quero crer que sim, a semente deve ter sido trazida pelos bons ventos do Sul, quiçá, a chamarem por mim.
      Para ter Esperança é preciso desejar algo e a única coisa que actualmente desejo é ver o meu filho e ter o meu netinho no colo.
      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Tudo a brotar, a florescer, tudo verdejante. Adoro:)

    -
    Beijos. Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é a Estação do renascer da Vida. Por isso tão aprecida por todos nós.

      Um beijo e um bom resto de semana, Cidália.

      Eliminar
  9. O jardim está bem primaveril, Janita e as flores vão surgindo devagar.
    Quem me dera um pedacinho de chão para plantar e revirar a terra, observar o crescimento e ver florir.
    Adorei a papoula, está perfeita Janita ,a cor pálida pode ser o clima mais frio.
    Muito saudável acordar todo dia e ver esse verde todo. Vejo só prédio e janelas. A noite fica bonito, os pontinhos iluminados.
    abraços , amiga.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lis.
      Ontem depois de tomar o pequeno-almoço, apeteu-me vir fotografar ainda de roupão vestido, penso agora, se não seria a papoila a chamar por mim...
      Esse contratempo de só ver cimento armado, quando vem à janela, é o resultado de se querer viver nas grandes urbes. Por aqui também já não é o que era dantes, mas ainda tenho muita natureza por perto.

      Um beijinho e tudo de bom.

      Eliminar
  10. Olá!

    A Natureza é bela, não é?

    As imagens que nos mostra, são eloquentes.

    Saudações minhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vieira Calado.
      Sim, a Natureza, a Primavera e o milagre do ressurgimento, é o que de mais belo podemos observar no outono da vida.

      Um abraço com amizade.

      Eliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,Janita

      Cantinho rima com quintalinho, e juntos fazem um lindo par...

      Beijinhos amigos
      Vitor

      Eliminar
    2. Olá, Vitor.

      Olha que comentário bonito e com um ligeiro aroma a poesia...
      Gostei. Mas, curiosa do jeito que sou, mais gostava de saber o que escreveste e apagaste. 😊

      Beijinhos com amizade.

      Eliminar
    3. Olá,Janita

      Ora cá vai a explicação.Coisa pouca, afinal: onde acabou escrito “juntos” tinha antes morado a palavra “ ambos”, que já depois de publicada me suscitou a dúvida se ali se sentiria bem...
      Beijinhos amigos
      Vitor

      Eliminar
  12. Bom dia, Janita
    Tudo tão bonito e viçoso! A primavera é mesmo uma festa da natureza!
    Gosto imenso de ver uma flor em sítios, às vezes improváveis. Dão cor e mostram a vida que pode haver em qualquer sítio. Por isso, a papoila deu um ar bonito da sua graça. Bem-vinda.
    Um beijinho e um dia bem florido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Mª Dolores!

      São estas pequeninas oferendas que o acaso nos traz, que ainda vão dando alguma expectativa no dia de amanhã e fazem acreditar que há sempre algo a descobrir, até numa curva do caminho podemos ter uma agrável surpresa.

      Um beijinho e que sejam alegres e risonhos todos os seus dias.

      Eliminar
  13. Lindo de ver tudo a florescer!
    Quem me dera ter um jardim assim. Gosto de mexer na terra e de estar em contacto com a natureza.
    Deve ser revigorante para ti a evolução de cada flor!

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Manu. Não tens um quintal, mas tens outras benesses que eu não tenho: o Mar pertinho de ti. Se eu o quiser ver tenho de ir até à Foz, a Matosinhos ou Leça da Palmeira. 😊

      Beijinhos, amiga!

      Eliminar
  14. Havia a estória de, numa escola, os alunos deverem escrever uma redacção sobre a Pátria. Um deles escreveu algo como: eu gosto muito da minha Pátria, a minha Pátria é muito bonita; a minha Pátria tem muitos heróis. Eu nunca fui à pátria.
    Pois eu nunca fui ao Éden, que dizem muito bonito, que imagino ser tipo "quintal"/jardim da Janita. Fico é sem saber se lá há uma macieira - que dê maçãs - e se tem como habitante uma cobra, pequenina que seja.
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheheh
      Agora fez-me rir com vontade, José!

      Não senhor, por aqui não há macieiras, apenas duas oliveiras, uma figueira e dois dióspireiros. De resto, é tudo para maravilhar os olhos e os sentidos. Cobras de estimação, também não, mas já um dia apanhei um grande susto quando vi uma a restejar rente ao muro e meter-se no interior da garagem. Gritei tanto que o meu vizinho veio a correr pensando que eu estava a ser assaltada. Dei-lhe uma enxada e só descansei quando vi a cobra sem cabeça. Coitadita... Mais tarde arrependi-me, acho que ela devia estar com tanto medo dos meus gritos quanto eu estava com medo dela.
      Portanto, neste Éden há Eva e cobra, para ser perfeito só falta mesmo o Adão. 🤪

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Bom.dia de paz, querida amiga Janita!
      Passar pelo seu jardim foi de perfume de suave odor.
      Estamos em sintonia floral.
      Primavera aí, Primavera por cá em meu coração.
      Tenha um final de semana abençoado!
      Beijinhos carinhosos e fraternos

      Eliminar