sábado, 12 de junho de 2021

NOITE DE BREU E FANTASIA.

 

Foto minha


Há noites sem fulgor em que a fantasia

encontra lugar certo

para entrar.

Infiltra-se, insidiosa,

e depressa faz das suas,

deixando-me loucamente 

a divagar.


E nessa divagação louca e sem sentido,

levando-me a lugares

nunca vividos,

faz-me ainda acreditar

ser possível existires

 e que esperas por mim,

algures, 

num fantástico lugar.


*** Janita***


Foto minha.

----------------------------------------------

-----------------

36 comentários:

  1. O sonho comanda a vida, assim escreveu, e com toda a razão, o poeta.
    Quem de nós não sonha com lugares nunca vistos, amores nunca sentidos e/ou vividos, com a esperança de esse/essa (amado/amada) encontrar?
    Gostei muito da intensidade profunda deste poema. A foto é sublime.
    .
    Feliz fim de semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sonho nem ilusão, caro Ricardo. Apenas e só palavras, que falam de fantasia como poderiam falar de qualquer outro tema chegado às coisas do sentimento.

      Muito obrigada pela sua simpatia com votos de um óptimo fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Muito bem pensado e melhor escrito.
    Beijinho, Janita, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mais vale não se pensar muito, António.
      Quando se adaptam palavras às fotos, sai o que nos ocorrer no momento.

      Beijinho, bom fim-de-semana, António.

      Eliminar
  3. Tudo a condizer, Janita. Até a flor do maracujá, embora contraste com a primeira foto.
    Se calhar, a 'divagação' tem sentido, porque é sentida por muitas pessoas. Se assim é, é porque a viagem pela fantasia ocorre e é necessária.
    Um beijinho e um sábado muito feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez teve que ser mesmo a condizer, Mª Dolores! :-))
      Necessária ou não, pela fantasia é que vamos.
      O que seria da ficção sem ela?

      A foto da flor do maracujá, veio a seguir para aliviar a pressão atmosférica causada pela primeira.

      Beijinhos e óptimo fim-de-semana.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Oui, ma belle. En français il est connu comme la fleur de la passion. :)

      Un bisou.

      Eliminar
  5. Afinal temos uma Poetisa brilhante! Adorei :) Adoro a flor do maracujá! :)
    -
    Coisas de uma Vida
    *
    Bom fim de semana!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal...havia outra!! :)

      A flor do maracujá se a virmos ampliada é mesmo muito bonita.

      Um abraço, bom domingo.

      Eliminar
  6. Há sempre um lugar à nossa espera. Mas nem sempre lá chegamos; em sonhos, talvez.
    Bjis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão. É como aquela coisa do testo e da panela, só que panela enviésada, dificilmente encontra tampa que combine.

      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Lindas as fotos Janita! Sabes que gosto muito de tempestades, desde que esteja dentro de casa 😊
    Belo poema a condizer !
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostas de trovoadas e relâmpagos? Ai, Manela que assim não nos entendemos... Eu tenho pavor. :)

      Beijinhos, bom domingo!

      Eliminar
    2. Uma noite de Verão em Andorra, há muitos anos, assisti a uma tempestade nos Pirenéus de criar bicho. Mas eram lindos todos aqueles relâmpagos....
      Bjs

      Eliminar
    3. Tão corajosa és, minha amiga! 😊
      Beijinhos

      Eliminar
    4. Eu estava debaixo de telha! 😊

      Eliminar
    5. Pareces uma alentejana a falar..."debaixo de telha" só ouvia no Alentejo.😊
      Ontem e anteontem, também eu estava debaixo de telha e quando os clarões dos relâmpagos rasgavam o céu, ficava mais quietinha que um rato contando os segundos até ouvir o trovão, para ver se a tempestade estava perto ou longe.
      Tenho muito respeito pelas forças da natureza.
      Um beijinho.

      Eliminar
  8. Acreditar é meio caminha andado para a realização dos nossos sonhos.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditar, não prejudica ninguém e ajuda-nos na caminhada, Elvira.

      Um abraço e muita saúde.

      Eliminar
  9. Querida amiga Janita,
    Quanto tempo aqui não vinha...
    Receba escusa minha!
    Que poesia bonita
    Onde a beleza habita
    Com robusto conteúdo
    E forma, mas sobretudo
    Com uma mensagem de amor
    Dando maior esplendor
    À postagem e a tudo!

    Abraço fraterno. Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venha quando puder, Poeta Laerte.
      Será sempre muito bem-vindo.
      E muito obrigada pelas suas generosas palavras.

      Grande e fraterno abraço.

      Eliminar
  10. "O sonho comanda a vida" disse o poeta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E disse muito bem!
      Sem sonho nem fantasia a vida não teria sabor.

      :)

      Eliminar
  11. Linda imagem da flor da calmaria e estas noites tão marcantes Janita.
    Bela descrição poética destes momentos, onde a insonia vem e faz sua morada, mas é certo que rende belos poemas amiga.
    Aplausos pela beleza poética.
    Abraços e bom domingo de leveza e delicadezaaa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui temos tido noites de terror com receio das tremendas tempestades que têm assolado o Norte do País, amigo Toninho.
      Chuvas torrenciais de causar estragos incalculáveis.
      Aqui, onde me encontro, têm sido só ameaços, mas vejo imagens arrepiantes na TV.
      Daí as palavras que, não salvando, servem de alívio.

      Bom domingo, com toda a suavidade possível.

      Um abraço

      Eliminar
  12. Bom dia
    A noite é sem duvida um bom motivo para inspiração , minha amiga e conselheira .
    Mais uma foto bem conseguida .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, JR.

      A noite, a mim, não me inspira nem me bloqueia. Talvez por me ser tão terna quanto distante de ilusões.
      Vejo o que vejo e troco-lhe as voltas.
      Muito obrigada.

      Bom domingo.

      Eliminar
    2. Olá, Janita

      Fantasias; quem as não tem...?

      Beijinhos amigos
      Vitor

      Eliminar
    3. Olá, Vitor!!

      Exactamente, meu amigo. As fantasias são como as cartas de amor. 😊 Quem as não tem?!

      Beijinhos muito amigos e reconhecidos.

      Eliminar
  13. inspirada em céus carregados? bom santo antónio :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Manel, Manel...eu devia ter desconfiado que andavas por perto.
      Isto, por cá, tem havido mau-tempo que nunca mais acaba. Foste tu que o trouxeste? 😊
      Venha de lá esse abraço.
      Já vou ver se regressaste ou andas só a espraiar a vista.

      Beijocas.

      Eliminar
    2. isso é pergunta que se faça? claro que fui eu... mas espera, nã foste tu que pediste?

      Eliminar
  14. Que lindo! Noites acendem estrelas... e paixões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De noite tudo toma uma outra dimensão diferente da que se tem com a luz do dia.

      Obrigada, Menino Beija-Flor.

      Eliminar