terça-feira, 15 de junho de 2021

ENTRE A LUZ E A TORMENTA.

 

Foto minha


Às vezes entre a tormenta,
quando já humedeceu,
raia uma nesga no céu,
com que a alma se alimenta.

E às vezes entre o torpor
que não é tormenta da alma,
raia uma espécie de calma
que não conhece o langor.

E, quer num quer noutro caso,
como o mal feito está feito,
restam os versos que deito,
vinho no copo do acaso.

Porque verdadeiramente
sentir é tão complicado
que só andando enganado
é que se crê que se sente.

Sofremos? Os versos pecam.
Mentimos? Os versos falham.
E tudo é chuvas que orvalham
folhas caídas que secam.


 Fernando Pessoa, in "Cancioneiro".



******************************************

********************


28 comentários:

  1. " Há sempre uma nesga de céu com que a alma se alimenta". Lindas e comoventes as palavras do poeta, bem a condizer com a tua foto de um nocturno muito bonito.
    Beijinhos Janita
    😘🤗🌺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dessas raras nesgas que o Céu me vai deixando, que eu ainda continuo por aqui, querida Manu. 👍
      Até mesmo quando, desiludida e cansada, penso desistir de lutar contra moinhos de vento nesta vida virtual, em que as aparências contam mais do que a essência.

      Como acredito que a verdade vem sempre ao de cima, volto sempre, com a minha esperança renovada e redobrada.

      Um beijinho grande.😘 🌻

      Eliminar
  2. Uma homenagem ao poeta depois do 13 de Junho?
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não totalmente, mas também, Pedro!
      Pessoa, merece tudo. :)

      Beijinhos e excelente semana para si também.

      Eliminar
  3. Bom dia, Janita
    Os últimos dias têm sido mesmo 'entre a luz e a tormenta', que a foto também bem anuncia.
    F.P. conhecia-as bem, dando-lhes todos os sentidos, porque sabia bem o que era sentir.
    Um dia bom, Janita, com muita luz e pouca tormenta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Mª Dolores!

      Soube o poeta dizer em verso o que sentia. Como não tenho nem posso ter, a veleidade de parecer ter, vou buscar quem soube colocar nas palavras certas os sentimentos que sentiram, e eu hoje sinto.
      Muito obrigada pelos seus bons desejos. Que eles sigam o caminho de um boomerang e voltem a si.

      Beijinhos gratos.

      Eliminar
  4. Bom dia

    Entre a luz e a tormenta
    a distancia pode ser
    entre o nascer e o morrer
    e o que a nossa alma aguenta

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a nossa alma aguenta
      O que pode aguentar
      Que nunca possa a tormenta
      Quebrar este meu sonhar.

      Um abraço, amigo JR!

      Eliminar
  5. Porque verdadeiramente
    sentir é tão complicado
    que só andando enganado
    é que se crê que se sente.

    Dito de forma tão melodiosa!
    Fernando Pessoa realmente um artista do idioma:)
    gostei de conhecer esses belos versos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, querida Ângela.
      O nosso poeta Pessoa, foi uma pessoa e tanto.
      Por isso, tento ser fiel ao Português que me ensinaram em Portugal, embora respeitando todas as alterações trazidas d'Além Mar.

      Um abraço.

      Eliminar
  6. Pessoa, o cientista da alma lusa
    Profundo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque o Miguel me merece toda a atenção, na medida em que a mim a dispensa, ofereço-lhe um poema - 'quase' inédito - de Fernando Pessoa, o cientista da palavra e da alma Lusa.

      "Tão abstracta é a ideia do teu ser
      Que me vem de te olhar, que, ao entreter
      Os meus olhos nos teus, perco-os de vista.
      E nada fica em meu olhar, e dista,
      Teu corpo do meu ver tão longemente,
      E a ideia do teu ser fica tão rente
      Ao meu pensar olhar-te,
      E ao saber-me, sabendo que tu és
      Que só por ter-me, consciente de ti nem a mim sinto.
      E assim, neste ignorar-me a ver-te, minto
      A ilusão da sensação e de sonho,
      Não te vendo nem vendo nem sabendo
      Que te vejo, ou sequer que sou, risonho
      Do interior crepúsculo tristonho
      Em que sinto que sonho o que me sinto sendo."


      "Análise" Fernando Pessoa.
      [Escrito em 1911]

      Creio que aqui, encontrará ainda maior profundidade.

      😊

      Eliminar
  7. Pessoa é a pessoa!
    Um bom dia Janita!
    Beijinhos
    P.S. - Bela foto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mais nada é preciso acrescentar a tão sábias palavras, querida e sábia Manela! 😊

      Um grande e grato beijinho também para ti.
      Obrigada. 🌻

      Eliminar
  8. LInda foto e poesia ! Gostei muito ! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente com o teu agrado, amiga Chica.

      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Fernando Pessoa é assim, multifacetado!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Ah! Só Pessoa para descrever assim algo que detesto: tempestades e trovoadas.

    O Inverno para mim é um tormento.

    Um abraço, Janita,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, querida Sandra...mas esta tormenta de que o poeta fala, é a que aflige a alma. Eu e que fui abusadora e utilizei na iminente tormenta que se avizinha na minha fotografia.
      Não tema, tudo está na santa paz.

      Um abraço grande.

      Eliminar
  11. Pois sim, o Fernando escreveu coisas lindas, inventou outros "Fernandos" para escrever outras coisas igualmente lindas, coisas que muitos conhecem e celebram mas que muitos mais desconhecem.
    Mas o que ele não escreveu foi este lindo poema (que me retrata em muitas noites e sem que a autora alguma vez o suspeite):

    "Há noites sem fulgor em que a fantasia
    encontra lugar certo
    para entrar.
    Infiltra-se, insidiosa,
    e depressa faz das suas,
    deixando-me loucamente
    a divagar".

    Obrigado pá! ö_ö
    Beijinhos e sorrisos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehehehhh...tu não me digas ó Kok, que retratei algumas das tuas noites em que a fantasia, insidiosa e louca, se infiltra nos teus pensamentos. Olha que por isto não contava eu. Sim senhor, quanta semelhança existe na nossa fantástica imaginação. 😊

      E que me dizes aos 3x0 com que a nossa Selecção se estreou? Grandes golaços!!
      Assim dá gosto ver. Tive sempre o televisor ligado, embora não ficasse aquele tempo todo no sofá. Comecámos bem, vamos ver se aguentamos a pedalada.

      Beijokas e mil sorrisos. :-))

      Eliminar
  12. Adorei a partilha. Poema fantástico! :)
    *
    Neste mundo aonde me permito vaguear
    *
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro estes poemas dos nossos Grandes Poetas.

      Boa noite, Cidália.

      Eliminar
  13. Passei só mara marcar o ponto.
    bjis

    ResponderEliminar
  14. Uma foto maravilhosa, para ilustrar esta beleza de Pessoa.
    Grato pela partilha visual.
    Carinhoso abraço amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que lhe agradeço a simpatia das suas palavras e visitas, amigo Toninho.

      Um abraço com igual estima e carinho.

      Eliminar